EMB-312 (T 27 Tucano)

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Vitor Santos

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EMB-312 (T 27 Tucano)
« em: Novembro 10, 2019, 10:32:07 pm »
 

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Re: EMB-312 (T 27 Tucano)
« Responder #1 em: Novembro 11, 2019, 02:15:49 am »







Créditos: Johnson Barros
 

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Re: EMB-312 (T 27 Tucano)
« Responder #2 em: Novembro 13, 2019, 05:46:16 pm »
Primeiro Esquadrão de Instrução Aérea faz deslocamento com 13 T-27 Tucano para Base Aérea de Campo Grande


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O 1º Esquadrão de Instrução Aérea (1º EIA), responsável pela formação básica dos cadetes aviadores do 4º ano da Academia da Força Aérea (AFA), realizou um deslocamento para as cidades de Campo Grande (MS) e Anápolis, entre os dias 01 e 03 de novembro. O objetivo da missão foi a manutenção da operacionalidade dos pilotos bem como a conclusão da formação de um novo líder de esquadrão.

Partiram de Pirassununga (SP), 13 aeronaves T-27 Tucano, sendo 12 no voo em formação e 1 isolada, conhecida como “paquera”. Além dos 26 instrutores de voo, um Oficial de Comunicação Social, um Médico e uma Psicóloga de Esquadrão estiveram presentes na missão. Um Embraer C-97 Brasilia do 6º Esquadrão de Transporte Aéreo (6º ETA) e um Embraer C-95CM Bandeirante do 3º Esquadrão de Transporte Aéreo (3º ETA) se revezaram no suporte logístico, para o transporte de material de manutenção, uma vez que seis mecânicos também acompanharam a missão.

Ao todo foram voadas, aproximadamente, 78 horas.

FONTE:  http://tecnodefesa.com.br/primeiro-esquadrao-de-instrucao-aerea-faz-deslocamento-com-13-t-27-tucano-para-campo-grande/





Todas as fotos Tenente Marcio Inforzatto
 

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Re: EMB-312 (T 27 Tucano)
« Responder #3 em: Agosto 06, 2021, 01:43:15 am »
Aeronave T-27 Tucano modernizada receberá nova pintura


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A AFA promoveu um concurso interno entre os cadetes para a escolha da pintura que marcará a nova versão do T-27 modernizado

Em mais uma etapa da modernização do T-27 Tucano da Força Aérea Brasileira (FAB), o avião ganhará nova pintura. Confira abaixo como será o terceiro padrão adotado nos Tucanos da FAB.

A escolha da identidade visual contou com a participação dos cadetes da Academia da Força Aérea (AFA), situada em Pirassununga (SP), onde o T-27M será empregado para voos de instrução.


As novas cores apresentam um ar de atualidade, alinhada às alterações realizadas no processo de modernização. O novo design é inédito e utilizará tintas já empregadas pela FAB, como o branco, o laranja e o preto. Agrega-se, ainda, a questão da padronização, pois faz referência aos tons já existentes em outras aeronaves da Força Aérea.

Todo o projeto de modernização da aeronave está sendo conduzido pelos técnicos e especialistas do Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMALS). “O PAMALS sente-se honrado com esse desafio. A modernização do T-27 é uma missão grandiosa que vai contribuir sobremaneira com a formação dos futuros pilotos da Força Aérea. A nova pintura veio como um diferencial que vai marcar essa nova fase do projeto T-27”, ressaltou o Diretor do PAMALS, Coronel Aviador Marcelo Reed Sardinha.


No total, 42 aeronaves serão modernizadas até dezembro de 2022. A modernização é uma das fases previstas no ciclo de vida das aeronaves da FAB, conforme legislação específica, e tem por objetivo a introdução ou alteração de características técnicas e logísticas nos Sistemas ou Materiais em uso na Aeronáutica, tanto para atualizá-los quanto para ajustar seu desempenho às necessidades específicas não existentes à época da adoção desses Materiais ou Sistemas.

A proposta da modernização do T-27 surgiu de uma necessidade operacional que identificou pontos importantes para que a aeronave continuasse realizando sua missão com segurança. Assim, foram considerados aspectos como aumento da consciência situacional dos tripulantes, substituição dos equipamentos de navegação e comunicação, e a capacidade de operar em espaço aéreo por meio do sistema global de navegação por satélite – GPS.

Foram modernizados o sistema de comunicação e os aviônicos, que passam a operar no conceito glass cockpit, o que possibilita, por exemplo, o voo e aproximações baseados em posição satelital; o voo baseado em performance, ou seja, mais direto e preciso; e o envio e recepção de informações para o controle de tráfego através do Sistema de Vigilância Aérea Automático Dependente por Radiodifusão (ADS-B). Esse sistema é uma tecnologia de vigilância na qual uma aeronave determina sua posição via navegação por satélite e a transmite periodicamente para estações de solo, permitindo que seja rastreada pelo controle do espaço aéreo.


