Combate a fogos pela F.A.P.

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nelson38899

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #225 em: Setembro 10, 2013, 10:23:03 am »
Eu tenho uma opinião diferente deste ministro. E tenho um feeling que esses aviões virão para portugal, mas só para o EMA
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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mafets

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #226 em: Setembro 10, 2013, 09:50:11 pm »
Por falar em EMA, tinha-me passado completamente ao lado que tinha 3 "esquilos" destes... :mrgreen:




http://www.ema-sa.pt/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=6&Itemid=23
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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Charlie Jaguar

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #227 em: Setembro 10, 2013, 11:08:33 pm »
Citação de: "nelson38899"
Eu tenho uma opinião diferente deste ministro. E tenho um feeling que esses aviões virão para portugal, mas só para o EMA

Mas a EMA não vai ser extinta?  :arrow: http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Int ... t_id=84217[/quote]
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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Get_It

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #228 em: Setembro 10, 2013, 11:31:27 pm »
Isso é que é notícia. Ainda não tinha visto. Mas com todas as minhas críticas à EMA não posso dizer que fico contente. Só ficaria contente se fosse feito um investimento na FAP e fossem dadas garantias (cacau) que a FAP passaria a executar todas ou parte das missões da EMA. Agora, simplesmente assim, fico mais uma vez à espera que simplesmente sejam é dados mais contratos às empresas privadas e que continue o resto na mesma...

É esperar para ver se isso é mais um erro jornalístico, do ministro ou em que é que isso vai resultar. Contudo, também não ficaria surpreendido se chegando agora a meio de Setembro todos se esqueçam do combate aos incêndios e que só para a época dos incêndios no próximo ano é que se lembrem de voltar a falar em fazer alguma coisa.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

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PereiraMarques

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #229 em: Setembro 10, 2013, 11:41:17 pm »
O mais provável é transitarem os meios directamente para a ANPC, "extinguindo-se" apenas os "mamões" do Conselho de Administração da EMA.

Citar
Ora, a extinção da EMA, bem como a transferência das respetivas funções para a ANPC, encontrava -se intimamente ligada [...]

Fonte: http://dre.pt/pdf1sdip/2013/08/16201/0000200003.pdf
 

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chaimites

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #230 em: Setembro 11, 2013, 09:23:21 pm »
A  EMA não foi extinta ainda porque ninguem concorreu ao concurso publico para oprar os  kamov´s e demais meios da EMA.
 
Um dica para debate dos especialistas:
 Nos ultimos dias de Agosto estiveram em operação 56 aeronaves em simultáneo.  

Alguma entidade Publica  ou a FAP  tem capacidade para deter uma frota destas?
Acho que não!!   meios alugados vai ter que existir sempre!
 Os Cannadairs fazem as delicias dos Spooters,  mas quem faz a diferença na linha da frente  são os kamov.        
 Perguntem a quem anda la em baixo no terreno o que prefere: 3 cannadair ou tres kamov´s.

 Imagens do avião C295 ao serviço da proteção civil    :G-beer2:

 

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Lightning

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #231 em: Setembro 11, 2013, 10:42:43 pm »
Citação de: "chaimites"
A  EMA não foi extinta ainda porque ninguem concorreu ao concurso publico para oprar os  kamov´s e demais meios da EMA.
 
Um dica para debate dos especialistas:
 Nos ultimos dias de Agosto estiveram em operação 56 aeronaves em simultáneo.  

Alguma entidade Publica  ou a FAP  tem capacidade para deter uma frota destas?

A Força Aérea deve ter mais de 100 aeronaves, só F-16 tem quase 40 (é certo que 12 vão ser vendidos mas ainda não foram), o real problema na FAP seria os pilotos, pois a FAP não vai arranjar 56 pilotos a mais de um dia para o outro, só se parassem outras frotas para desviar pilotos...

Citar
Perguntem a quem anda la em baixo no terreno o que prefere: 3 cannadair ou tres kamov´s.

