Substituição dos Alpha-jet

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Kalil

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #960 em: Abril 04, 2021, 10:53:14 pm »
O orçamento deve vir do mesmo saco que vai pagar o KC390...
 

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #961 em: Abril 04, 2021, 11:19:03 pm »
Já agora, aonde está prevista verba para este programa na LPM?
Ou vai sair de outro programa? ::)

Não estava .
Às tantas, eu não me admirava nada que assim fosse, porque para os amigalhaços da EMB há sempre verba.
O que vale é que esta aquisição é muito mais útil para a FAP que os 390.

A brincar a brincar lá vamos ajudar a EMB com mais uns 200 + milhões.

Tudo somado mais de 1.000 milhões, e ainda dizem que não há dinheiro.

Abraços
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #962 em: Abril 04, 2021, 11:28:30 pm »
Para a Marinha que precisa de um AOR  mesmo usado nao há uns 50 milhoes;
Nem uns miseros sete milhoes para duas Marlin;
Nem uns 60 milhões para mais um NPO;
Nem a verba necessária para colocar o quarto Tejo operacional;
Nem verba para a MNT das classes Argus/Centauro;
Nem verba para a compra dos SeaWatcher da classe BD;
Nem verba para a compra de VBL para os Fuzos;
Nem verba para novo armamento ligeiro dos Fuzos;
Nem verba para colocar os FLIR nos Lynx....
Mas há mais de 1.000 para 15 aeronaves novas para a FAP.

Com menos de 300 milhões a Marinha adquiria tudo o que mencionei e com os restantes 750/770 a FAP comprava dois/três A400 e dez ST.

Que boa gestão de recursos!!!

Abraços


« Última modificação: Abril 04, 2021, 11:34:27 pm por tenente »
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #963 em: Abril 04, 2021, 11:59:16 pm »
Penso que está a saltar muito a vista, demasiado, de repente a FAP e o MDN só olham para a EMBRAER com o chavão do "engenheiros altamente qualificados" ::)


Agora, se há 1000 milhões para 5 KC-390 e 10 EMB-314, não há para A-330MRTT? F-35A? A-400M? M-346? UH-60?


Ah já me esquecia, não são fabricados pela EMBRAER..... :bang:
 
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #964 em: Abril 05, 2021, 09:11:57 am »
Penso que está a saltar muito a vista, demasiado, de repente a FAP e o MDN só olham para a EMBRAER com o chavão do "engenheiros altamente qualificados" ::)

Agora, se há 1000 milhões para 5 KC-390 e 10 EMB-314, não há para A-330MRTT? F-35A? A-400M? M-346? UH-60?

Ah já me esquecia, não são fabricados pela EMBRAER..... :bang:

Vamos ter é atenção ao novo cargo do mr tritoneta, quando sair de MDN.
Não me espantaria se ocupasse um cargo na EMB, não me espantaria mesmo nada !!
De certeza que os Zucas lhe irão pagar com favores, as compras por ele assinadas

Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #965 em: Abril 05, 2021, 09:25:03 am »
Citar
O avião KC 390 foi apresentado no dia 4 de Julho de 2016, nas instalações da OGMA, em Alverca. O KC 390, a maior aeronave de carga alguma vez produzida pela Embraer, é o maior projecto aeronáutico português – cerca de 56% do avião foi da responsabilidade de engenheiros portugueses do Centro de Excelência e Inovação da Indústria Automóvel (CEIIA).

Por muito que não goste do negocio, é preciso ter noção do nosso envolvimento no KC390.
 

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tenente

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #966 em: Abril 05, 2021, 09:49:44 am »
Citar
O avião KC 390 foi apresentado no dia 4 de Julho de 2016, nas instalações da OGMA, em Alverca. O KC 390, a maior aeronave de carga alguma vez produzida pela Embraer, é o maior projecto aeronáutico português – cerca de 56% do avião foi da responsabilidade de engenheiros portugueses do Centro de Excelência e Inovação da Indústria Automóvel (CEIIA).

Por muito que não goste do negocio, é preciso ter noção do nosso envolvimento no KC390.

