Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial

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LM

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #300 em: Maio 10, 2018, 04:42:30 pm »
Não sei se será o local, mas como aqui temos referido muitas vezes os sensores (ou a falta deles) como uma das piores vulnerabilidades deste projecto... um texto sobre radares, que para mim foi útil pois tenho dificuldade em entender essa área => https://pt.scribd.com/document/327167777/5-Sea-Change-Naval-Surveillance-Radars-2015   

Sobre sensores OPV que julgo deviam ser considerados pelo menos para 2 unidades - mais importante, para mim, que alterar o armamento principal - são: sistema (tipo) "Altesse and Vigile LW ESM/COMINT", radar (tipo) Terma Scanter 4100 e (tipo) Sagem EOMS NG...   

Com outras alterações para aumentar a "resistência" a danos e já os enviava com menos preocupações para locais "quentes" (não-convencionais, claro).

Já agora: os sistemas que indiquei obrigavam a um aumento da tripulação? Qual?

     
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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #301 em: Maio 11, 2018, 11:14:43 am »
Exacto. Só acrescentava o FLIR e o UAV. Com a automatização dos sistemas não iria existir grande acréscimo de tripulação.  ;)





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Stalker79

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #302 em: Maio 11, 2018, 11:40:02 am »
Porque não um Heli UAV!?Sempre seria mais fácil de "estacionar" e ate poderia andar armado se fosse preciso.

Camcopter S-100 UAV System: $2.25 million for 2 aircraft & ground support







Camcopter S-100 armado com o LMM

 :r.operator:
 

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mafets

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #303 em: Maio 11, 2018, 12:22:00 pm »
O problema é o preço, já que por esse valor compras um heli ligeiro  ;)

Bell 206 Price- 1.40 Million USD


Bell 206 Jet Ranger Price- 0.90 Million USD


https://www.aircraftcompare.com/manufactures/Helicopters/2

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #304 em: Maio 11, 2018, 12:53:41 pm »
Mas um helicóptero convencional obriga à existência de uma "estrutura" mais pesada no navio, a começar por um hangar? Enquanto o UAV "heli" multiplica a capacidade do navio com uma "estrutura" mais leve, julgo eu...

Julgava que ter sensores ESM/COMINT obrigava a ter mais umoficial (equipa)... mas confesso que nada sei da estrutura neste momento nos NPO - comandante, imediato, máquinas, administração naval, médico e 1 outro para "comunicações, radares (ESM/COMINT, se houvesse)"?
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mafets

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #305 em: Maio 11, 2018, 02:26:31 pm »
Tudo tem vantagens e desvantagens. Embora um hangar telescópico não seja nada de transcendente, até porque deck e supostamente material para reabastecimento já existem, um heli convencional faz melhor SAR e pode fazer MEDVAC, algo que com um UAV não. Aliás, UAV a preços competitivos para NPO e nacionais são vários e inclusive verticais:




Citar
A six-month-long trial using a variety of Tekever platforms is also being carried out by the government of the Azores islands.

“We’re working with them to discuss different systems and sensors that are suited to their missions,” says Ricardo Mendes, chief operating officer.

“Through this we are testing different combinations and carrying out live trials and at the same time we’re studying with them the operational and business models.”

The trials, in part to monitor illegal fishing, began in April.

https://www.flightglobal.com/news/articles/auvsi-tekever-pitches-quadcopter-to-portuguese-gove-411936/

http://apant.pt/tekever-e-forca-aerea-ganham-concurso-europeu-de-drones/

Já agora, e quanto à questão de mais tripulação para sensores nos NPO: Só com a troca da Bofors 40mm por uma Marlin autónoma, reduziu-se a tripulação em 3 tipos.  ;)



