6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030

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xenical_

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #645 em: Outubro 20, 2019, 12:08:16 pm »
Poderiam, de alguma maneira ( remotorização ? ) os Ka 32 do estado Português, serem equacionados para esta função? Dos 6 existentes inicialmente, um parece não ter hipótese de "sobrevivência", outro talvez sim talvez não, 3 terão hipótese de voltar a voar e o remanescente, se calhar também. :)

Saudações.
« Última modificação: Outubro 20, 2019, 12:09:12 pm por xenical_ »
 

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typhonman

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #646 em: Outubro 20, 2019, 12:48:30 pm »
Pelo que sei, há "urgência" com esta aquisição, devido a missão na RCA, por isso não se admirem se vierem helis usados, falta saber qual o modelo, e quais as nações que podem disponibilizar.


Quanto ao KA-32, esqueçam isso.


Cumprimentos,

 

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Major Alvega

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #647 em: Outubro 20, 2019, 02:11:20 pm »
Poderiam, de alguma maneira ( remotorização ? ) os Ka 32 do estado Português, serem equacionados para esta função? Dos 6 existentes inicialmente, um parece não ter hipótese de "sobrevivência", outro talvez sim talvez não, 3 terão hipótese de voltar a voar e o remanescente, se calhar também. :)

Saudações.

Ka-32 na Força Aérea? Fdx! Esta merda pode estar muito mal mas ainda não chegamos aí.
Mas Kamov's para quê? Não achas que já temos problemas que cheguem?
 

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Lightning

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #648 em: Outubro 20, 2019, 03:54:15 pm »
O que foi uma oportunidade perdida foi quando os ingleses quiseram comprar os 4 EH101 CSAR por causa do Afeganistão.

Tínhamos ficado com 8, que chega para o SAR. E tínhamos metido algum dinheiro ao bolso que agora dava para helis médios tácticos.

Mas na altura tínhamos outra ambição, 40 F-16, LPD, EH101 embarcados, fuzileiros com Pandur, etc.
 

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xenical_

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #649 em: Outubro 20, 2019, 07:36:27 pm »
"Ka-32 na Força Aérea? Fdx! Esta merda pode estar muito mal mas ainda não chegamos aí.
Mas Kamov's para quê? Não achas que já temos problemas que cheguem?"

Porque já cá estão, estarão eventualmente pagos, faltará por aquilo a voar; e não nadamos propriamente em dinheiro!

Saudações.
 

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tenente

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #650 em: Outubro 20, 2019, 07:51:51 pm »
"Ka-32 na Força Aérea? Fdx! Esta merda pode estar muito mal mas ainda não chegamos aí.
Mas Kamov's para quê? Não achas que já temos problemas que cheguem?"

Porque já cá estão, estarão eventualmente pagos, faltará por aquilo a voar; e não nadamos propriamente em dinheiro!

Saudações.

Xenical, já viste como são os acessos do Kamov em termos de cabine ???
Se a FAP tivesse de ficar com os Ka32 só em termos de MNT era um berbicacho e dos grandes, em termos de peças para estas aeronaves, para as conseguir é muito complicado, e no que toca a Mecânicos, para serem certificados o problema é idêntico se não maior ainda.

Estes helis já tem mais de 12/13 anos e o acidentado, CS-HMP, tinha quase 2100 horas quando se despenhou por falha de motores,
em minha opinião não são os indicados como helis de transporte/CAS.

http://www.gpiaa.gov.pt/upload/membro.id/ficheiros/i006603.pdf

https://pt.wikipedia.org/wiki/Kamov_Ka-27

Como forma de reaver parte da dívida da antiga União Soviética com o Estado português, Portugal obteve da Rússia, em 2008, seis helicópteros Kamov Ka-32 destinados ao combate a incêndios.[1] Contudo, devido aos custos astronômicos associados à sua manutenção, o Estado português pretende retirá-los de serviço, substituindo-os pelos Aérospatiale SA-330 Puma usados pelas forças armadas, que se encontravam desativados após a aquisição de helicópteros AgustaWestland EH101.[1][2]




Abraços
« Última modificação: Outubro 20, 2019, 08:18:37 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #651 em: Outubro 20, 2019, 08:41:53 pm »
O que foi uma oportunidade perdida foi quando os ingleses quiseram comprar os 4 EH101 CSAR por causa do Afeganistão.

Tínhamos ficado com 8, que chega para o SAR. E tínhamos metido algum dinheiro ao bolso que agora dava para helis médios tácticos.

Mas na altura tínhamos outra ambição, 40 F-16, LPD, EH101 embarcados, fuzileiros com Pandur, etc.

Só se fosse para os ingleses.

Os nossos falsos CSAR são os nossos SAR embarcáveis. Claro que o LDP tarda em sair do papel, mas estar a vender os dedos para comprar os anéis não faz sentido.
 

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typhonman

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #652 em: Outubro 20, 2019, 10:00:43 pm »
O que foi uma oportunidade perdida foi quando os ingleses quiseram comprar os 4 EH101 CSAR por causa do Afeganistão.