A minha opinião quanto ao negócio nada tem a ver com o Envolvimento Português nesse projecto.
Será que o nossos envolvimento nesse projecto é mesmo de 56% ??
Onde é que esse valor aparece e é justificado com dados concretos que cheguem a esse valor??
Para quem está envolvido a 56% convenhamos que não tivemos nenhuma vantagem com a compra das cinco aeronaves ou foram assim tão mais baratas quanto as que a Hungria, por exemplo, irá adquirir ??
Antes pelo contrário iniciamos o pagamento das dizimas anuais, cinco anos antes de termos o primeiro 390 ao serviço, pelos vistos deverá ser esta a paga do contributo dos 56% de Portugal, ou seja estar a financiar a Embraer??
Nem quero pensar no custo de cada aeronaves se não tivessemos contribuído com nada, se calhar ficavam por 250/300 milhões/unidade ??
Quais foram os benefícios de Portugal nesta compra de 827 milhões ???
Teremos algumas contrapartidas ??

Independentemente do contributo ou não, na minha opinião, e baseado nas caracteristas do 390, a FAP nao melhorará substancialmente quanto á sua capacidade actual de transporte táctico, manterá as cinco aeronaves iniciais, relativamente aos C's, que inicialmente eram seis e actualmente apenas quatro estavam no activo..

O que deveriamos ter adquirido era um modelo de aeronave com maiores capacidades de transporte e raio de acção, e nunca uma aeronave que ainda anda e andará em testes e certificações.

aproveito para perguntar qual o nosso envolvimento no projecto A29 ?


http://www.ogma.pt/index.php?page=tucano_pt

« Última modificação: Abril 05, 2021, 10:41:50 am por tenente »
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #967 em: Abril 05, 2021, 11:37:58 am »
Nem quero pensar no custo de cada aeronaves se não tivessemos contribuído com nada, se calhar ficavam por 250/300 milhões/unidade ??

606 milhões de euros pelas 5 aeronaves mais 1 simulador, que a acreditar na estimativa de há uns tempos de 110 milhões pelas aeronaves, até o simulador fica a 56 milhões de euros. E o valor do contrato teve de ser negociado, por isso teríamos até de pagar mais pelos ditos. Não sei onde é que cortaram para "encaixar" no orçamento original, talvez no contrato de manutenção (que não me admirava que tivesse sido reduzido de 15 para 12 anos).

O que é certo é que vamos pagar por unidade muito mais que o prometido originalmente, praticamente o dobro. Nem falo do simulador, que é mais caro que um Apache completamente carregado de Hellfires.

Quanto ao envolvimento português no ST, julgo que seja nulo, e nem se vai fabricar as aeronaves em Portugal, porque nem faz sentido deslocalizar a produção para uma dezena de aeronaves. Será um investimento de 200 ou mais milhões, que, não sendo uma péssima compra, sai de uma carteira que não tinha dinheiro para coisas básicas.

O Titi devia ser banido de viajar para o Brasil. Vai lá para assinar "intenções de compra" às escuras, sem que se faça sequer um estudo do meio mais adequado para determinada função. Não vejo o mesmo interesse e "agilidade financeira" para ir a Viana assinar o contrato dos NPO, ou a Inglaterra avaliar o Wave, ou aos EUA assinar o upgrade dos F-16, entre outros.
 
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #968 em: Abril 05, 2021, 11:54:44 am »
Pelo Pássaro de Ferro.

http://www.passarodeferro.com/2021/04/uma-dezena-de-super-tucano-para.html?fbclid=IwAR1-xOdt4R-g4gsJgDETKAny2PfL8RrCXn4N0pI7btB6M_EYsMLv5MtWoq4

Citar
Segundo a publicação digital Infodefensa, Portugal encontra-se a negociar com a Embraer a compra de "dez exemplares do turboélice EMB-314 Super Tucano".

Segundo a mesma publicação, que cita fontes não reveladas, mas alegadamente próximas da Força Aérea Portuguesa, as aeronaves destinam-se a substituir os aviões Alpha Jet retirados em 2018, no treino avançado de pilotos, mas também para o apoio às operações militares portuguesas, no âmbito das Nações Unidas.