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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #306 em: Julho 09, 2018, 12:23:58 am »
Voltando à vaca fria e visto o NPO supostamente se destinar a missões auxiliares, caso se construam unidades adicionais podia-se fazer as seguintes alterações:
-Eliminação do convés de voo o que deve poupar umas 15/25 Ton. de peso em aço.
-Mudança da grua  Hardings/Palfinger para uma posição mais à ré do navio e substituição por uma unidade telescópica com capacidade superior (por exemplo o modelo PTM-900). Pesa mais 5/7 Ton. que a actual (SWL 4TON ?) mas tem uma capacidade de 9ton./8metros ou 5Ton/14 metros o que permite manusear contentores de 20’.
-Instalação de pontos de fixação para 7 contentores de 20’, podendo transportar até  4/5 unidades simultaneamente até um limite de 30/40 Ton.



Vantagens: Manter o que o navio tem de melhor, ou seja as capacidades hoteleiras, a propulsão híbrida e os espaços multiusos e tentar dar-lhe melhor polivalência para as missões em que o temos visto e que justifique a construção de quatro unidades adicionais.

Missão MCM/Serviço NATO/Mergulhadores 
Espaço para carregar contentor com o sistema GAVIAL,  camara hiperbárica etc..  Teoricamente o espaço multiusos  pode ser usado para um centro de comando montado em paletes aproveitando os Backbone(eléctrico/dados) existente. 
Servir de navio de apoio logístico/atelier à força de minas da NATO.
Missões no âmbito dos protocolos acordados/ auxiliar hidrográfico.                                                                 
Espaço no convés para o transporte dos contentores de “boa vontade(1)”e os equipamentos para fazer o levantamento hidrográfico da baía de Ana Chaves/outros locais. Criação/adaptação de uma versão missão hidrográfica para substituição da classe D. Carlos
Autoridade Marítima                                                                                                                                   
O que fazem actualmente e ,graças à grua, as missões anteriormente executadas pelo Xultz Xavier com excepção  do  reboque. Também deverão conseguir (mal) instalar as barreiras anti-poluição na água mas não se está a tentar recriar o NPC pelos motivos indicados neste artigo:
https://www.dn.pt/opiniao/opiniao-dn/convidados/interior/navios-de-combate-a-poluicao-no-mar-2737329.html
(2)

A ideia seria construírem-se 4 unidades adicionais a juntar às quatro que já se construíram.

Cumprimentos,

(1) Os contentores com os livros/brinquedos/medicamentos etc…
(2) No site da ENVC a que já não é possível  ter acesso, as modificações realizadas para criar o NPC davam como resultado uma autonomia substancialmente inferior ao NPO (3000NM/13 nós versus 5000NM/15 nós)
 

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faica

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #307 em: Julho 09, 2018, 08:41:42 pm »
Voltando à vaca fria e visto o NPO supostamente se destinar a missões auxiliares, caso se construam unidades adicionais podia-se fazer as seguintes alterações:
-Eliminação do convés de voo o que deve poupar umas 15/25 Ton. de peso em aço.
-Mudança da grua  Hardings/Palfinger para uma posição mais à ré do navio e substituição por uma unidade telescópica com capacidade superior (por exemplo o modelo PTM-900). Pesa mais 5/7 Ton. que a actual (SWL 4TON ?) mas tem uma capacidade de 9ton./8metros ou 5Ton/14 metros o que permite manusear contentores de 20’.
-Instalação de pontos de fixação para 7 contentores de 20’, podendo transportar até  4/5 unidades simultaneamente até um limite de 30/40 Ton.



Vantagens: Manter o que o navio tem de melhor, ou seja as capacidades hoteleiras, a propulsão híbrida e os espaços multiusos e tentar dar-lhe melhor polivalência para as missões em que o temos visto e que justifique a construção de quatro unidades adicionais.

