Votação

Que aeronave de Apoio Aéreo Próximo para a FAP? Para missões em ambiente não contestado.

AH-1Z
7 (14.9%)
A-29N
13 (27.7%)
UH-60 DAP
20 (42.6%)
AC-295
2 (4.3%)
A-10C ex-USAF
2 (4.3%)
MH-6 Little Bird
1 (2.1%)
OH58D ex-US Army
0 (0%)
H-145 H-Force
2 (4.3%)

Votos totais: 47

Votação encerrada: Junho 02, 2023, 10:29:01 pm

CAS

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P44

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Re: CAS
« Responder #1065 em: Maio 15, 2024, 11:47:07 am »
Mas é preciso fazer um desenho?

O TUCANO PARA NÓS NÃO SERVE PARA NADA!!!!!

APRE QUE ESTÁ DIFÍCIL
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
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Re: CAS
« Responder #1066 em: Maio 15, 2024, 12:31:07 pm »
Estamos urgentemente a precisar de meios ou modernizações a sério e, estes vendedores de carros que parecem os lelos a vender carros na rua, andam a  insistir á rasca de perderem tachos ou comissões
 
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Re: CAS
« Responder #1067 em: Maio 15, 2024, 03:37:36 pm »
blá blá blá. Vejo na RCA , ou seja o tal CAS é a actuação sempre necessária de helicópteros. Não precisava de ver, sei como é.

Negócios:
O Brasil precisa de vender, tucanitos e até os gripen. Modelo que comprou e constrói alguns para si. Por isso precisa de mais quem lhe compre e, depois de garantir lucros a sustentar frotas
Então metem vendedores de automóveis no Fórum

Os Tucanitos, desde combate a traficantes, a CAS, até imagine-se no ataque a navios e, agora combater drones, tudo tem servido de tretas para venda.
Mas afinal para treino há outras opções que fazem mais sentido e mais baratas

Diz o moço de recados com notória arrogância, que os tucanitos vêm e ninguém pode fazer nada contra. A comissão está garantida e mais uma estrela no emprego na OGMA. Outros as acções etc. Tudo um pouco
Quem fica mal servido? o País. Nada de novo

Já tem casas de luxo garantidas no Brasil como fizeram com a Santa Casa da Misericórdia?
Com jacuzzi e "adereços"

Você acha que um Super Tucano dá um grande lucro?
A Embraer foca na aviação comercial regional pois esse é seu grande ramo. Os lucros da venda de ST para ela não são pequenos mas nem se comparam a aviação comercial. 12 Super Tucanos são o preço de uns 2 E-Jets. E esses dias anunciaram o número 1800 entregue.

Queria mesmo era receber esse dinheiro que você fala que alguém recebe por falar bem de um produto nacional, Mas não, tenho minha própria startup na área aeronáutica e nunca teve ligação com a Embraer.

Arrume outro argumento.

Saudações.
 

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Re: CAS
« Responder #1068 em: Maio 15, 2024, 03:39:24 pm »

O Tucano quase não vendeu? Olhe que não, olhe que não... :mrgreen:



Eu fui irônico. Sim, vendeu mais de 600 unidades.
 

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Re: CAS
« Responder #1069 em: Maio 15, 2024, 09:46:29 pm »
blá blá blá. Vejo na RCA , ou seja o tal CAS é a actuação sempre necessária de helicópteros. Não precisava de ver, sei como é.

Negócios:
O Brasil precisa de vender, tucanitos e até os gripen. Modelo que comprou e constrói alguns para si. Por isso precisa de mais quem lhe compre e, depois de garantir lucros a sustentar frotas
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Mas afinal para treino há outras opções que fazem mais sentido e mais baratas

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Queria mesmo era receber esse dinheiro que você fala que alguém recebe por falar bem de um produto nacional, Mas não, tenho minha própria startup na área aeronáutica e nunca teve ligação com a Embraer.

Arrume outro argumento.

Saudações.

