[Off-Topic On]
que eu saiba so venderam 10 aos Emiraos Arabes Unidos com a designação.
"The counter-insurgency aircraft"
O AT-802U é uma aeronave anti-guerrilha, como se dizia antigamente, ou COIN como agora se diz usando o acrónimo de COunter-INsurgency. Faria pouco sentido a sua aquisição. Se a intenção fosse andar atrás das avionetas que vêm sob a cobertura radar do Norte de África e Espanha carregadas de estupefacientes, voando baixo o suficiente para apanhar rede das torres de difusão de sinal de telemóvel e aterrar em aeródromos improvisados, então que se adquirisse o Super Tucano embora os F-16 façam o seu devido trabalho de interceptores, mesmo quando os pilotos por vezes não possam fazer mais do que observar e avisar as autoridades enquanto os Cessna aterram e começam a descarregar. Temos cá a Embraer, tanto em Alverca como em Évora, que já não sei quantas vezes pessoas que lá trabalham me perguntam porque não substituímos os Epsilon e Alpha-Jet A por Super Tucanos e os Falcon 50 por ERJ 135/145/Legacy. Mas isso é assunto para outros tópicos, desculpem.
[Off-Topic Off]
Qual ministro? O MAI? Ele não manda na Força Aérea , a Força Aérea tem outras responsabilidades que esse avião não consegue fazer, consegue recuperar pessoas no mar como um helicoptero? consegue fazer patrulhamento maritimo como um P-3? consegue largar pára-quedistas como um C-130 ou C-295? Ele se quiser que crie a sua Força Aérea dentro do MAI, que distração a minha, já existe chama-se EMA lol.
A força aérea particular do MAI, a EMA, tem os dias contados e, pelos vistos, não parece haver grande vontade do poder político em deslocar as aeronaves da ex-EMA para a FAP, por muitos processos de intenções e declarações que dêem a entender o contrário. Deverá tudo passar para a ANPC, como se adivinha. Quanto a aeronaves, força com os Fire Boss, mas se viessem também 2 ou 4 Canadair/Bombardier não se perdia nada. :?