Missão MCM/Serviço NATO/Mergulhadores 
Espaço para carregar contentor com o sistema GAVIAL,  camara hiperbárica etc..  Teoricamente o espaço multiusos  pode ser usado para um centro de comando montado em paletes aproveitando os Backbone(eléctrico/dados) existente. 
Servir de navio de apoio logístico/atelier à força de minas da NATO.
Missões no âmbito dos protocolos acordados/ auxiliar hidrográfico.                                                                 
Espaço no convés para o transporte dos contentores de “boa vontade(1)”e os equipamentos para fazer o levantamento hidrográfico da baía de Ana Chaves/outros locais. Criação/adaptação de uma versão missão hidrográfica para substituição da classe D. Carlos
Autoridade Marítima                                                                                                                                   
O que fazem actualmente e ,graças à grua, as missões anteriormente executadas pelo Xultz Xavier com excepção  do  reboque. Também deverão conseguir (mal) instalar as barreiras anti-poluição na água mas não se está a tentar recriar o NPC pelos motivos indicados neste artigo:
https://www.dn.pt/opiniao/opiniao-dn/convidados/interior/navios-de-combate-a-poluicao-no-mar-2737329.html
(2)

A ideia seria construírem-se 4 unidades adicionais a juntar às quatro que já se construíram.

Cumprimentos,

(1) Os contentores com os livros/brinquedos/medicamentos etc…
(2) No site da ENVC a que já não é possível  ter acesso, as modificações realizadas para criar o NPC davam como resultado uma autonomia substancialmente inferior ao NPO (3000NM/13 nós versus 5000NM/15 nós)

Está previsto quando ficar pronto o NRP Setúbal em principio  iniciar se a construção de mais 2 NPO'S se houver vontade politica e cumprirem com a palavra dada.
 

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miguelbud

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #308 em: Julho 10, 2018, 09:51:17 pm »
                                                           
A ideia seria construírem-se 4 unidades adicionais a juntar às quatro que já se construíram.
Esta notícia fala em mais 6

https://www.dn.pt/portugal/interior/marinha-precisa-de-mais-seis-navios-de-patrulha-oceanica-9513841.html
 

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perdadetempo

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #309 em: Julho 11, 2018, 01:08:26 am »
                                                           
A ideia seria construírem-se 4 unidades adicionais a juntar às quatro que já se construíram.
Esta notícia fala em mais 6

https://www.dn.pt/portugal/interior/marinha-precisa-de-mais-seis-navios-de-patrulha-oceanica-9513841.html

1-Eu quando vi a noticia, sempre pensei que seria mais uma táctica negocial, do tipo peço seis para ver se ao menos me dão dois, uma  aspiração digamos. Tanto mais que existem mais dois ramos das forças armadas com voto na matéria e os seus próprios interesses.
Se pesquisarmos noticias antigas o que estava previsto na versão final dos  contratos com os ENVC eram seis NPO dois NPC e cinco lanchas de fiscalização costeira.

2-Actualmente no dispositivo naval costumamos ter um Patrulha/corveta no continente, um nos Açores e um Cacine/Zaire nos Açores. Seis navios patrulhas oceânicos permitiam manter o dispositivo actual com as embarcações em operação uma média de quatro meses por ano e à volta de 2000/2500 horas de navegação anual por unidade durante os próximos 20/30 anos e com reserva de tempo para os serviços de vigilância no Mediterrâneo, missões  NATO, etc...

3-Se houvesse a possibilidade de adaptar os NPO às missões hidrográficas então poderia existir a possibilidade de ter duas unidades adicionais para missões de patrulha fora do período das campanhas do Instituto Hidrográfico. Esta ideia veio do facto de uma das senhoras nomeada para comandar os NPO ser dessa especialidade, de maneira que até teriam alguém idóneo para comprovar a sua exequibilidade.
Também deve ser a única maneira de terem tripulação para todas as embarcações, pois mesmo que seja reposto o SMO, isso não resolve os problemas da marinha. Na melhor das hipóteses servia para completar o quadro dos fuzileiros.

