UAVs na FAP

  • 354 Respostas
  • 65077 Visualizações
*

Camuflage

  • Investigador
  • *****
  • 1522
  • Recebeu: 205 vez(es)
  • Enviou: 89 vez(es)
  • +263/-254
Re: UAVs na FAP
« Responder #165 em: Março 11, 2022, 08:39:14 pm »
Eu gostava de drones funcionais, capazes de estarem no ar longas horas para vigilância marítima e terrestre (no tempo dos incêndios), podendo depois ter outras funcionalidades como reunir intel para as forças militares. Isto sim já seria muito bom e poupava-se muito dinheiro.
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8506
  • Recebeu: 3875 vez(es)
  • Enviou: 717 vez(es)
  • +4987/-788
Re: UAVs na FAP
« Responder #166 em: Março 11, 2022, 09:07:58 pm »
Os Ogassa nem são propriamente caros. Era um projecto sem maturidade, que venceu um concurso que não devia ter vencido (concurso à tuga, feito para um concorrente específico vencer), com entregas feitas à pressa (explicando os inúmeros defeitos das aeronaves). Feito como deve ser, podia ter bons resultados, feito à tuga, deu asneira. Como sabemos, todos os anos há incêndios no Verão, se o governo, sabendo disso, apenas decido comprar os UAVs 2 meses antes da dita época, é fácil de perceber de quem é a culpa...

Quanto aos UAVs, de médio e grande porte, creio que, puramente para vigilância, devia-se optar por meios nacionais. No que diz respeito a UCAVs, que é algo bem mais sério e dispendioso, aí sim, UCAVs estrangeiros já desenvolvidos e prontos a operar.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, NVF, Camuflage

*

jpthiran

  • Perito
  • **
  • 361
  • Recebeu: 95 vez(es)
  • Enviou: 119 vez(es)
  • +19/-11
Re: UAVs na FAP
« Responder #167 em: Março 12, 2022, 10:53:28 pm »
Boa noite.

Porque ninguém fala dos drones Turcos que tão bons resultados tem dado e que tem mais de uma década de desenvolvimento ?
Vamos inventar a roda de novo ?
Cumprimentos,

Jean-Pierre.
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2868
  • Recebeu: 580 vez(es)
  • Enviou: 355 vez(es)
  • +153/-469
Re: UAVs na FAP
« Responder #168 em: Março 13, 2022, 02:17:12 am »
Os Ogassa nem são propriamente caros. Era um projecto sem maturidade, que venceu um concurso que não devia ter vencido (concurso à tuga, feito para um concorrente específico vencer), com entregas feitas à pressa (explicando os inúmeros defeitos das aeronaves). Feito como deve ser, podia ter bons resultados, feito à tuga, deu asneira. Como sabemos, todos os anos há incêndios no Verão, se o governo, sabendo disso, apenas decido comprar os UAVs 2 meses antes da dita época, é fácil de perceber de quem é a culpa...

Quanto aos UAVs, de médio e grande porte, creio que, puramente para vigilância, devia-se optar por meios nacionais. No que diz respeito a UCAVs, que é algo bem mais sério e dispendioso, aí sim, UCAVs estrangeiros já desenvolvidos e prontos a operar.
Pelo contrario, os Ogassa são um projecto com maturidade a mais.
O problema do concurso é que não era apenas para os UAV também incluía as torres de comunicação.  Por isso foram feitas poupanças nos drones para ter as torres.

Antes de pensarmos em drones temos de construir uma rede de comunicação radio para operar os drones.
 

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4040
  • Recebeu: 2619 vez(es)
  • Enviou: 2168 vez(es)
  • +5703/-2805
Re: UAVs na FAP
« Responder #169 em: Março 13, 2022, 10:32:31 am »
Eu não tenho a certeza mas a Tekever começou como a Ogassa, acho que começaram também com umas parcerias com a FAP/Exercito e depois evoluíram.

Eu não acho estranho a Parceria que existe com a Ogassa, é algo que vemos noutros países, o estado a suportar o desenvolvimento de tecnologias juntamente com empresas. (Foi tentado com os extintos Estaleiros Viana, Alfeite, Produção Padur,...)

