ForumDefesa.com

Forças Armadas e Sistemas de Armas => Marinha Portuguesa => Tópico iniciado por: Cabeça de Martelo em Agosto 18, 2007, 05:26:49 pm

Título: Mergulhadores-Sapadores
Enviado por: Cabeça de Martelo em Agosto 18, 2007, 05:26:49 pm
Já aqui li algumas opiniões sobre os nossos MS, venho com a criação deste tópico colocar no mesmo sitio toda uma série de textos/reportagens acerca desta unidade/especialidade tão pouco falada.
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Agosto 18, 2007, 05:33:25 pm
Citar
Mergulhadores da Armada

100 Anos de História

Decorrem este ano as comemorações do primeiro centenário da existência dos Mergulhadores da Armada. Foi, com efeito, no dia 28 de Dezembro de 1899, que Sua Alteza Real o Rei D. Carlos I aprovou o Regulamento para a Escola e Serviço de Torpedos que contemplava onze classes de pessoal. A oitava classe referia-se a "Natação e Mergulhador". Embora, já desde o século XVI existissem relatos de actividades militares com nadadores subaquáticos portugueses (ver Revista da Armada – Fevereiro 99), é apenas a partir desta data que os Mergulhadores surgem enquanto classe da Armada.

COMEMORAÇÕES DOS 100 ANOS DOS MERGULHADORES DA ARMADA

No dia 25 de Setembro de 2000, realizou-se, no Cais de Honra da Base Naval de Lisboa, a cerimónia comemorativa dos 100 anos dos Mergulhadores da Armada, presidida pelo Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, que na ocasião condecorou os Mergulhadores da Armada com a Medalha de Ouro de Serviços Distintos.

Foi efectuada uma demonstração de algumas das capacidades operacionais dos mergulhadores: inactivação de um "volume suspeito" de conter um engenho explosivo; recolha e projecção em território hostil por helicóptero de mergulhadores equipados com equipamento de mergulho de circuito fechado, no contexto de uma operação Covert de reconhecimento e sabotagem; projecção de uma equipa de mergulhadores a partir de lancha rápida, com o objectivo de efectuar reconhecimento de praia e destruição de obstáculos tendo em vista o desembarque de uma força anfíbia.

Esteve, também, patente no Cais de Honra da Base Naval de Lisboa uma exposição de material actualmente utilizado pelos Mergulhadores.
 


 Medalha de Ouro de Serviços Distintos atribuída à Escola de Mergulhadores.
 Assinalando o evento, foi descerrada pelo Almirante CEMA uma placa alusiva no edifício do Serviço de Mergulho a que se seguiu o almoço.

Ainda no âmbito destas comemorações realizou-se, no dia 30 de Setembro, um encontro dos Mergulhadores da Armada e famílias, que contou com a presença do Segundo Comandante Naval, Contra-Almirante Silva da Fonseca, em representação do Comandante Naval.O encontro decorreu na Herdade das Argamassas em Campo Maior, gentilmente cedida pelo Comendador Rui Nabeiro para o efeito.
 
Porquê Campo Maior?

Os últimos 100 anos dos mergulhadores foram passados junto ao mar, com umas incursões pelos rios, barragens, lagoas e albufeiras.

Quando pensámos em realizar esta festa sentimo-nos "molhados", razão pela qual optámos por celebrar o evento numa região de "sequeiro" e desta forma homenagear todo o interior do país, pela forma calorosa como recebe os mergulhadores nas suas missões.

Assim, descobrimos a região do Alto-Alentejo para a realização da comemoração.

Os mergulhadores responderam positivamente a esta comemoração que contou com a presença de 248 pessoas entre mergulhadores do activo, reserva, reforma, civis e cerca de 60 senhoras e crianças com o seguinte programa : Missa em homenagem aos mergulhadores já desaparecidos, celebrada pelo Capelão Costa, aperitivos e almoço que decorreu com música ao vivo executada por dois conjuntos, durante a tarde realizou-se um torneio de tiro aos pratos, uma garraiada e visita ao museu do café, seguiu-se o jantar com o respectivo acompanhamento musical, show de sevilhanas e para terminar um trio de cavaquinhos "made in" Mergulhadores da Armada.

Foi uma ocasião para o encontro e reencontro de várias gerações de mergulhadores, em ambiente de sã confraternização e salutar espírito de corpo.

Durante o mês de Outubro esteve patente ao público no museu do café em Campo Maior uma exposição de material de mergulho que obteve assinalável êxito junto da comunidade local, nomeadamente as escolas, normalmente arredada deste tipo de actividades.

A afluência à exposição ultrapassou as nossas melhores expectativas cifrando-se o número de visitantes acima das 1500 pessoas.
 
HISTORIAL

Ao longo deste último século, várias foram as transformações ocorridas no seio desta especialidade a nível orgânico; como mais relevantes, salientam-se:

 
 · em 1913, a promulgação das "Disposições relativas ao Serviço dos Mergulhadores da Armada", primeiro regulamento digno desse nome;

 · em 1949, a criação na Direcção do Serviço de Submersíveis de uma "Secção de Mergulhadores e Salvação" destinada à instrução de mergulhadores militares e civis;

 · em 1959, a criação de diferentes categorias de mergulhadores: Sapadores, normais e Vigias;

 · em 1964, a criação das unidades de Mergulhadores-Sapadores;

 · em 1966, a criação da Secção nº1 de Mergulhadores-Sapadores, atribuída ao ex-Comando de Defesa Marítima da Guiné;

 · em 1973, a criação dos Destacamentos de Mergulhadores-Sapadores nºs 1 e 2, e da Escola de Mergulhadores;

 · em 1994, a extinção do Centro de Instrução de Minas e Contramedidas com a consequente transferência de responsabilidades da instrução na área da inactivação de engenhos explosivos para a Escola de Mergulhadores.

Num contexto especificamente técnico, pode dizer-se, em termos genéricos, que a história dos Mergulhadores da Armada acompanhou a evolução científica e tecnológica na área do mergulho; assim, podemos distinguir quatro períodos:

1. Mergulho com escafandro clássico – equipamento semi-autónomo, vulgo "cabeçudo". Neste equipamento o ar é fornecido ao mergulhador a partir da superfície.

2. Mergulho com equipamento autónomo. O mergulhador transporta consigo a reserva de ar numa garrafa metálica.

3. Mergulho com equipamento de circuito fechado utilizando oxigénio puro. Este é um tipo de equipamento especialmente concebido para uso militar; o seu funcionamento em circuito fechado evita a libertação de bolhas para a superfície, permitindo assim uma maior discrição, ideal para ataques de sabotagem a navios ou instalações portuárias.

4. Mergulho com equipamento de circuito semi-fechado utilizando misturas gasosas de azoto e oxigénio diferentes do ar atmosférico. Este tipo de equipamento destina-se essencialmente ao mergulho profundo e à guerra de minas.

Salienta-se, como factor marcante neste historial, na passagem da segunda para a terceira fase, o advento do conflito militar nas ex-colónias ultramarinas, nomeadamente na Guiné, que levou ao alargamento do emprego dos mergulhadores a um âmbito especificamente militar.

Refira-se, ainda, que todos os tipos de equipamentos de mergulho acima descritos são actualmente utilizados pelos Mergulhadores da Armada, se bem que em modelos mais modernos.
 
MISSÕES E TAREFAS

A actividade dos Mergulhadores pode situar-se em dois contextos: tempo de paz e tempo de crise ou conflito.

Em Tempo de Paz:

· Execução de vistorias e trabalhos subaquáticos nas obras vivas de navios de guerra e em infraestruturas portuárias.

· Coordenação e execução de operações de salvamento marítimo, designadamente a recuperação de navios ou objectos no fundo do mar.

· Remoção ou destruição de obstáculos naturais ou artificiais que constituam perigos para a navegação.

· Colaboração com organismos civis em diversas situações:

· Protecção Civil;

· Combate a actividades ilícitas, nomeadamente tráfico de estupefacientes.;

· Estudos científicos: hidrografia e oceanografia;

· Fiscalização de actividades económicas de exploração marítima;

· Arqueologia subaquática;

· Colaboração com o Hospital da Marinha na realização de tratamentos em câmara hiperbárica para diversas patologias: doença de descompressão, intoxicação por gases tóxicos, gangrenas, etc. Este serviço é único em Portugal.

· Inactivação de engenhos explosivos na área de responsabilidade da Marinha, nomeadamente no mar e na orla costeira.

· Participação em operações de salvamento de submarinos.

· Formação de mergulhadores militares e civis profissionais (única escola no país).

Em Tempo de Crise ou Conflito:

· Inactivação de engenhos explosivos nas obras vivas de navios de guerra e mercantes;

· Reconhecimento e limpeza dos locais de desembarque de forças anfíbias;

· Realização de acções de sabotagem em unidades inimigas situadas no mar, orla marítima, acessos fluviais e instalações portuárias;

· Participação na limpeza de portos e canais de acesso, designadamente destruição e/ou remoção de minas e destroços;

· Reparação / recuperação de navios acidentados ou danificados em combate.
 
Assiste-se actualmente ao início de uma nova fase com o reequipamento dos Mergulhadores da Armada, no âmbito do mergulho militar e da salvação marítima, sendo de destacar a futura capacidade de intervenção até aos 90 metros de profundidade.
 
Os cenários previsíveis do futuro apontam para um acréscimo da actividade dos mergulhadores:

· Previsivelmente a guerra de minas será centrada na costa, desde as águas pouco profundas até aos 90 metros, desempenhando os mergulhadores um papel fundamental, em virtude de constituírem actualmente a única capacidade neste campo na nossa Armada;
 

Recolha de equipa de mergulhadores por um submarino após missão de reconhecimento em território hostil.
 
