KC-390 na FAP

  • 3582 Respostas
  • 461941 Visualizações
*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8666
  • Recebeu: 3249 vez(es)
  • Enviou: 1002 vez(es)
  • +4062/-6483
Re: KC-390 na FAP
« Responder #720 em: Abril 20, 2020, 09:20:55 pm »
A melhor opção para mim seriam os C130J (haviam vários em segunda mão para venda como os do Reino Unido que foram para o Bangladesh). Quanto muito usavam-se 2 KC como complemento e vinham 4 J. Agora claramente o melhor eram C130J e MRTT, mas vem KC e pelo menos ouve escolha, ao contrários os "6 da evacuação" que não atam nem desatam...  :-P ;)













Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8494
  • Recebeu: 3873 vez(es)
  • Enviou: 716 vez(es)
  • +4987/-788
Re: KC-390 na FAP
« Responder #721 em: Abril 20, 2020, 09:22:13 pm »
aí vem eles e os A29, se calhar também.  :rir:


Abraços

A justificação do duplo uso é a que me mata sempre. Como se as missões que o KC vão desempenhar como o "transporte de emergência" não fossem já possiveis de executar pelo C-130.

Oh Simões, o Brasil vai adquirir o KC-390 porque é uma aeronave made in Brasil. Compravam-na na mesma nem que fosse feita de esferovite. Seria no mínimo irónico investirem dinheiro numa aeronave nacional, e depois irem adquirir C-130J não achas?

Mas uma coisa é certa, se eles tivessem dinheiro, não tenhas dúvidas que faziam olhinhos a algo como o C-17 ou até ao A-400M, porque têm perfeita noção que o 390 não faz o que estes dois fazem.

Depois do C-130 Portugal precisava de algo mais capaz e com maior alcance, o que não é o caso. Ninguém põe em causa o avanço tecnológico que o KC-390 será face ao clássico C-130H; o problema está em que vamos continuar "mancos" da capacidade de transporte estratégico pois o Millennium é um aparelho de características tácticas à semelhança do seu competidor directo, o C-130J, e quem esteja a pensar o contrário, ou a ser induzido a pensar o contrário, está redondamente enganado.

Também o que é que isso interessa numas Forças Armadas condenadas à extinção... ::)

Não vejo qualquer vantagem no C-130J, além de ser bem mais caro, só que quiseres comprar em 2ª mão e depois pagar a peso de ouro a manutenção e futuros upgrades.



Se quiseres algo em com boa relação preço/qualidade pelos requisitos que queres terá que ser uma aeronave dos anos 50.

Qual é a justificação de se ter um avião assim tão enorme e com tamanha capacidade?

Essa do C-130 ser bem mais caro sempre me criou dúvidas. Se assim fosse, o KC estava cheio de potenciais clientes.

Quanto à utilidade de uma aeronave com tanta capacidade como o A-400, digamos que para um país com falta de pilotos, por vezes conseguir transportar mais carga com um número de aeronaves inferior pode revelar-se uma grande vantagem. Para não falar do raio de acção do avião europeu.
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5551
  • Recebeu: 5526 vez(es)
  • Enviou: 3631 vez(es)
  • +10066/-2645
Re: KC-390 na FAP
« Responder #722 em: Abril 20, 2020, 09:22:38 pm »
Depois do C-130 Portugal precisava de algo mais capaz e com maior alcance, o que não é o caso. Ninguém põe em causa o avanço tecnológico que o KC-390 será face ao clássico C-130H; o problema está em que vamos continuar "mancos" da capacidade de transporte estratégico pois o Millennium é um aparelho de características tácticas à semelhança do seu competidor directo, o C-130J, e quem esteja a pensar o contrário, ou a ser induzido a pensar o contrário, está redondamente enganado.

Também o que é que isso interessa numas Forças Armadas condenadas à extinção... ::)

Não vejo qualquer vantagem no C-130J, além de ser bem mais caro, só que quiseres comprar em 2ª mão e depois pagar a peso de ouro a manutenção e futuros upgrades.



Se quiseres algo em com boa relação preço/qualidade pelos requisitos que queres terá que ser uma aeronave dos anos 50.

Qual é a justificação de se ter um avião assim tão enorme e com tamanha capacidade?

Mas em algum lado nesta minha resposta em particular disse que era preferível o C-130J ao KC-390? ???

