O facto de Portugal estar potencialmente interessado é bastante positivo. Pena nenhuma chefia nacional ter falado neste assunto até à data. Mas quanto mais tarde nos juntarmos ao programa, mais tarde seriam os nossos navios construídos...
Duas notas. Estes navios poderão ser muito bons se viessem com a configuração full. De lembrar que as únicas Meko A200 actualmente em serviço, têm armamento e sensores inferiores aos planeados para estas EPC. Outro ponto, é que pelo preço, e bem negociado, pode ser que em vez de 3 fossem 4, assim tínhamos um ganho numérico face às fragatas que iriam substituir.
Mais vale tirar da cabeça a ideia de que estes navios iriam substituir as corvetas. Há mais de 20 anos que as corvetas estão planeadas ser substituídos por NPOs, só se de repente a Marinha tivesse uma nova perspectiva estratégica em que passássemos a ter estas corvetas EPC + 5 fragatas... O que duvido.
Prefiro as PPA, as EPC só se tiverem alto apoio da EU.
Duvido que financiem os PPA, a ideia deve ser financiar um projecto uniforme para vários países. Além de que, de frente, os PPA são feios como um raio.
Claro que não vão financiar, mas as PPA tem os A70. As nossas fragatas deviam ter os 16 x A70.
Mas como vamos pelos holandeses ficamos com os velho MK.41.
Tu querias os A70 para levar os Scalp, mas como cá o pessoal tem alergia a mísseis de cruzeiro, essa capacidade ia ser desaprovfeitada.
Mas não seja por isso, o Mk-41 strike lenght pode lançar os Tomahawk, portanto não ficávamos mal na mesma.
A mim pouco importa o nome do navio, também há países que chamam fragatas a destroyers, se uma A200 ou uma SIGMA são fragatas, esta corveta de 3000 ton também pode ser.
O que já vi que é inferior é em autonomia, faz 4000 milhas a 14 nós, as nossas Vasco da Gama fazem 17000 milhas a 15 nós.
Se calhar o Wave ia mesmo dar jeito a estes meninos pois tem que atestar bem mais vezes para chegar a qualquer lado
Lá terá que vir o Wave então.
Mas se o raio de acção do KC não é problema, também não deve ser para navios destes.
Eu também não me importo com a designação. Para quem defende as Sigma e as A200, é só perceber que ambas essas classes estão ao mesmo nível destas EPC.
Um lado positivo do conceito da Ficantieri é poder levar um Merlin. Na ausência de um LPD para os acomodar, pode ser uma mais valia em situações em que a capacidade de transporte deste heli seja mais importante que a capacidade ASW dos Lynx.