Eu acredito que o Kamov seja com toda a certeza o melhor aparelho para o combate aos fogos. Mas acho que só existem uns 6, (se estiver enganado agradeço que corrijam), no meio desses 56 aeronaves, temos 6 Kamov, e 50 de outros tipos, a minha questão é? Faz o Kamov assim tanta diferença no meio dessas 50 e tal aeronaves?
 

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Lightning

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #232 em: Setembro 11, 2013, 11:59:01 pm »
Voltando ao assunto dos 50 e tal meios aéreos no combate aos fogos, decidi ir ver os Espanhóis, eles não tem tantos meios, tem 17 Canadairs, 4 helicópteros pequenos EC-135 (penso que não leva balde, o site só refere transporte de pessoas) e 6 helicópteros Super Puma/Cougar com balde de capacidade útil de 2100 litros.

http://www.defensa.gob.es/ume/medios/aereos/index.html

Por isso ou eles também alugam helicópteros como nós, ou de alguma maneira operam de maneira diferente de nós e estes meios são suficientes para eles.

Ao ver os meios dos Espanhóis pensei num mundo utópico onde podíamos ter os Kamov que já temos, vinham mais 3 para o Chaimites :(
 

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Get_It

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #233 em: Setembro 12, 2013, 12:32:59 am »
Citação de: "chaimites"
A  EMA não foi extinta ainda porque ninguem concorreu ao concurso publico para oprar os  kamov´s e demais meios da EMA.
 
Um dica para debate dos especialistas:
 Nos ultimos dias de Agosto estiveram em operação 56 aeronaves em simultáneo.  

Alguma entidade Publica  ou a FAP  tem capacidade para deter uma frota destas?
Acho que não!!   meios alugados vai ter que existir sempre!
Nós não estamos (pelo menos eu não estou) a dizer que devíamos colocar todos os meios numa instituição governamental (FAP ou outro afim) e acabar com qualquer contratação de meios privados. A minha opinião é que não devíamos estar a permitir estes monopólios no combate aos incêndios por parte das empresas privadas e, acima de tudo, devíamos era estar a optimizar os meios que são utilizados pelo estado todos os anos e que acabam por também ser necessários durante o resto do ano.

A FAP tem mais que capacidade para deter uma frota dessas. Afinal de contas eles são quem treina um grande número de pilotos que depois vão para o sector privado/civil e também têm uma estrutura completa desde a AFA às esquadras de treino.

No ponto de vista de aeronaves dedicadas ao combate aos incêndios o único senão é a falta de verbas (é fácil, é só reduzir o número de contratos aos privados e aumentar o orçamento da FAP) e a falta de pilotos (é fácil, que tivessem mais cedo colocado a FAP a combater os incêndios que hoje já tínhamos mais pilotos nos quadros). E depois claro: a corrupção-- perdão, a falta de vontade política.

Agora, no ponto de vista de número de aeronaves (essas tais 56) já é mais difícil, mas a FAP teria capacidade de pelo menos de aumentar o seu número actual de aeronaves nos incêndios (mesmo aeronaves com capacidade de descarga de água e transporte de equipas) de 0 para talvez uns 20. Depois os restantes (pelo menos os Kamovs) poderiam ser operados por outra entidade governamental (seja ANPC, força de bombeiros profissional, etc.) e por contratos públicos.

Nesses 56 meios aéreos também estão incluídos os meios não-privados enviados por outros países. Certo?

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

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chaimites

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #234 em: Setembro 12, 2013, 02:34:03 am »
Caro  Lightning
 
 Num Portugal utópico eu compraria 12 helicopteros medios/ pesados para o Exercito e  no verão eles davam uma "asinha"  nos incendios florestais  
 matava-se dois coelhos com uma cajadada.  
Compraria 12 helis medios  para a FAP  para substituir os allouete  e que pudessem carregar um balde  durante o verão.
 Os  Kamov´s e os fire boss  ficavam sob alçada da proteção civil.
 
 O resto das necessidades ficariam a cargo de empresas privadas, mediante concurso publico claro e sem artimanhas.