A evolução tecnológica de equipamentos e ferramentas adaptados ao mergulho de salvação marítima e trabalhos subaquáticos permite prever a realização com sucesso de reparações nas unidades navais que até à data só seriam possíveis de efectuar a seco, com os inerentes acréscimos de custo, tempo e ocupação de infraestruturas;

· Com a capacidade de mergulhar até aos 90 metros alarga-se a possibilidade de realização de missões de busca e salvamento e salvação marítima, nomeadamente mergulho de intervenção no âmbito do salvamento de submarinos.
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Agosto 18, 2007, 05:36:37 pm
Citar
Certificação de Mergulho Profundo

Os Mergulhadores da Armada Atingem os 81 Metros

Um longo e cuidadoso processo foi iniciado com a recepção de uma câmara hiperbárica contentorizada, que permite não só efectuar pressurizações até 50 metros como também tratamento hipérbárico com oxigénio e de cinco equipamentos de mergulho profundo autónomo, que funcionam em circuito semi – fechado utilizando duas misturas gasosas (hélio e oxigénio) e (azoto e oxigénio), produzindo ele próprio a mistura respirável.
 

Depois da fase de aquisição de material seguiu-se a de formação especifica com a frequência do “Clearence Diving Officers Course”, no Canadá, por dois oficiais mergulhadores, possibilitando avançar com o Plano de  Certificação de Mergulho Profundo (PCMP) e assim dotar a Marinha de mergulhadores com a capacidade de alcançar os 81 metros.

O PCMP prevê, numa primeira fase, o treino de procedimentos de emergência, descompressão, manuseamento e operação de equipamento que não excendam os 40 metros e, numa segunda fase, alcançar três patamares em profundidade: 45, 60 e 69 metros, após o que a equipa fica apta a operar á profundidade maxima de 81 metros.

Assim, no período de 4 a 11 de Dezembro de 2003, um oficial, dois sargentos e oito praças pertencentes aos Destacamentos de Mergulhadores Sapadores deram inicio ao primeiro PCMP realizado em Portugal, o qual decorreu ao largo de Sesimbra com o apoio do N.R.P. “Baptista de Andrade”, onde estava embarcada uma equipa médica constituída por um oficial médico e um sargento enfermeiro, além da câmara hiperbárica atrás citada.
 

Nos dias 4 e 5 realizaram-se os três primeiros mergulhos á profundidade de 45 metros. Nestes dois dias também se treinou e testou a interacção entre mergulhadores e os meios envolvidos na operação de mergulho, nomeadamente navio e câmara hiperbárica.

Nestes termos foi possivel certificar a equipa de mergulho da operacionalidade e rapidez de execução dos procedimentos em caso de acidente e durante a realização dos dois tipos de descompressão quando da vinda á superficie:
 

Preparando o equipamento.
 

na água e na câmara hiperbárica, tendo este tipo sido essencial, mais tarde, na realização dos mergulhos a 81 metros, pois reduziu o tempo de permanencia na água dos mergulhadores.

Posteriormente, nos dias 8 e 10, foram efectuados dois mergulhos a 60 metros e um mergulho a 75 metros e finalmente no dia 11 de Dezembro de 2003, cerca das 1042 horas, uma equipa de mergulhadores da Armada alcançou, pela primeira vez, de uma forma perfeita a profundidade dos 81 metros. Este mergulho teve a duração total de 1 hora e 17 minutos, com 10 minutos de tempo de fundo e o restante gasto na descompressão. Nesse dia foi ainda realizado mais um mergulho á mesma profundidade.
 

Em mergulho profundo.
 Cumprindo  o PCMP, uma equipa de sete mergulhadores dos Destacamentos dos Mergulhadores Sapadores ficou apta e adestrada a operar á profundidade de 81 metros, a máxima estabelecida pela doutrina interna dos países NATO utilizadores da mesma tecnologia.
 

Sendo os mergulhadores da Armada, a única capacidade Contra Medida de Minas (MCM) da Marinha em Very Shallow Waters e Shallow Waters e agora também em Deep Waters, poderão, num futuro próximo, embarcar uma equipa na força NATO MCM.

As capacidades técnicas e operacionais do equipamento agora adquirido permitirão desenvolver tarefas, não só no ambito da Guerra de Minas, como também em missões de Salvação Maritíma. Neste cenário incluem-se as operações de mergulho quando conjuntas com Forças Policiais, particularmente na busca e recolha de narcóticos ou em outro tipo de operações de resgate.
 

(Colaboração dos Mergulhadores da Armada)


http://www.marinha.pt/extra/revista/ra_ ... ag_11.html (http://www.marinha.pt/extra/revista/ra_fev2004/pag_11.html)
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Agosto 18, 2007, 08:44:27 pm
Fotos: http://www.pbase.com/jprata/mergulhadores (http://www.pbase.com/jprata/mergulhadores)


 :wink:
Título: Bom
Enviado por: zocuni em Agosto 18, 2007, 10:01:34 pm
Tudo bem,

Sem dúvida um tópico muito pertinente.Esses homens muitas vezes esquecidos na nossa Armada.Parabens pela lembrança.

Abraços,
Título:
Enviado por: Lightning em Agosto 18, 2007, 11:14:45 pm
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Em Tempo de Crise ou Conflito:

· Reconhecimento e limpeza dos locais de desembarque de forças anfíbias;


A duvida que pus no topico dos fuzileiros sobre quem faz o reconhecimento às praias antes de um assalto anfíbio está aqui respondida :wink:
Título: Video
Enviado por: zocuni em Agosto 18, 2007, 11:47:18 pm
Tudo bem,

Desculpem colocar aqui dois videos um pouco fora do contexto,pois não são dos mergulhadores da Armada,mas penso ser interessante por estimular nosso imaginário,sobre submarinos afundados.Trata-se de um submarino alemão(u-35),que afundou na costa algarvia.Tem imagens espetaculares.

Parte 1
http://br.youtube.com/watch?v=0au-GEjeXJU


Parte 2
http://br.youtube.com/watch?v=cvyHHvyLJ4U&mode=related&search=


Abraços,
Título:
Enviado por: Ricardo em Maio 05, 2008, 07:56:02 pm
Artigo da Revista da Armada:

http://www.marinha.pt/extra/revista/ra_ ... ag_22.html (http://www.marinha.pt/extra/revista/ra_mai2008/pag_22.html)
Título:
Enviado por: fuzo 90 em Maio 05, 2008, 10:42:41 pm
Citação de: "Lightning"
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Em Tempo de Crise ou Conflito:

· Reconhecimento e limpeza dos locais de desembarque de forças anfíbias;

A duvida que pus no topico dos fuzileiros sobre quem faz o reconhecimento às praias antes de um assalto anfíbio está aqui respondida :wink:

sem desprimor algum para com os mergulhadores da Armada, em cenário de guerra o reconhecimento dos locais de desembarque será uma missão mais indicada para os DAE, que tambem fazem mergulho, e treinam essas missões
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg255.imageshack.us%2Fimg255%2F6875%2Fpict0093vg3.th.jpg&hash=70c91e4eb0e4b407fd80a79853d12340) (http://http)
Título:
Enviado por: PereiraMarques em Maio 20, 2008, 04:40:47 pm
Citar
Um dia com…os Mergulhadores

 
Vindos da Base Naval de Lisboa em dois botes, já com os seus fatos de mergulho envergados, e numa viatura têm o seu ponto de encontro no cais avançado de Alcântara. Amanhã, sabemos pelo número de cabeços abrangidos, que aí atracará uma unidade naval de significativas dimensões, duma Marinha de Guerra estrangeira o que pode aconselhar, além de outras acções, uma inspecção ao cais.
 

Quando a viatura chega, já os equipamentos estão verificados e de imediato começa o Briefing às três equipas, sempre constituídas, por razões de segurança mútua, em acção real ou de formação, por dois mergulhadores. Na presença do oficial e do enfermeiro, o supervisor indica então as secções onde, em 50 minutos e aproveitando o estofo da maré, verificarão, por apalpação, livres de minas ou engenhos explosivos, os pilares do cais (duas filas), até à profundidade de 16 m.

Perguntados se “Estão todos a sentir-se bem?” cada equipa enverga no local de mergulho os seus equipamentos, apertam os cintos de pesos, cumprem os últimos procedimentos e já de barbatanas calçadas, um munido de uma lanterna e outro de um profundímetro, aguardam que os dois botes de apoio, ostentando já a bandeira “Alfa” (mergulhadores na água) se aproximem e à voz de saltar, um de cada vez e de frente para o cais, serão lançados os cronómetros.
 

Ao sinal da mão confirmando tudo em condições, as toucas desaparecem no fundo perdendo-se de vista a luz da lanterna que servirá de referência ao mergulhador do profundímetro até que, com vindas de controlo à superfície, é concluída a inspecção sendo então içados os equipamentos e depois ajudados a subir.

Antes mesmo de começar esta faina já se havia entrado em contacto com a Polícia Marítima (PM) que vigiará no mar (uma lancha) e em terra (pessoal) o perímetro de segurança. No dia seguinte, o navio de guerra estrangeiro poderá atracar em segurança!
 
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.marinha.pt%2Fextra%2Frevista%2Fra_mai2008%2Fpag22_1.jpg&hash=c4f6f2019a3a9ac96d2b6d95c014bdf3)
O Briefing.
 
Semelhantes missões podem ocorrer em terra, como foi o caso duma vistoria IEE (Inactivação de Engenhos Explosivos) ao Museu de Marinha que, por ocasião de um jantar oficial, congregou, pelas 0700 da manhã, equipas do Destacamento de Mergulhadores Sapadores n.º 1 (DMS1) e dos Fuzileiros que, no Pavilhão das Galeotas, inspeccionaram os mais recônditos lugares a par da busca de explosivos feita pelos cães da Equipa cinotécnica. À Polícia Naval, coube depois o controlo do espaço e à PSP a interdição de estacionamento.
 
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.marinha.pt%2Fextra%2Frevista%2Fra_mai2008%2Fpag22_2.jpg&hash=bedbb7fdfbe5ea64cb91dc7d4b9dcffc)
Segurança do lado do mar.
 

