Combate a fogos pela F.A.P.

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Charlie Jaguar

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1650 em: Agosto 18, 2023, 07:26:03 am »
Ex. 87-24669 do US Army. Já tem 36 aninhos
Se estivesse no Porn Hub. Estaria na secção das "Granny's".

36 anitos não dá direito a ficar na secção das MILFs? :mrgreen:




Até que enfim, estava difícil.

Novamente sem FLIR, claro, e também sem o sistema supressor de IR nas tubeiras de escape. Portanto missões de cariz civil, ao contrário do que muitos por aí andaram a alardear. Resta apenas saber se estará dotado de guincho de salvamento do lado direito, ou se a configuração será meramente para transporte de pessoal/transporte de carga suspensa (vulgo, bambi bucket).

Ao que consta vai realizar missões de SAR também.

SAR ainda não estava confirmado, creio eu, mas evacuação médica sim. Mais uma razão então para dotar os Black Hawk com FLIR, um equipamento que no nosso país tem uma verdadeira malapata. ::)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1651 em: Agosto 18, 2023, 09:55:56 am »
Ex. 87-24669 do US Army. Já tem 36 aninhos

UH-60A "N669JH/29801": https://www.helis.com/database/cn/54231/

Pelo que vi neste site, ele andou sempre pelo alabama, logo não foi para nenhuma missão exterior, o que permite concluir que ainda tem pelo menos 20 anos, de boa capacidade
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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luis simoes

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1652 em: Agosto 18, 2023, 11:29:21 am »
Penso que o mesmo vira com guincho nem fazia sentido algum isso nao acontecer...apesar de ser utilizado principalmente no combate as chamas penso que o resto do ano estara alocado a missoes de busca e salvamento e evacuação medica...digo eu...uma vez que há que potenciar o mesmo.. para todo o tipo de trabalho... missao#
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

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PereiraMarques

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1653 em: Agosto 18, 2023, 11:53:10 am »
Se for como nos AW119 Koala o guincho é comprado à parte ...

Aquisição de Guinchos 109-0900-62-205 para os helicópteros AW119   Ajuste Direto Regime Geral   Estado Maior da Força Aérea   Agusta Westland Philadelphia   63.184,30 €   22-05-2021   

https://www.base.gov.pt/Base4/pt/detalhe/?type=contratos&id=7674998
 
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DiogoSU

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1654 em: Agosto 18, 2023, 01:12:34 pm »
Boa tarde,
Alguém sabe em que estado de envio (?) estão os Kamovs que Portugal supostamente iria enviar para a Ucrânia?

Em Outubro passado estavam inertes em Ponte de Sor como nos anos anteriores..

Obrigado.
 

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Charlie Jaguar

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1655 em: Agosto 18, 2023, 01:47:04 pm »
Pelo menos que sejam equipados com tanques externos para descargas de 3.000 litros de água.

Bambi Bucket de 500/600 USG (+/- 2000L de água), nada de depósitos externos como no Firehawk.

« Última modificação: Agosto 18, 2023, 01:49:22 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1656 em: Agosto 18, 2023, 02:38:43 pm »
Boa tarde,
Alguém sabe em que estado de envio (?) estão os Kamovs que Portugal supostamente iria enviar para a Ucrânia?

Em Outubro passado estavam inertes em Ponte de Sor como nos anos anteriores..

Obrigado.

"No sentido inverso e durante a mesma sessão, Helena Carreiras foi ainda interpelada acerca da situação da frota Kamov ex-ANEPC e doada à Ucrânia, ao que a governante respondeu estar o processo de entrega pendente das autoridades ucranianas."
in http://www.passarodeferro.com/2023/07/black-hawks-e-koalas-em-setembro-m2420.html
 

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sergio21699

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1657 em: Agosto 18, 2023, 02:55:44 pm »
Ex. 87-24669 do US Army. Já tem 36 aninhos

É para não destoar dos veículos dos bombeiros que estão no terreno e não haver choques geracionais 😂
-Meu General, estamos cercados...
-Óptimo! Isso quer dizer que podemos atacar em qualquer direcção!
 

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1658 em: Agosto 18, 2023, 05:17:33 pm »


Até que enfim, estava difícil.

Novamente sem FLIR, claro, e também sem o sistema supressor de IR nas tubeiras de escape. Portanto missões de cariz civil, ao contrário do que muitos por aí andaram a alardear. Resta apenas saber se estará dotado de guincho de salvamento do lado direito, ou se a configuração será meramente para transporte de pessoal/transporte de carga suspensa (vulgo, bambi bucket).

