KC-390 na FAP

  • 3583 Respostas
  • 466105 Visualizações
*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11095
  • Recebeu: 2355 vez(es)
  • Enviou: 3270 vez(es)
  • +741/-1033
Re: KC-390 na FAP
« Responder #735 em: Abril 23, 2020, 02:43:27 pm »

Já para não falar da velocidade...

Já tenho os valores

Lisboa - Brasilia: 9h50m
Lisboa - São Tomé: 6h25m
Lisboa - Maputo: 12h25m
Lisboa - Vilnius: 4h30m
Lisboa - Kabul: 8h50m
 

*

MATRA

  • Especialista
  • ****
  • 1149
  • Recebeu: 983 vez(es)
  • Enviou: 1067 vez(es)
  • +108/-20
Re: KC-390 na FAP
« Responder #736 em: Abril 23, 2020, 03:06:53 pm »
Sei que provavelmente vou perguntar umas barbaridades, mas cá vai :):

Será que é possível desenvolver tanques externos para o KC? Algo do tipo como usa o B52 por exemplo.

Será que traria uma maior flexibilidade no payload/range do aparelho? Ou apenas acrescentaria peso e não compensava?

Poderia-mos ser nós a desenvolver, uma vez que os zucas, por razões óbvias, não devem precisar?

“Hard times create strong men. Strong men create good times. Good times create weak men. And, weak men create hard times.”
G. Michael Hopf, Those Who Remain
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7931
  • Recebeu: 1267 vez(es)
  • Enviou: 345 vez(es)
  • +5171/-235
Re: KC-390 na FAP
« Responder #737 em: Abril 23, 2020, 04:07:43 pm »


Poderia-mos ser nós a desenvolver, uma vez que os zucas, por razões óbvias, não devem precisar?

Mexer sem autorização do fabricante e/ou homologação é meio caminho andado para perda da garantia e apoio do fabricante.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5568
  • Recebeu: 5553 vez(es)
  • Enviou: 3658 vez(es)
  • +10067/-2645
Re: KC-390 na FAP
« Responder #738 em: Abril 23, 2020, 04:52:24 pm »
Sei que provavelmente vou perguntar umas barbaridades, mas cá vai :):

Será que é possível desenvolver tanques externos para o KC? Algo do tipo como usa o B52 por exemplo.

Será que traria uma maior flexibilidade no payload/range do aparelho? Ou apenas acrescentaria peso e não compensava?

Poderia-mos ser nós a desenvolver, uma vez que os zucas, por razões óbvias, não devem precisar?

Parece que em 2012 a Embraer atribuiu à Cobham o desenvolvimento de tanques externos na fuselagem, mas depois disso pouco mais se sabe e não sei mesmo se a ideia não terá entretanto sido abandonada.

https://www.airforce-technology.com/news/newsembraer-orders-kc-390-auxiliary-fuselage-fuel-tank-from-cobham/
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: MATRA

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8549
  • Recebeu: 3906 vez(es)
  • Enviou: 720 vez(es)
  • +4988/-790
Re: KC-390 na FAP
« Responder #739 em: Abril 23, 2020, 04:58:52 pm »
Existe algum cargueiro militar a jacto com depósitos externos? Não me recordo de ver nenhum com os ditos.
 

*

MATRA

  • Especialista
  • ****
  • 1149
  • Recebeu: 983 vez(es)
  • Enviou: 1067 vez(es)
  • +108/-20
Re: KC-390 na FAP
« Responder #740 em: Abril 23, 2020, 05:16:06 pm »
Existe algum cargueiro militar a jacto com depósitos externos? Não me recordo de ver nenhum com os ditos.

Que me lembre não, por isso falei nos B52 que ficam na ponta das asas, mas verdade seja dita que, à excepção do An-188 e do C1, acho que são todos maiores que o KC.

“Hard times create strong men. Strong men create good times. Good times create weak men. And, weak men create hard times.”
G. Michael Hopf, Those Who Remain
 

*

MATRA

  • Especialista
  • ****
  • 1149
  • Recebeu: 983 vez(es)
  • Enviou: 1067 vez(es)
  • +108/-20
Re: KC-390 na FAP
« Responder #741 em: Abril 23, 2020, 05:49:34 pm »


Poderia-mos ser nós a desenvolver, uma vez que os zucas, por razões óbvias, não devem precisar?

Mexer sem autorização do fabricante e/ou homologação é meio caminho andado para perda da garantia e apoio do fabricante.
Obviamente com o apoio e ajuda da Embraer, não poderia ser de outra forma, mas a ser possível, acho que eles até ficariam agradados.
“Hard times create strong men. Strong men create good times. Good times create weak men. And, weak men create hard times.”
G. Michael Hopf, Those Who Remain
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: KC-390 na FAP
« Responder #742 em: Abril 23, 2020, 07:19:35 pm »

Já para não falar da velocidade...

Já tenho os valores

Lisboa - Brasilia: 9h50m
Lisboa - São Tomé: 6h25m
Lisboa - Maputo: 12h25m
Lisboa - Vilnius: 4h30m
Lisboa - Kabul: 8h50m

Lightning,
estes valores são para que aeronave e com que payload O/B ??

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5568
  • Recebeu: 5553 vez(es)
  • Enviou: 3658 vez(es)
  • +10067/-2645
Re: KC-390 na FAP
« Responder #743 em: Abril 23, 2020, 07:36:11 pm »
Existe algum cargueiro militar a jacto com depósitos externos? Não me recordo de ver nenhum com os ditos.

