TAP: Notícias

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Re: TAP: Notícias
« Responder #360 em: Maio 20, 2020, 06:43:41 pm »
Dívida da TAP ascende a 2,3 mil milhões €

https://www.facebook.com/551887971598891/posts/2929683030486028/

Não acredito, acho que é bem maior, pelas verbas que nos últimos quarenta anos tem sido injetadas na companhia.

Abraços

2,3 mil milhões era o passivo total da TAP em finais de 2018, está escrito no relatório de Gestão de 2018: https://www.tapairportugal.com/pt/sobre-nos/relatorios-anuais

Já nessa altura (2018) os capitais próprios eram negativos em mais de 600 milhões de euros, como teve prejuízo e em 2019 também, terá capitais próprios negativos de 800 milhões. No mínimo o buraco é de 3 mil milhões de euros (passivo + capitais próprios negativos, por lei os sócios deviam injectar dinheiro para os capitais serem repostos...... em 15 milhões positivos!!!!9

Na prestação de contas de 2019 que só aparece na CMVM: https://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/FR74569.pdf
Não aparece muita informação relevante, mas o buraco passa de certeza os 3 mil milhões em 2019.

Ao ver a apresentação que está registada na CMVM, salta à vista um número que não fazia ideia, a TAP tem mais de 1 500 pilotos para só 105 aviões! Este rácio é norma nas outras companhias? Parece-me um absurdo! (página 11 do pdf)

Só em 2019 recebeu 30 aviões novos!.....
Eu não vejo salvação na empresa, que não seja fechar os olhos e despejar dinheiro!!!!!

o rácio de PN/PC/aeronave é de sete tripulações para cada aeronave, para cumprires todas as normas de segurança internacionais.
daí o termos cerca de 1500 pilotos e cerca de 6000 PC.

Abraços
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Re: TAP: Notícias
« Responder #361 em: Maio 20, 2020, 11:56:43 pm »
Seria interessante saber quanto do passivo é divida avalizada pelo Estado. Com 2,3 mil milhões de dividas mais vale fechar o tasco e abrir uma nova ao lado. Mas a este poço sem fundo não há oposição, é o interesse Nacional dizem eles.

O Tanas! É o interesse é pessoal de muitos. A manjedoura é grande e os palermas dos contribuintes estão sempre cá!
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Re: TAP: Notícias
« Responder #362 em: Maio 21, 2020, 09:04:12 am »
Pelo que se vai lendo, parece que não me enganei muito, quanto ao numero de aeronaves, que irão ser alienadas.

https://rr.sapo.pt/2020/05/20/economia/tap-pode-perder-1700-trabalhadores-e-mais-de-30-avioes/noticia/193513/

Abraços
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Re: TAP: Notícias
« Responder #363 em: Maio 21, 2020, 09:06:15 am »
Seria interessante saber quanto do passivo é divida avalizada pelo Estado. Com 2,3 mil milhões de dividas mais vale fechar o tasco e abrir uma nova ao lado. Mas a este poço sem fundo não há oposição, é o interesse Nacional dizem eles.

O Tanas! É o interesse é pessoal de muitos. A manjedoura é grande e os palermas dos contribuintes estão sempre cá!

Sempre houve muita gente a mamar nas tetas da TAP, interessa a alguns, muito importantes, que assim seja!!
O numero de chefias, não operacionais, nessa casa, é impressionante !!
Se ao passivo da TAP lhe juntarmos, todos os resultados operacionais anuais, serão perto duns 4.000 milhões.

Abraços
« Última modificação: Maio 21, 2020, 12:24:53 pm por tenente »
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Re: TAP: Notícias
« Responder #364 em: Maio 21, 2020, 09:08:24 am »
Siga mais mil milhões !  8)

Calma, que serão mais de mil milhões.
Só em indemnizações ás companhias de leasing pelas +/- trinta aeronaves que serão alienadas, vão ser umas boas dezenas de milhões, e se lhe juntarmos, como se espera, a passagem á reforma sem penalização, das tripulações mais antigas, já com 55+ anos, que englobarão cerca de 420 pilotos mais 1100/1200 pessoal de cabine, lá vamos ter de suportar uma despesa de mais umas largas dezenas de milhões para reforçarem a SS.

« Última modificação: Maio 21, 2020, 09:20:54 am por tenente »
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Re: TAP: Notícias
« Responder #365 em: Maio 21, 2020, 11:50:00 pm »
Não seja má Lingua, Tenente!

Olhe o Interesse Nacional! Isto com os ronaldos das terras de Vera Cruz vai ao sitio num instante! O raio da TAP Brasil é que não há maneira de ir à vida nem com esta crise. E ainda há quem tenha dificuldades em acreditar no milagre de Fátima. À beira da TAP, o milagre de fátima é peanuts...
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Re: TAP: Notícias
« Responder #366 em: Maio 22, 2020, 11:18:09 am »
Não seja má Lingua, Tenente!