  Os 56 meios aereos incluiam  os  5 canadairs  tres Franceses e dois Croatas,  o All3 e o C295 da FAP que estiveram a fazer control aereo.
 
  PS1: ja devem ter reparado,  sou  fã incondicional dos Kamov32,  mas não quero  com isso tirar valor  aos Cannadairs. são meios diferentes pensados para actuar em meios diferentes  e na nossa geografia os kamov adaptam-se melhor.
  PS 2: um autentico disparate e desperdicio de dinheiro  colocar meios aereos a combater chamas em mato,   ou a fazer rescaldos...como muitas vezes se vê
 

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chaimites

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #235 em: Setembro 12, 2013, 10:15:01 am »
Sabem, no fundo, eu so lamento uma coisa: que os militares , neste caso  a Força Aerea não tenha a frontalidade ,talvez não o faça por respeito institucional,
 de dizer ao Ministro da Defesa ou ao Minisro da Administração interna:  Nâo! nao combatemos incendios florestais  porque não temos meios ; nao temos orçamento, as nossas   aeronaves não foram pensadas para isso.  
  estamos disponíveis mas precisamos de XXX milhões  xxx aeronaves,  contratar mais N pessoal etc etc!
 
 O Ministro cada vez que fala na FAP para combater incendios florestais  ou esta a gozar com os militares ou não entende patavina do assunto!  
 Pior que tudo é que o povinho com as sucessivas declarações do Ministro  continua a acreditar que as bases estão cheias de aviões parados e militares a dormir á sua sombra.
 

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Charlie Jaguar

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #236 em: Setembro 12, 2013, 12:34:37 pm »
Citação de: "chaimites"
Sabem, no fundo, eu so lamento uma coisa: que os militares , neste caso a Força Aerea não tenha a frontalidade ,talvez não o faça por respeito institucional,
de dizer ao Ministro da Defesa ou ao Minisro da Administração interna: Nâo! nao combatemos incendios florestais porque não temos meios ; nao temos orçamento, as nossas aeronaves não foram pensadas para isso.
estamos disponíveis mas precisamos de XXX milhões xxx aeronaves, contratar mais N pessoal etc etc!

O Ministro cada vez que fala na FAP para combater incendios florestais ou esta a gozar com os militares ou não entende patavina do assunto!
Pior que tudo é que o povinho com as sucessivas declarações do Ministro continua a acreditar que as bases estão cheias de aviões parados e militares a dormir á sua sombra.

Subscrevo na íntegra, infelizmente.


Entretanto, e a respeito deste assunto, retirado do site da FAP.

Citar
No âmbito do apoio à ANPC também a Esquadra 552, que opera o helicóptero ALOUETTE III, efetuou quatro missões de reconhecimento, avaliação e coordenação aérea nos distritos onde deflagraram incêndios, auxiliando o Comando Nacional de Operações de Socorro na tomada de decisão.

Vários meios e unidades militares da Força Aérea encontram-se empenhadas, a pedido da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), no apoio às operações de combate a incêndios florestais na zona norte e centro do país. Este dispositivo desempenhou e encontra-se a efetuar várias missões de apoio à ANPC, desde 21 de agosto, com recurso a aeronaves (ALOUETTE III e C-295M) com características, capacidades e sistemas que possibilitam a observação aérea e visualização estratégica da zona de operações para ações de reconhecimento e de monitorização de zonas de operação, recolha de informação, avaliação de situações e coordenação de meios no terreno, bem como com o empenhamento de uma máquina de rasto, para abertura de aceiros em zonas de díficil acesso.

Também as bases aéreas localizadas em Beja, Sintra, Montijo e Monte Real e o Aeródromo de Manobra Nº1 - Ovar - encontram-se a prestar apoio no reabastecimento e parqueamento de aeronaves nacionais e estrangeiras, como os Canadair franceses, que vieram reforçar o dispositivo da ANPC, bem como na cedência de instalações para descanso das respetivas tripulações.