Em paralelo à modernização das aeronaves, estão sendo desenvolvidos também sistemas de simulação para que esses auxílios à instrução reflitam fielmente a nova configuração, o que irá colaborar para uma formação mais moderna e eficiente.

 :arrow:  https://www.cavok.com.br/aeronave-t-27-tucano-modernizada-recebera-nova-pintura

 

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Lusitano89

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Re: EMB-312 (T 27 Tucano)
« Responder #4 em: Dezembro 12, 2021, 03:07:50 pm »
 

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Vitor Santos

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Re: EMB-312 (T 27 Tucano)
« Responder #5 em: Dezembro 13, 2021, 12:59:28 pm »
Cerimônia de entrega das aeronaves T-27M acontece na Academia da Força Aérea


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Antes do tradicional banho de batismo dos aviões, o Comandante da Aeronáutica pilotou uma das aeronaves, de Guarulhos (SP) até Pirassununga (SP), na AFA, onde o T-27M será empregado para voos de instrução

Esse é o início de uma nova era na formação dos aviadores da Força Aérea Brasileira (FAB). O marco aconteceu nessa quinta-feira (09), com a cerimônia de entrega das primeiras quatro aeronaves T-27 modernizadas. A jornada de apresentação dos aviões foi iniciada na Base Aérea de São Paulo (BASP), cuja missão foi conduzida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, que liderou a Esquadrilha dos T-27M, pilotando um dos aviões, de Guarulhos (SP) até a Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), onde o T-27M será empregado para voos de instrução.

Na Esquadrilha dos primeiros T-27M também estavam: o Comandante-Geral de Apoio da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic; o Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares; o Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior; além de quatro pilotos de prova, sendo três do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) e um da Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB).

Durante o voo de T-27M, o Comandante da Aeronáutica enviou uma comunicação via fonia para os cadetes da AFA. “Após mais de três décadas voando o T-27, o melhor avião construído para instrução, eu tenho o privilégio de estar trazendo para vocês, cadetes, Clique aqui para baixar a imagem originalnossos futuros pilotos, o que de melhor existe de treinamento. O avião que vocês vão receber não foi modernizado, ele quase foi refeito. Ele tem hoje um sistema aviônico capaz de prepará-los para as modernas aeronaves de todas as aviações da FAB. Muito obrigado pela oportunidade de poder compartilhar isso com vocês”, pronunciou.


Na chegada ao Ninho das Águias, os Bombeiros da AFA deram as boas-vindas aos primeiros T-27M, com o tradicional banho de batismo das aeronaves. Logo em seguida, ocorreu a cerimônia de entrega das quatro aeronaves, que foi presidida pelo o Comandante da Aeronáutica, sendo recebido pelo Comandante da Academia da Força Aérea, Brigadeiro do Ar Marcelo Gobett Cardoso.

De acordo com o Comandante da AFA, os T-27M darão um salto nos padrões de instrução aérea na Academia. “Hoje, após 38 anos operando na FAB, o tucano é entregue novamente pelo Comandante da Aeronáutica, desta vez, liderando aeronaves com um sistema aviônico atualizado, que permitirá adequar a instrução de voo às necessidades da Força Aérea Brasileira do século 21”, sublinhou.

Durante a cerimônia, o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior ressaltou a importância do trabalho de todos os envolvidos no desenvolvimento e na entrega das aeronaves. “Talvez seja injusto chamar de T-27M, porque talvez não seja mais nosso T-27, ele ficou no estado da arte, naquilo que existe de mais moderno. Para chegarmos no dia de hoje, muita gente trabalhou. Parabéns a vocês. Vocês serão Águias melhores formadas do que nós fomos”, concluiu.

Modernização do T-27

Clique aqui para baixar a imagem originalO T-27 Tucano nasceu de uma necessidade da FAB em substituir o T-37C, que era utilizado na instrução avançada da formação de pilotos na Academia da Força Aérea. Com um desenho avançado para a época em que foi desenvolvido, e com características diferenciadas para treinadores do tipo, como assentos ejetáveis e dispostos em tandem, o Tucano tornou-se uma referência em desempenho e estabeleceu um novo padrão. Não por acaso, a aeronave foi escolhida para ser utilizada em demonstrações da Esquadrilha da Fumaça, e em pouco tempo, tornou-se um símbolo brasileiro, que conquistou o mundo.


Clique aqui para baixar a imagem originalAgora, com a entrega do T-27M, a FAB e a Base Industrial de Defesa, mais uma vez, demonstram suas capacidades. Conduzida por técnicos e especialistas do Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMALS), apoiados pelo Comando-Geral de Apoio (COMGAP), pela Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB), pela Academia da Força Aérea (AFA) e pelo Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), a modernização da aeronave contribui para a elevação do nível da formação básica dos pilotos na AFA e ressalta o alto grau de competência e de profissionalismo dos integrantes da Força Aérea Brasileira.