Acho que o problema aqui foi a parte Política meter o nariz em tudo. Provavelmente havia um plano mais extenso para o desenvolvimento do drones da Ogassa que foi apressado com a ideia de alguém num gabinete. a Fap e a Marinha erraram ao aceitar essas negociatas, mas secalhar foi a oportunidade que tinha de ganhar alguma capacidade.

Pessoalmente não acho que os drones da Ogassa sejam maus (tem um conceito interessante), simplesmente ainda estão numa fase de evolução.

PS: Seria interessante saber o numero de horas de voo dos drones, pois eu quase todos os dias vejo algum no ar as vezes mais do que um, e seria também interessante ver os relatórios das falhas dos mesmos, saber se foi falha de material (fadiga/defeito) ou erro humano (falta treino/pratica).

http://uas.tekever.com/ar5/      autonomia mais de 20 horas de voo
https://www.tekever.com/models/ar3/  16 horas de voo

Usados abundantemente noutros País e pela Autoridade Marítima Europeia, enquanto por cá abundam as falhas e limitações das trotinetes Ogassa

Não devem servir cá decerto, ou vão gerar mais comissões como das fragatas, onde a converseta se arrasta no tempo e nada produz. Mas também alguma promiscuidade politico militar é no que dá. Não serve as FA nem o País, serve outros interesses

Comparar ao Ogassa aos Tekever só tem igual a comparar NPO complexados a outros Patrulhas Oceânicos a sério.

Mais do mesmo

 
« Última modificação: Março 13, 2022, 11:17:20 am por Pescador »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2868
  • Recebeu: 580 vez(es)
  • Enviou: 355 vez(es)
  • +153/-469
Re: UAVs na FAP
« Responder #170 em: Março 13, 2022, 01:08:41 pm »
Eu não tenho a certeza mas a Tekever começou como a Ogassa, acho que começaram também com umas parcerias com a FAP/Exercito e depois evoluíram.

Eu não acho estranho a Parceria que existe com a Ogassa, é algo que vemos noutros países, o estado a suportar o desenvolvimento de tecnologias juntamente com empresas. (Foi tentado com os extintos Estaleiros Viana, Alfeite, Produção Padur,...)

Acho que o problema aqui foi a parte Política meter o nariz em tudo. Provavelmente havia um plano mais extenso para o desenvolvimento do drones da Ogassa que foi apressado com a ideia de alguém num gabinete. a Fap e a Marinha erraram ao aceitar essas negociatas, mas secalhar foi a oportunidade que tinha de ganhar alguma capacidade.

Pessoalmente não acho que os drones da Ogassa sejam maus (tem um conceito interessante), simplesmente ainda estão numa fase de evolução.

PS: Seria interessante saber o numero de horas de voo dos drones, pois eu quase todos os dias vejo algum no ar as vezes mais do que um, e seria também interessante ver os relatórios das falhas dos mesmos, saber se foi falha de material (fadiga/defeito) ou erro humano (falta treino/pratica).

http://uas.tekever.com/ar5/      autonomia mais de 20 horas de voo
https://www.tekever.com/models/ar3/  16 horas de voo

Usados abundantemente noutros País e pela Autoridade Marítima Europeia, enquanto por cá abundam as falhas e limitações das trotinetes Ogassa

Não devem servir cá decerto, ou vão gerar mais comissões como das fragatas, onde a converseta se arrasta no tempo e nada produz. Mas também alguma promiscuidade politico militar é no que dá. Não serve as FA nem o País, serve outros interesses

Comparar ao Ogassa aos Tekever só tem igual a comparar NPO complexados a outros Patrulhas Oceânicos a sério.

Mais do mesmo
É bom lembrar que esses concurso foram ganhos com a ajuda de forças nacionais GRN/FAP e o Ogassa também já teve contratos intencionais de operação em conjunto com o exercito.

Enquanto não tivermos uma rede de mini/micro satélites o uso do AR5 para vigilância marítima é muito complicada.
 

*

F-16_desnutrido

  • Membro
  • *
  • 20
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • Enviou: 4 vez(es)
  • +0/-0
Re: UAVs na FAP
« Responder #171 em: Março 16, 2022, 01:03:35 am »
Parece que a TEKEVER vai utilizar verbas do PRR para desenvolver um drone de 1 tonelada.

Vamos ver no que vai dar.