Olhe o Interesse Nacional! Isto com os ronaldos das terras de Vera Cruz vai ao sitio num instante! O raio da TAP Brasil é que não há maneira de ir à vida nem com esta crise. E ainda há quem tenha dificuldades em acreditar no milagre de Fátima. À beira da TAP, o milagre de fátima é peanuts...


Não é ser má língua é saber o que se passa na Companhia vendo que economicamente, estão constantemente a deixá-la de rastos quando os seus trabalhadores não merecem que tal aconteça. A TAP é pura e simplesmente mal gerida, tenho muitos exemplos do que estou a firmar e deixo aqui alguns:

A MNT TAP no Brasil foi ideia de um outro iluminado, o antecessor do Mr Nealman, que por cá passou uns bons anos, ele mais a pandilha, que aterraram por terras Lusa e foi trabalhar muito bem e encher o pandulho, á conta da Dita Companhia Aérea.

Durante o seu mandato arranjaram maneira da TAP adquirir a tal Empresa de MNT no Brasil, empresa essa já falida, mas nós pagamos um bom preço por ela, claro que tinhamos de ajudar a AZUL, empresa que também fez excelentes negócios á conta da TAP, por exemplo trocou os seus ATR e EMB170, já parados há algum tempo, por A330, e ainda a efectuou a mnt de aeronaves suas a custos simbólicos, por técnicos de MNT da TAP em LIS.

Foram mesmo bons negócios para nós tão bons que os ATR, os tais que andavam a fazer a ponte aérea LIS-OPO-LIS, e que deixavam grande parte das bags dos pax para trás tal era a capacidade dos seus magníficos porões, obrigando que ao fim do dia fosse necessário alocar um319/320 num voo, para ir buscar as toneladas de malas e sacos que os ATR não conseguiram transportar, esses STR dizia eu, já foram com os porcos de tão úteis que são !!

É de negócio desastrosos destes que a TAP tem sido pau para toda a obra, lembras-te do negócio da Swissair ??
O tal das reservas, em que os Suiços ficaram com os dados de grande parte dos pax da TAP em troca de um milhão de contos ??
Esse foi tão bom que quando tínhamos um voo da SWR e um da TAP a sair, por exemplo de ZHR, o da SWR vinha completamente cheio e o da TAP, trazia as sobras.

É por estas e outras negociatas para ajudar os amigos e amealhar uns milhões a título pessoal, claro, que a TAP está como está, porque em termos técnicos, competências e de profissionalismo, não brinquemos, temos dos melhores profissionais, entre os melhores, disso não tenho qq dúvida !!!

Abraços
« Última modificação: Maio 22, 2020, 11:35:34 am por tenente »
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Re: TAP: Notícias
« Responder #367 em: Maio 22, 2020, 11:31:49 am »
TAP deve receber injeção de capital na ordem dos mil milhões de euros
https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/tap-deve-receber-injecao-de-capital-na-ordem-dos-mil-milhoes-de-euros-591769

Citar
O dinheiro deverá ser injetado seguindo um modelo semelhante ao aplicado noutros países europeus que já foram em auxílio às suas companhias aéreas: um rácio entre o número de aviões e o número de passageiros transportados em 2019.Ainda não há um valor acordado em relação à injeção de capital que a TAP vai receber, mas fonte próxima das negociações adianta à rádio TSF que o valor deve rondar os mil milhões de euros.

Segundo a TSF, o dinheiro deverá ser injetado seguindo um modelo semelhante ao aplicado noutros países europeus que já foram em auxílio às suas companhias aéreas: um rácio entre o número de aviões e o número de passageiros transportados em 2019. No caso da Swiss Air, que tem 107 aviões e transportou 21,5 milhões de passageiros o ano passado, recebeu ajudas públicas no valor de 1.400 milhões.

Já a TAP tem uma frota de 105 aviões e transportou o ano passado 17,1 milhões de passageiros. Os dois lados da negociação apontam para um valor que ronda os mil milhões de euros, podendo até ser ligeiramente superior.

O Estado e os acionistas privados da TAP estiveram reunidos nas últimas duas semanas para encontrar uma solução para a transportadora aérea portuguesa, que está parada há cerca de dois meses devido à pandemia da Covid-19. Esta semana, decorreram novas reuniões entre o Estado e a Comissão Executiva da TAP.
 

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ocastilho

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Re: TAP: Notícias
« Responder #368 em: Maio 22, 2020, 11:44:19 am »
Caro Tenente, já agora que fala no ATR e na "famosa" ponte LIS-OPO-LIS. Concorda com as critica que em tempos se fizeram à TAP de terminar voos rentáveis a partir de OPO?