A panóplia de missões do DMS1, consignado às estritamente militares, é no entanto muito mais vasta e implica um continuado treino.

É o caso do Mergulho de Combate com garrafas de oxigénio puro para, em circuito fechado, se assegurar a total discrição da operação e em que o par (um segurança do outro) é constituído por um navegador dotado de uma agulha magnética (ou de um GPS estanque) e de um profundímetro e pelo portador do equipamento adequado à missão.

Estas podem ser de antecipação de desembarque de forças anfíbias para estudar o corredor marítimo - fundos, correntes, ondulação, rebentação - e/ou terrestre – obstáculos naturais e artificiais.

Feitos os testes, assegurada agora a total substituição, nos pulmões, do ar pelo oxigénio puro fazem um sinal (indicador colado ao polegar) e mergulham de costas, um após o outro se, claro estiverem a ser projectados de um bote pois poderão sê-lo de um helicóptero ou, mais secretamente, de um submarino.

Na água apenas o navegador pode vir à superfície para, emerso apenas até aos olhos, determinar, com toda a discrição, o rumo da progressão, imagine-se as enormes barbatanas a badanar à superfície!

Periódicas correcções ao rumo originarão o mesmo cauteloso procedimento.

Outra missão típica, de que os “Homens de Ferro em Navios de Madeira” dos nunca esquecidos Draga-Minas tanto e tão justificadamente se orgulhavam é a de detecção e inactivação de minas. Voltou-se à era dos Caça-Minas que em águas controladas marcam as minas mas que noutras cedem o passo a equipas de mergulhadores.

Agora o mergulhador portador opera um pequeno sonar estanque cujo feixe, num sector de 60º, lhe permitirá detectar todo o tipo de minas que o navegador irá, sozinho, identificar e eventualmente inactivar ou destruir deixando-lhe uma carga que em segurança farão detonar.

Nas instalações em terra, depois de recordarmos o fato com que há 107 anos arrancaram os nossos mergulhadores, cujo capacete (o “cabeçudo”) é ainda o emblema da sua especialidade (letra “U”), visitamos a oficina onde os diversos tipos de equipamentos são devidamente acompanhados.
 

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.marinha.pt%2Fextra%2Frevista%2Fra_mai2008%2Fpag22_3.jpg&hash=877d0cb6ae908f34b211e04d2e8e9768)
Acabados de mergulhar.

 No mais sofisticado, oxigénio e hélio, em depósitos esféricos e iguais, são misturados e a mistura, monitorizada automaticamente numa célula electrónica estanque, enviada para um saco “pulmão” e respirado através de uma máscara facial. Como se pretende que sejam integralmente furtivos a expiração segue para um outro “pulmão” e depois de filtrada do vapor de água e do CO2, é o sobrante oxigénio reconduzido ao primeiro “pulmão”, aumentando assim a autonomia do mergulhador.
 

Se se exceder a capacidade do “pulmão” de expiração, uma válvula poderá aliviá-lo, daí o designar-se este equipamento de circuito semi-fechado.

Caso a mistura não proporcione as desejáveis condições, uma luz verde, no interior dos óculos, passará a vermelho e se em 15 segundos não normalizar deverá vir à superfície.

O equipamento está calibrado para os 81 m uma vez que não tem efeito útil no casco dos navios o rebentamento de minas fundeadas a mais de 80 m. Equipamentos para 300 m normalmente não interessam aos objectivos militares-navais.
 
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.marinha.pt%2Fextra%2Frevista%2Fra_mai2008%2Fpag23_1.jpg&hash=2f0647038256f230272ae5a1c974acd4)
Instruções em torno de uma mina de contacto.
 
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.marinha.pt%2Fextra%2Frevista%2Fra_mai2008%2Fpag23_2.jpg&hash=8d0d865d62909feef4771578662bb5a8)
Rebentamento de uma mina.
 

 Outro equipamento semelhante usa uma mistura de oxigénio e azoto a débito constante de fluxo regulável, crescente com a profundidade, sendo as garrafas esféricas previamente carregadas para uma dada cota negativa devidamente assinalada (vermelho para a faixa dos 42m). O bocal, neste tipo, é independente da máscara.

O primeiro tipo exige um certo número de testes utilizando um painel portátil relativamente complexo enquanto o segundo apenas impõe a verificação do fluxo e das pressões de cada uma das garrafas através de simples manómetros.

Nesta oficina, onde nenhuma ferramenta pode estar contaminada de óleo, dá-se ainda assistência aos sistemas hiperbáricos de ar comprimido.

Aqui está, ainda operacional e privativa da esquadrilha, a primeira câmara hiperbárica que houve no país (a segunda, no Hospital de Marinha) e ao lado, numa torre especial, o, já há muito desactivado, tanque «Davis» para o treino de evacuação de submarinos, mais uma peça museológica a… preservar.

Ao DMS2 cabem missões de dupla aplicação que tem sido sempre apanágio da nossa Armada. De facto é a face visível da actividade dos Mergulhadores que por regra cultiva a discrição. São convocados para vistorias, para identificação de causas de anomalias e eventualmente da sua reparação, ou em situações tão trágicas como a da ponte de Entre-os-Rios que, pela TV, pudemos, em 2001, acompanhar.

O número de solicitações do exterior, sem descurar o serviço naval, é de tal modo elevado que o pessoal deste Destacamento é substancialmente mais numeroso que o do DMS1.

Economias significativas podem resultar, em termos financeiros directos e, indirectamente, operacionais. Notada uma anomalia numa fragata foi pedida uma inspecção e usando-se uma câmara vídeo dotada de um foco luminoso, detectou-se uma racha no robalete dum dos bordos que, retorcido, já originara a ruptura da soldadura ao longo de cerca de cinco metros da aresta das suas duas faces, com a perda do óleo anticorrosivo que o preenche.

 Para se ter uma ideia, estes robaletes, ou quilhas estáticas de balanço, a 2 m de profundidade, por ante a vante dos lemes de balanço (os primeiros navios da Marinha de Guerra a possuírem-nos porquanto na nossa Marinha já alguns paquetes, hoje desaparecidos deles dispuseram), têm cerca de 8 metros de largura e 2 de comprimento e uma secção isósceles com a sua base no costado.

Ora, tal exigiria uma entrada em doca seca que teria de estar disponível, implicando o seu custo e o daquela específica reparação, e a imobilização de um navio operacional o que poderia, eventualmente, implicar a convocação doutra unidade naval ou, pior, impedir-nos de honrar compromissos assumidos internacionalmente. É aí que as capacidades do DMS 2 dão resposta cabal.

Mergulhada, à amurada, uma plataforma em grade de ferro e, com ela os necessários mergulhadores, envergando os seus fatos, os equipamentos adequados (circuito aberto com ar comprimido) e fortemente lastrados (três cintos de pesos e botas com solas de chumbo) irão, vídeo monitorizados (visibilidade inferior a 50 cm!!!), munidos de grampos e de “alicates” de soldadura, repará-lo em 22 horas, incluindo fim de semana, com a incontabilizável disponibilidade de quem tem por divisa “In Aqua Optimi”. Claro que em fabricos gerais do navio esta reparação será então reformulada…

Nada disto se alcança sem uma formação demorada e exigente a partir de concursos para voluntários lançados entre praças, sargentos e oficiais da Armada (classe de Marinha) e que para estes constitui uma especialização.

Ultrapassados exames médicos especiais seguem uma formação, que no caso das praças é de 10 meses, por etapas, sendo uma parte teórica (inglês, informática…) ministrada na Escola de Tecnologias Navais (ETNA), outra, teórica e prática, na Escola de Mergulhadores (EMERG), onde se poderão familiarizar com procedimentos no âmbito da inactivação de engenhos explosivos, a par de uma sólida preparação física desenvolvida durante a fase de aprendizagem de utilização dos vários equipamentos e técnicas de mergulho adoptados na Armada.

Um dos Cursos a decorrer irá fazer, a nascente do pontão do Arsenal, a sua primeira prova de mar após terem já feito a adaptação ao equipamento em piscina.

Seguem em três botes e depois de ensaiados os seus equipamentos de circuito fechado (oxigénio puro) e feito o briefing do exercício espera-os um percurso de seis bóias (900 m) a ser feito a uma profundidade não superior a 7 metros e a intervalos de tempo previamente calculados em função de n factores.
 

No local do mergulho, envergados os equipamentos com todo o profissionalismo, cumpridos os últimos procedimentos (transição do ar para o oxigénio) os pares, como já vimos mas agora ligados entre si, pelos antebraços, por um cabo de três metros e, tratando-se de um exercício, assinalados por um arinque laranja (7 m, cota limite), quando prontos... Bom, tudo exactamente como já vimos incluindo o lançamento do cronómetro para medir os intervalos e o tempo máximo de 50’.
 
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.marinha.pt%2Fextra%2Frevista%2Fra_mai2008%2Fpag23_3.jpg&hash=5b938efc463aefa4c543e96b29e1f5a1)
Inspecionando um veio e respectivo hélice.
 
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.marinha.pt%2Fextra%2Frevista%2Fra_mai2008%2Fpag23_4.jpg&hash=dcfbf9e0d7e86835f6b6ac2560d5da79)
Cortando um cabo de massa armadilhado num veio.

Poderá, o navegador, fazer as discretas correcções de rumo que entender até 10 m de cada bóia pois dentro desse raio serão já sujeitos a um critério de validação (tempo e distância ao alvo) adequado à visão no local e à fase do curso.

O surgimento intempestivo dum aluno acometido duma violenta dor num dente aparentemente são, originou, do Serviço de Saúde da Esquadrilha de Submarinos, a pronta intervenção de um estomatologista naval.
 

Em fim de curso, quatro mergulhadores e de dois fuzileiros (engenhos explosivos convencionais terrestres) vão, na Ponta dos Corvos, proceder a um exercício preparatório do que realizarão no Campo de Tiro (real) de Alcochete, de inactivação de engenhos explosivos.