Para além da ação destas aeronaves e do apoio prestado por estas unidades militares, um helicóptero EH-101 MERLIN efetuou, no dia 29 de agosto, a evacuação médica urgente de um bombeiro ferido, transportado de Vila Nova de Foz Côa para o Regimento de Artilharia Nº5, no Porto, de onde foi encaminhado para o Hospital da Prelada

Alouette III


Alouette III


Evacuação médica EH-101 Merlin


Imagem nocturna registada pelos sistemas do C-295M
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

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chaimites

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #237 em: Setembro 13, 2013, 12:53:40 pm »
Tecnica não utilizada em Portugal:
construção de linhas de contenção e aceiros com recurso a explosivos
mais rapido que buldozers ou sapadores com ferramentas manuais.

 

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Charlie Jaguar

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #238 em: Setembro 14, 2013, 01:44:45 pm »
Assunto um pouco diferente, todavia relacionado com a temática que se discute neste tópico.

Citar
Governo Sócrates responsabilizado por aeródromo de 8 milhões

Por Filipe Morais
publicado em 14 Set 2013 - 05:00

Autarquia candidatou-se à instalação da base da Protecção Civil. Caderno de encargos exigia pista com capacidade para aviões pesados

Foram 8 milhões de euros para aumentar o aeródromo de Ponte de Sor, mas o investimento teve em conta a candidatura à instalação da base aérea da EMA, com os meios aéreos da Protecção Civil, ainda em 2007. O presidente da Câmara de Ponte de Sor, João Taveira Pinto, disse ontem ao i que a dimensão da pista, que pode receber aviões da dimensão do Airbus A320, se devia "ao caderno de encargos, que pedia uma pista com capacidade para receber os aviões pesados de combate a incêndios". "O nosso objectivo não é ter cá passageiros", mas o "governo acabou por não os comprar. O concurso foi lançado ainda com António Costa como ministro da Administração Interna, mas depois ele saiu e o ministro seguinte (Rui Pereira) deixou cair a compra dos aviões. O governo não cumpriu no que respeitava aos aviões de carga, só que as obras da pista já estavam a ser feitas", justifica o autarca, negando que tenha sido uma má despesa pública, apesar de ser explicada no livro "Má Despesa Pública nas Autarquias", que o i referiu ontem.

No concurso de 2007, a avaliação às instalações refere que foi tida em conta a capacidade da pista para a "operação das aeronaves já adquiridas e a adquirir pelo Estado, designadamente os helicópteros médios e ligeiros e os aviões pesados anfíbios". A avaliação procurou ainda "disponibilidade de espaço para a instalação dos serviços de operação e manutenção das aeronaves [...] com os diversos apoios considerados mínimos e indispensáveis a uma operação aérea para seis helicópteros médios, quatro helicópteros ligeiros e dois a quatro aviões pesados". Para isso, o concurso pedia uma placa de estacionamento mínima de 8 mil m2, uma pista com um mínimo de 1500 metros e "infra-estruturas de aeródromo de classe 2C, aprovado pelo INAC". O mesmo documento refere que a pista já tinha então mil metros "onde seria fácil acolher uma extensão até aos 1500 metros e respectiva electrificação".

Portugal tinha comprado, em 2006, seis helicópteros pesados Kamov Ka-32, que entraram ao serviço em 2008. Entretanto, o governo decidiu extinguir a EMA, passando o Estado a alugar helicópteros para combate a incêndios. Este ano, a Autoridade Nacional de Protecção Civil assinou num contrato de aluguer de 25 helicópteros ligeiros com a empresa Everjets, num negócio de cerca de 40 milhões de euros.

João Taveira Pinto garante que, apesar da dimensão, as instalações do aeródromo estão a ser dinamizadas: "Temos de vender o que cá temos. Evoluímos e queremos que aquele seja um espaço-âncora. Já lá temos a base da EMA (Empresa de Meios Aéreos, criada em 2007), a escola de formação e certificação de pilotos e estamos a preparar um campus universitário, que terá cursos relacionados com a Aeronáutica" para cerca de 200 alunos, garantiu. O autarca, em fim de mandato, acrescenta ainda que a Força Aérea já usou aquele aeródromo como campo de treino e que os aviões C-130 já estiveram baseados naquela pista.