O que eu disse foi que, à semelhança do C-130J, o KC-390 é um cargueiro militar de características tácticas (com todas as limitações a isso associadas), e que aquilo que começa a ser por demais evidente é a falta de capacidade de transporte aéreo estratégico, deixando-nos "mancos" nesse aspecto e totalmente dependentes de terceiros. E para isso só há duas soluções, uma até hipoteticamente mais fácil do que outra: o Airbus A400M ou o Boeing C-17.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

MATRA

  • Especialista
  • ****
  • 1149
  • Recebeu: 983 vez(es)
  • Enviou: 1067 vez(es)
  • +108/-20
Re: KC-390 na FAP
« Responder #723 em: Abril 20, 2020, 09:54:48 pm »
Ou Antonov alugado  :mrgreen:
“Hard times create strong men. Strong men create good times. Good times create weak men. And, weak men create hard times.”
G. Michael Hopf, Those Who Remain
 

*

luis simoes

  • Analista
  • ***
  • 822
  • Recebeu: 57 vez(es)
  • Enviou: 87 vez(es)
  • +42/-827
Re: KC-390 na FAP
« Responder #724 em: Abril 20, 2020, 10:42:23 pm »
Depois do C-130 Portugal precisava de algo mais capaz e com maior alcance, o que não é o caso. Ninguém põe em causa o avanço tecnológico que o KC-390 será face ao clássico C-130H; o problema está em que vamos continuar "mancos" da capacidade de transporte estratégico pois o Millennium é um aparelho de características tácticas à semelhança do seu competidor directo, o C-130J, e quem esteja a pensar o contrário, ou a ser induzido a pensar o contrário, está redondamente enganado.

Também o que é que isso interessa numas Forças Armadas condenadas à extinção... ::)

Não vejo qualquer vantagem no C-130J, além de ser bem mais caro, só que quiseres comprar em 2ª mão e depois pagar a peso de ouro a manutenção e futuros upgrades.



Se quiseres algo em com boa relação preço/qualidade pelos requisitos que queres terá que ser uma aeronave dos anos 50.

Qual é a justificação de se ter um avião assim tão enorme e com tamanha capacidade?

Mas em algum lado nesta minha resposta em particular disse que era preferível o C-130J ao KC-390? ???

O que eu disse foi que, à semelhança do C-130J, o KC-390 é um cargueiro militar de características tácticas (com todas as limitações a isso associadas), e que aquilo que começa a ser por demais evidente é a falta de capacidade de transporte aéreo estratégico, deixando-nos "mancos" nesse aspecto e totalmente dependentes de terceiros. E para isso só há duas soluções, uma até hipoteticamente mais fácil do que outra: o Airbus A400M ou o Boeing C-17.
CJ temos tambem C5....Kawasaki.C2 ....enfim mas para que se Portugal nao precisa disso desse tipo de aeronave….e a realidade dos factos Portugal ja nao tem as Colonias nao anda em Guerra com ninguem pontualmente envia umas coisitas para aqui e para ali mas nao passamos disto nao somos nenhuns States ou Alemanha ou Espanhois que teem tudo a grande ne somos muito pequeninos e Como tal nao precisamos deste tipo de Aeronaves obvio caso Portugal tivesse que entrar em Guerra e tivesse que deslocar mais meios mais volume de carga obviamente teria de pensar Nesta aquisicao mas para ja basta nos por o KC a voar no distrito 19 para dar apoio aos merlin aos c 295  e aos outros  Kcs Agora Portugal tem e urgente se reaquipar com mais lancas de reabastecimento nestas aeronaves que teem custos mas que terao de comprar para assim dar maior projecao as mesmas claro falo dos merlins e dos C 295 persuaders que para ja sao estes que carecem desta Valencia.... o P3+cup  aqui nao o incluo pois pode voar ate 12h seguidas Sem ser reabastecido portanto imaginem ne ate mesmo o P3 com esta Valencia pode ver assim aumentada sua capacidade para 24h seguidas de voo….muito interessante ne.....abraxox
 
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

*

luis simoes

  • Analista
  • ***
  • 822
  • Recebeu: 57 vez(es)
  • Enviou: 87 vez(es)
  • +42/-827
Re: KC-390 na FAP
« Responder #725 em: Abril 20, 2020, 10:51:39 pm »
Ha pois e....o P3+cup so com um reabastecimento pode operar ate 24h seguidas isto em milhas maritimas  percorridas da quanto????quanto dispomos de area Maritima a nossa responsabilidade?????qual a cobertura actual que um P3+Cup faz presentemente????isto so em Patrulhamento maritimo fora outras missoes luta antisubmarina….fiscalizacao…..bem la no fundo o KC vem a dar algum jeito ora digam la e ou nao verdade….pois e nem so de transporte se faz uma forca aerea a outras Valencias outras missoes que nao podem ser simplesmente ignoradas….e oh pah se viesse um A330 MRTT ui meu deus nem vou aqui comentar ….abraxox
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2868
  • Recebeu: 580 vez(es)
  • Enviou: 355 vez(es)
  • +153/-469
Re: KC-390 na FAP
« Responder #726 em: Abril 20, 2020, 11:06:30 pm »
Depois do C-130 Portugal precisava de algo mais capaz e com maior alcance, o que não é o caso. Ninguém põe em causa o avanço tecnológico que o KC-390 será face ao clássico C-130H; o problema está em que vamos continuar "mancos" da capacidade de transporte estratégico pois o Millennium é um aparelho de características tácticas à semelhança do seu competidor directo, o C-130J, e quem esteja a pensar o contrário, ou a ser induzido a pensar o contrário, está redondamente enganado.

Também o que é que isso interessa numas Forças Armadas condenadas à extinção... ::)

Não vejo qualquer vantagem no C-130J, além de ser bem mais caro, só que quiseres comprar em 2ª mão e depois pagar a peso de ouro a manutenção e futuros upgrades.



Se quiseres algo em com boa relação preço/qualidade pelos requisitos que queres terá que ser uma aeronave dos anos 50.

Qual é a justificação de se ter um avião assim tão enorme e com tamanha capacidade?

Mas em algum lado nesta minha resposta em particular disse que era preferível o C-130J ao KC-390? ???

O que eu disse foi que, à semelhança do C-130J, o KC-390 é um cargueiro militar de características tácticas (com todas as limitações a isso associadas), e que aquilo que começa a ser por demais evidente é a falta de capacidade de transporte aéreo estratégico, deixando-nos "mancos" nesse aspecto e totalmente dependentes de terceiros. E para isso só há duas soluções, uma até hipoteticamente mais fácil do que outra: o Airbus A400M ou o Boeing C-17.

Os próprios responsáveis da Airbus estão mais interessados em vender-nos mais Persuader do que A400. O A400 vai chegar mas só depois dos F e dos MPA.
 

*

PMFM

  • Membro
  • *
  • 99
  • Recebeu: 79 vez(es)
  • Enviou: 9 vez(es)
  • +12/-4
Re: KC-390 na FAP
« Responder #727 em: Abril 20, 2020, 11:32:49 pm »
El precio Fly-away del A 400 está en torno a los 140 millones de euros:

Citar
Fuentes del mercado apuntan a que cada A400M cuesta unos 140 millones de euros. Una cifra que Airbus no ha querido ni confirmar ni desmentir y, a preguntas de la prensa, Alonso se limitó a sentenciar: "cuánto más bajo sea el precio, mejor. Hay que ser capaces de producirlo lo más barato posible y a partir de ahí buscar un precio que el mercado compre".

https://www.eleconomista.es/empresas-finanzas/noticias/8028865/12/16/Airbus-necesita-bajar-el-precio-del-A400M-para-poder-venderlo-en-2017.html

Penso que o preço é bem maior.
Os Belgas vão pagar pouco mais de 170 milhões por aeronave, sem contar com os custos da construção do novo hangar e com o simulador.
 :arrow: https://www.lecho.be/economie-politique/europe/general/le-premier-airbus-a400m-belgo-luxembourgeois-sera-livre-en-2020/10122503.html

O Bild alemão fala em 175 milhões por aeronave.
 :arrow: https://www.bild.de/politik/inland/politik-inland/bundeswehr-panne-problem-maschine-a400m-soldaten-muessen-umdrehen-66519666.bild.html

O Luxemburgo pagou 168 milhões por uma aeronave, mais os custos com o simulador e o hangar na Bélgica.
 :arrow: https://delano.lu/d/detail/news/parliament-agrees-financing-military-plane/185744


O preço que Portugal vai pagar pelo KC-390 deve ser cerca de 110 milhões de euros. (5 KC-390 + 1 simulador = 606 milhões €)

No hay que olvidar que este aparato cumple misiones tan exigentes como el puente aéreo Reino Unido-Ascensión-Malvinas, para reabastecer a las tropas británicas allí establecidas junto a los C17, solo estos 2 aviones en occidente pueden hacer esa labor.

Al A400 le pasa como al A380, grandes aviones, grandes éxitos de la ingeniería, pero fracasos comerciales, pero que no ponen en duda la calidad del avión.

Não tenho nenhuma dúvida em relação a isto! Que fique claro que gosto do A400M e que gostava de um dia o ver a servir a FAP. 
A minha única dúvida é saber se a FAP pode pagar o que ele custa, e já agora a sua manutenção, que não deve ser barata.
Se para arranjar os 827 milhões para os KC-390 ficaram vários programas de modernização e aquisição com menos verba do que era previsto...

Y una cuestión aparte.
El Diario.es es un diario digital de izquierdas muy radical y antimilitarista, que suele mentir o falsear datos:

Mas o ElPaís diz o mesmo:
Citar
  Pero Defensa ya ha declarado estos 13 aviones como “no operables” –es decir, innecesarios—y ha aceptado pagar a Airbus 243 millones por la cancelación de este pedido. La única forma de evitar la multa es que España consiga vendérselos a otro país, al margen de las exportaciones que Airbus está haciendo por su cuenta a países como Malasia e Indonesia. Esta penalización se sumaría a los 5.018 millones que el Ejército del Aire pagará por los 14 aviones que sí va a recibir.
 :arrow: https://elpais.com/politica/2017/03/30/actualidad/1490897606_684502.html

A minha dúvida é que de facto a Espanha acordou 27 aeronaves por 5018 milhões, mas como agora já só recebe 14, continua a pagar o mesmo valor? Se não conseguir vendê-los será esse o custo por avião? E se conseguir, o valor recebido pela venda é para a Espanha, certo?

 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8537/-4167
Re: KC-390 na FAP
« Responder #728 em: Abril 20, 2020, 11:53:56 pm »
Depois do C-130 Portugal precisava de algo mais capaz e com maior alcance, o que não é o caso. Ninguém põe em causa o avanço tecnológico que o KC-390 será face ao clássico C-130H; o problema está em que vamos continuar "mancos" da capacidade de transporte estratégico pois o Millennium é um aparelho de características tácticas à semelhança do seu competidor directo, o C-130J, e quem esteja a pensar o contrário, ou a ser induzido a pensar o contrário, está redondamente enganado.

Também o que é que isso interessa numas Forças Armadas condenadas à extinção... ::)

Não vejo qualquer vantagem no C-130J, além de ser bem mais caro, só que quiseres comprar em 2ª mão e depois pagar a peso de ouro a manutenção e futuros upgrades.



Se quiseres algo em com boa relação preço/qualidade pelos requisitos que queres terá que ser uma aeronave dos anos 50.

Qual é a justificação de se ter um avião assim tão enorme e com tamanha capacidade?

Mas em algum lado nesta minha resposta em particular disse que era preferível o C-130J ao KC-390? ???

O que eu disse foi que, à semelhança do C-130J, o KC-390 é um cargueiro militar de características tácticas (com todas as limitações a isso associadas), e que aquilo que começa a ser por demais evidente é a falta de capacidade de transporte aéreo estratégico, deixando-nos "mancos" nesse aspecto e totalmente dependentes de terceiros. E para isso só há duas soluções, uma até hipoteticamente mais fácil do que outra: o Airbus A400M ou o Boeing C-17.

Os próprios responsáveis da Airbus estão mais interessados em vender-nos mais Persuader do que A400. O A400 vai chegar mas só depois dos F e dos MPA.


Vai chegar?

Quando? em 2040?

No verão passado, pessoa medianamente colocada no processo, falou-me na tentativa da Airbus vender o A-400M, mas não passou disso e acho que nunca irá passar.
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8494
  • Recebeu: 3873 vez(es)
  • Enviou: 716 vez(es)
  • +4987/-788
Re: KC-390 na FAP
« Responder #729 em: Abril 21, 2020, 12:02:09 am »
Simões, os nossos P-3 não podem ser reabastecidos pelo método P&D, se é que algum no mundo o pode. O próprio P-8 usa se não me engano o Flying Boom. Ou seja em nada beneficiam com o KC-390. Reabastecer no ar não é só esticar uma mangueira e meter no buraco como se faz numa bomba de gasolina para carros. É preciso ambas as aeronaves estarem equipadas para isso e também certificadas, tal como os pilotos.

