Substituição dos Alpha-jet

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Lightning

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #915 em: Março 30, 2021, 07:58:27 pm »
Esqueçam os Tiger Australianos, nunca atingiram a IOC, com constantes problemas de fumo tóxico no cockpit, entre outros.

Quanto aos AH-1Z e UH-1Y, seriam uma boa hipótese, para operar no futuro LPD/LHD, no entanto, os números que irão para o AMARG serão, de 24 unidades de cada, sendo que já deve haver muitos na fila para os comprar.

Agora, COMO É QUE NÃO HÁ DINHEIRO PARA COMPRAR 6 HELIS DE EVACUAÇÃO, E DE REPENTE HÁ PARA SUPER TUCANOS, VINDOS DA EMBRAER?

Alguém explica ?

Nós também só precisamos de 6 Viper e 6/8 Venom (óbvio que 8 a 10 de cada era o ideal, mas sem devaneios). Mas é pela urgência nos presentes TOs, e pela grande procura que eles terão, que era bom o MDN fazer movimentações nesse sentido ASAP, antes de andar com esta conversa de STs.

Até agora não há explicação para a compra dos STs. É dinheiro que aparentemente surge do nada, e que nunca houve para outros programas mais urgentes.

Mas é via Embraer ou é via Sierra Nevada?

Essa informação em concreto não se sabe. Mas nem sequer fazia sentido ser via Sierra Nevada, já que nós temos ligações com a Embraer e não com esses.

Vocês sonham...

ST estacionados em Beja a fazer QRA, contra avionetas?...

O caro nelson defende a sua compra porque é material Embraer, não é ?

Por acaso eu sou mais Airbus França do que Embraer!

Mas tendo em conta a falha que temos hoje na nossa fronteira a sul, seria um otimo avião!

Nada que um par de 169/139 não conseguissem fazer.
Se fossemos usar os ST para QRA, tinhamos na mesma que ter um par de helis para transportar as FT para a intervenção terrestre, assim que as aeronaves aterrassem, ou estou enganado ??? ::)

Abraços

À uns tempos já tinha dado uma ideia parecida, ainda não se falava nos helis de evacuação, mas o pessoal já queria ST a cuspir fogo.

Eu tinha sugerido usar o EH101, ele é capaz de voo nocturno, tem autonomia para percorrer o território todo, e já se encontra em alerta 24h, por isso não há aumento de empenhamento de tripulações, o pessoal policial a bordo podia ser uma equipa do GIOE, já que a GNR é a entidade policial na maioria do território e até não estão muito longe no quartel da Pontinha em Lisboa.

Ponto negativo pode ser o custo de hora de voo do EH101.

Na altura que referi esta hipótese o heli ligeiro da FAP ainda era o Alouette que devido a não ter capacidade de voo noturno seria pouco capaz, o Koala não sei se têm essa capacidade.

E uma coisa é verdade, o GIOE tem feito exercícios com os EH101 :mrgreen:.



« Última modificação: Março 30, 2021, 08:14:12 pm por Lightning »
 

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mafets

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #916 em: Março 31, 2021, 10:43:44 am »
Essa referência à GNR é inocente ou o meu caro também já ouviu falar de uns rumores sobre a cração da UCA para a GNR?  :mrgreen:



Cumprimentos  :mrgreen:

P.S. O maior problema dos Merlin por cá é a manutenção. Além disso somos pacifistas e não os armamos. Até admiro-me como a Joana Amaral Dias ainda não implicou com o camuflado intimidatório... :mrgreen: :mrgreen:

https://twitter.com/joanamaraldias/status/1359406621206708224
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
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Lightning

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #917 em: Março 31, 2021, 12:14:44 pm »
Ainda não tinha ouvido falar nessa unidade...

 :G-beer2:
 

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NVF

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #918 em: Março 31, 2021, 12:38:20 pm »
Vai substituir a FAP, num futuro não muito distante.  :mrgreen:
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Get_It

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #919 em: Março 31, 2021, 01:46:42 pm »
Vai substituir a FAP, num futuro não muito distante.  :mrgreen:
Espantem-se... Aos poucos aos poucos...

"LIGHT MPA": light maritime patrol aircraft?