O sistema de comunicação e os aviônicos passam a operar no conceito glass cockpit, o que possibilita, por exemplo, o voo e aproximações baseados em posição satelital; o voo baseado em performance, ou seja, mais direto e preciso; e o envio e recepção de informações para o controle de tráfego através do Sistema de Vigilância Aérea Automático Dependente por Radiodifusão (ADS-B). Esse sistema é uma tecnologia de vigilância na qual uma aeronave determina sua posição via navegação por satélite e a transmite periodicamente para estações de solo, permitindo que seja rastreada pelo controle do espaço aéreo.

Clique aqui para baixar a imagem originalNo total, 42 aeronaves devem ser modernizadas até dezembro de 2022. A modernização é uma das fases previstas no ciclo de vida das aeronaves da FAB, conforme legislação específica, e tem por objetivo a introdução ou alteração de características técnicas e logísticas nos Sistemas ou Materiais em uso na Aeronáutica, tanto para atualizá-los quanto para ajustar seu desempenho às necessidades específicas não existentes à época da adoção desses Materiais ou Sistemas.

Já a escolha da identidade visual contou com a participação dos cadetes da AFA. As novas cores apresentam um ar de atualidade, alinhada às alterações realizadas no processo de modernização. O novo design é inédito e utilizará tintas já empregadas pela FAB, como o branco, o laranja e o preto. Agrega-se, ainda, a questão dapadronização, pois faz referência aos tons já existentes em outras aeronaves da Força Aérea.

Texto: Tenente Flávia Rocha / CECOMSAER, com informações do GABAER e PAMALS

Vídeo: Sargento Victor Chagas / CECOMSAER

Fotos:  Major Bordignon / IPEV; Capitão Bezerra / EDA; Suboficial Ribeiro / EDA; Sargento Gaedke / AFA; Sargento Samuel Figueira / CECOMSAER; Cadete Taycon / AFA; Soldado João Oliveira / AFA; Soldado Carriço / AFA; Imprensa CCAer / AFA

 
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Re: EMB-312 (T 27 Tucano)
« Responder #6 em: Dezembro 13, 2021, 01:00:22 pm »
 

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Cabeça de Martelo

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Re: EMB-312 (T 27 Tucano)
« Responder #7 em: Abril 12, 2023, 01:55:17 pm »
Embraer launches the A-29N Super Tucano in NATO configuration
- New version of the aircraft will feature equipment to meet NATO's operational requirements

- A-29 has been selected by more than 15 air forces worldwide

 

Rio de Janeiro, Brazil - April 12, 2023 – Embraer announced today, during LAAD Defence & Security 2023, the launch of the A-29 Super Tucano aircraft, light attack aircraft, armed reconnaissance, and advanced training, in the configuration of NATO (North Atlantic Treaty Organization), with an initial focus on meeting the needs of nations in Europe. The new version of the aircraft, the A-29N, will include equipment and features to fulfill NATO's operational requirements, such as a new datalink and single-pilot operation.

 

These features will further increase the aircraft's employment possibilities, allowing, for example, its use in JTAC (Joint Terminal Attack Controller) training missions. Training devices will also be upgraded to the world's most demanding standards, including virtual, augmented, and mixed reality.

 

“This is a new stage in the operational life of the A-29 Super Tucano,” said Bosco da Costa Junior, President and CEO of Embraer Defense and Security. “We see many application possibilities for the A-29N at the moment. Several European countries have shown interest in specific aircraft capabilities that we have now introduced with this version.”

 

With more than 260 units delivered worldwide, the aircraft has been selected by more than 15 air forces worldwide, including the United States Air Force (USAF).

 

Developed as a highly versatile aircraft, the A-29 Super Tucano can perform a broad range of missions, including light attack, aerial surveillance and interception, and counterinsurgency. The A-29 is rugged and versatile, operating from remote and unpaved runways on forward deployed operational bases with little support, all with low operating costs and high availability (above 90%).

 

In addition to combat roles, the aircraft is widely used as an advanced trainer. Its ability to simulate combat missions and upload and download flight data has made it a highly effective training platform. As a real multi-mission aircraft, the A-29 has the flexibility to provide air forces with a single platform for light attack, armed reconnaissance, close air support, and advanced training, thus optimizing their fleets.

 

It is equipped with various state-of-the-art sensors and weapons, including an electro-optical/infrared system with laser designator, night vision goggles, secure voice communications, and a data-link package. Thus, the A-29 Super Tucano represents the gold standard in its field, combining superior aircraft performance with 21st-century weapons, integrated sensors, and surveillance systems to create a highly influential air power component.

 

Follow us on Twitter: @Embraer

« Última modificação: Abril 12, 2023, 01:56:32 pm por Cabeça de Martelo »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
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Re: EMB-312 (T 27 Tucano)
« Responder #8 em: Novembro 22, 2023, 12:59:10 pm »