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Forças Armadas e Sistemas de Armas => Força Aérea Portuguesa => Tópico iniciado por: soultrain em Fevereiro 12, 2005, 07:06:51 pm

Título: Chegaram os EH-101
Enviado por: soultrain em Fevereiro 12, 2005, 07:06:51 pm
Boas,

"Boas noticias para a Força Aérea Portuguesa, chegaram ontem pelas 16 horas a Lisboa os dois primeiros EH-101, foram recebidos por uma escolta de um Puma e um Alouette e aterraram na BA6 no Montijo."

tirado do forum aviacao.net

É verdade?

Fotos?

Cump.
Título:
Enviado por: Ricardo Nunes em Fevereiro 12, 2005, 07:17:43 pm
Sim, é verdade.

Efectuaram uma passagem por volta das 16:00 em frente da Torre de Belém. O ALIII "zangão" liderava a esquadrilha.
Tanto eu como o JNSA estivemos lá.

Um abraço,
Título:
Enviado por: Luso em Fevereiro 12, 2005, 08:51:16 pm
- Privilegiados!
Título:
Enviado por: Tiger22 em Fevereiro 12, 2005, 11:18:45 pm
Fotos? :wink:

Ricardo 8) ?
Título:
Enviado por: komet em Fevereiro 13, 2005, 01:21:57 am
Podiam ter avisado a malta... mas nãaaaao, deixam estar para depois vir aqui gabarem-se na nossa cara  :roll:  tsc tsc
Título:
Enviado por: paraquedista em Fevereiro 14, 2005, 03:55:44 pm
olha TOMA...muito bem dito :oops:
Título: EH-101
Enviado por: mcalberto em Fevereiro 17, 2005, 12:07:41 pm
Bons Dias

Já existem fotografias disponíveis da chegada dos dois EH-101, no site da Força Aérea.  Para quem não sabe, aqui fica www.emfa.pt (http://www.emfa.pt)

Cumprimentos
Título:
Enviado por: Tiger22 em Fevereiro 17, 2005, 01:14:32 pm
Obrigado mcalberto :P
Título:
Enviado por: komet em Fevereiro 17, 2005, 05:57:23 pm
Só são lindos mesmo!!!! :clap: :clap:  :D
Título:
Enviado por: Major Alvega em Fevereiro 17, 2005, 09:36:29 pm
São de facto excelentes "máquinas" e o melhor que se faz actualmente na indústria aeronautica neste tipo de aeronaves.

 Mas a camuflagem escolhida é de gosto e funcionalidade muito duvidosa.
 Já vi em fotos do EH-101 dinamarquês e esse de facto está fantástico devido à pintura escolhida.

 Bem sei que isto não é um concurso de beleza, mas estes belos EH101 mereciam uma opção ao nível da camuflagem bem melhor. Mas últimamente a Força Aérea não tem sido feliz neste campo...estou-me a lembrar da camuflagem escolhida para os P-3P. Nos P-3C holandeses não era preciso mudar nada, porque têm um livery espectacular. Bastava colocar a Cruz de Cristo em cima das insígnias holandesas.
Título:
Enviado por: dremanu em Fevereiro 17, 2005, 09:41:02 pm
Eu gostei das cores, acho que estam lindos!

Viva!!!! E que venham logo mais....
Título:
Enviado por: Ricardo Nunes em Fevereiro 17, 2005, 10:24:48 pm
Citação de: "Major Alvega"
Mas a camuflagem escolhida é de gosto e funcionalidade muito duvidosa.
 Já vi em fotos do EH-101 dinamarquês e esse de facto está fantástico devido à pintura escolhida.


Caro Major Alvega,

Tem fotos de boa qualidade dos EH-101 dinamarqueses que possa partilhar com os restantes membros?  :wink:

Um abraço,
Título: SIFICAP
Enviado por: alfsapt em Fevereiro 18, 2005, 09:44:30 am
Alguém sabe?

A versão SIFICAP pode substituir nessa função os Aviocar ou apenas os complementa?

Se substitui o aviocar nesta função em grande percentagem não faria sentido ter mais do que 2 helis destinados a SIFICAP?

Uma vez que os aviocar deverão ser substituídos a médio prazo (a ver vamos) as funções SIFICAP poderiam ser exclusivas ao Eh101 ou em termos de custo/eficácia é imperativo uma aeronave de asa fixa?

