Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #570 em: Janeiro 25, 2020, 09:48:27 pm »
O problema é que para as Meko ficarem alguma coisa de jeito, o investimento teria de ser considerável, o que não acontece. 40/45 milhões por navio não dá para grande coisa e quando nem sequer incluem armamento ou radares novos... pior é que é um upgrade para o "desenrascanso", adiando mais uma vez uma necessidade óbvia que é de navios novos. Ou seja, além de ser um desperdício de dinheiro pelo reduzido incremento de capacidades, é algo que (espera-se) seja para durar pouco tempo até à sua substituição.

Com o aparecimento de projectos mais em conta como as AH140, deixa de fazer sentido gastar 120 milhões num MLU para encher chouriços, ficando a MP melhor servida se fosse canalizado este dinheiro para novos navios o quanto antes, que somado a mais uns ~150 milhões pela venda das VdG, já entraríamos com saldo positivo para pagar praticamente 1 dos navios novos. Aliás, mais uma vez se pode argumentar sobre um AOR em segunda-mão mais barato, e o valor que sobrasse ser directamente injectado também nos novos navios...
 
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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #571 em: Janeiro 25, 2020, 10:35:07 pm »
O problema é que para as Meko ficarem alguma coisa de jeito, o investimento teria de ser considerável, o que não acontece. 40/45 milhões por navio não dá para grande coisa e quando nem sequer incluem armamento ou radares novos... pior é que é um upgrade para o "desenrascanso", adiando mais uma vez uma necessidade óbvia que é de navios novos. Ou seja, além de ser um desperdício de dinheiro pelo reduzido incremento de capacidades, é algo que (espera-se) seja para durar pouco tempo até à sua substituição.

Com o aparecimento de projectos mais em conta como as AH140, deixa de fazer sentido gastar 120 milhões num MLU para encher chouriços, ficando a MP melhor servida se fosse canalizado este dinheiro para novos navios o quanto antes, que somado a mais uns ~150 milhões pela venda das VdG, já entraríamos com saldo positivo para pagar praticamente 1 dos navios novos. Aliás, mais uma vez se pode argumentar sobre um AOR em segunda-mão mais barato, e o valor que sobrasse ser directamente injectado também nos novos navios...


Eu já ficava contente se fossem as Arrowhead 120... Desde que propriamente equipadas e novas....

https://www.babcockinternational.com/wp-content/uploads/2019/06/Arrowhead-120-PT-DIGITAL.pdf

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #572 em: Janeiro 26, 2020, 08:59:13 am »
Pelo que sei, a converseta neste momento dentro da Marinha é que o MLUzinho das VdG dificilmente avançará. Não lhe depositam grandes esperanças e está tudo no ver para crer.
Saudações Aeronáuticas,
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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #573 em: Janeiro 26, 2020, 09:51:42 am »
O problema é que para as Meko ficarem alguma coisa de jeito, o investimento teria de ser considerável, o que não acontece. 40/45 milhões por navio não dá para grande coisa e quando nem sequer incluem armamento ou radares novos... pior é que é um upgrade para o "desenrascanso", adiando mais uma vez uma necessidade óbvia que é de navios novos. Ou seja, além de ser um desperdício de dinheiro pelo reduzido incremento de capacidades, é algo que (espera-se) seja para durar pouco tempo até à sua substituição.

Com o aparecimento de projectos mais em conta como as AH140, deixa de fazer sentido gastar 120 milhões num MLU para encher chouriços, ficando a MP melhor servida se fosse canalizado este dinheiro para novos navios o quanto antes, que somado a mais uns ~150 milhões pela venda das VdG, já entraríamos com saldo positivo para pagar praticamente 1 dos navios novos. Aliás, mais uma vez se pode argumentar sobre um AOR em segunda-mão mais barato, e o valor que sobrasse ser directamente injectado também nos novos navios...


Eu já ficava contente se fossem as Arrowhead 120... Desde que propriamente equipadas e novas....

https://www.babcockinternational.com/wp-content/uploads/2019/06/Arrowhead-120-PT-DIGITAL.pdf

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Completamente de acordo as 120 são navios bem capazes e encaixariam e bem na Marinha Portuguesa !
Tem a capacidade de embarcar os NH90 e os HH-60..... !
Acho que uma classe de três AH120 devidamente armadas com 120mm e dois bons sistemas de misseis ASuW, ASUW,  SAM com os respectivos sensores nos ficaria por cerca de €400/450 milhões/Navio.