Uma opção completamente irracional. Mas ninguém pode pedir que esta gente tome decisões racionais. Seria contranatura para estas criaturas. Isto vai ao arrepio total daquela filosofia de circunstância que eles estão sempre a debitar que é o "multiusos".
Então o normal não seria haver uma frota de helis do exército para transporte, assalto, CSAR, Apoio de fogo, etc. E ao mesmo tempo ter capacidade de transportar um bambi?
Estes helis daqui a 10 anos, alguns já terão quase 50 anos. Mas isto lembra a alguém?

A intenção em responder a Ar sobre combate a incêndios, não resolver nada d efundo. Nada de fundo se resolve, mas sim empurra-se. Patrulhas Tejo ,fragatas VdG, idem
 

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1659 em: Agosto 18, 2023, 07:40:15 pm »
36 anos nas forças desarmadas do tugão equivale à adolescência
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1661 em: Agosto 20, 2023, 11:15:50 am »
O Scramble desta vez, colocou a notícia na secção do military news ao contrário da primeira notícia.

Até que enfim, estava difícil.

Novamente sem FLIR, claro, e também sem o sistema supressor de IR nas tubeiras de escape. Portanto missões de cariz civil, ao contrário do que muitos por aí andaram a alardear. Resta apenas saber se estará dotado de guincho de salvamento do lado direito, ou se a configuração será meramente para transporte de pessoal/transporte de carga suspensa (vulgo, bambi bucket).
Uma opção completamente irracional. Mas ninguém pode pedir que esta gente tome decisões racionais. Seria contranatura para estas criaturas. Isto vai ao arrepio total daquela filosofia de circunstância que eles estão sempre a debitar que é o "multiusos".
Então o normal não seria haver uma frota de helis do exército para transporte, assalto, CSAR, Apoio de fogo, etc. E ao mesmo tempo ter capacidade de transportar um bambi?
Estes helis daqui a 10 anos, alguns já terão quase 50 anos. Mas isto lembra a alguém?
Mais valia reactivar a aviação na GNR e passar a GNR a operar esses meios e realizar essas missões de interesse público. Afinal de contas até tem outra cadeia logística diferente e tudo.

Obviamente se fizessem isso, viria eu para aqui criticar tal coisa, ou não; ia depender do dia da semana. :mrgreen:

Esta é mais uma compra a mostrar o objectivo de não investir nas forças armadas. É uma aquisição que para alguns dos envolvidos foi «é o que se conseguiu fazer», para outros é «Portugal conta com meios próprios de combate a incêndios, somos os melhores» e para o resto «é exactamente assim que deve ser, cada vez menos meios e cada vez mais com capacidades limitadas e de cariz civil; aos poucos, aos poucos acaba-se com a parte "Forças Armadas" que tanto chateiam».

Ao que consta vai realizar missões de SAR também.

SAR ainda não estava confirmado, creio eu, mas evacuação médica sim. Mais uma razão então para dotar os Black Hawk com FLIR, um equipamento que no nosso país tem uma verdadeira malapata. ::)
Está como gostamos. Tal como o Koala. Tal como o Alouette III antes deles. Já serve para o SAR costeiro à Portuguese, largar água e como táxi. Mas pelo menos este já é bimotor.

A Marinha devia era ter aproveitado e também adicionado o esquema day glow aos Lynx. Assim ficavam a combinar.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

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Red Baron

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1662 em: Agosto 20, 2023, 01:37:16 pm »
Ex. 87-24669 do US Army. Já tem 36 aninhos
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36 anitos não dá direito a ficar na secção das MILFs? :mrgreen:




Até que enfim, estava difícil.

Novamente sem FLIR, claro, e também sem o sistema supressor de IR nas tubeiras de escape. Portanto missões de cariz civil, ao contrário do que muitos por aí andaram a alardear. Resta apenas saber se estará dotado de guincho de salvamento do lado direito, ou se a configuração será meramente para transporte de pessoal/transporte de carga suspensa (vulgo, bambi bucket).

Ao que consta vai realizar missões de SAR também.

SAR ainda não estava confirmado, creio eu, mas evacuação médica sim. Mais uma razão então para dotar os Black Hawk com FLIR, um equipamento que no nosso país tem uma verdadeira malapata. ::)

Estes foram pagos pelo PRR, para o combate a incêndios.

Para a FAP o mais importante é a formação de pilotos e mecânicos paga pelo estado. ;D
 

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PJviana

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1663 em: Agosto 20, 2023, 10:22:37 pm »
 

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luis simoes

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1664 em: Agosto 20, 2023, 11:08:33 pm »
Para quem aqui so dizia que  é velho e tal estou agradado com o que vi...praticamente estes vêem com sistemas modernos de navegação, com telas digitais e garmin...portanto a nivel de comunicações nao sei que ira ter mas penso que será um heli capaz...para desempenhar as missoes para o qual está destinado....muito bem.
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.