Enerpura investe numa central solar em Tavira

  • 0 Respostas
  • 1668 Visualizações
*

Marauder

  • Investigador
  • *****
  • 2093
  • +2/-4
Enerpura investe numa central solar em Tavira
« em: Maio 30, 2006, 03:39:12 pm »
Citar
Enerpura investe numa central solar em Tavira

A Enerpura, empresa detida maioritariamente por Diogo Vaz Guedes, anunciou um projecto de construção de uma central solar térmica para a produção de electricidade, em Tavira, no sotavento algarvio, em consórcio com a australiana SHP - Solar Heat Power e com a portuguesa Meci, refere o Diário de Notícias de terça-feira.


A central, que deverá entrar em funcionamento em Janeiro de 2008, vai concorrer com as centrais solares fotovoltaicas de Serpa e Moura (embora com um sistema de produção de energia eléctrica bastante diferente) e representa um investimento da ordem dos 17 a 18 milhões de euros.

A Enerpura também é participada por Nuno Ribeiro da Silva, administrador da Somague e representante em Portugal da eléctrica espanhola Endesa, bem como por Manuel Colares Pereira, ex-investigador do Ineti - - Instituto de Engenharia e Tecnologia Industrial e por João Correia de Oliveira, um dos fundadores da Ao Sol, empresa que agora foi adquirida pela Enerpura.

Com uma potência de pico de 6,5 megawatts e uma potência nominal de 5,4 megawatts, esta central permite produzir «energia eléctrica muito mais barata do que a produzida nas centrais solares fotovoltaicas», explicou Manuel Colares Pereira, «porque o investimento é menor e produzo muito mais electricidade por hora. Assim, a energia produzida nesta central pode custar metade da produzida pelas centrais solares fotovoltaicas», acrescentou.

30-05-2006 8:49:59


de:
http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro%5 ... news=67684

Se realmente os custos são quase metade das outras centrais solares fotovoltaicas, porque é que não se ouve falar de mais projectos como este?