Os outros trabalhadores estão contra?!!!..... Edu, esta greve é de principal interesse justamente para os interesses que o Governo serve. Vai e está a permitir lançar poeira sobre as reais razões da TAP estar como está (gestão danosa com a cumplicidade governativa) e permite vender ainda mais ao desbarato a companhia.
Sim ! Todos os restantes sectores da TAP/Portugália estão contra esta greve de dez dias que inicialmente estava prevista ser de trinta.... sim leram bem trinta dias !!!
tanto os restantes tripulantes de cabine, como Load Control, Manutenção de linha, Operações, Check-in e outros estão decididamente contra esta tomada de força de grande parte dos pilotos.
Quanto á venda da TAP, a dita antes do anúncio da greve valia cerca de 345 M€ e, depois do anúncio passou a valer cerca de 285 M€.
Ora, se só a divida aos Aeroportos Nacionais era, em JAN15 de cerca de 281 M€ e, o seu passivo de 1067 M€ basta fazer as contas ao seu valor e entregar aos pilotos grevistas 20% destes valores !!!!!
A TAP nada tem a não ser, os edificios/hangares nos diversos Aeroportos Nacionais, as ROTAS, os SLOTS nos Aeroportos para onde opera e o KNOW HOW do seu Staff que apesar de ter nos últimos anos sofrido um grande downgrade com a saída de centenas de quadros, reformas e afins, continua a manter um elevado padrão de qualidade. Atenção que não me refiro exclusivamente aos pilotos !!!!!
Para mais, tanto a forma como as noticias são apresentadas, como a forma como estão a ser colocadas as razões para a greve fazem pensar que se trata apenas de ser contra a privatização só porque sim, ou que é uma questão sobre um acordo de entregar aos pilotos 10 a 20% do capital da TAP numa futura privatização da mesma em troca de congelação de remunerações e diuturnidades. Aí já não interessa os acordos, pois pelos visto só quem assina com o Governo é que tem de cumprir, o contrário já não é assim.
Nem comento os interesses instalados de alguns pilotos da TAP/PGA, conheço muitos deles tendo trabalhado directamente com alguns ....... bem, os acordos valem o que os homens que os assinam valem, disso não tenho qualquer dúvida !!
Eu quero que se discuta aquilo que os pilotos disseram, ou seja; visto que as ligações às ilhas e a mais meia dúzia de destinos (PALOP's) são ligações deficitárias em que os custos de manter essas ligações não cobrem as despesas, quem vai obrigar privados a manter essas ligações que são essenciais? Em que pé ficam os acordos, e quem é que os vai fazer cumprir, feitos com os diversos sindicatos na TAP após a privatização? Quem vai responder pelos negócios ruinosos que vão obrigar o erário publico a intervir, pois os privados não vão arcar com aquele passivo e a TAP vai ter de ser vendida "limpa"? Mais um negócio como o do BPN ao tipos angolanos?!!!!!!
As ligações deficitárias que a TAP opera são as das ilhas, Madeira e Açores, com o estado Português a não cumprir os acordos de comparticipação de despesas/taxas e, as ligações de e para a África de língua Francesa.
Estas últimas rotas, iniciadas há alguns/poucos anos, tem vindo a ser operadas com as aeronaves bem abaixo da sua capacidade máxima de ocupação o que trazem custos acrescidos nas operações destes voos.
Claro que ninguém consegue obrigar ninguém que compre a TAP a continuar a operar as rotas deficitárias pois quem a comprar é para ganhar dinheiro, ou não
!
Mas mais grave é que não haverá ninguém que vai comprar a TAP sabendo que só o passivo da companhia é superior a um milhar de milhões de Euros !!!!
A meu ver a TAP nunca vai ser vendida, o País não tem capacidade financeira para cometer mais argoladas/trafulhices tipo BPP/BPN/BES e futuro Novo Banco.
Esta greve está/vai ser a ser a estucada final na companhia como a conhecemos !!
O que vai acontecer é que vai ser restruturada, irá entregar umas dezenas de acfts, despedir umas largas centenas de pilotos e pessoal de bordo, pessoal administrativo, afetar os serviços de handling, limpeza das aeronaves, catering, abastecimento, manutenção, também com grandes reduções de staff, além de também contribuir grandemente para as reduções das receitas dos aeroportos.
Preparemo-nos para ver uma repetição do que há uns anos aconteceu por exemplo á Alitália, actualmente uma sombra do que era como companhia Aérea de bandeira.
Bom fim de semana
ten