 :arrow: http://www.ionline.pt/artigos/portugal/ ... -8-milhoes
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Nuno Bento

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #239 em: Setembro 14, 2013, 03:21:18 pm »
Citação de: "Charlie Jaguar"
Assunto um pouco diferente, todavia relacionado com a temática que se discute neste tópico.

Citar
Governo Sócrates responsabilizado por aeródromo de 8 milhões

Por Filipe Morais
publicado em 14 Set 2013 - 05:00

Autarquia candidatou-se à instalação da base da Protecção Civil. Caderno de encargos exigia pista com capacidade para aviões pesados

Foram 8 milhões de euros para aumentar o aeródromo de Ponte de Sor, mas o investimento teve em conta a candidatura à instalação da base aérea da EMA, com os meios aéreos da Protecção Civil, ainda em 2007. O presidente da Câmara de Ponte de Sor, João Taveira Pinto, disse ontem ao i que a dimensão da pista, que pode receber aviões da dimensão do Airbus A320, se devia "ao caderno de encargos, que pedia uma pista com capacidade para receber os aviões pesados de combate a incêndios". "O nosso objectivo não é ter cá passageiros", mas o "governo acabou por não os comprar. O concurso foi lançado ainda com António Costa como ministro da Administração Interna, mas depois ele saiu e o ministro seguinte (Rui Pereira) deixou cair a compra dos aviões. O governo não cumpriu no que respeitava aos aviões de carga, só que as obras da pista já estavam a ser feitas", justifica o autarca, negando que tenha sido uma má despesa pública, apesar de ser explicada no livro "Má Despesa Pública nas Autarquias", que o i referiu ontem.

No concurso de 2007, a avaliação às instalações refere que foi tida em conta a capacidade da pista para a "operação das aeronaves já adquiridas e a adquirir pelo Estado, designadamente os helicópteros médios e ligeiros e os aviões pesados anfíbios". A avaliação procurou ainda "disponibilidade de espaço para a instalação dos serviços de operação e manutenção das aeronaves [...] com os diversos apoios considerados mínimos e indispensáveis a uma operação aérea para seis helicópteros médios, quatro helicópteros ligeiros e dois a quatro aviões pesados". Para isso, o concurso pedia uma placa de estacionamento mínima de 8 mil m2, uma pista com um mínimo de 1500 metros e "infra-estruturas de aeródromo de classe 2C, aprovado pelo INAC". O mesmo documento refere que a pista já tinha então mil metros "onde seria fácil acolher uma extensão até aos 1500 metros e respectiva electrificação".

Portugal tinha comprado, em 2006, seis helicópteros pesados Kamov Ka-32, que entraram ao serviço em 2008. Entretanto, o governo decidiu extinguir a EMA, passando o Estado a alugar helicópteros para combate a incêndios. Este ano, a Autoridade Nacional de Protecção Civil assinou num contrato de aluguer de 25 helicópteros ligeiros com a empresa Everjets, num negócio de cerca de 40 milhões de euros.

João Taveira Pinto garante que, apesar da dimensão, as instalações do aeródromo estão a ser dinamizadas: "Temos de vender o que cá temos. Evoluímos e queremos que aquele seja um espaço-âncora. Já lá temos a base da EMA (Empresa de Meios Aéreos, criada em 2007), a escola de formação e certificação de pilotos e estamos a preparar um campus universitário, que terá cursos relacionados com a Aeronáutica" para cerca de 200 alunos, garantiu. O autarca, em fim de mandato, acrescenta ainda que a Força Aérea já usou aquele aeródromo como campo de treino e que os aviões C-130 já estiveram baseados naquela pista.

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Tretas de politico.

O Aeródromo está ás moscas mas as obras continuam! A forca aérea não precisa dele, tem Tancos muito perto  com infraestruturas militares com muito  mais capacidade (5 mnt de voo). A realidade foi que o aeródromo foi um lóbi.

Desperdício de $ mais nada não tem qualquer utilidade.