Cumprimentos,
« Última modificação: Março 31, 2021, 01:47:42 pm por Get_It »
:snip: :snip: :Tanque:
 

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LM

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #920 em: Março 31, 2021, 02:12:15 pm »
Se conseguirem apoios da UE que vigiem à vontade a costa e, já agora, incorporem a Policia Marítima ... que fiquem com as lanchas (navios de deslocamento inferior a 200 toneladas e comprimento inferior a 35 metros); que a Marinha tem muito que fazer fora disso - e aí é que eu avalio o produto operacional da MGP, não é a policiar praias e a patrulhar com lanchas. 
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dc

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #921 em: Março 31, 2021, 02:22:54 pm »
Sim, a operacionalidade da Marinha nada ganha com as missões de "guarda costeira", e a conversa do "duplo uso" tem sido apenas um pretexto para que não se invista em meios, já que a Marinha "desenrasca com o que tem".

Acho é que ter MPAs na GNR me parece abusivo. Não só pelos custos, como pelo facto de a FAP já ter falta de tripulações, nomeadamente pilotos, e não precisa de mais uma entidade a concorrer (a juntar à aviação civil), dificultando a retenção dos mesmos. E verdade seja dita, para "MPA light", uns UAVs médios servem perfeitamente, como o AR5, e podem muito bem ir para a FAP.

Mas isto já é um tremendo off-topic.
 
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #922 em: Março 31, 2021, 02:39:48 pm »
O problema da FAP não ter tripulações não é um problema da GNR. Se a GNR, eventualmente, conseguir atrair (e reter) tripulações e pessoal de terra, só vem pôr a nu a “incompetência” da FAP, onde aliás, há muita máfia. O Exército conseguiu constituir uma unidade aérea dentro de casa, sem dolo para a FAP — claro que no fim faltaram as aeronaves, mas essa foi uma decisão política.

Afinal, se é para acreditar no mercado e na competição, não pode haver excepções e as FFAA têm que se tornar verdadeiramente competitivas na angariação e retenção de RH, já que lutam por estes com o resto do mercado. Já é tempo de acabar com os previlegiozinhos de classe e tornarem-se verdadeiramente profissionais, como fizeram muitas FFAA por esse mundo fora.
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Kalil

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #923 em: Março 31, 2021, 04:25:43 pm »
Vai substituir a FAP, num futuro não muito distante.  :mrgreen:
Espantem-se... Aos poucos aos poucos...

"LIGHT MPA": light maritime patrol aircraft?





Cumprimentos,

Vou dizer só de passagem, para não chatear ninguém e não alongar muito o off-topic, o King Air faz todo o sentido para a necessidade de patrulha de fronteira, para além de poder apoiar as forças terrestres com ISTAR. Tem um custo hora de vôo muito baixo e tem alcance suficiente para o controlo do nosso território terrestre e marítimo. Até é uma opção válida para o transporte urgente, função a cargo dos falcon, bem mais caros de operar.

Não faz sentido é ser operado por uma unidade de polícia..

« Última modificação: Março 31, 2021, 04:27:09 pm por Kalil »
 

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Red Baron

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #924 em: Março 31, 2021, 05:07:18 pm »
U-28A Draco



The U-28A Draco provides airborne intelligence, surveillance and reconnaissance in support of humanitarian operations, search and rescue, and special operations missions.

Background
The U-28A is a modified, single-engine Pilatus PC-12 aircraft and is part of the Air Force Special Operations Command manned, airborne intelligence, surveillance, and reconnaissance fleet. Operational squadrons include the 319th, 34th and 318th Special Operations Squadrons, and the 5th and 19th SOS conduct the airframe’s formal training.

Mission
The U-28A provides manned fixed-wing tactical airborne ISR support to humanitarian operations, search and rescue and conventional and special operation missions.

Features

AFSOC fielded the U-28A fleet through the purchase of commercially available aircraft and subsequent military modification to include tactical communications capabilities, aircraft survivability equipment, electro-optical sensors, and advanced navigation systems. The advanced radio-communications suite is capable of establishing U.S. Department of Defense and NATO data-links, delivering full-motion video, and transmitting secure voice communications. The U-28A benefits from outstanding reliability and performance, and the aircraft is capable of operating from short runways and semi-prepared surfaces.