Nao consigo encontrar nenhuma notícia sobre isso. Apenas encontro acerca de um investimento de 20M que vao ser usados para desenvolver tecnologias submarinas. Podes mandar o link dessa noticia?
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2868
  • Recebeu: 580 vez(es)
  • Enviou: 355 vez(es)
  • +153/-469
Re: UAVs na FAP
« Responder #172 em: Março 16, 2022, 01:03:40 pm »
Parece que a TEKEVER vai utilizar verbas do PRR para desenvolver um drone de 1 tonelada.

Vamos ver no que vai dar.

Nao consigo encontrar nenhuma notícia sobre isso. Apenas encontro acerca de um investimento de 20M que vao ser usados para desenvolver tecnologias submarinas. Podes mandar o link dessa noticia?
https://www.rtp.pt/play/p470/e603621/portugal-em-direto
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: F-16_desnutrido

*

F-16_desnutrido

  • Membro
  • *
  • 20
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • Enviou: 4 vez(es)
  • +0/-0
Re: UAVs na FAP
« Responder #173 em: Março 16, 2022, 02:57:03 pm »
Parece que a TEKEVER vai utilizar verbas do PRR para desenvolver um drone de 1 tonelada.

Vamos ver no que vai dar.

Nao consigo encontrar nenhuma notícia sobre isso. Apenas encontro acerca de um investimento de 20M que vao ser usados para desenvolver tecnologias submarinas. Podes mandar o link dessa noticia?
https://www.rtp.pt/play/p470/e603621/portugal-em-direto

Obrigado. Para quem quizer se informar, começam a falar da tekever no min 24:20.
« Última modificação: Março 16, 2022, 03:02:14 pm por F-16_desnutrido »
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 21009
  • Recebeu: 2500 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1161/-1487
Re: UAVs na FAP
« Responder #174 em: Março 25, 2022, 03:20:20 pm »
Força Aérea certificada pela Autoridade Aeronáutica Nacional


 

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4040
  • Recebeu: 2619 vez(es)
  • Enviou: 2168 vez(es)
  • +5703/-2805
Re: UAVs na FAP
« Responder #175 em: Março 25, 2022, 05:16:37 pm »
Força Aérea certificada pela Autoridade Aeronáutica Nacional



No vídeo é o Ogassa


AR3 da Tekever. Numa foto neste link aparece em experiencia num NPO
https://www.tekever.com/

Também a Tekever está debruçada num projecto com capacidade vtol.
Pena não se atirar para um VTOL na linha do V200 da Saab
« Última modificação: Março 25, 2022, 05:23:50 pm por Pescador »
 

*

F-16_desnutrido

  • Membro
  • *
  • 20
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • Enviou: 4 vez(es)
  • +0/-0
Re: UAVs na FAP
« Responder #176 em: Abril 04, 2022, 01:48:07 am »
Parece que a TEKEVER está focada no ar3.
Novo modelo do ar3 e ar3 vtol

https://m.facebook.com/tekever/videos/you-know-family-is-not-only-an-important-thing-its-everything-and-we-love-our-fa/4595406290585375/?_rdr

Numa parte do vídeo aparece o que parece ser um ar3 vtol.

O novo ar3 na home do site da tekever https://www.tekever.com/
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8506
  • Recebeu: 3875 vez(es)
  • Enviou: 717 vez(es)
  • +4987/-788
Re: UAVs na FAP
« Responder #177 em: Abril 04, 2022, 01:07:32 pm »
Sim, é um AR3 VTOL. Muito interessante, oferece concorrência directa aos Ogassa adquiridos pela FAP.
 

*

F-16_desnutrido

  • Membro
  • *
  • 20
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • Enviou: 4 vez(es)
  • +0/-0
Re: UAVs na FAP
« Responder #178 em: Abril 04, 2022, 08:01:53 pm »
Sim, é um AR3 VTOL. Muito interessante, oferece concorrência directa aos Ogassa adquiridos pela FAP.

Para além de vir de uma empresa mais experiente, é bastante mais bonito que os vtol da uavision  :mrgreen:
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8506
  • Recebeu: 3875 vez(es)
  • Enviou: 717 vez(es)
  • +4987/-788
Re: UAVs na FAP
« Responder #179 em: Abril 04, 2022, 09:31:16 pm »
A cauda em V da versão VTOL, dá-lhe mesmo aquele ar de MQ-9 Reaper.