Abraços
« Última modificação: Janeiro 26, 2020, 10:19:13 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #574 em: Janeiro 26, 2020, 10:02:57 am »
Pelo que sei, a converseta neste momento dentro da Marinha é que o MLUzinho das VdG dificilmente avançará. Não lhe depositam grandes esperanças e está tudo no ver para crer.

Deus queira que não avancem !!!!

pois pudera com a idade que tem os navios para nada servirão além de consumirem verbas que melhor serviriam a Marinha se já alocadas á compra de Navios Novos, mas isto sou eu a pensar alto.  :bang:

O grande erro que se cometeu, foi entre os anos de 2005/2010, não se ter avançado com um MLU á seria ás VdG, que agora estariam novamente a ser intervencionadas para manter as capacidades por mais dez anos, isso sim teria sido um planeamento digno para esta classe de Fragatas que tão bem serviu a marinha !

Mas, uma vez mais, descuramos os nossos parcos meios Navais de combate, e deixamos que chegassem a um estado de
pré-obsolescência devido á incompetência, incúria ou desleixo dos responsáveis, ou de quem Manda, porque Comandar é uma arte e quem Comanda nunca deixaria que tais meios chegassem ao estado a que chegaram !!

A marinha deveria ser o Ramo das FFAA que melhores meios deveria possuir, mas a realidade é completamente diferentes, á classe VdG, como em tantas outras classes de Navios da nossa Marinha, irá acontecer exactamente o mesmo, ficar obsoleta ao serviço de Portugal.

Assim fica bem patente o enorme respeito que é nutrido pelos responsáveis da tutela e da Marinha, pelo Nosso Grande Navegador Vasco da Gama !!!

Abraços
« Última modificação: Janeiro 26, 2020, 10:12:32 am por tenente »
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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #575 em: Janeiro 26, 2020, 12:19:54 pm »
O mais certo é não haver MLU nem nada, o Centeno cativa mais essas verbas e ganha mais uma medalha em Bruxelas, e as VdG aguentam até cairem de podre, que é o habitual...
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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #576 em: Janeiro 26, 2020, 12:24:03 pm »
E estamos interessados?  8)

No Fórum sim, na Marinha desconheço.

Até acho que a ideia da Marinha era se o Berrio não aguentar até à chegada do novo navio que pedíamos a um aliado para abastecer os nossos navios, tenho que ver quem disse isso.

Eu vendia era já a MP toda e assim ficavam mais uns milhões para os futuros buracos bancários , pedimos a Espanha e a Marrocos que patrulhem a nossa ZEE, e os nossos milhares de Almirantes passam a fazer tirocinios a bordo de navios dos "aliados"
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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #577 em: Janeiro 26, 2020, 04:41:53 pm »
Pelo que sei, a converseta neste momento dentro da Marinha é que o MLUzinho das VdG dificilmente avançará. Não lhe depositam grandes esperanças e está tudo no ver para crer.

Que não o façam mesmo, pra gastar o dinheiro que estão a pensar pra ficar practicamente na mesma é deitar dinheiro ao lixo!
Que usem a guita para algo util, sei lá.... começar a pensar nas novas talvez!
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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #578 em: Janeiro 29, 2020, 03:53:02 pm »
Cada vez mais há menos marinha

Citar
único navio reabastecedor da Marinha portuguesa, o NRP Bérrio, vai ser abatido. A informação foi transmitida esta terça-feira numa reunião de Comados na base Naval pelo próprio Chefe de Estado-maior da Armada (CEMA) Almirante Mendes Calado. O porta-voz oficial do seu gabinete confirmou ao DN a decisão em relação a um navio fundamental para a sustentação e apoio logístico de forças navais nacionais e internacionais.

Até ter uma alternativa, que "está a ser estudada", garante esta fonte autorizada, a Marinha fica com a sua capacidade de projeção drasticamente limitada, pois não será possível apoiar navios a longas distâncias no mar - por exemplo em casos de emergência civil, como o que aconteceu em outubro na ilha das Flores.

Há um ano, a Marinha apostava tudo numa reparação profunda do Bérrio - adquirido à Inglaterra em 1993 já com 26 anos de navegação - que permitiria prolongar a sua 'vida' por mais 10 anos. Mas os cálculos estavam errados e agora a Lei de Programação Militar só prevê a aquisição de um novo reabastecedor em 2027.
dn.pt
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #579 em: Janeiro 29, 2020, 04:27:58 pm »
Cada vez mais há menos marinha

Citar
único navio reabastecedor da Marinha portuguesa, o NRP Bérrio, vai ser abatido. A informação foi transmitida esta terça-feira numa reunião de Comados na base Naval pelo próprio Chefe de Estado-maior da Armada (CEMA) Almirante Mendes Calado. O porta-voz oficial do seu gabinete confirmou ao DN a decisão em relação a um navio fundamental para a sustentação e apoio logístico de forças navais nacionais e internacionais.