O segmento onde o KC-390 se vai inserir (táctico) é primordialmente dominado pelos turbohélices, e até destes só mesmo o Hércules e Super Hércules levam normalmente tanques de combustível externos.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

oi661114

  • Perito
  • **
  • 508
  • Recebeu: 140 vez(es)
  • Enviou: 574 vez(es)
  • +72/-494
Re: KC-390 na FAP
« Responder #744 em: Abril 23, 2020, 07:51:02 pm »
Sei que provavelmente vou perguntar umas barbaridades, mas cá vai :):

Será que é possível desenvolver tanques externos para o KC? Algo do tipo como usa o B52 por exemplo.

Será que traria uma maior flexibilidade no payload/range do aparelho? Ou apenas acrescentaria peso e não compensava?

Poderia-mos ser nós a desenvolver, uma vez que os zucas, por razões óbvias, não devem precisar?

Parece que em 2012 a Embraer atribuiu à Cobham o desenvolvimento de tanques externos na fuselagem, mas depois disso pouco mais se sabe e não sei mesmo se a ideia não terá entretanto sido abandonada.

https://www.airforce-technology.com/news/newsembraer-orders-kc-390-auxiliary-fuselage-fuel-tank-from-cobham/

Não se soube mais nada, mas como as sondas de reabastecimento são desenvolvidas e fornecidas pelo mesmo fabricante tendo cada uma um peso de aproximadamente 550 kg, é fácil substitui-las por AFFT com o mesmo peso. Também se ouviu falar que os AFFT poderiam ser instalados por cima do trem traseiro, aproveitando o espaço criado entre a fuselagem e a "capota" (desculpem a expressão mas não sei o nome técnico).
 

*

MATRA

  • Especialista
  • ****
  • 1149
  • Recebeu: 983 vez(es)
  • Enviou: 1067 vez(es)
  • +108/-20
Re: KC-390 na FAP
« Responder #745 em: Abril 23, 2020, 08:00:20 pm »
Existe algum cargueiro militar a jacto com depósitos externos? Não me recordo de ver nenhum com os ditos.

O segmento onde o KC-390 se vai inserir (táctico) é primordialmente dominado pelos turbohélices, e até destes só mesmo o Hércules e Super Hércules levam normalmente tanques de combustível externos.
Era capaz de jurar que os Short Belfast da Heavylift tinham, mas já vi que não, quando era puto via todas as semanas um Heavylift chegar ao aeroporto de Santa Maria  nos Açores, e durante anos foram os Short Belfast, mas a partir de determinada altura acho que vieram os C130, devo ter confundido tudo :)

SB da Heavylift em Santa Maria, boas recordações. :)
“Hard times create strong men. Strong men create good times. Good times create weak men. And, weak men create hard times.”
G. Michael Hopf, Those Who Remain
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5568
  • Recebeu: 5553 vez(es)
  • Enviou: 3658 vez(es)
  • +10067/-2645
Re: KC-390 na FAP
« Responder #746 em: Abril 23, 2020, 09:37:18 pm »
Existe algum cargueiro militar a jacto com depósitos externos? Não me recordo de ver nenhum com os ditos.

O segmento onde o KC-390 se vai inserir (táctico) é primordialmente dominado pelos turbohélices, e até destes só mesmo o Hércules e Super Hércules levam normalmente tanques de combustível externos.
Era capaz de jurar que os Short Belfast da Heavylift tinham, mas já vi que não, quando era puto via todas as semanas um Heavylift chegar ao aeroporto de Santa Maria  nos Açores, e durante anos foram os Short Belfast, mas a partir de determinada altura acho que vieram os C130, devo ter confundido tudo :)

SB da Heavylift em Santa Maria, boas recordações. :)


Adorei vê-los e ouvi-los ao vivo no Montijo quando vieram cá entregar os Super Lynx à Marinha. Magnífica e imponente besta de carga.  :)
« Última modificação: Abril 23, 2020, 09:38:50 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8537/-4167
Re: KC-390 na FAP
« Responder #747 em: Abril 23, 2020, 10:43:20 pm »
Relativamente ao KC, o que me foi transmitido é que tudo poderá parar exceto o KC-390, é a "joia da coroa". :o
 

*

ocastilho

  • Membro
  • *
  • 294
  • Recebeu: 146 vez(es)
  • Enviou: 230 vez(es)
  • +9010/-6
Re: KC-390 na FAP
« Responder #748 em: Abril 23, 2020, 11:11:22 pm »
Relativamente ao KC, o que me foi transmitido é que tudo poderá parar exceto o KC-390, é a "joia da coroa". :o

Claro, é como nos bolos, desde que a forma seja bem untada, o bolo não cola e sai direitinho
"Se servistes à pátria, que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis, ela o que costuma."
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8549
  • Recebeu: 3906 vez(es)
  • Enviou: 720 vez(es)
  • +4988/-790
Re: KC-390 na FAP
« Responder #749 em: Abril 23, 2020, 11:31:37 pm »
É o que venho a dizer aqui... De todos os programas, este seguirá sem grandes dúvidas. Pena que na crise anterior, até meios de fabrico 100% nacional, como NPOs, LFCs, LPD e AOR foram todos adiados. Mas aí não havia benefício para a nossa economia...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW