Actividade Operacional/Exercícios

  • 58 Respostas
  • 12200 Visualizações
*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6824
  • Recebeu: 965 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #30 em: Setembro 20, 2022, 02:24:19 pm »
UNITAS LXIII: Atuação da Força Combinada Multinacional de Operações Especiais antes do “Dia D”


Citar
Por Guilherme Wiltgen

Como parte da UNITAS 2022, foi realizada no dia 16 de setembro, o Dia D, uma Operação Anfíbia multinacional em Itaoca (ES). A Operação contou com uma simulação de resgate de cidadãos ameaçados do litoral de um país em conflito, por meio de uma incursão anfíbia, realizada por navios e aeronaves da Esquadra brasileira e da Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE).


Antecedendo o desembarque de mais de mil militares de 12 países durante o “Dia D”, equipes de Operações Especiais, integrantes da Força Combinada Multinacional de Operações Especiais, comandada pelo Comando Naval de Operações Especiais (CoNavOpEsp), foram infiltradas e deixadas em pontos estratégicos para cumprir tarefas de apoio que permitiriam o desembarque da Força de Incursão (ForInc). Esta Força contou com 158 operadores especiais entre Fuzileiros Navais e Mergulhadores de Combate do Brasil, Equador, Estados Unidos, Paraguai, Peru e Uruguai, sendo 55 brasileiros e 103 estrangeiros.

Salto Livre Operacional (SLOP) utilizando as aeronaves UH-1Y Venom (Foto: US Marine Corps Forces South – marforsouth)

Anteriormente ao desenvolvimento do tema tático, houve uma fase de oficinas visando ao intercâmbio de técnicas, táticas e procedimentos (TTP). Os operadores Fuzileiros Navais realizaram adestramentos de Salto Livre Operacional (SLOP) a partir das aeronaves UH-15 Super Cougar, do 2° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-2), salto semi-automático utilizando as aeronaves UH-1Y Venom do USMC, e ainda adestramentos de combate em ambientes confinados (CQB) e de tiro de precisão (Sniper), conduzidos a bordo do Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais (Batalhão Tonelero).

Adestramentos de Salto Livre Operacional (SLOP) a partir da aeronave UH-15 Super Cougar.

Já os mergulhadores de combate dos diversos países realizaram adestramentos de mergulho de combate, desativação de artefatos explosivos, combate em ambientes confinados (CQB) e de abordagem de embarcações com oposição, conduzidos pelo Grupamento de Mergulhadores de Combate da Marinha do Brasil (GruMEC).


Durante a operação anfíbia, a Força Combinada Multinacional de Operações Especiais recebeu tarefas específicas como a neutralização de uma Bia MSA de longo alcance e o estabelecimento de Postos de Vigilância a fim de emitir alerta antecipado de qualquer reforço da força oponente.


Para o cumprimento de suas tarefas, as tropas de Operações Especiais foram divididas em dois Elementos-Tarefa. A parte terrestre contou com Comandos Anfíbios do Batalhão Tonelero, de militares da Force Recon do USMC, Comandos Anfíbios do Equador, Paraguai e Uruguai, além de três observadores da França. Já a parte marítima contou com Mergulhadores de Combate do GruMEC, o SEAL Team, o Special Boat Team (SBT) e o EOD Team, todos da US Navy, além de mergulhadores de combate do Equador e Peru.

As infiltrações ocorreram antes do “Dia D” e foram realizadas utilizando helicópteros UH-15 Super Cougar e MH-60S Seahawk a partir do NAM Atlântico (A 140) da Marinha do Brasil e do USS Mesa Verde (LPD 19) da Marinha dos Estados Unidos, respectivamente, e também por superfície por meio de embarcações de desembarque pneumáticas lançadas a partir da Fragata Constituição (F 42).


No decorrer da operação foi realizada pelos mergulhadores de combate, a interceptação de um navio suspeito de ingressar com material ilícito na área de operações utilizando a técnica de VBSS (Visit, Board, Search, and Seizure) empregando lanchas de ação rápida Zodiac Hurricane H753 do GRuMEC.


O Contra-Almirante (FN) Claudio EDUARDO Silva Dias, Comandante Naval de Operações Especiais, ressaltou a importância da troca de experiência entre os militares, a bem sucedida missão das tropas de Operações Especiais na UNITAS LXIII, e concluiu dizendo que “considero que o propósito da operação UNITAS, na parte de operações especiais, foi plenamente atingido, estreitando laços com nações amigas, permitindo a evolução de técnicas, táticas e procedimentos e, o mais importante, a integração entre os militares que permitiu a interoperabilidade entre as Forças Armadas participantes da operação”.

FONTE: Comando Naval de Operações Especiais (CoNavOpEsp)
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20928
  • Recebeu: 2486 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1161/-1485
Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #31 em: Outubro 07, 2022, 10:43:36 pm »
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6824
  • Recebeu: 965 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #32 em: Fevereiro 27, 2023, 01:37:16 pm »
Gigante da Marinha atuará como hospital de campanha no litoral norte de São Paulo


Citar
Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico” leva atendimento de saúde e apoio logístico às vítimas das fortes chuvas na região


A Marinha do Brasil enviou, na manhã de quarta-feira (22), o Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico”, maior navio da Força, para o litoral norte de São Paulo, em apoio às ações da Defesa Civil no socorro às vítimas das fortes chuvas que assolaram a região nos últimos dias. A previsão é de que o navio aporte em São Sebastião (SP) na quinta-feira (23). 

“Estamos empenhados e comprometidos em levar esperança e solidariedade para as vítimas deste desastre natural. A prontidão dos navios, aeronaves e unidades de fuzileiros navais, nossos homens e mulheres, marinheiros e fuzileiros navais, é o que temos de melhor para oferecer para amenizar o sofrimento dessas pessoas”, destacou o Comandante em Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa.

Com a chegada do navio, será possível criar uma estrutura que reforçará o atendimento médico aos desabrigados, de forma a desafogar os hospitais da área, que estão priorizando casos mais graves. Ao todo, mais de mil militares da Marinha estarão envolvidos nas ações.

Além do gigante “Atlântico”, navio-capitânia da Marinha, a Embarcação de Desembarque de Carga Geral “Guarapari” também atuará no apoio aos desabrigados e já está a caminho do litoral de SP. O navio possui uma rampa capaz de atracar em praias para o resgate de vítimas que ainda estão em áreas isoladas.



Capacidades embarcadas no Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico”:

      06 helicópteros do Comando da Força Aeronaval.

      03 Embarcações de Desembarque de Viatura e Pessoal, com capacidade para embarque de 35 pessoas cada.

      01 Lancha de transporte de pessoal (20 pessoas).

      01 Lancha Operativa do tipo Pacific.​

      01 Equipe de Pronto Emprego do Centro de Medicina Operativa da Marinha, composta por 28 médicos e militares da área de saúde de diferentes especialidades, incluindo pediatras.​​​

      Centro Médico do Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico” com médicos das seguintes especialidades: Ortopedista, Cirurgião Geral, Anestesista, Clínico Geral, além de Farmacêutico, Cirurgião Dentista, Técnicos em Enfermagem, Auxiliar de Higiene Bucal e Auxiliar de Laboratório (patologia clínica).​​

      Estoque de Saúde de Reação Primária.​​

      Um Grupamento Operativo com 180 Fuzileiros Navais, da Força de Fuzileiros da Esquadra, com maquinário composto por microcarregadeiras, ambulâncias e pá carregadeira, para ajudar na desobstrução de vias e demais necessidades.

Fonte: Agência Marinha de Notícias
Acesse: https://www.marinha.mil.br/agenciadenoticias/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6824
  • Recebeu: 965 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #33 em: Fevereiro 27, 2023, 01:46:41 pm »
Médicos da Marinha iniciam atendimentos em hospital de campanha


Citar
Ao todo, 28 profissionais da saúde vão prestar apoio aos atingidos pelas chuvas em São Sebastião (SP)

Iniciaram, nesta sexta-feira (24), os atendimentos médicos prestados pelos profissionais de saúde da Marinha do Brasil (MB) à população do litoral Norte de São Paulo, que foi atingida por um temporal no último final de semana. A missão “Abrigo pelo Mar” tem o objetivo de reforçar o apoio por meio de um Hospital de Campanha (HCamp) que funcionará dentro do Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico”, o maior navio da MB, que está atracado no Porto da cidade de São Sebastião; e outro, montado pelo Grupamento Operativo dos Fuzileiros Navais de Apoio à Defesa Civil (ApDefCiv), no bairro de Juquehy.

O Grupamento Operativo dos Fuzileiros Navais de Apoio à Defesa Civil é composto por militares da saúde, engenharia, logística, comunicação, infantaria e operações especiais, além de integrantes com ampla experiência em situações de catástrofes naturais e acionamentos humanitários, já tendo sido empregado em missões de paz no Haiti e no Líbano. Ao todo, são 180 fuzileiros; 18 viaturas (incluindo 7 caminhões, 4 viaturas com tração 4x4, 2 ambulâncias, 2 retroescavadeiras e 1 viatura do tipo Bobcat); material hospitalar e medicamentos. 

A definição das localidades de instalação dos hospitais de campanha foi resultado de um mapeamento feito pela Marinha junto a autoridades do Governo Federal, Secretaria Estadual de Saúde, Defesa Civil do Estado e demais órgãos envolvidos. “Esse mapeamento foi feito para avaliarmos o melhor emprego e a otimização das capacidades trazidas a bordo do nosso navio. Estamos apoiando, com equipes móveis compostas por médicos e psicólogos, os desabrigados alojados em escolas e igrejas. Além disso, os nossos militares do Grupamento de Fuzileiros Navais estão auxiliando, também, o Corpo de Bombeiros na desobstrução de vias secundárias e na busca por desaparecidos, inclusive com cão farejador”, destaca o Comandante da 1ª Divisão da Esquadra, Almirante Marcelo Menezes Cardoso, Comandante do Grupo-Tarefa.



Trinta leitos do HCamp já chegaram à região prontos, a bordo do navio “Atlântico”, montados ainda durante a sua travessia do Rio de Janeiro até o porto de São Sebastião. O HCamp estará aberto ao público, diariamente, das 8h às 18h. O hospital, que é de responsabilidade da Unidade Médica Expedicionária da Marinha, tem estrutura com Consultório Médico (Clínico Geral), Consultório Pediátrico, um leito de Serviço de Estabilização do Paciente e seis leitos de enfermaria e curativos. 

Segundo o Diretor da Unidade Médica Expedicionária da Marinha, Capitão de Fragata médico Carlos Gustavo Fávre Drumond, a estrutura montada pela Marinha fornece, no primeiro momento, um atendimento básico. “Serão oferecidos módulos de atendimento médico ambulatorial, odontológico e sala de curativos. Conforme a demanda, a proposta é ir aumentando esses atendimentos”, ressalta.

Simeia Flor Macedo, de 46 anos, mãe de um filho que necessita de cuidados específicos, foi ao HCamp em busca de uma receita médica. “Eu não tenho como ir ao médico dele por causa da situação da área de risco em que estamos. Estou sem luz, sem água, vivendo em uma situação muito triste, mas graças a Deus temos esse apoio e as doações que estão fazendo. Esse atendimento do Hospital de Campanha está ótimo, não posso reclamar de nada”, afirma

Comboio do Grupamento Operativo dos Fuzileiros Navais parte, ainda na madrugada do dia 24, para montagem do Hospital de Campanha

Fonte: Agência Marinha de Notícias
Acesse: https://www.marinha.mil.br/agenciadenoticias/
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6824
  • Recebeu: 965 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #34 em: Fevereiro 27, 2023, 01:49:15 pm »
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6824
  • Recebeu: 965 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #35 em: Maio 15, 2023, 02:56:36 pm »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6824
  • Recebeu: 965 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #36 em: Agosto 15, 2023, 01:36:58 pm »
Marinha do Brasil conduz operação de controle de área marítima próxima à foz do rio Amazonas


Citar
A Operação “CAMEX Delta do Amazonas” chegou ao fim nesta quinta-feira (10). Desde o dia 7 de agosto, um Grupo-Tarefa (GT) da Marinha do Brasil (MB) teve a missão de controlar a área marítima de uma zona restrita, próxima à foz do rio Amazonas, na região Norte do País. Realizada em proveito das ações de segurança da Cúpula da Amazônia, ocorrida nos dias 8 e 9, na capital paraense, a “CAMEX” teve o objetivo de aprimorar a capacitação da Esquadra e das Forças do 4º Distrito Naval em prol da defesa da região.

Comandado pelo Chefe do Estado-Maior da Esquadra, Contra-Almirante Antonio Braz de Souza, o GT foi composto pelo Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico”, Fragata “Defensora” e por um Destacamento de Mergulhadores de Combate, pertencentes à Esquadra brasileira, sediada em Niterói (RJ); além do Navio de Apoio Oceânico “Iguatemi” e dos Navios-Patrulha “Bocaina” e “Guarujá”, integrantes do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, sediado em Belém (PA). Três aeronaves embarcadas no NAM “Atlântico”, equipadas com sensores especiais, como radar e câmeras de imagem térmica, também foram empregadas.

“O resultado alcançado na CAMEX conferirá maior efetividade ao controle da área marítima compreendida e maior segurança da navegação na região”, afirmou o Contra-Almirante Antonio Braz.


FONTE: Agência Marinha de Notícias

 :arrow:  https://www.naval.com.br/blog/2023/08/12/marinha-do-brasil-conduz-operacao-de-controle-de-area-maritima-proxima-a-foz-do-rio-amazonas/





 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6824
  • Recebeu: 965 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #37 em: Agosto 15, 2023, 01:37:36 pm »
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20928
  • Recebeu: 2486 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1161/-1485
Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #38 em: Agosto 16, 2023, 07:33:56 pm »
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20928
  • Recebeu: 2486 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1161/-1485
Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #39 em: Agosto 26, 2023, 10:26:50 pm »
Fragata União (F45) da Marinha do Brasil retornando da Operação Fraterno


 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6824
  • Recebeu: 965 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #40 em: Agosto 30, 2023, 12:49:58 pm »
Exercício combinado Fraterno XXXVI encerrado


Citar
As Marinhas da Argentina e do Brasil culminaram as atividades planejadas com a Reunião de Críticas Finais, que foi realizada na sede do Comando do 5º Distrito Naval da Marinha do Brasil, em Itajaí, Santa Catarina

Foi realizada a reunião de Crítica Final da trigésima sexta edição do exercício combinado “Fraterno” entre a Marinha da República Argentina e a Marinha do Brasil. A atividade de fechamento foi realizada na cidade de Itajaí, Distrito de Santa Catarina, onde a Marinha do Brasil possui a sede do seu 5º Distrito Naval (DN-5).

Participaram os oficiais do Estado-Maior de ambas as Marinhas; Comandantes e Segundos Comandantes das unidades que intervieram; o Comandante da Divisão de Corvetas da Marinha Argentina, Capitão Nicolás Waldo Pérez; e o Comandante da Primeira Divisão de Pelotão da Marinha do Brasil, Contra-Almirante Nelson de Oliveira Leite.

Após a realização da análise das atividades e das lições aprendidas, pelos Comandantes das Forças Tarefa de ambas as Marinhas, foram recebidas a bordo da fragata MB “Independência” pelo Comandante do DN-5, Vice-Almirante Augusto José da Silva Fonseca Júnior; onde foram rubricados os memorandos de entendimento para o próximo exercício financeiro.

“Fraterno” em ação

A primeira fase de exercícios teve início após a visita operacional  das fragatas MB “União” e “Independência” e do submarino S34 MB “Tikuna” da Marinha do Brasil à Base Naval de Mar del Plata, onde foram realizadas reuniões de coordenação e atividades protocolares. .

Após essa primeira fase, zarparam juntamente com o contratorpedeiro ARA “Sarandí” e o navio patrulha oceânico ARA “Contraalmirante Cordero”. Neste trânsito para norte pelas águas sob jurisdição do nosso país, foram realizadas as ações correspondentes ao exercício “Passex”, com a participação de uma aeronave S-2T Tracker da Esquadra Aeronaval Anti-submarina.

 :arrow:  https://www.pucara.org/post/finaliz%C3%B3-el-ejercicio-combinado-fraterno-xxxvi












 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20928
  • Recebeu: 2486 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1161/-1485
Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #41 em: Setembro 03, 2023, 07:14:42 pm »
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6824
  • Recebeu: 965 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #42 em: Setembro 05, 2023, 02:20:46 pm »
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6824
  • Recebeu: 965 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #43 em: Setembro 05, 2023, 02:21:19 pm »
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6824
  • Recebeu: 965 vez(es)
  • Enviou: 481 vez(es)
  • +8957/-10219
Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Responder #44 em: Setembro 05, 2023, 02:22:19 pm »