Devemos começar a perguntar quem financia o Pescador para ele desenvolver a sua campanha contra o ST.
Devem ser estes Suíços que têm andado por aqui.
O Pescador deve estar neste momento num jacuzzi nos Alpes.
Com uma Suíça de cada lado.
 
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Re: CAS
« Responder #1070 em: Maio 16, 2024, 01:12:18 am »
blá blá blá. Vejo na RCA , ou seja o tal CAS é a actuação sempre necessária de helicópteros. Não precisava de ver, sei como é.

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Mas afinal para treino há outras opções que fazem mais sentido e mais baratas

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Você acha que um Super Tucano dá um grande lucro?
A Embraer foca na aviação comercial regional pois esse é seu grande ramo. Os lucros da venda de ST para ela não são pequenos mas nem se comparam a aviação comercial. 12 Super Tucanos são o preço de uns 2 E-Jets. E esses dias anunciaram o número 1800 entregue.

Queria mesmo era receber esse dinheiro que você fala que alguém recebe por falar bem de um produto nacional, Mas não, tenho minha própria startup na área aeronáutica e nunca teve ligação com a Embraer.

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Quem financia deve ser o próprio governo. Funcionário público de algum político.
Brincadeiras a parte já que podem nos chamar de funcionários da Embraer é bem justo a reciprocidade.
Parem. Ninguém aqui é funcionário de qualquer empresa. Somos apenas rapazes latinoamericanos defendendo a empresa nacional. Vocês sabem como são brasileiros com o nacionalismo, sendo de esquerda ou direita e NUNCA desmerecemos nossos amigos de outros continentes ou do nosso próprio. Até brincamos com os estadounidenses!  Argentinos que podem relatar, estão aos montes no youtube, migrando para o Brasil.
Quem entra nesse ponto de xenofobia passa do ponto pra nós.  Até a língua portuguesa original que foi mais conservada aqui do que em Portugal!
Eu creio que devemos deixar essas rixas de lado e focar nos temas. Afinal criar inimizade faz sentido? Temos o por quê?
Só creio que precisamos de mais critério ao comentar entre nós. Brasil nunca foi inimigo de Portugal e nunca forçou nada. Políticos vão mudar nos próximos anos em que essa humanidade esteja presente nesse mundo, mas são nossa ações aqui e agora, como humanos e irmãos de sangue e de humanidade que irão fazer de nossa sociedade algo melhor.
Querem começar? comecemos a trazer menos ódio e mais informação para esse fórum
Afinal foi pra isso que ele foi criado!

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Re: CAS
« Responder #1071 em: Maio 16, 2024, 08:47:28 am »
blá blá blá. Vejo na RCA , ou seja o tal CAS é a actuação sempre necessária de helicópteros. Não precisava de ver, sei como é.

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Quem financia deve ser o próprio governo. Funcionário público de algum político.
Brincadeiras a parte já que podem nos chamar de funcionários da Embraer é bem justo a reciprocidade.
Parem. Ninguém aqui é funcionário de qualquer empresa. Somos apenas rapazes latinoamericanos defendendo a empresa nacional. Vocês sabem como são brasileiros com o nacionalismo, sendo de esquerda ou direita e NUNCA desmerecemos nossos amigos de outros continentes ou do nosso próprio. Até brincamos com os estadounidenses!  Argentinos que podem relatar, estão aos montes no youtube, migrando para o Brasil.
Quem entra nesse ponto de xenofobia passa do ponto pra nós.  Até a língua portuguesa original que foi mais conservada aqui do que em Portugal!
Eu creio que devemos deixar essas rixas de lado e focar nos temas. Afinal criar inimizade faz sentido? Temos o por quê?
Só creio que precisamos de mais critério ao comentar entre nós. Brasil nunca foi inimigo de Portugal e nunca forçou nada. Políticos vão mudar nos próximos anos em que essa humanidade esteja presente nesse mundo, mas são nossa ações aqui e agora, como humanos e irmãos de sangue e de humanidade que irão fazer de nossa sociedade algo melhor.
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Eu por acaso até já aqui escrevi aqui, que até entendo o lado dos que são os vendedores de origem. Afinal, faz parte da campanha de impingir qualquer produto. Agora os de cá que andam metidos nisso, é que são uns tristes.
Na verdade o avião não interessa e o que vai fazer é tirar recursos de verba que fazem mais falta para outras coisas muito mais pertinentes, nomeadamente MLUs e equipamentos no âmbito da FAP. Dai ser uma ideia que não agrade e revolte. Mais ainda quando se vê que é para alguns ganharem com isso
 