E já agora, se não for abusar muito, acha que a TAP deve apostar no HUB-to-spoke ou fazer point-to-point? Ou um mix?

Citar
É por estas e outras negociatas para ajudar os amigos e amealhar uns milhões a título pessoal, claro, que a TAP está como está, porque em termos técnicos, competências e de profissionalismo, não brinquemos, temos dos melhores profissionais, entre os melhores, disso não tenho qq dúvida !!!

Não duvido disso, mas o poeta também já dizia: "O fraco rei faz fraca a forte gente."

Abraço
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Re: TAP: Notícias
« Responder #369 em: Maio 25, 2020, 07:06:42 pm »
TAP apresenta plano de "descolagem" de junho e julho


 

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perdadetempo

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Re: TAP: Notícias
« Responder #370 em: Junho 10, 2020, 05:09:15 pm »
Citar

Portugal has won approval from the European Commission to provide a €1.2 billion ($1.4 billion) state rescue loan to its national carrier TAP to address “immediate liquidity needs”.

Due to its “financial difficulties”, TAP Air Portugal is not eligible to receive support under the Commission’s temporarily relaxed state-aid rules. Instead, the government loan was approved under the bloc’s rescue and restructuring guidelines, which exist to “support companies in difficulty” as long as support measures are “limited in time and scope, and contribute to an objective of common interest”, says the Commission.

“This €1.2 billion Portuguese rescue aid will help TAP Air Portugal face its liquidity needs and pave the way for its restructuring to ensure its long-term viability,” states EU competition chief Margrethe Vestager.

In addition to helping avoid “disruptions for passengers”, the aid will “indirectly” benefit Portugal’s tourism sector and economy as it recovers from the effects of the Covid-19 pandemic, adds Vestager.

TAP has agreed to repay the loan within six months or submit a restructuring plan demonstrating the “long-term viability of the company”, says the Commission.

The airline made a second-half net profit of €14.1 million last year, reversing a loss of €28 million in the same period of 2018, but has been hit hard by the pandemic and grounded a large part of its fleet in March.

TAP has 86 Airbus aircraft, 75 of which are currently in storage, Cirium fleets data shows. The airline has a further 36 Airbus jets on order.

https://www.flightglobal.com/airlines/european-commission-approves-12-billion-bailout-for-tap/138771.article

 

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tenente

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Re: TAP: Notícias
« Responder #371 em: Junho 10, 2020, 07:11:16 pm »

Caro Tenente, já agora que fala no ATR e na "famosa" ponte LIS-OPO-LIS. Concorda com as critica que em tempos se fizeram à TAP de terminar voos rentáveis a partir de OPO? 
E já agora, se não for abusar muito, acha que a TAP deve apostar no HUB-to-spoke ou fazer point-to-point? Ou um mix?
Citar
É por estas e outras negociatas para ajudar os amigos e amealhar uns milhões a título pessoal, claro, que a TAP está como está, porque em termos técnicos, competências e de profissionalismo, não brinquemos, temos dos melhores profissionais, entre os melhores, disso não tenho qq dúvida !!!

Não duvido disso, mas o poeta também já dizia: "O fraco rei faz fraca a forte gente."
Abraço

oCastilho, desculpe, só hoje vi o seu post, então vamos lá por partes:

Citar
Caro Tenente, já agora que fala no ATR e na "famosa" ponte LIS-OPO-LIS. Concorda com as critica que em tempos se fizeram à TAP de terminar voos rentáveis a partir de OPO?


Acho, e repito, acho que para se fazer uma critica desse tipo a um Operador aéreo, é necessário, saber se esses voos são ou não rentáveis, e não botar faladura como ultimamente os autarcas do Porto o tem feito. Um voo á saída do Porto até pode estar com 100% de ocupação e não ser rentável, e até pode sair do Porto para o mesmo destino e com 50% de ocupação e ser rentável. parece estranho mas pode acontecer, pois depende das taxas de ocupação da perna de retorno. para que se verifique a rentabilidade de uma rota temos de ter todas as variáveis e não pensar apenas num dos voos, mas sim no conjunto dos voos efectuados por uma determinada aeronave desde que sai da base, neste caso o Porto e retorna á base.
Operações há que serão mais rentáveis se a dita aeronave fizer N/S no último voo do dia enquanto que para outro tipo de operações será mais rentável á companhia fazer regressar a aeronave á base, AKA HUB, mesmo com uma ocupação mais ligeira, pois depende dos dias da dita operação.

Citar
E já agora, se não for abusar muito, acha que a TAP deve apostar no HUB-to-spoke ou fazer point-to-point? Ou um mix?