E já agora, os 2 SIFICAP tambem podem desempenhar SAR?
Título:
Enviado por: papatango em Fevereiro 18, 2005, 03:00:31 pm
Pelo dados que tenho, os EH-101 vão ter grande parte dos equipamentos idênticos aos Aviocar C-212-300, que são relativamente recentes. Os AVIOCAR que vão ser substituidos são os C-212-100 que entraram ao seviço nos anos 70. Serão no entanto mais sofisticados que os AVIOCAR, além de terem muito maior capacidade de carga.

A versão SAR, é a versão base, que dispõe por exemplo, de dispositivos IR que permitem detectar, mesmo de noite, destroços e/ou sobreviventes. Estes equipamentos são standard, e portanto, qualquer dos 12 helicópteros tem esta capacidade.

Cumprimentos
Título:
Enviado por: papatango em Fevereiro 18, 2005, 04:12:21 pm
Citação de: "Major Alvega"
Mas a camuflagem escolhida é de gosto e funcionalidade muito duvidosa.
 Já vi em fotos do EH-101 dinamarquês e esse de facto está fantástico devido à pintura escolhida.

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.emfa.pt%2Fdestaques%2Feh101%2Feh13.jpg&hash=0d796a6efb1f29771fdc82aaeb5fec97)
Esta imagem, dá uma ideia, das vantagens desta camuflagem.
Foi pensada para o nosso território,  e para a nossa realidade.

O que se pode eventualmente dizer, e é verdade, é que, com os meios sofisticados que existem hoje, a detacção visual é cada vez menos importante, sendo muito mais a detecção electrónica.

Mas que a camuflagem continua a resultar, isso eu acho que continua.

Cumprimentos
Título:
Enviado por: alfsapt em Fevereiro 18, 2005, 05:44:54 pm
Citação de: "papatango"
Citação de: "Major Alvega"
Mas a camuflagem escolhida é de gosto e funcionalidade muito duvidosa.
 Já vi em fotos do EH-101 dinamarquês e esse de facto está fantástico devido à pintura escolhida.
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.emfa.pt%2Fdestaques%2Feh101%2Feh13.jpg&hash=0d796a6efb1f29771fdc82aaeb5fec97)
Esta imagem, dá uma ideia, das vantagens desta camuflagem.
Foi pensada para o nosso território,  e para a nossa realidade.

E não só, basta lembrar a Bósnia, Timor e até o Afeganistão (nota-se em algumas fotos do C130).

Citação de: "papatango"
O que se pode eventualmente dizer, e é verdade, é que, com os meios sofisticados que existem hoje, a detacção visual é cada vez menos importante, sendo muito mais a detecção electrónica.


Seja nos cenários que referi ou por exemplo em África o padrão escolhido é uma maior valia contra RPG´s e afins até porque não fazendo desaparecer os aparelhos a camuflagem distorce a percepção das distâncias... na minha humilde opinião. :)
Título:
Enviado por: komet em Fevereiro 18, 2005, 05:47:29 pm
Apesar de também não gostar do padrão, confesso de ao primeiro relance, foi dificil distinguir o helicóptero nesta imagem:

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.emfa.pt%2Fdestaques%2Feh101%2Feh5.jpg&hash=4c5dce10cce97938765305078ae7a05a)
Título:
Enviado por: emarques em Fevereiro 18, 2005, 06:36:12 pm
Citar
Apesar de também não gostar do padrão, confesso de ao primeiro relance, foi dificil distinguir o helicóptero nesta imagem:


Os helicópteros. ;)
Título:
Enviado por: komet em Fevereiro 18, 2005, 06:40:03 pm
:shock:  

Epah, deviam arranjar mais imagens daquelas, é como achar o Wally...
Título:
Enviado por: NotePad em Fevereiro 18, 2005, 11:37:51 pm
Nessa ultima imagem olhem directamente para por exemplo o relogio na barra iniciar (pra quem tem windows) e vejam se a vossa visão periferica detecta bem o o proprio heli mais perto, quanto mais o que esta mais longe.
Título:
Enviado por: JLRC em Fevereiro 19, 2005, 11:35:32 am
Aconteceu-me o mesmo. Quando olhei para a imagem interroguei-me: porque puseram uma imagem da ponte sem hélis? Só depois vi o héli maior e só mais tarde o 2º héli. Deve ser da idade, já estou a ficar pitosga  :oops:
Título:
Enviado por: Luso em Fevereiro 19, 2005, 03:52:47 pm
E pitosgas é o que vocês são!
Eu consigo ver o Ricardo Nunes e o JNSA junto ao pilar da ponte...
- Quem é aquela louraça ao teu lado, Ricardo?
Título:
Enviado por: Ricardo Nunes em Fevereiro 19, 2005, 08:50:01 pm
Citação de: "Luso"
- Quem é aquela louraça ao teu lado, Ricardo?