Aí se concentram, além dos respectivos instrutores e um enfermeiro, duas viaturas da Escola e uma dos Bombeiros da Base Naval prontos a intervir em caso de incêndio.
 

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.marinha.pt%2Fextra%2Frevista%2Fra_mai2008%2Fpag24_1.jpg&hash=64ec3346b6725a0fd98046c660aaa18b)

Neste caso e à semelhança do que já vimos, um fica em observação e o outro é quem avança, identifica o engenho a inactivar para na retaguarda estudar, com a equipa, todas as circunstâncias (incluindo os efeitos colaterais) consultando, sempre, numa publicação NATO a informação recolhida e a orientação recomendada.

Cada equipa ocupar-se-á de um dos três meios de inactivação adequados ao tipo de engenhos que lhe calhou; uma bomba de avião de 50 kg e granadas reais, de morteiro, uma de 120 mm (“esquecida” com os cartuxos de propulsão) e outra de 60 mm.

A “chave” não é mais que um adaptador que, montado  na espoleta da bomba, a desenroscará de forma violenta e instantânea através de um torniquete movido por dois cartuchos propulsores rigorosamente iguais e que um elástico puxará para fora do corpo da bomba.

Um tripé elementar suportando um cone invertido cheio de explosivo plástico e um banal detonador, concentrará o efeito explosivo num ponto que deverá ser dos mais frágeis da granada de 120 mm, provocando a detonação parcial da sua própria carga.

A “cunha” poderá não ser mais que um mero cilindro de um aço muito especial que será disparado de uma pequena “peça”, o “Dearmer”, com cerca de um palmo e numa direcção tal que, decepando a espoleta, interrompe o alinhamento e a respectiva sequência da cadeia de fogo da granada de 60 mm.

Se cada meio exige, em treino, cuidados especiais ponha-se no caso de se estar numa situação real menos… conhecida.

Aspectos comuns são a preparação, a distância, dos circuitos eléctricos (instalação, eliminação da electricidade estática, verificação da continuidade eléctrica…) estendidos os cabos, sem cocas, entre o respectivo detonador e o abrigo donde estes serão iniciados.

Verificado o acerto das intervenções é o momento de se recolher ao abrigo, sem primeiro se ter colocado duas bandeiras vermelhas e ainda mais longe duas sentinelas e de no local, um aluno em formação apitar três vezes e gritar «Fogo!» em  três direcções ortogonais, antes de se abrigar.

Através de três minúsculos janelos observamos sequencialmente, após a respectiva autorização, as três “detonações” que os veteranos reconhecem logo terem sido parciais ou totais.

Avançam então os instrutores e considerada a segurança são então convocados os alunos e observam-se os resultados. Depois de um brevíssimo defriefing escolhe-se a cratera, “Pit”, onde se procederá a partir do abrigo, por simpatia, á aparatosa destruição dos despojos activos.

Há, então, que recolher estilhaços em torno do local da detonação e ainda, com todo o grupo em linha, “varrer” o terreno a fim de recolher pedaços de ferro altamente cortantes que serão depositados em local próprio.
 
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.marinha.pt%2Fextra%2Frevista%2Fra_mai2008%2Fpag24_2.jpg&hash=bc4c78ab76129fb576e25be3e271e6a1)
Pronto a descer ao tanque.
 
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.marinha.pt%2Fextra%2Frevista%2Fra_mai2008%2Fpag24_3.jpg&hash=3efd234491a00279536e990cc6de924f)
Soldando mergulhado no tanque.
 

No entanto uma das actividades mais importantes da Escola tem a ver com o serviço público que a Armada presta e que se trata da formação de Mergulhadores Profissionais. A frequentar o Curso de 3ª classe que, além da teoria, consta da prática de mergulho com ar comprimido e outras misturas gasosas, de corte e soldadura (depois de aprendidos em seco) em infraestruturas subaquáticas e plataformas flutuantes, devidamente aprendidas em tanque próprio, estavam dois elementos da Polícia Marítima e seis civis do Continente e Regiões Autónomas.

Estes cursos, abertos a indivíduos dos 18 aos 40 anos, permitem, vencidos os exames médicos anuais e os cursos de 3ª, 2ª, e 1ª classes e de Mergulhador-chefe, a progressão na carreira de Mergulhador Profissional nas empresas e entidades públicas que os contratam.

A Escola de Mergulhadores da Armada, nas águas cada vez mais turvas dos rios que desaguam no nosso mar, o do presente e, mais distante e mais fundo, o do futuro, é, para à luz da competência, mergulharmos com a segurança de quem sabe o que anda a fazer, a única habilitada a ministrá-los.

Dr. Rui Manuel Ramalho Ortigão Neves

1TEN

 

 :arrow: http://www.marinha.pt/revista/index.asp ... fault.html (http://www.marinha.pt/revista/index.asp?revista=ra_mai2008/default.html)
Título:
Enviado por: nonameboy em Maio 21, 2008, 07:52:03 pm
E o treino deste destacamento em acçoes especiais?  :?

Parecem-me muito capazes de realizar um assalto anfibio, embora nunca os tenha visto de arma empunhada...
Título:
Enviado por: zocuni em Maio 22, 2008, 03:19:04 am
Excelente esse texto.Quantos mergulhadores a Armada Portuguesa possui?

Abraços,
Título:
Enviado por: Ricardo em Junho 17, 2008, 11:19:36 am
Artigos do site da Reserva Naval sobre as minas aquáticas na Guiné-Bissau:

http://www.mlemasantos.pt/editorial/editorial.html (http://www.mlemasantos.pt/editorial/editorial.html)

clicar em GUINÉ
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Junho 17, 2008, 11:57:03 am
Citação de: "zocuni"
Excelente esse texto.Quantos mergulhadores a Armada Portuguesa possui?

Abraços,


Dois Destacamentos...mais a escola, lembro-me de ter uma revista espanhola em casa em que diziam que tinhamos uns 100 MS, mas já não me lembro com detalhes.
Título: Boas Camaradas
Enviado por: SICKs em Janeiro 12, 2009, 10:57:31 pm
E com muito orgulho que deixo o meu apreço a quem fez isto...

Tava a ver que ninguem falava de nós

InAquaOptimi

Mar US Martins
Título:
Enviado por: SSK em Janeiro 12, 2009, 11:41:32 pm
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Citação de: "zocuni"
Excelente esse texto.Quantos mergulhadores a Armada Portuguesa possui?

Abraços,

Dois Destacamentos...mais a escola, lembro-me de ter uma revista espanhola em casa em que diziam que tinhamos uns 100 MS, mas já não me lembro com detalhes.


E com uma possível DMS3 aí à porta...
Título:
Enviado por: SICKs em Janeiro 12, 2009, 11:44:49 pm
Citação de: "SSK"
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Citação de: "zocuni"
Excelente esse texto.Quantos mergulhadores a Armada Portuguesa possui?

Abraços,

Dois Destacamentos...mais a escola, lembro-me de ter uma revista espanhola em casa em que diziam que tinhamos uns 100 MS, mas já não me lembro com detalhes.

E com uma possível DMS3 aí à porta...



Possivel não já existe no papel...
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Janeiro 13, 2009, 11:07:58 am
Mergulhadores da Armada participaram no Exercício DEEP DIVEX 2008 (http://http)

2008-12-27



O Destacamento de Mergulhadores Sapadores nº 1 (DMS1) da Marinha Portuguesa participou, entre 17 e 28 de Novembro, no exercício internacional de mergulho profundo – DEEP DIVEX 2008 realizado nas Antilhas Holandesas (Curacao), organizado pela Marinha Holandesa.

Além de Portugal, que participou com uma equipa de mergulhadores do DMS1 constituída por sete militares, participaram também mais seis países, onde se inclui a Noruega, Itália, Estados Unidos da América, Finlândia, Estónia e Holanda.

O DEEP DIVEX é um exercício anual organizado de forma rotativa pelos países participantes que tem como principais objectivos o treino das equipas de mergulho profundo na área militar da Guerra de Minas, Inactivação de Engenhos Explosivos e Salvamento Submarino e na área de serviço público, nomeadamente no combate ao narcotráfico e colaboração com outras entidades em acidentes.

A participação no exercício foi uma excelente oportunidade de treino em cenários diversificados, permitindo cimentar e validar a capacidade de mergulho profundo da Marinha Portuguesa, assim como fomentar o intercâmbio de conhecimentos e a cooperação entre as várias Marinhas participantes.[/quote]

Fotos:

http://www.marinha.pt/NR/rdonlyres/82A2 ... W__003.JPG (http://www.marinha.pt/NR/rdonlyres/82A2E652-77DB-465A-9846-AD7208839B3C/8260/D6CaracusBayNorwayPortUW__003.JPG)

http://www.marinha.pt/NR/rdonlyres/82A2 ... ay_340.JPG (http://www.marinha.pt/NR/rdonlyres/82A2E652-77DB-465A-9846-AD7208839B3C/8261/D8FinalOpsDay_340.JPG)
Título: Re: Mergulhadores-Sapadores
Enviado por: PereiraMarques em Janeiro 29, 2010, 11:54:36 am
Não sabia que havia três Destacamentos de Mergulhadores-Sapadores...

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg15.imageshack.us%2Fimg15%2F4803%2Fmerg.jpg&hash=2398dc408baee86f09dca1ada517d5ae)
Título: Re: Mergulhadores-Sapadores
Enviado por: Cabeça de Martelo em Janeiro 29, 2010, 12:20:00 pm
Cada destacamento tem a sua função especifica, certo?
Título: Re: Mergulhadores-Sapadores
Enviado por: Lightning em Março 09, 2010, 11:54:46 pm
Andava eu pelo "Barco à Vista" (a aprender alguma coisa :mrgreen: ) e encontro isto

http://barcoavista.blogspot.com/2009/09 ... minas.html (http://barcoavista.blogspot.com/2009/09/draga-minas.html)

Aqui sobre os mergulhadores-sapadores em geral.