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Re: CAS
« Responder #1072 em: Maio 16, 2024, 08:55:09 am »
Eu continuo a dizer que os ST são uma boa aquisição...para treino avançado, não para CAS. Para treino avançado tenho alguma dificuldade de acreditar que sejam precisos mais do que meia dúzia, já que o número de PILAV a serem formados são muito reduzidos.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
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Re: CAS
« Responder #1073 em: Maio 16, 2024, 09:56:24 am »
Eu continuo a dizer que os ST são uma boa aquisição...para treino avançado, não para CAS. Para treino avançado tenho alguma dificuldade de acreditar que sejam precisos mais do que meia dúzia, já que o número de PILAV a serem formados são muito reduzidos.

Se for só para treino avançado de pilotagem, existem aparelhos no mercado bem melhores para essa função, e com maior margem de expansão para poder simular outro tipo/outra geração de aeronaves de combate. E o problema é que o programa pouco ou nada fala disso, mas antes de "apoio aéreo próximo".

É contra esse completo disparate que a maioria de nós está, bem como contra os moldes do contrato que parecem assentar que nem uma luva ao Super Tucano, o que faz levantar uma série de questões. Penso que ninguém aqui está contra o Super Tucano em si, que tem as suas valências e é excelente para os requisitos de para quem foi concebido, mas a verdade é que não é adequado aos cenários onde supostamente o Estado Português o pensará empregar. Não existem cenários permissivos ou semi-permissivos hoje em dia, isso é uma falácia, ponto final. Seria tremendamente irresponsável e completamente suicida enviar tripulações nacionais a bordo de Super Tucano contra sistemas anti-aéreos russos modernos, por exemplo.

No meu caso em particular, que é aquele de que posso falar, a minha rejeição ao Super Tucano nada tem a ver com o facto de ser da Embraer, de fabrico brasileiro, uma avioneta, o que seja; não tem absolutamente nada a ver com isso. Prende-se, isso sim, com o facto de não ser a aeronave adequada para a missão, missão essa cuja existência, ou necessidade, hoje em dia também não se entende lá muito bem. E quando existem sistemas mais versáteis como helicópteros armados ou mesmo de combate, é natural que não se compreenda a possível escolha pelo Super Tucano, e muito menos quando a verba a ser empregue nesse programa faz bastante falta à sustentação, manutenção e modernização de outras frotas da FAP mais importantes. Isto, e o facto de não avançarmos diretamente para um avião que seja principalmente de treino avançado, são as coisas que me indignam; não o Super Tucano ou ser brasileiro. Espero que isso tenha ficado claro de uma vez.
« Última modificação: Maio 16, 2024, 09:58:25 am por Charlie Jaguar »
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"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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Re: CAS
« Responder #1074 em: Maio 16, 2024, 10:06:55 am »
Eu continuo a dizer que os ST são uma boa aquisição...para treino avançado, não para CAS. Para treino avançado tenho alguma dificuldade de acreditar que sejam precisos mais do que meia dúzia, já que o número de PILAV a serem formados são muito reduzidos.

Os ST são uma boa opção para o CAS que as FAs (ou os políticos) estão a imaginar. É sim, possível pensar se o CAS que estão a imaginar é provável ou expectável.

Citar
Seria tremendamente irresponsável e completamente suicida enviar tripulações nacionais a bordo de Super Tucano contra sistemas anti-aéreos russos modernos, por exemplo.

Não me parece que a Rússia vá enviar sistemas anti-aéreos modernos para África. Manpads sim e mesmo esses vão ser um problema.
 