Na temática de reabastecedores, o MRTT é de longe mais útil do que o KC. Até para a NATO é uma aeronave que pode abastecer outras utilizando ambos os métodos. Fora o módulo hospitalar que os franceses têm usado nos seus, e outras capacidades que passam sempre despercebidas.
 

*

goldfinger

  • Investigador
  • *****
  • 3409
  • Recebeu: 2319 vez(es)
  • Enviou: 701 vez(es)
  • +1393/-492
Re: KC-390 na FAP
« Responder #730 em: Abril 21, 2020, 07:09:43 am »
El precio Fly-away del A 400 está en torno a los 140 millones de euros:

Citar
Fuentes del mercado apuntan a que cada A400M cuesta unos 140 millones de euros. Una cifra que Airbus no ha querido ni confirmar ni desmentir y, a preguntas de la prensa, Alonso se limitó a sentenciar: "cuánto más bajo sea el precio, mejor. Hay que ser capaces de producirlo lo más barato posible y a partir de ahí buscar un precio que el mercado compre".

https://www.eleconomista.es/empresas-finanzas/noticias/8028865/12/16/Airbus-necesita-bajar-el-precio-del-A400M-para-poder-venderlo-en-2017.html

Penso que o preço é bem maior.
Os Belgas vão pagar pouco mais de 170 milhões por aeronave, sem contar com os custos da construção do novo hangar e com o simulador.
 :arrow: https://www.lecho.be/economie-politique/europe/general/le-premier-airbus-a400m-belgo-luxembourgeois-sera-livre-en-2020/10122503.html

O Bild alemão fala em 175 milhões por aeronave.
 :arrow: https://www.bild.de/politik/inland/politik-inland/bundeswehr-panne-problem-maschine-a400m-soldaten-muessen-umdrehen-66519666.bild.html

O Luxemburgo pagou 168 milhões por uma aeronave, mais os custos com o simulador e o hangar na Bélgica.
 :arrow: https://delano.lu/d/detail/news/parliament-agrees-financing-military-plane/185744


O preço que Portugal vai pagar pelo KC-390 deve ser cerca de 110 milhões de euros. (5 KC-390 + 1 simulador = 606 milhões €)

No hay que olvidar que este aparato cumple misiones tan exigentes como el puente aéreo Reino Unido-Ascensión-Malvinas, para reabastecer a las tropas británicas allí establecidas junto a los C17, solo estos 2 aviones en occidente pueden hacer esa labor.

Al A400 le pasa como al A380, grandes aviones, grandes éxitos de la ingeniería, pero fracasos comerciales, pero que no ponen en duda la calidad del avión.

Não tenho nenhuma dúvida em relação a isto! Que fique claro que gosto do A400M e que gostava de um dia o ver a servir a FAP. 
A minha única dúvida é saber se a FAP pode pagar o que ele custa, e já agora a sua manutenção, que não deve ser barata.
Se para arranjar os 827 milhões para os KC-390 ficaram vários programas de modernização e aquisição com menos verba do que era previsto...

Y una cuestión aparte.
El Diario.es es un diario digital de izquierdas muy radical y antimilitarista, que suele mentir o falsear datos:

Mas o ElPaís diz o mesmo:
Citar
  Pero Defensa ya ha declarado estos 13 aviones como “no operables” –es decir, innecesarios—y ha aceptado pagar a Airbus 243 millones por la cancelación de este pedido. La única forma de evitar la multa es que España consiga vendérselos a otro país, al margen de las exportaciones que Airbus está haciendo por su cuenta a países como Malasia e Indonesia. Esta penalización se sumaría a los 5.018 millones que el Ejército del Aire pagará por los 14 aviones que sí va a recibir.
 :arrow: https://elpais.com/politica/2017/03/30/actualidad/1490897606_684502.html

A minha dúvida é que de facto a Espanha acordou 27 aeronaves por 5018 milhões, mas como agora já só recebe 14, continua a pagar o mesmo valor? Se não conseguir vendê-los será esse o custo por avião? E se conseguir, o valor recebido pela venda é para a Espanha, certo?

España va a recibir 27 A400, de eso no hay ninguna duda, pero solo va a operar 14, de hecho hay un movimiento dentro del EA para encontrar fondos para operar al menos 18.

Los otros se venderán, la única condición que ha puesto Airbus es que el precio de su venta no sea en exceso inferior al precio de venta "oficial", pero si se hace un acuerdo "gobierno a Gobierno", España podrá vender sus A400 sobrantes al precio que quiera, al igual que en ciertos momentos se hablo de cambiar con Corea A400 por T-50.