Citar
De frisar que os Mergulhadores Sapadores são de momento a única unidade que a Marinha de Guerra Portuguesa dispõe com capacidade de contramedidas de minas (MCM) em "Very Shallow Waters" (águas fluviais), "Shallow Waters" (águas costeiras) e em "Deep Waters" (águas profundas), sendo uma unidade de referência na NATO!
          De acordo com as indicações do GCRM - Grupo de Coordenação do Programa de Reequipamento das Unidades de Mergulhadores [Despacho CEMA n.º 28/96 de 11 de Abril], no sentido de poderem operar até 91 metros de profundidade, está previsto realizarem o Curso de Pára-quedismo Militar, como o escopo de poderem ser inseridos de forma mais rápida na zona de operações, melhorando substancialmente o seu potencial operativo.

E aqui sobre o 3º DMS.

Citar
O GCRM, no prosseguimento da edificação da capacidade de Guerra de Minas, prevista no Sistema de Forças Nacional e observando os "Requisitos Operacionais do Destacamento de Guerra de Minas com Emprego de AUV's" (POA 15), no dia 12 de Junho de 2008 foi constituído um 3.º DMS [Despacho CEMA n.º 21/08 de 18 de Junho], especialmente vocacionado para a incorporação operacional de novos conceitos e técnicas, nomeadamente sistemas AUV's ("Autonomous Underwater Vehicles") GAVIA e respectivo equipamento de apoio (cujo processo de aquisição ocorreu recentemente).
Título: Re: Mergulhadores-Sapadores
Enviado por: Cabeça de Martelo em Março 10, 2010, 09:58:34 am
Em relação ao curso de Pára-quedismo e à "especialização" do 3º DSM já eu sabia, o que eu não sei é em relação aos outros 2 DMS. Será que há uma especialização para cada DMS?
Título: Re: Mergulhadores-Sapadores
Enviado por: Lightning em Março 10, 2010, 02:47:30 pm
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Em relação ao curso de Pára-quedismo e à "especialização" do 3º DSM já eu sabia, o que eu não sei é em relação aos outros 2 DMS. Será que há uma especialização para cada DMS?

Talvez sim ou talvez não, pode ser simplesmente por já ser um efectivo grande demais para ser só um DMS, é como os dois BIParas, são dois mas não quer dizer que sejam diferentes um do outro.

Ou então um dos DMS deve ser uma unidade secreta de Black Ops :twisted:
http://en.wikipedia.org/wiki/Black_operation (http://en.wikipedia.org/wiki/Black_operation)
Título: Re: Mergulhadores-Sapadores
Enviado por: booba em Maio 13, 2010, 12:40:00 pm
boas a todos,

Vi este blogue por acaso e vejo que muitos de voces tem a suas duvidas em relaçao ao mergulhadores sapadores da armada!
 Pertenço ao DMS1, o qual esta virado para as vertentes de inactivaçao de engenhos explosivos (I.E.E), o DMS2, para a salvaçao maritima e resgates, e enfim o DMS3 para a guerra de minas com os AUV´S (GAVIAS). Em relaçao ao curso de paraquedismo!!!! nao sabemos de nada, já se tem falado a algum tempo, mas ate agora nada.
Título: Re: Mergulhadores-Sapadores
Enviado por: Lightning em Maio 13, 2010, 02:26:21 pm
Citação de: "booba"
boas a todos,

Vi este blogue por acaso e vejo que muitos de voces tem a suas duvidas em relaçao ao mergulhadores sapadores da armada!
 Pertenço ao DMS1, o qual esta virado para as vertentes de inactivaçao de engenhos explosivos (I.E.E), o DMS2, para a salvaçao maritima e resgates, e enfim o DMS3 para a guerra de minas com os AUV´S (GAVIAS). Em relaçao ao curso de paraquedismo!!!! nao sabemos de nada, já se tem falado a algum tempo, mas ate agora nada.

É pessoal do DMS2 que faz salvamentos a partir dos Lynx?
Título: Re: Mergulhadores-Sapadores
Enviado por: PereiraMarques em Maio 13, 2010, 04:15:23 pm
Citação de: "booba"
Pertenço ao DMS1, o qual esta virado para as vertentes de inactivaçao de engenhos explosivos (I.E.E), o DMS2, para a salvaçao maritima e resgates, e enfim o DMS3 para a guerra de minas com os AUV´S (GAVIAS).

Particularmente útil este esclarecimento porque realmente não fazia sentido haver 3 DMS distintos, se tivem todos a mesma missão/especialização.
Título: Re: Mergulhadores-Sapadores
Enviado por: Upham em Maio 14, 2010, 03:49:53 pm
Boa tarde!

Gostaria de saber, se alguem me poder informar, que tipo de habilitações a nivel técnico possuem os mergulhadores militares. Como a minha referência e as minhas habilitações são o mergulho recreativo (até 40 m e é um pau mesmo assim), tenho curiosidade em saber por exemplo que tipo de limites têm no mergulho militar (penso que as tabelas de descompressão serão diferentes), que tipo de misturas respiram (porque um mergulho a 81 m é já considerado um mergulho técnico), que tipo de equipamentos usam (certamente para alguns tipos de mergulhos terão que usar rebreather), se utilizam coletes comuns ou tipo asa, etc etc.

Cumprimentos
Título: Re: Mergulhadores-Sapadores
Enviado por: Cabeça de Martelo em Maio 14, 2010, 04:03:41 pm
Título: Re: Mergulhadores-Sapadores
Enviado por: Cabeça de Martelo em Maio 14, 2010, 04:05:59 pm
Citação de: "Upham"
Boa tarde!

Gostaria de saber, se alguem me poder informar, que tipo de habilitações a nivel técnico possuem os mergulhadores militares. Como a minha referência e as minhas habilitações são o mergulho recreativo (até 40 m e é um pau mesmo assim), tenho curiosidade em saber por exemplo que tipo de limites têm no mergulho militar (penso que as tabelas de descompressão serão diferentes), que tipo de misturas respiram (porque um mergulho a 81 m é já considerado um mergulho técnico), que tipo de equipamentos usam (certamente para alguns tipos de mergulhos terão que usar rebreather), se utilizam coletes comuns ou tipo asa, etc etc.

Cumprimentos

 :arrow: http://www.forum-mergulho.com/index.php ... de-record/ (http://www.forum-mergulho.com/index.php?/topic/1174-merg-da-marinha-atingiram-profundidade-record/)
Título: Re: Mergulhadores-Sapadores
Enviado por: Lusitano89 em Junho 20, 2010, 06:48:58 pm
Mergulhadores da Armada executam 50 missões de inactivação de engenhos explosivos por ano


O destacamento de mergulhadores sapadores n.º 1 da Armada, responsável por inactivar engenhos explosivos no mar e em terra, leva a cabo cerca de 50 missões por ano para garantir a segurança em toda a linha da costa portuguesa.

O comandante do agrupamento de mergulhadores, Duarte da Conceição, explicou que «a missão destes mergulhadores é tornar seguros para a população engenhos explosivos convencionais terrestres, submarinos e improvisados que surjam na área de jurisdição da Marinha».

Na prática, resumiu, «o engenho explosivo aparece numa praia, num canal, num porto ou num navio e é identificado, inactivado e transportado para uma área onde possa ser destruído em segurança».

Uma operação deste tipo, acrescentou o comandante, pode ser activada por um cidadão comum: «Sempre que alguém encontre um engenho destes deve alertar quem está perto para que não mexa no objecto e telefonar de imediato para o posto da polícia marítima ou para a capitania de porto que estiver mais próxima».

A partir daqui as autoridades tomam conta da ocorrência e o comando naval activa os meios. Neste caso, entra em acção o destacamento n.º1 dos mergulhadores da Armada.

Anualmente, este destacamento leva a cabo cerca de 50 missões de inactivação de engenhos explosivos em toda a costa portuguesa.

Oitenta por cento são no âmbito da pirotecnia e de suspeitas de engenhos explosivos improvisados, e as restantes são originadas pelo aparecimento de engenhos provenientes de exercícios navais, do Exército ou da Força Aérea.

O comandante Duarte da Conceição sublinhou que, «apesar destes números, até hoje não aconteceu nenhum acidente».

O sucesso das missões depende muito do treino. É regular a criação de cenários em que os mergulhadores simulam situações de perigo real.

«São missões quase todas reais, o treino é real, manuseia-se sempre com explosivos, faz-se sempre mergulho e não há mergulho simulado nem há brincadeiras com explosivos», assegurou.

«Estas equipas têm que actuar em todas as áreas para as quais estão qualificadas. Por isso, o plano de treino contempla, entre outras valências, a área de guerra de minas, inactivação de engenhos explosivos, operações de defesa dos portos e de assalto e limpeza das praias», acrescentou.

Entre os meios utilizados nestas missões, o comandante garantiu que a tecnologia é de ponta mas reconheceu que «em algumas ocasiões o quantitativo de material e equipamento pode não ser suficiente».

«O investimento de que sentimos necessidade prende-se essencialmente com a quantidade, mas, de qualquer das maneiras, posso afirmar que com o que temos actualmente podemos responder aos desafios levantados pelas missões», afirmou.

Por ano participam em vários exercícios NATO no âmbito da guerra de minas, entre eles o DEEP DIVER – exercício de mergulho profundo (81 metros) -, o ALCUNDRA/SPIMMEX – exercício realizado em Espanha e o OLIVE NOIR, que se realiza em França.

Os mergulhadores da Armada foram criados em 1899 pelo rei D.Carlos I para actuarem na área do socorro e salvamento.

Foi durante a Guerra Colonial, nos anos 60, que esta unidade adquiriu potencialidades e valências militares na área da inactivação de engenhos explosivos.