 8)  8)
Título: 4º Merlin entregue
Enviado por: JLRC em Abril 25, 2005, 02:09:08 pm
One Hundred and One 101s
 
 
(Source: AgustaWestland; issued Apr. 22, 2005)
 
 
 VERGIATE, Italy --- The 101st production EH101 was accepted on 15 April by the Portuguese Air Force at AgustaWestland's Vergiate plant in Italy.  
 
The ferry flight from Vergiate to the Portuguese Air Force Base at Montijo (Lisbon) took place on Thursday 21 April.  
 
The 101st aircraft is the fourth search and rescue aircraft from an order of 12 aircraft placed by the Portuguese Air Force for SAR, Combat SAR and Fishery Protection (SIFICAP - Sistema de Fiscalização e Controlo das Actividades da Pesca) configured aircraft.  
 
The EH101 fleet has now flown over 60,000 hours performing search and rescue, utility, troop transport and various maritime roles. Royal Air Force EH101 Merlins have deployed to Bosnia and Iraq to perform peacekeeping duties while Royal Navy Merlins were deployed to the Arabian Gulf during the initial phase of Operation Telic in 2003 and are currently deployed in the Arabian Gulf performing maritime surveillance duties.  
 
In Canada the EH101 Cormorant has achieved many outstanding rescues since it entered service in July 2002. The Cormorant has also achieved an icing clearance unmatched by any other helicopter allowing it to operate in the severest of weather conditions.  
 
The Italian Navy now has three variants of the EH101 in service. The first to enter service was the combined anti-submarine and anti-surface warfare variant, eight of which have been delivered. Both airborne early warning and amphibious support variants have followed.  
 
In Japan the Tokyo Metropolitan Police have made extensive use of its single EH101 performing transport, SAR and relief flights. Additionally the aircraft has been used as a VIP transport for His Majesty the Emperor Akihito and Her Majesty Empress Michiko.  
 
A further 45 aircraft are on order for the Royal Danish Air Force, Japanese Maritime Self Defence Force, Italian Navy and Portuguese Air Force.  
 
 
BACKGROUND NOTES:  
 
On 28th January the U.S. Navy selected the US101, an American variant of the EH101, for a new fleet of "Marine One" helicopters for the President of the United States. The 101 was selected based on its proven capabilities, superior cabin space and excellent safety. The selection of the US101 came after an extensive evaluation alongside the competing helicopter.  
 
The EH101 has also won competitions against its nearest competitor in Denmark, Portugal and Japan highlighting its clear advantage in capability and value for money. When its greater payload and longer-range capability are combined with a cabin more than 30% larger than its nearest competitor, the EH101 provides a capability that makes it the new benchmark helicopter in its class.  
 
Orders for 146 EH101 have been placed to date by seven customers around the world comprising the Royal Air Force, Royal Navy, Italian Navy, Canadian Forces, Tokyo Metropolitan Police, Portuguese Air Force, Royal Danish Air Force and Japanese Maritime Self Defense Force.  
 
The EH101 has been ordered in a range of variants to perform many diversified roles including troop transport, logistic support, search and rescue, anti-submarine warfare, anti-surface warfare, maritime patrol, combat SAR, airborne early warning, amphibious support, airborne mine countermeasures and head of state transport, demonstrating its multi-role capabilities.  
 
Certified by military and civil authorities around the world the EH101 meets or exceeds the most stringent safety and certification requirements. The EH101 is powered by three General Electric or Rolls-Royce Turbomeca engines, that provide superior one-engine inoperative performance over twin-engine designs, giving it a reassuring safety advantage. Additionally many critical systems are duplicated or triplicated giving the EH101 a large level of system redundancy and safety margin, something which is especially important when operating in hostile environments.  
 
AgustaWestland, a Finmeccanica company, is one of the largest helicopter companies in the world. The company offers an unrivaled range of helicopters to satisfy the requirements of civil and military customers. AgustaWestland has its primary operations in Italy, United Kingdom and the United States of America.  
 
-ends-