En España hay 3 periodicos de izquierda y con cierta tendencia antimilitarista, Público, El Diario.es, y El País.
Son diarios generalistas que muchas veces meten la pata y dicen barbaridades, es mejor consultar medios especializados.

Lo único cierto:

5019 millones por 27 aviones.....menos compensaciones y retornos que son imposibles de evaluar, como la FAL en Sevilla, y las industrias creadas para dar soporte a esta FAL y las piezas fabricadas por Airbus España.

Si hay algo dificil de saber es por cuanto sale cualqueir avión, si en el precio se incluyen los motores o no...si incluye mantenimiento o simuladores, si incluyen compensaciones o no...es muy dificil.

Si le digo que estoy convencido de que España venderá muy gustosa por 120 millones cualquiera de sus A400 sobrantes....pues es la cifra que se comentaba del intercambio con Corea, unos 125 millones por avión.
A España servir hasta morir
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, Lightning, PMFM

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5378
  • Recebeu: 4016 vez(es)
  • Enviou: 9986 vez(es)
  • +8451/-245
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #731 em: Abril 23, 2020, 05:29:41 am »
Citar
Much of South America is a tourism heaven, and Brazil leads the pack in this regard. This can clearly be seen from its massive number of airports, 4093 in total, making it the country with the second most airports in the world. Coupled with the vibrant culture that is to be found in Brazil, a lot of people come for the weather and the feeling of a home away from home. Based on passenger traffic, the busiest airport in Brazil is the Guarulhos International Airport having served close to 40 million passengers in 2014.

A razão para o raio de acção do Ká-Cê ser o que é. E "just for the record" a ZEE portuguesa é a 20ª maior do mundo.
Talent de ne rien faire
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10365
  • Recebeu: 5667 vez(es)
  • Enviou: 4362 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #732 em: Abril 23, 2020, 08:48:08 am »
Citar
Much of South America is a tourism heaven, and Brazil leads the pack in this regard. This can clearly be seen from its massive number of airports, 4093 in total, making it the country with the second most airports in the world. Coupled with the vibrant culture that is to be found in Brazil, a lot of people come for the weather and the feeling of a home away from home. Based on passenger traffic, the busiest airport in Brazil is the Guarulhos International Airport having served close to 40 million passengers in 2014.

A razão para o raio de acção do Ká-Cê ser o que é. E "just for the record" a ZEE portuguesa é a 20ª maior do mundo.

E como nós até temos muitos na ZEE, e como a aeronave está preparada para ETOPS, é uma excelente aquisição.
Mas em tempo de crise quando bem mais de um milhão de trabalhadores Portugueses está em Lay-Off, e mais umas largas centenas de milhar tem os vencimentos reduzidos se se gastar 827 milhões em cinco aeronaves, isso sim é " REPUGNANTE ", ou estou enganado ? :N-icon-Axe:

Abraços
« Última modificação: Abril 23, 2020, 08:50:58 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8494
  • Recebeu: 3873 vez(es)
  • Enviou: 716 vez(es)
  • +4987/-788
Re: KC-390 na FAP
« Responder #733 em: Abril 23, 2020, 12:41:20 pm »
Neste momento nem sei se isso seria boa ideia, depois de já termos investido dinheiro, ia ser mais um caso "NH-90", com milhões pagos em multas, e aviões zero. Talvez fosse mais acertado reduzir de 5 para 3 o número de aeronaves. Mas de todos os programas da LPM, este é o que tem menos chances de ser atingido pela crise. Há muitos interesses envolvidos, e as fábricas de Évora ainda teriam peso a favor de manter a encomenda.

Infelizmente vejo mais eles cancelarem tudo o resto.
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8494
  • Recebeu: 3873 vez(es)
  • Enviou: 716 vez(es)
  • +4987/-788
Re: KC-390 na FAP
« Responder #734 em: Abril 23, 2020, 02:32:22 pm »
Com situações como a que se verificou em Moçambique a terem cada vez mais probabilidade de se repetir, vai-se notar cada vez mais a falta de aeronaves na ordem do MRTT como do A-400, tanto numa perspectiva de evacuação de cidadãos nacionais de países em risco de ataques por milícias e grupos extremistas, como pela crescente necessidade de mobilizar além fronteiras de forças portuguesas de intervenção.

Estou com um feeling que mais tarde ou mais cedo seremos solicitados para mais situações destas, dado o bom desempenho dos nossos militares neste tipo de conflitos.