E até tem fabricação nacional:
Citar
OGMA entrega 1.500ª unidade do Pilatus PC-12 e consolida aposta nas Aeroestruturas
 

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Charlie Jaguar

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #925 em: Março 31, 2021, 07:40:41 pm »
Vá, vá, toca a desinfectar daqui com a GNR, já chega.  :G-bigun:
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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Lightning

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #926 em: Março 31, 2021, 09:38:54 pm »
 :nice:

Pois, ter Alpha Jet já seria demais...
 

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Kalil

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #927 em: Abril 01, 2021, 07:18:49 pm »
U-28A Draco



The U-28A Draco provides airborne intelligence, surveillance and reconnaissance in support of humanitarian operations, search and rescue, and special operations missions.

Background
The U-28A is a modified, single-engine Pilatus PC-12 aircraft and is part of the Air Force Special Operations Command manned, airborne intelligence, surveillance, and reconnaissance fleet. Operational squadrons include the 319th, 34th and 318th Special Operations Squadrons, and the 5th and 19th SOS conduct the airframe’s formal training.

Mission
The U-28A provides manned fixed-wing tactical airborne ISR support to humanitarian operations, search and rescue and conventional and special operation missions.

Features

AFSOC fielded the U-28A fleet through the purchase of commercially available aircraft and subsequent military modification to include tactical communications capabilities, aircraft survivability equipment, electro-optical sensors, and advanced navigation systems. The advanced radio-communications suite is capable of establishing U.S. Department of Defense and NATO data-links, delivering full-motion video, and transmitting secure voice communications. The U-28A benefits from outstanding reliability and performance, and the aircraft is capable of operating from short runways and semi-prepared surfaces.

E até tem fabricação nacional:
Citar
OGMA entrega 1.500ª unidade do Pilatus PC-12 e consolida aposta nas Aeroestruturas

Perfeitamente, é só a diferença entre um ou dois motores, cumprem os dois com o necessário.
Não sabia que era cá produzido, é mais um ponto positivo.
 

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #928 em: Abril 01, 2021, 07:41:25 pm »
U-28A Draco



The U-28A Draco provides airborne intelligence, surveillance and reconnaissance in support of humanitarian operations, search and rescue, and special operations missions.

Background
The U-28A is a modified, single-engine Pilatus PC-12 aircraft and is part of the Air Force Special Operations Command manned, airborne intelligence, surveillance, and reconnaissance fleet. Operational squadrons include the 319th, 34th and 318th Special Operations Squadrons, and the 5th and 19th SOS conduct the airframe’s formal training.

Mission
The U-28A provides manned fixed-wing tactical airborne ISR support to humanitarian operations, search and rescue and conventional and special operation missions.

Features

AFSOC fielded the U-28A fleet through the purchase of commercially available aircraft and subsequent military modification to include tactical communications capabilities, aircraft survivability equipment, electro-optical sensors, and advanced navigation systems. The advanced radio-communications suite is capable of establishing U.S. Department of Defense and NATO data-links, delivering full-motion video, and transmitting secure voice communications. The U-28A benefits from outstanding reliability and performance, and the aircraft is capable of operating from short runways and semi-prepared surfaces.

E até tem fabricação nacional:
Citar
OGMA entrega 1.500ª unidade do Pilatus PC-12 e consolida aposta nas Aeroestruturas

Perfeitamente, é só a diferença entre um ou dois motores, cumprem os dois com o necessário.
Não sabia que era cá produzido, é mais um ponto positivo.

só a diferença entre um ou dois motores ?????

A diferença entre possuir um e dois motores é enorme em todos os tipos de aeronaves, excluindo as de treino básico e elementar de voo, e essa diferença ainda é muito importante, no caso Português.

Vejamos um simples exemplo: a dita aeronave, monomotor, já no ar recebe msg para alterar a zona de busca/patrulha sobre a fronteira Sudoeste, missão previamente estabelecida e proceder SASPO, para o limite da fronteira maritima SUL, a cerca de 80 milhas da costa........
Fico-me por aqui. 

Abraços
« Última modificação: Abril 01, 2021, 07:44:20 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #929 em: Abril 01, 2021, 07:45:49 pm »
:nice:

Pois, ter Alpha Jet já seria demais...

Isso é que não, já estão encaixotados para saírem do País.
Daqui a uns anos a SkyTech vai estar a formar os pilotos da UAGNR. ::)

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!