ForumDefesa.com
Forças Armadas e Sistemas de Armas => Força Aérea Portuguesa => Tópico iniciado por: Ricardo Nunes em Março 22, 2004, 10:34:35 pm
-
Caros camaradas de fórum aqui está o nosso primeiro EH-101 já com a pintura defenitiva.
Espero que seja do vosso agrado.
Agradecimentos especiais: Jorge Simão O mérito é dele!
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.falcoes.net%2Fbasededados%2FDSCN7642.JPG&hash=9e831efdd07a9871754f3bf162a8eef2)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.falcoes.net%2Fbasededados%2FDSCN7643.JPG&hash=2b6eacaa3647937dde4739f91bf0d832)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.falcoes.net%2Fbasededados%2FDSCN7644.JPG&hash=3526c9b8c80e1811f9cde5dff34472cc)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.falcoes.net%2Fbasededados%2FDSCN7645.JPG&hash=33f6098eec57de2b88e8c18d41b71ac7)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.falcoes.net%2Fbasededados%2FDSCN7646.JPG&hash=7c966086fe619d36572ba4d3f140815c)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.falcoes.net%2Fbasededados%2FDSCN7647.JPG&hash=5d02f193764f288bbdde4b8d123e7152)
PS
Tenho de admitir que esta pintura ficou melhor do que eu esperava.
-
Mais uma, faltou esta.
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.falcoes.net%2Fbasededados%2FDSCN7648.JPG&hash=7adc9adb23277982c01e9078d1e0cb59)
Venham daí os comentários!
-
Sim, apesar de preferir o esquema cinza, de qualquer maneira é uma beldade esta máquina e de grande utilidade, acho que foi uma boa compra.
Que metrelhadoras vão por nos CSAR? Alguém faz ideia?
-
- Faca nele!
Excelente aspecto!
Todavia estranho as marcas em cores vibrantes. Não deveriam ser mais esbatidas (subdued)?
-
"Que metrelhadoras vão por nos CSAR? Alguém faz ideia?"
Pelos vistos, deverão ser umas Browning 1919 A6.
Queriam umas Minigun ou uma Gecal 50, não?
Mas é uma boa pergunta...
-
Por acaso não sei. Era algo que ainda agora esta a discutir com o Komet.
Questão interessante de facto.
Será que alquém pode trazer alguma luz sobre o assunto?
-
É muito agradável ver algo a deixar de ser uma mera abstracção.
Impressionante: equipamentos arrancados a ferros e no último momento.
A esse propósito, aguardemos a assinatura do contrato para os subs, previsto para finais deste mês. Será ainda nesta semana?
-
Aaaarg! Não vejo as imagens!
EDIT: OK, já apareceram... Estranho.
-
LINDO, MARAVILHOSO, SOBERBO!
HAAAAAAAAA como é divinal uma nova Cruz de Cristo!
Só posso imaginar como será pilotar uma ave destas, mas tenho esperanças de algum dia poder sentir como passageiro tais rotores vencerem a gravidade.
Por todas as asas que serviram as nossas FAs e em especial os helis do Ultramar desejo a este novo "bicho" uma carreira de igual brilhantismo.
-
Bela aeronave.
A Royal Navy mostrou esse helicoptero para a Marinha do Brasil, mas acho que foge de nossas possibilidades, pois o seu custo de manutencao, segundo li, é muito alto. Alguem teria mais informacoes a respeito, sobre preço por unidade e custos de vôo, manutençao, etc. ?
-
Caro Guilherme, não possuo nenhum dado concreto sobre o custo de operação do EH-101 nos países que o operam ( Grã-Bretanha, Itália, Canadá - versão Comorant - e Japão ), mas, como deve saber, o "elevado" preço de manutenção deve-se ao facto de o EH-101 possuir 3 motores, o que torna a logística mais complicada.
Contudo esta desvantagem é também uma das suas maiores vantagens, pois para as missões que normalmente cumpre - sejam SAR, CSAR ou ASW - a presença de 3 motores traduz-se num maior alcance, potência e segurança. Se avaliarmos o custo de operação desta prespectiva concluímos que, proporcionalmente às capacidades que oferece, o EH-101 não fica assim tão caro.
Abraços,
-
Ricardo,
Custos médios de hora de vôo do EH-101: 1.500 euros.
Um abraço,
Pedro Monteiro
Caro Guilherme, não possuo nenhum dado concreto sobre o custo de operação do EH-101 nos países que o operam ( Grã-Bretanha, Itália, Canadá - versão Comorant - e Japão ), mas, como deve saber, o "elevado" preço de manutenção deve-se ao facto de o EH-101 possuir 3 motores, o que torna a logística mais complicada.
Contudo esta desvantagem é também uma das suas maiores vantagens, pois para as missões que normalmente cumpre - sejam SAR, CSAR ou ASW - a presença de 3 motores traduz-se num maior alcance, potência e segurança. Se avaliarmos o custo de operação desta prespectiva concluímos que, proporcionalmente às capacidades que oferece, o EH-101 não fica assim tão caro.
Abraços,
-
Olá,
Parabéns às Forças Armadas de Portugal por possuírem tal máquina de guerra. Quisera eu que o Brasil pudesse contar com essa excepcional aeronave!!!
Aliás, alguém pode me explicar quais serão exatamenmte os usos de EH-101 e NH-90 em Portugal???
-
O EH-101 irá cumprir principalmente missões SAR e CSAR sob a alçada da FAP, se bem que, como o PUMA, irá cumprir também missões de transporte geral, VIP, etc...
O NH-90 irá ser operado pelo exército ( GALE ) com a principal missão de transporte aéreo táctico de tropas, podendo ser utilizado, como é óbvio, para outros usos e missões.
-
Olá Ricardo,
E quais as quantidades iniciais de cada aeronave, do EH-101 NH-90???
-
A FAP irá operar 12 EH-101 ( inicialmente virão 2 SIFICAP, 6 SAR e 4 na configuração CSAR , embora qualquer um poderá vir a utilizar o kit CSAR ).
O exército, como referi, irá adquirir 10 NH-90 TTH.
-
O q significam SIFCAP, CSAR e TTH ? Sei que SAR é "Search and Rescue".
-
SIFICAP - Monotorização e fiscalização de pescas ( não sei a tradução à letra )
CSAR - Combat Search and Rescue
TTH - Tactical Transport Helicopter
-
SIFICAP - Sistema de Fiscalização e Controlo das Actividades da Pesca
http://www.igp.pt/sificap.html (http://www.igp.pt/sificap.html)
Cumps
André Carvalho
-
É isso mesmo André.
Obrigado.
-
Não fiques triste, Ricardo Nunes. O que vale é a intenção. 8)
-
Sobre o novo helicóptero:
Gostos não se discutem e sei que esta cor vem na linha da dos Pumas, mas não se poderia aproveitar para mudar essas cores?
O castanho e verde por um castanho e cinza, por exemplo, ou outra tonalidade de verde.
Ou então verde e preto?
É que assim, mais parece um veículo dos serviços florestais...
Já agora, a alguém quem me possa esclarecer:
Quantos Pumas tem actualmente a nossa FAP?
E não se arranja uma foto de um EH-90, só para ver o aspecto?
-
A FAP opera 10 SA-330 Puma.
EH-90? Isso não existe! :wink: Aqui vai:
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.german-helicopter.com%2Fstatdispl%2Forig%2Fnh90_prototype.jpg&hash=31ddfccc6973375394a5fd2fd1c54f1f)
Para ver mais imagens basta "googlar" um bocadinho...