Apesar de se desconhecer a credibilidade das fontes citadas pelo sítio especializado em assuntos de Defesa da América Latina, é sabido que Portugal realizou avaliação da aeronave de treino avançado e ataque ligeiro da Embraer, já por mais de uma ocasião.

Além disso, ultimamente notícias na imprensa internacional têm vindo a insistir na existência de negociações destinadas à aquisição do Super Tucano (também designado A-29) por Portugal, embora geralmente baseadas apenas em suposições. Esta foi aparentemente a primeira vez que foi mencionada a quantidade de aeronaves em negociação, bem como a citação de uma alegada fonte junto do processo. Será também a primeira vez que é mencionada a intenção de dupla utilização das aeronaves para operações militares.

Portugal tem vindo a negociar com potenciais parceiros, a criação de uma Escola Internacional de Pilotos de Caça, com a utilização de novas aeronaves num regime "power by the hour", ou seja, num regime de aluguer, pagando apenas as horas de utilização da frota. Os modelos mencionados com mais insistência para esse fim têm sido o M-346 de propulsão a jato da Leonardo e o turboélice A-29 Super Tucano da Embraer.

O anúncio recente da parceria entre a canadiana CAE e a Força Aérea Italiana, para utilização do M-346 numa escola internacional de pilotos, parece ter esvaziado a mesma possibilidade com Portugal, abrindo eventualmente o caminho em definitivo à opção Super Tucano. A frota mencionada de dez aeronaves parece contudo insuficiente para equipar uma escola internacional.

Dado que a última Lei de Programação Militar (LPM) não dispõe de dotação para a aquisição de aeronaves destinadas ao treino avançado de pilotos, o financiamento da operação teria aparentemente que vir de fontes alternativas, como a referida parceria privada. Não é contudo claro, até que ponto nestas condições (aluguer), as mesmas aeronaves poderiam ser empenhadas em operações militares em teatro de guerra, como afirma a peça da Infodefensa. Resta ainda a possibilidade de revisão da LPM, que irá ocorrer em 2022.

Para já, teremos que aguardar alguma forma de comunicação oficial sobre o tema, que permita aclarar todas estas incógnitas.





Cumprimentos
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #969 em: Abril 05, 2021, 12:04:56 pm »
Cada vez acho mais que a "fonte" é o Fórum Defesa.  :mrgreen:

Aguardemos no entanto uma resposta dos altos cargos, que até agora se têm mantido em silêncio quanto a esta possível aquisição "ultra secreta".
 

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #970 em: Abril 05, 2021, 12:11:35 pm »
Cada vez acho mais que a "fonte" é o Fórum Defesa:mrgreen:

Aguardemos no entanto uma resposta dos altos cargos, que até agora se têm mantido em silêncio quanto a esta possível aquisição "ultra secreta".

Será ????
Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura !! :mrgreen:

Abraços
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #971 em: Abril 05, 2021, 12:19:02 pm »
Só não percebo o que a CAE tem a ver com a escola de Beja  ???
 

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #972 em: Abril 05, 2021, 12:21:05 pm »
Cada vez acho mais que a "fonte" é o Fórum Defesa:mrgreen:

Aguardemos no entanto uma resposta dos altos cargos, que até agora se têm mantido em silêncio quanto a esta possível aquisição "ultra secreta".

Será ????
Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura !! :mrgreen:

Abraços

É fazer o teste. Cria-se o rumor da compra de 20 F-35, a ver se cola.  :mrgreen:
 

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #973 em: Abril 05, 2021, 12:33:30 pm »
Cada vez acho mais que a "fonte" é o Fórum Defesa:mrgreen:

Aguardemos no entanto uma resposta dos altos cargos, que até agora se têm mantido em silêncio quanto a esta possível aquisição "ultra secreta".

Será ????
Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura !! :mrgreen:

Abraços

É fazer o teste. Cria-se o rumor da compra de 20 F-35, a ver se cola.  :mrgreen:

Não pode ser:
"Devido ao aumento de emigração ilegal vinda de Marrocos, Portugal vai adquirir dois Gulfstream G550 ISR de Israel para patrulhar a região"
 

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #974 em: Abril 05, 2021, 12:47:15 pm »
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