Mas a realidade é que tudo isto não passou de uma ocupação de tempos livres enquanto se  esperava o reatar do acesso ao Fórum pelo que qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência.

Cumprimentos,


 

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tenente

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #310 em: Julho 11, 2018, 07:57:51 am »
Voltando à vaca fria e visto o NPO supostamente se destinar a missões auxiliares, caso se construam unidades adicionais podia-se fazer as seguintes alterações:
-Eliminação do convés de voo o que deve poupar umas 15/25 Ton. de peso em aço.
-Mudança da grua  Hardings/Palfinger para uma posição mais à ré do navio e substituição por uma unidade telescópica com capacidade superior (por exemplo o modelo PTM-900). Pesa mais 5/7 Ton. que a actual (SWL 4TON ?) mas tem uma capacidade de 9ton./8metros ou 5Ton/14 metros o que permite manusear contentores de 20’.
-Instalação de pontos de fixação para 7 contentores de 20’, podendo transportar até  4/5 unidades simultaneamente até um limite de 30/40 Ton.



Vantagens: Manter o que o navio tem de melhor, ou seja as capacidades hoteleiras, a propulsão híbrida e os espaços multiusos e tentar dar-lhe melhor polivalência para as missões em que o temos visto e que justifique a construção de quatro unidades adicionais.

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(2)

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(1) Os contentores com os livros/brinquedos/medicamentos etc…
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Está previsto quando ficar pronto o NRP Setúbal em principio  iniciar se a construção de mais 2 NPO'S se houver vontade politica e cumprirem com a palavra dada.

Se tal acontecer e começarem a construção dos dois navios seguintes em 2020 estarão prontos, em principio, em meados de 2023 ou seja foram necessários treze anos para que uma classe de seis Navios estivesse completa, uma média de dois anos e dois meses para receber cada Navio o que eu acho ser muito tempo, mais do dobro do que seria aceitável, um Navio por ano, mas para se conseguir tal calendário é necessário existir planeamento, orçamentos que permitam, ou seja vontade política, isto de andar a fabricar navios aos bochechos dá sempre mau resultado, por exemplo eu nem imagino no que se poderia poupar na aquisição dos motores, se fossem todos adquiridos de uma vez, nos dias, semanas meses, que se poderiam reduzir se fossem implementadas melhorias nos métodos/processos de construção do primeiro ao último Navio !!!

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #311 em: Julho 11, 2018, 12:27:19 pm »
Exacto. Só acrescentava o FLIR e o UAV. Com a automatização dos sistemas não iria existir grande acréscimo de tripulação.  ;)




Saudações

Os multisensores electro-óptico SAGEM VIGY 10 Mk3 não são exactamente isso?



7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #312 em: Julho 11, 2018, 07:16:14 pm »
Esse sistema da Safram é mais indicado para instalação em lanchas de pequeno porte e não tem FLIR.
Talent de ne rien faire
 
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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #313 em: Julho 11, 2018, 09:49:02 pm »
Boa noite.

Os companheiros aqui do forum já desistiram de lutar por 10 NPO para fiscalização?
Já são 8, sendo 4 para outras funções!
Assim não se faz a substituição das corvetas e lanchas de fiscalização - ficamos é com menos navios!
Ou será que estou a ver mal as coisas?..

Cumprimentos.
 

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Cabeça de Martelo

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #314 em: Julho 12, 2018, 11:37:50 am »
Boa noite.

Os companheiros aqui do forum já desistiram de lutar por 10 NPO para fiscalização?
Já são 8, sendo 4 para outras funções!
Assim não se faz a substituição das corvetas e lanchas de fiscalização - ficamos é com menos navios!
Ou será que estou a ver mal as coisas?..

Cumprimentos.

O que se sabe é que neste momento ficamos com 4 NPO e que penso que o governo quer fazer novo contracto para mais 2 NPO. Para além disso temos os "fisgas" (Patrulhas classe Tejo). Se é suficiente? Penso que não.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.