A nossa operação enquanto TAP, depende muito dos voos de ligação, com origem/destino no Brasil, Angola e Estados Unidos.
A operação é de tal forma dependente deste tipo de voos que, uma vez que são operados, devido á distância e volume de pax, por aeronaves W/B, obrigou a que se constituísse em Lisboa, mais tarde explicarei o porquê em LIS e não no OPO, o tal HUB.
A escolha de um único aeroporto onde se concentrasse a operação, chegadas/partidas era a única hipotese de viabilizar as ligações, devido ao elevado numero de pax e bagagens em ligação que era necessário processar atempadamente para os seus voos de ligação, desculpe a repetição.

Devido ao horário dos voos de médio curso á saída de LIS para os destinos europeus, com os tais milhares de pax em ligação, os voos intercontinentais, foram obrigados a ter slots aeroportuários muito apertados, juntos, para viabilizar a operação, o que obriga a que os controlos de fronteira sejam sujeitos a uma grande pressão, devido aos tempos de ligação entre os respectivos voos. 
Estes foram os dois principais motivos que levaram á escolha de LIS como HUB da TAP, até porque o aeroporto do Porto nunca teria capacidade de receber e despachar no horário, não só o volume de voos intercontinentais que diariamente operavam, mas e também os restantes voos de ligação de médio curso.
   
Quanto á ponte aérea LIS-OPO-LIS, esta que terá sempre que existir, pois o Porto tem, tinha, muitos pax com destino o Brasil/Africa e América do Norte/Canadá, no entanto o erro foi o de utilizar equipamento que não se coadunava com o volume de pax e suas bagagens. Foi mais um negócio de amigos, para colocar em operação os tais ATR, nos voos de hora a hora, quando o que se deveria ter feito era colocar nessa rota um 319, de duas em duas horas ou mesmo de 2,5 em 2,5 horas, e com apenas uma aeronave teria sido possivel transportar todos os pax, e bagagens.
No entanto como foram escolhidos os ATR, diariamente tinham de ser colocados naquela rota, quatro ou mais aeronaves,e, no fim do dia lá tinhamos de recorrer a um 319, voo vassoura, para ir buscar as dezenas de bagagens que tinham ficado para trás tal a capacidade dos porões, em miniatura dos ATR, bem, mas isto são outros cinco tostões, pois teríamos de falar não só de planeamento como de outras coisas….... 

Castilho espero ter ajudado a clarificar um pouco os seus pontos.   
 
Abraços   
 
 
« Última modificação: Junho 10, 2020, 07:17:00 pm por tenente »
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Re: TAP: Notícias
« Responder #372 em: Junho 10, 2020, 07:27:55 pm »
É um assunto que não me diz muito respeito, nem percebo muito, mas uma leitura interessante o que o Tenente escreveu.

Com base nisso, se a ligação diária Porto-Lisboa pode ser feita com recurso a apenas uma aeronave, ao invés de vários ATR, esta opção não só seria mais barata, como permitia um descongestionamento do espaço aéreo e também do próprio aeroporto de Lisboa, ou estarei enganado?
 

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« Responder #373 em: Junho 10, 2020, 07:34:45 pm »
É um assunto que não me diz muito respeito, nem percebo muito, mas uma leitura interessante o que o Tenente escreveu.

Com base nisso, se a ligação diária Porto-Lisboa pode ser feita com recurso a apenas uma aeronave, ao invés de vários ATR, esta opção não só seria mais barata, como permitia um descongestionamento do espaço aéreo e também do próprio aeroporto de Lisboa, ou estarei enganado?

olha são só:
menos tripulações;
menos combustível;
menos acft no ar, e muito menos HV;
menos poluição;
menos atrasos;
menos bagagens left behind;
menos dinheiro pago pela TAP em compensações aos pax e até em hotéis
.
mas é melhor usar um equipamento inadequado na operação, pois estamos a ajudar os amigalhaços, o pior é que passados uns aninhos lá está o Zé povinho a ser chamado a ajudar a TAP, os Bancos, etc, são os tais gestores de pacotilha que temos nas nossas empresas e, muitos deles nem Portugueses são, mas, como tem de ajudar os amigos, é como o outro dizia " Porreiro Pá ".

PS de onde apareceram os ATR, de onde e quem os operou????? Engraçado as duas respostas a essas perguntas, não são??

Abraços
« Última modificação: Junho 10, 2020, 07:40:22 pm por tenente »
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Re: TAP: Notícias
« Responder #374 em: Junho 10, 2020, 07:45:11 pm »
Espectáculo, o Governo admite ????
O governos que não reduza a frota que não vale a pena, para que servem aeronaves no chão ????
Só se for para os passarinhos fazerem ninhos, porque de resto…..
Básicos

https://www.noticiasaominuto.com/economia/1506502/governo-admite-possibilidade-de-reduzir-dimensao-da-tap

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