Lusa
Título: Re: Mergulhadores-Sapadores
Enviado por: Cabeça de Martelo em Outubro 04, 2010, 09:27:21 pm
Título: Re: Mergulhadores-Sapadores
Enviado por: spetnaz em Maio 01, 2013, 09:19:29 pm
boas

alguém sabe quais são as provas de ingresso para o curso de mergulhador??

obrigado
Título: Re: Mergulhadores-Sapadores
Enviado por: Cabeça de Martelo em Maio 11, 2013, 02:51:23 pm
Citação de: "spetnaz"
boas

alguém sabe quais são as provas de ingresso para o curso de mergulhador??

obrigado

Pergunta no fórum da Marinha (vai ao site da instituição). Posso estar errado, mas acho que eles não estão a meter pessoal.
Título: Re: Mergulhadores-Sapadores
Enviado por: Cabeça de Martelo em Maio 11, 2013, 02:52:16 pm
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.operacional.pt%2Fwp-content%2Fuploads%2F2013%2F05%2F6.Segurex-13.jpg&hash=89811dc9fb899b70177e0209eb203a4e)
Em primeiro plano, no solo, o SEACOM 3, detector de objectos afundados, capaz de atingir 50 m de profundidade. Tem uma autonomia de 18 horas e navega por GPS. O mergulhador tem o equipamento LAR VII COMBI, que opera em circuito fechado e semi-fechado.

 :arrow: http://www.operacional.pt/segurex-2013/ (http://www.operacional.pt/segurex-2013/)
Título: Re: Mergulhadores-Sapadores
Enviado por: Menacho em Maio 16, 2013, 06:46:13 pm
La Armada espanhola se adiestra con las Marinas de Estados Unidos y Portugal frente a amenazas de minas y explosivos.

Citar
La Armada está realizando desde el pasado 12 de mayo hasta el próximo sábado en aguas de la Bahía de Cádiz el ejercicio trilateral MAGRE-13, junto a las Marinas de Estados Unidos y Portugal.

El objetivo de este adiestramiento es alcanzar la interoperabilidad de las unidades de buceadores para neutralizar las amenazas provocadas por una mina de fondo, una mina de orinque y acciones terroristas con empleo de artefactos improvisados (IED) o con minas lapa en ámbito subacuático. Para ello, se están poniendo en práctica las técnicas, tácticas y procedimientos establecidos para la neutralización de cada una de las amenazas reseñadas.

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2F1.bp.blogspot.com%2F-oNGe3xYUync%2FUZTpOM_4fvI%2FAAAAAAAAJUw%2FefquUmccmYc%2Fs640%2FShowBinaryServlet.jpg&hash=b489611650fe46d2e3df6d43687af079)

Por parte de la Armada española participan en MAGRE-13 la Unidad de Buceadores de Medidas Contraminas (UBMCM) y la unidad de buceo de Cádiz (UNBUDIZ). La Marina de Estados Unidos aporta al ejercicio dos Equipos de Desactivación de Explosivos y Portugal un Equipo de Buceadores Zapadores.

Las condiciones meteorológicas y submarinas de la Bahía de Cádiz ofrecen la oportunidad de incrementar el nivel de adiestramiento de los buceadores, dado que la visibilidad submarina es muy reducida y a veces casi nula.

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2F2.bp.blogspot.com%2F-Hsf5JtTwmk8%2FUZTpNYYJNUI%2FAAAAAAAAJUs%2F7k9taCTVsJ4%2Fs640%2FShowBinaryServlet-1.jpg&hash=bdc1bc0f0ee75f636cedde6aef950a6e)

fuente: Armada española.
Título: Re: Mergulhadores-Sapadores
Enviado por: Cabeça de Martelo em Outubro 15, 2013, 10:20:48 am
:arrow: https://www.facebook.com/MergulhadoresM ... ref=stream (https://www.facebook.com/MergulhadoresMarinhaPortuguesa?ref=stream)
Título: Re: Mergulhadores-Sapadores
Enviado por: Lightning em Julho 29, 2014, 12:57:31 am
Citar
O Destacamento de Mergulhadores Sapadores N.º1 (DMS1) da Marinha Portuguesa participou pela primeira vez no maior exercício europeu de helicópteros hotblade2014.

O DMS1, que tem como missão – entre outras – o reconhecimento e inactivação de engenhos explosivos, acções de reconhecimento tático da costa e acções ofensivas e defensivas de sabotagem submarina, foi fundamental na concretização de uma operação com elementos do corpo de fuzileiros. O objectivo da missão foi prestar apoio no desembarque aéreo de uma força de fuzileiros numerosa,  para a realização de um raid anfíbio com objectivos táticos em terra.

Após o embarque no helicóptero EH-101 Merlin, da Força Aérea, seis mergulhadores saltaram para a água por Helicast (a partir do helicóptero), tendo realizado inicialmente uma sondagem da zona da praia, localizando obstáculos naturais ou colocados por forças inimigas, assim como engenhos explosivos na zona de desembarque.

Antes de concluirem a sua missão, efectuaram ainda uma observação das condições meteorológicas e oceanográficas para apoio ao desembarque dos fuzileiros, assim como um reconhecimento expedito da costa com identificação de elementos importantes para essa mesma força de desembarque - saídas para viaturas e infantaria.

Existem na Marinha Portuguesa três destacamentos de mergulhadores, tendo o DMS2 participado igualmente no HOT BLADE, apenas como apoio SAR no caso de ser necessário socorrer náufragos dos botes (dos fuzileiros) durante o desembarque.

http://www.emfa.pt/hotblade/index.php?b ... 41&lang=PT (http://www.emfa.pt/hotblade/index.php?bd0b6f49=011.041&lang=PT)
Título: Re: Mergulhadores-Sapadores
Enviado por: Cabeça de Martelo em Outubro 23, 2014, 05:11:49 pm
Condições para todos os concursos em Regime de Contrato ou acesso aos Quadros Permanentes (Médicos Navais e Músicos).

- Ser cidadão português;

- Autorização por quem detenha o poder paternal, se aplicável;

- Ter aptidão médica, física e psicotécnica para a classe;

- Ter bom comportamento moral e civil;

- Situação militar regularizada;

- Alturas mínimas para os indivíduos do sexo masculino e feminino são, respectivamente de 1,60m e 1,56m, sendo a altura máxima de 1,90* (*excepto na escola naval)

Praças:

Idade entre os 18 anos e os 24 anos de idade até 31 de Dezembro do ano da incorporação;
Estar habilitado, no mínimo, com o 3º ciclo do ensino básico, ou habilitação legalmente equivalente.

Provas Físicas Gerais:

Correr 2400 metros no tempo máximo de 13m30s para os candidatos masculinos e 15m00s para candidatos femininos;

- Efectuar, pelo menos, 3 elevações seguidas na barra com as mãos em pronação para os candidatos masculinos;

- Efectuar, pelo menos, 2 elevações seguidas na barra com as mãos em pronação ou 7 extensões para candidatos femininos;

- Fazer 29 abdominais em 1 minuto para candidatos masculinos e 22 abdominais em 1 minuto para candidatos femininos;

- Nadar 25 metros em qualquer estilo ventral, sem paragens nem apoios ou exigência de controlo respiratório. Recolha de objecto na parte funda da piscina.

Provas físicas para Mergulhador (OficialPraça):

- Nadar 200 metros em estilo livre ventral, com controlo respiratório, no tempo máximo de 5 minutos;

- Durante 2 minutos executar, no mínimo, 40 flexões de braços;

- Durante 2 minutos executar, no mínimo, 50 flexões abdominais;

- Executar 4 elevações de barra, sem tempo limite, com as mãos em pronação;

- Executar uma corrida de 2400 metros no tempo máximo de 11m30s.

Aos candidatos é permitida a realização duma segunda tentativa.

Os candidatos considerados “APTOS” na componente básica são submetidos à componente específica.

Componente Específica:

- Nadar 25 metros em apneia (corpo imerso na totalidade) no sentido do comprimento da piscina;

- Em uma só apneia apanhar 5 objectos;

- Durante 5 minutos, na posição vertical, permanecer à superfície segurando com ambas as mãos, um cabo de 10 centímetros de comprimento, sem largar nenhuma delas;

- Permanecer na água durante 5 minutos, na posição vertical, segurando com ambos os pés, um cabo de 10 centímetros de comprimento, sem largar nenhum deles.

Aos candidatos são permitidas 3 tentativas em cada uma das referidas provas.
Título: Re: Mergulhadores-Sapadores
Enviado por: Lightning em Novembro 10, 2014, 10:36:11 pm
O Destacamento nº 3 de Mergulhadores Sapadores para a Guerra de Minas (DMS-MW) participou em mais uma edição do exercício internacional de mergulho profundo DEEP DIVEX 2014, no período de 20 de outubro a 31 de outubro, em Victoria, Canadá.

A equipa de mergulhadores do DMS-MW foi empenhada nos mais variados cenários, como a deteção e inativação de uma mina marítima, a recuperação dos ocupantes e da caixa negra de uma aeronave acidentada, etc.

O exercício contou com a participação de equipas da Marinha do Canadá, USA, Finlândia, Bélgica, Noruega e Portugal.

fotos da página do Facebook
https://www.facebook.com/media/set/?set ... 594&type=3 (https://www.facebook.com/media/set/?set=a.845097635511421.1073742154.159252640762594&type=3)
Título: Re: Mergulhadores-Sapadores
Enviado por: Cabeça de Martelo em Novembro 11, 2014, 09:59:34 am
Taliban style! :twisted:
Título: Re: Mergulhadores-Sapadores
Enviado por: Lightning em Dezembro 19, 2014, 03:38:04 pm
reportagem

https://www.facebook.com/video.php?v=885675268118407 (https://www.facebook.com/video.php?v=885675268118407)
Título: Re: Mergulhadores-Sapadores
Enviado por: BARCO À VISTA em Maio 01, 2015, 10:05:00 am
MERGULHADORES DA ARMADA NA GUERRA COLONIAL: TO DE ANGOLA: http://barcoavista.blogspot.pt/2015/04/ ... ra_29.html (http://barcoavista.blogspot.pt/2015/04/mergulhadores-da-armada-na-guerra_29.html)
Título: Re: Mergulhadores-Sapadores
Enviado por: Cabeça de Martelo em Dezembro 04, 2015, 04:26:20 pm
NAVIO HIDROGRÁFICO APOIA MERGULHADORES DA ARMADA

O NRP Almirante Gago Coutinho participa, entre os dias 30 de novembro e 04 de dezembro, no processo de certificação de mergulho profundo, que envolve os três destacamentos de Mergulhadores da Armada, DMS1, DMS2 e DMS-Mine Warfare (MW).