Tínhamos ficado com 8, que chega para o SAR. E tínhamos metido algum dinheiro ao bolso que agora dava para helis médios tácticos.

Mas na altura tínhamos outra ambição, 40 F-16, LPD, EH101 embarcados, fuzileiros com Pandur, etc.

Nada de extravagante, mas mesmo assim aqui conseguiu-se abortar quase todos os planos!

Tenho pena do A-400M, NH-90T, Pandur, Spike etc.

Cumprimentos,
 
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #653 em: Outubro 21, 2019, 11:16:43 am »
O melhor heli de " EvaKuação " que podemos aspirar a ter basta equipá-los, não inventemos !!



Cabine do 101.






Cabine do AW139M




Cabine do 169




Abraços
« Última modificação: Outubro 21, 2019, 11:52:12 am por tenente »
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #654 em: Outubro 21, 2019, 12:15:06 pm »
Não é o que necessitávamos mas torno a repetir - se vierem uns AW169M (que talvez consigam levar uns 8 soldados "equipados") já é "a sorte grande e a terminação" ... aliás se vierem com "extras" ("ballistic protection for cockpit and cabin, self-sealing tanks and defensive aids suite", mais uns kits de AAS) e manutenção a sério duvido que haja recursos disponiveis , mesmo considerando uns 5 apenas.
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #655 em: Outubro 21, 2019, 12:57:16 pm »
Falou-se aqui nos KAMOV, pergunto eu: com os 50 milhões que SUPOSTAMENTE se vai gastar, não se poderiam colocar os KAMOV a funcionar e utiliza-los para SAR e com isto passar a usar os EH101 em missões mais militares?
Sendo certo que os KAMOV não chegariam para todas as encomendas, mas provavelmente para a Madeira e Continente seriam suficientes. E assim teríamos helicópteros de evacuação dignos desse nome.
Atenção não digo que a minha proposta sobre os KAMOV seja óptima, mas é provavelmente melhor que kUalas a esteróides, que diga-se de passagem, é o mais certo....
"Se servistes à pátria, que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis, ela o que costuma."
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #656 em: Outubro 21, 2019, 02:04:33 pm »
AW169M.  c56x1





Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #657 em: Outubro 21, 2019, 02:43:48 pm »
Era bem... os renders tem as tais antenas que o nosso último Koala trouxe.
“Hard times create strong men. Strong men create good times. Good times create weak men. And, weak men create hard times.”
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #658 em: Outubro 21, 2019, 02:56:15 pm »
Falou-se aqui nos KAMOV, pergunto eu: com os 50 milhões que SUPOSTAMENTE se vai gastar, não se poderiam colocar os KAMOV a funcionar e utiliza-los para SAR e com isto passar a usar os EH101 em missões mais militares?
Sendo certo que os KAMOV não chegariam para todas as encomendas, mas provavelmente para a Madeira e Continente seriam suficientes. E assim teríamos helicópteros de evacuação dignos desse nome.
Atenção não digo que a minha proposta sobre os KAMOV seja óptima, mas é provavelmente melhor que kUalas a esteróides, que diga-se de passagem, é o mais certo....

Ocastilho o KA32, AKA batedeira, é um excelente heli para o combate aos FF e trabalhos aéreos pois tem uma muito boa capacidade de carga suspensa, cerca de 5,0 Tons, capacidade essa que não consegue ser utilizada na cabine do dito heli devido á cubicagem existente.
Os problemas que este tipo/modelo de heli apresentam é que tem, uma MNT muito dispendiosa, um custo hora de voo muito alto, uma muito difícil aquisição de sobressalentes só para mencionar alguns.

Ficaria muito mais caro á FAP, a médio prazo, adquirir os cinco helis, penso que só quatro, depois de devidamente reparados poderão estar em condições de operar, que comprar cinco 139/169 e suportar todos os custos de MNT e horas de voo.

Arrisco dizer que em meia dúzia de anos o saldo dos custos para o lado dos modelos da Leonardo sairia vencedor, e, como nós sabemos não é todos os cinco/dez anos que as nossas FFAA trocam de helis, por isso a compra de qq modelo de heli da Leonardo que mencionei, seria, ou melhor, SERÁ, para a FAP, a melhor e mais barata opção.

Quanto aos Koalas, estes não são comparáveis aos 32, pois apenas podem efectuar o SAR até as 25 milhas, limitação por apenas possuir uma turbina. Já os 32 como tem duas, não tem restrições por esse motivo, apenas estão limitados pelo alcance da máquina !!

Abraços
« Última modificação: Outubro 21, 2019, 05:57:59 pm por tenente »
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #659 em: Outubro 21, 2019, 03:37:00 pm »
AW169M.  c56x1







Para mim já era muito bom se fosse este o modelo escolhido, se bem que as capacidades do irmão 139 serão as melhores para a função de apoio ás nossas forças. Só o facto de ser capaz de carregar cerca de 2700 kgs em carga suspensa e/ou mais de uma secção de atiradores/voo, seriam duas mais valias muito apreciáveis !

Abraços
« Última modificação: Outubro 21, 2019, 05:55:09 pm por tenente »
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