Até ter uma alternativa, que "está a ser estudada", garante esta fonte autorizada, a Marinha fica com a sua capacidade de projeção drasticamente limitada, pois não será possível apoiar navios a longas distâncias no mar - por exemplo em casos de emergência civil, como o que aconteceu em outubro na ilha das Flores.

Há um ano, a Marinha apostava tudo numa reparação profunda do Bérrio - adquirido à Inglaterra em 1993 já com 26 anos de navegação - que permitiria prolongar a sua 'vida' por mais 10 anos. Mas os cálculos estavam errados e agora a Lei de Programação Militar só prevê a aquisição de um novo reabastecedor em 2027.
dn.pt

Mesmo 2027 é um esticão do ca****o, o Bérrio devia ser abatido assim que se conseguisse por as unhas num Wave e ficavamos resolvidos de AOR até 2040....  (ou mais!)
 :-P
 

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #580 em: Janeiro 29, 2020, 04:39:27 pm »
Há quantos dias falámos aqui que aqueles 10 a 20 milhões eram um desperdício? Parece que é de propósito.  ::)

A alternativa "está a ser estudada", poderá isto implicar que se vai procurar algo em segunda-mão ou até a construção "antecipada" de algo nos módulos de um JSS?
 

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #581 em: Janeiro 29, 2020, 04:39:27 pm »
Até é capaz de ser uma boa notícia... "afundar" dinheiro no Bérrio era um erro.
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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #582 em: Janeiro 29, 2020, 04:47:38 pm »
Está aqui a notícia completa: https://www.dn.pt/poder/marinha-perde-unico-reabastecedor-navio-berrio-vai-ser-ja-abatido-11761983.html

Agora como é possível vir dizer que é um navio fundamental e uma valência essencial e deixam-se chegar as coisas a este estado? Soa a um misto de incompetência com negligência grosseira. No Alfeite há muito que se dizia que o Bérrio estava preso por arames, e está aqui a confirmação: abate imediato.

Espero que haja um pouco de bom senso e se avance para um RFA Wave enquanto ainda não estão reservados, caso contrário a Marinha que pouco navega terá ainda menos condições e apoio para o fazer. Esperar 7 anos até que hajam verbas para a construção de um navio que é considerado fundamental é gozar com a malta.

Citar
A Marinha está a estudar uma alternativa, muito difícil a curto prazo. A Lei de Programação Militar só prevê aquisição para 2027, ficando assim a Marinha com a sua capacidade de projeção drasticamente reduzida

Ah pois, agora é que têm mesmo de meter os fuzileiros e zebros nos NPO se querem capacidade de projecção. ::)
« Última modificação: Janeiro 29, 2020, 04:50:46 pm por Charlie Jaguar »
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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #583 em: Janeiro 29, 2020, 05:10:25 pm »
Até é capaz de ser uma boa notícia... "afundar" dinheiro no Bérrio era um erro.

Se já era um erro meter no navio 10 a 20 milhões para tão poucos anos, quanto mais o valor da reparação realmente necessária. Nem falaram em valores, mas se não pagava um Wave, estaria bastante perto disso!

A ver vamos se não vêm agora dizer que o Wave "não cabe no Alfeite"... Mesmo que não caiba, que se adquira e seja colocado temporariamente em Setúbal ou noutro porto onde possa ser colocado, não se pode é ficar muito tempo sem um navio do género.

Já agora o que será feito da guarnição do Bérrio? Serão colocados noutro/s navio/s? Ou ficarão à espera? Presumo que ainda haja guarnição pelo menos.  ::)

PS: Relembro que os Wave têm convés de voo e hangar para 1 Merlin, algo que agora nos Açores daria jeito.  ::)
« Última modificação: Janeiro 29, 2020, 05:35:17 pm por dc »
 
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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #584 em: Janeiro 29, 2020, 05:57:35 pm »
Existe alguma guarda costeira por este mundo fora que tenha um navio reabastecedor? Às tantas nem precisamos disso para nada. [/sarcasmo]

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 
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