03 DEZ 2015, 17:55
​Os mergulhos decorrem nas proximidades do fundeadouro ocidental de Sesimbra e têm como objetivos a certificação de mergulho do DMS1 com equipamento de mergulho CARLETON VIPER SC, a certificação de mergulho do DMS2 com equipamento de mergulho semiautónomo KIRBY MORGAN, e a certificação de mergulho do DMS-MW com equipamento de mergulho CARLETON VIPER PLUS.
 
Foram ainda realizados testes de comunicações acústicas entre o NRP Tridente e o NRP Almirante Gago Coutinho no âmbito do projeto SEACON II, que resulta de uma parceria entre a Marinha e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Este projeto destina-se ao desenvolvimento de um sistema de veículos autónomos marítimos.

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.marinha.pt%2Fpt-pt%2Fmedia-center%2Fnoticias-destaques%2FPublishingImages%2FMergulhadores%2FMergulho%2520Profundo%2F4Certificacao_Mergulho_Profundo_DEZ2015.JPG&hash=5c4c31c77a35dbf4c0c374093bb0cdb1)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.marinha.pt%2Fpt-pt%2Fmedia-center%2Fnoticias-destaques%2FPublishingImages%2FMergulhadores%2FMergulho%2520Profundo%2F2Certificacao_Mergulho_Profundo_DEZ2015.jpg&hash=7aed48fa9d98b253f63f14aee18dd438)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.marinha.pt%2Fpt-pt%2Fmedia-center%2Fnoticias-destaques%2FPublishingImages%2FMergulhadores%2FMergulho%2520Profundo%2F1Certificacao_Mergulho_Profundo_DEZ15.jpg&hash=edc0cf26a1f7a0a71df9f9d3d2b51995)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.marinha.pt%2Fpt-pt%2Fmedia-center%2Fnoticias-destaques%2FPublishingImages%2F2015%2FDezembro%2FDSCN0546.JPG&hash=8ddeeae80c86a32340346ba37a512651)
Título: Re: Mergulhadores-Sapadores
Enviado por: ACADO em Abril 16, 2016, 12:36:59 pm
(https://scontent-mad1-1.xx.fbcdn.net/hphotos-xal1/t31.0-8/12973470_595034227332191_5919644145728427661_o.jpg)

(https://scontent-mad1-1.xx.fbcdn.net/hphotos-xtl1/t31.0-8/12976755_594788434023437_5892755625141034178_o.jpg)
Título: Re: Mergulhadores-Sapadores
Enviado por: ACADO em Maio 28, 2016, 01:20:19 am
(https://scontent-mad1-1.xx.fbcdn.net/t31.0-8/13320945_612233355612278_1252545117067604282_o.jpg)
Título: Re: Mergulhadores-Sapadores
Enviado por: ACADO em Junho 01, 2016, 11:08:11 am
(https://scontent-mad1-1.xx.fbcdn.net/v/t1.0-9/13321855_613846355450978_7693320770821981732_n.jpg?oh=ec79fa22ac9e069b130135a96502158e&oe=57CDDFE0)
Título: Re: Mergulhadores-Sapadores
Enviado por: Lightning em Outubro 02, 2017, 08:25:06 pm
Facebook da Marinha

A TVI acompanhou um dia de treinos da Marinha portuguesa - São dois destacamentos de mergulhadores sapadores responsáveis por reparações, operações de salvação marítima e de busca e salvamento a grandes profundidades, bem como desativação de minas submersas e operação de veículos autónomos submarinos.

https://www.facebook.com/MarinhaPortuguesa/videos/1607181105969733/
Título: Re: Mergulhadores-Sapadores
Enviado por: ACADO em Dezembro 31, 2017, 04:08:47 pm
(https://scontent.flis8-1.fna.fbcdn.net/v/t31.0-8/25074800_897577847077826_6291782810157849633_o.jpg?oh=8cc65afe7853cb91435a1c5ef1c596b6&oe=5ABE709A)
Título: Re: Mergulhadores-Sapadores
Enviado por: Cabeça de Martelo em Março 07, 2018, 04:28:58 pm
MERGULHADORES PELA PRIMEIRA VEZ NA FORÇA DA NATO DEDICADA À GUERRA DE MINAS

O Destacamento de Mergulhadores Sapadores nº 1 da Marinha Portuguesa integra pela primeira vez a Standing NATO Mine Countermeasures Group 1 (SNMCMG1). O Destacamente encontra-se embarcado no navio caça minas Alemão FGS BAD BEVENSEN.

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.marinha.pt%2Fpt-pt%2Fmedia-center%2Fnoticias-destaques%2FPublishingImages%2FMergulhadores%2FIMG-20180225-WA0009.jpg&hash=2ab679ebafd544a88c67a747ce54b604)

A equipa constituída por 4 militares com valências na inativação de engenhos explosivos em ambiente submarino, iniciou a missão no dia 20 de fevereiro e integrará esta força até junho deste ano. Os mergulhadores portugueses irão participar em vários exercícios e missões reais de deteção e inativação de antigas minas e engenhos explosivos da Segunda Guerra Mundial.

A SNMCMG1 tem como principal missão  manter de forma permanente a capacidade de Guerra de Minas da NATO a operar no norte da europa, em tempo de paz e períodos de conflito e crise.

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.marinha.pt%2Fpt-pt%2Fmedia-center%2Fnoticias-destaques%2FPublishingImages%2FMergulhadores%2FIMG-20180301-WA0011.jpg&hash=14ff4a195d041286bb90fdeecc98ec45)

 :arrow: http://www.marinha.pt/pt-pt/media-center/noticias-destaques/Paginas/Mergulhadores-pela-primeira-vez-na-Forca-da-NATO-dedicada-a-guerra-de-minas.aspx
Título: Re: Mergulhadores-Sapadores
Enviado por: Lightning em Novembro 19, 2019, 11:35:22 pm
Já que é um pessoal muito esquecido :mrgreen:
Cá vai uma noticia de um exercício

Citar
Decorreu no período de 26 de outubro a 4 de novembro, a bordo do NRP João Roby, a Certificação das Unidades de Mergulhadores em Inativação de Engenhos Explosivos e de Demolição em ambiente submarino, a Sul da ilha da Culatra, em Faro.
https://www.marinha.pt/pt/media-center/Noticias/Paginas/Mergulhadores-da-Marinha-realizam-exerc%C3%ADcio-de-inativa%C3%A7%C3%A3o-de-engenhos-explosivos-em-Faro.aspx

​​​​​Para efeitos de treino, esta área representa o único local em Portugal onde os mergulhadores da Marinha utilizam explosivos em ambiente submarino e colocam em prática as valências inerentes ao seu conceito de emprego, respeitando os limites impostos pelo estudo de impacto ambiental no que respeita à utilização de explosivos.

Especificamente, o Destacamento de Mergulhadores Sapadores N.º1 (DMS1) realizou tarefas de destruição de obstáculos de praia e procedimentos de busca e inativação de engenhos explosivos, com recurso a várias técnicas e equipamentos. O DMS2 realizou um treino na área da demolição submarina com recurso a diferentes tipos de explosivo aplicando técnicas para corte de amarras, vigas, cabos de aço e destruição de estruturas submersas. O DMS3, sendo a unidade de guerra de minas da Marinha, focou o seu treino em procedimentos e técnicas a utilizar para a neutralização das ameaças provenientes de minas marítimas.

Estas ações de certificação e formação permitem aos militares o adestramento e proficiência nas suas áreas de atuação específicas, elevando os níveis de prontidão e preparando-os para situações reais, como o recente empenhamento na reconstrução do porto da Ilha das Flores, nos Açores, em consequência da passagem do Furacão Lorenzo.
Título: Re: Mergulhadores-Sapadores
Enviado por: Lightning em Julho 01, 2020, 09:18:14 pm
Se os Fuzileiros podem ser mergulhadores, o oposto também pode acontecer :mrgreen:.

Facebook da Marinha

Citar
O Destacamento de Mergulhadores Sapadores Nº 1 foi reativado há 32 anos
Foi no dia 1 de julho de 1988 que o Destacamento de Mergulhadores Sapadores nº1 (DMS1) foi reativado após um período de inativação a seguir à Guerra do Ultramar.
O DMS1 tem como principais missões, entre outras, o reconhecimento avançado de costa, demolições, abertura de canal e limpeza de praia, no âmbito do desembarque de forças anfíbias (Clearance Diving), reconhecimento e inativação de engenhos explosivos.

(https://scontent.flis8-2.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/106018002_3307123002642193_1979078787126862743_o.jpg?_nc_cat=107&_nc_sid=730e14&_nc_ohc=Fp0PIZx4d0YAX_eN0UV&_nc_ht=scontent.flis8-2.fna&oh=635b139f82d6a944b8f7c6b909e7cf11&oe=5F20B642)

(https://scontent.flis8-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/106031931_3307124509308709_3517509433328002087_o.jpg?_nc_cat=111&_nc_sid=730e14&_nc_ohc=soVi4kzO-jIAX-Kyh6o&_nc_ht=scontent.flis8-1.fna&oh=875ae3ba05091530b9d5190f38f65fbd&oe=5F21B7AD)
Título: Re: Mergulhadores-Sapadores
Enviado por: goldfinger em Julho 02, 2020, 07:46:16 pm
(https://pbs.twimg.com/media/Eb2t6r5XQAAVB7P?format=jpg&name=medium)
Título: Re: Mergulhadores-Sapadores
Enviado por: Cabeça de Martelo em Julho 17, 2020, 05:28:52 pm
Citação de: marinhaportuguesa
Rumo a um sonho: ser Mergulhador da Armada

São 11 os jovens militares da Marinha que iniciaram esta semana na Escola de Mergulhadores o Curso de Formação de Praças, que terá o rio Tejo como pano de fundo e a bacia da Base Naval de Lisboa como campo de treino.

Este curso de formação, terá a duração de aproximadamente 11 meses e visa conferir competências de caráter militar, científico e técnico nas áreas do mergulho e da inativação de engenhos explosivos, necessárias ao exercício das funções próprias da classe de Praças Mergulhadores.

Esta edição é frequentada por 11 formandos. Caso consigam ultrapassar esta exigente etapa da sua trajetória militar, serão os futuros Mergulhadores ao serviço da Marinha.

Boa sorte a todos e que alcancem o objetivo.

https://www.instagram.com/p/CCqRdc7hL4K/
Título: Re: Mergulhadores-Sapadores
Enviado por: HSMW em Setembro 01, 2020, 05:58:02 pm

Citar
Os Destacamentos de Mergulhadores Sapadores nº1 e nº2 estão hoje, dia 1 de setembro de 2020 de parabéns, pelos 47 anos ao serviço de Portugal.

Foi no dia 1 de setembro de 1973 que estes dois Destacamentos viriam a ser elevados ao, atual, escalão de Destacamentos, e garantindo também o legado das antigas Unidades de Mergulhadores Sapadores.

No final da década de noventa, cada Destacamento de Mergulhadores Sapadores (DMS) especializou-se numa área distinta, ficando atribuídas ao DMS1 as operações especiais (sabotagem submarina e reconhecimento avançado de costa) e as operações de inativação de engenhos explosivos - Explosive Ordnance Disposal (EOD), por seu lado ao DMS2 ficaram atribuídas as operações de Salvação Marítima e Salvaguarda da vida humana no mar (Search and Rescue – SAR).
Título: Re: Mergulhadores-Sapadores
Enviado por: Cabeça de Martelo em Abril 23, 2021, 09:57:27 am
Citação de: Marinha Portuguesa
Mergulhadores da Marinha realizam certificação de mergulho
O Destacamento de Mergulhadores Sapadores Nº2 (DMS2) retomou o seu planeamento anual de certificações de mergulho, encontrando-se durante esta semana a concluir a fase de mar com equipamentos de mergulho semiautónomo.
Este tipo de equipamento é utilizado em vários trabalhos subaquáticos devido, não apenas ao elevado padrão de segurança que representa, mas também à capacidade permanente de comunicações com os mergulhadores e à sua versatilidade na operação de várias ferramentas e equipamentos subaquáticos, nomeadamente de corte e soldadura.
Desejamos a todos votos de sucesso na certificação e bons mergulhos.

(https://scontent.fopo1-1.fna.fbcdn.net/v/t1.6435-9/176948783_4172449932776158_8300108371699844848_n.jpg?_nc_cat=106&ccb=1-3&_nc_sid=8bfeb9&_nc_ohc=eRerxeFtHP8AX8MnGVt&_nc_ht=scontent.fopo1-1.fna&oh=4ef9030a8219c81ecae1e2671d2da737&oe=60A8F641)

(https://scontent.fopo1-1.fna.fbcdn.net/v/t1.6435-9/176530287_4172450012776150_4192166193769561859_n.jpg?_nc_cat=104&ccb=1-3&_nc_sid=8bfeb9&_nc_ohc=5PU2J04yQM4AX_cy8s7&_nc_ht=scontent.fopo1-1.fna&oh=7b8ac348e81389854c5f82f94e15296d&oe=60A798AE)

(https://scontent.fopo1-1.fna.fbcdn.net/v/t1.6435-9/176600837_4172450062776145_59024986118375150_n.jpg?_nc_cat=102&ccb=1-3&_nc_sid=8bfeb9&_nc_ohc=HQkDyb0yxmgAX-p5Bp2&_nc_ht=scontent.fopo1-1.fna&oh=e9f47dafdaddb4aa73f69ec59de4ef48&oe=60A7A116)
Título: Re: Mergulhadores-Sapadores
Enviado por: Cabeça de Martelo em Maio 29, 2021, 10:50:52 am
Mergulhadores da Marinha inativam dois engenhos explosivos na margem do rio Douro

Uma equipa de mergulhadores do Destacamento de Mergulhadores Sapadores nº1 inativou esta tarde duas granadas de morteiro de 81 mm na Praia de Oliveira do Douro, em Vila Nova de Gaia.
26 DE MAIO DE 2021, 19:28

​​​​​

A equipa de 4 militares da marinha, realizou uma detonação controlada dos engenhos, de forma a  causar o menor impacto possível no meio envolvente.

Os engenhos foram encontrados esta manhã por um popular que informou as autoridades. A operação foi coordenada pelo Capitão do Porto do Douro e Comandante-local da Polícia Marítima.

(https://www.marinha.pt/pt/media-center/Noticias/Imagens%20Noticias/MERGULHADORES/WhatsApp%20Image%202021-05-26%20at%2018.59.00.jpeg)

(https://www.marinha.pt/pt/media-center/Noticias/Imagens%20Noticias/MERGULHADORES/WhatsApp%20Image%202021-05-26%20at%2018.57.57.jpeg)

https://www.marinha.pt/pt/media-center/Noticias/Paginas/Mergulhadores-da-Marinha-inativam-dois-engenhos-explosivos-na-margem-do-rio-Douro.aspx
Título: Re: Mergulhadores-Sapadores
Enviado por: Costa32 em Julho 14, 2022, 11:18:04 am
Boa tarde,
Tenho tentado saber um pouco mais sobre os nossos mergulhadores sapadores, porém não encontro muita informação.
Alguém sabe que cursos de especialização é que os mergulhadores podem tirar, por ex: mergulho de combate...
Título: Re: Mergulhadores-Sapadores
Enviado por: Cabeça de Martelo em Julho 19, 2022, 01:54:11 pm
(https://scontent-lis1-1.xx.fbcdn.net/v/t39.30808-6/294384382_419080773582683_4368986665263095651_n.jpg?_nc_cat=104&ccb=1-7&_nc_sid=730e14&_nc_eui2=AeH9I2QOkuSeydwgA5bMHkQnzp5IZoZm6ybOnkhmhmbrJiy8o9G-8gHfPnU1GMNZj6V31V_ZGf0cKdMSS-j68F60&_nc_ohc=i-hxI1VC7gUAX9p4hwI&_nc_ht=scontent-lis1-1.xx&oh=00_AT-03h1zv4gk8S-N5372G1-02qu6l0ijMTADD4e_pnat9Q&oe=62DB55BD)

Citação de: Marinha Portuguesa
Mergulhadores da Marinha inativam bomba em Lagos

A Equipa de Prontidão de Inativação de Engenhos Explosivos (EOD), do Destacamento de Mergulhadores Sapadores N.º1 (DMS1) da Marinha Portuguesa,  foi ativada hoje, dia 17 de julho, pelas 12h, na sequência da presença de um possível engenho explosivo, em Meia Praia, Lagos.
O alerta foi dado por um popular à Polícia Marítima, que solicitou de imediato o apoio de uma Equipa EOD à Marinha.
Após a chegada ao local, a Equipa EOD realizou o reconhecimento e os procedimentos de análise ao engenho, tendo concluído que se tratava de uma granada de morteiro. O engenho foi inativado no local.
No local estiveram presentes 3 militares da Equipa de Prontidão de Inativação de Engenhos Explosivos, 2 Agentes da Polícia Marítima e 2 viaturas Amarok com 5 militares.
Alerta-se para o cuidado a ter com este tipo de engenhos que são por vezes encontrados na nossa costa, normalmente com alto grau de corrosão, pelo que qualquer avistamento deverá ser sempre relatado à Autoridade Marítima Nacional e tratado como sendo um engenho explosivo real e perigoso, não devendo ser manuseado ou movimentado.
Título: Re: Mergulhadores-Sapadores
Enviado por: Lusitano89 em Novembro 14, 2023, 06:30:30 pm
(https://images4.imagebam.com/9f/cd/e1/MEQ5STW_o.jpeg)
Título: Re: Mergulhadores-Sapadores
Enviado por: saabGripen em Novembro 15, 2023, 10:13:54 pm
(https://images4.imagebam.com/9f/cd/e1/MEQ5STW_o.jpeg)


Se Mergulhadores Sapadores estão para a Marinha como ARVs estão para o Excército, chegam dois.
Título: Re: Mergulhadores-Sapadores
Enviado por: Lusitano89 em Novembro 27, 2023, 07:18:18 pm
(https://images4.imagebam.com/a1/24/2b/MEQG8ZS_o.jpeg)
Título: Re: Mergulhadores-Sapadores
Enviado por: Lusitano89 em Dezembro 14, 2023, 05:14:28 pm
(https://images2.imgbox.com/3b/50/YvLXjslP_o.jpg)
Título: Re: Mergulhadores-Sapadores
Enviado por: Lusitano89 em Fevereiro 04, 2024, 05:14:03 pm
(https://images4.imagebam.com/4b/6f/ba/MERTGJQ_o.jpg)
Título: Re: Mergulhadores-Sapadores
Enviado por: PTWolf em Fevereiro 05, 2024, 01:56:48 pm
(https://images4.imagebam.com/4b/6f/ba/MERTGJQ_o.jpg)

Alguem me explica como podem ter ido la parar e estar ativas?
Título: Re: Mergulhadores-Sapadores
Enviado por: Lusitano89 em Março 09, 2024, 06:00:13 pm
(https://images4.imagebam.com/ba/c3/42/MESFVUC_o.png)