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Re: CAS
« Responder #1075 em: Maio 16, 2024, 10:29:38 am »
Eu continuo a dizer que os ST são uma boa aquisição...para treino avançado, não para CAS. Para treino avançado tenho alguma dificuldade de acreditar que sejam precisos mais do que meia dúzia, já que o número de PILAV a serem formados são muito reduzidos.

Se for só para treino avançado de pilotagem, existem aparelhos no mercado bem melhores para essa função, e com maior margem de expansão para poder simular outro tipo/outra geração de aeronaves de combate. E o problema é que o programa pouco ou nada fala disso, mas antes de "apoio aéreo próximo".

É contra esse completo disparate que a maioria de nós está, bem como contra os moldes do contrato que parecem assentar que nem uma luva ao Super Tucano, o que faz levantar uma série de questões. Penso que ninguém aqui está contra o Super Tucano em si, que tem as suas valências e é excelente para os requisitos de para quem foi concebido, mas a verdade é que não é adequado aos cenários onde supostamente o Estado Português o pensará empregar. Não existem cenários permissivos ou semi-permissivos hoje em dia, isso é uma falácia, ponto final. Seria tremendamente irresponsável e completamente suicida enviar tripulações nacionais a bordo de Super Tucano contra sistemas anti-aéreos russos modernos, por exemplo.

No meu caso em particular, que é aquele de que posso falar, a minha rejeição ao Super Tucano nada tem a ver com o facto de ser da Embraer, de fabrico brasileiro, uma avioneta, o que seja; não tem absolutamente nada a ver com isso. Prende-se, isso sim, com o facto de não ser a aeronave adequada para a missão, missão essa cuja existência, ou necessidade, hoje em dia também não se entende lá muito bem. E quando existem sistemas mais versáteis como helicópteros armados ou mesmo de combate, é natural que não se compreenda a possível escolha pelo Super Tucano, e muito menos quando a verba a ser empregue nesse programa faz bastante falta à sustentação, manutenção e modernização de outras frotas da FAP mais importantes. Isto, e o facto de não avançarmos diretamente para um avião que seja principalmente de treino avançado, são as coisas que me indignam; não o Super Tucano ou ser brasileiro. Espero que isso tenha ficado claro de uma vez.

Este post devia estar afixado na primeira página por causa das tosses
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Re: CAS
« Responder #1076 em: Maio 16, 2024, 10:38:24 am »
Até podia estar afixado, mas ninguém ia ler.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Re: CAS
« Responder #1077 em: Maio 16, 2024, 10:54:31 am »
Pessoalmente, acho que numa formação para o caça que a FAP quer, a hélice não se enquadra. Uma coisa é o F16 outra é o F35. Daí o T50 ou o 346, da mesma forma que os Eua, tem o T7.  ;)




Saudações

P.S.  Cas não faz sentido numa FAp que nem tripulações tem para SAR. Ou não tenha regressado o Merlin de Porto Santo ao Montijo.  ::) Esqueceram-se disso no Powerpoint..  ::)

https://www.pressreader.com/portugal/jornal-madeira/20240328/281694029784089

"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
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Re: CAS Novo
« Responder #1078 em: Maio 16, 2024, 11:15:12 am »
blá blá blá. Vejo na RCA , ou seja o tal CAS é a actuação sempre necessária de helicópteros. Não precisava de ver, sei como é.

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O Brasil precisa de vender, tucanitos e até os gripen. Modelo que comprou e constrói alguns para si. Por isso precisa de mais quem lhe compre e, depois de garantir lucros a sustentar frotas
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Os Tucanitos, desde combate a traficantes, a CAS, até imagine-se no ataque a navios e, agora combater drones, tudo tem servido de tretas para venda.
Mas afinal para treino há outras opções que fazem mais sentido e mais baratas

Diz o moço de recados com notória arrogância, que os tucanitos vêm e ninguém pode fazer nada contra. A comissão está garantida e mais uma estrela no emprego na OGMA. Outros as acções etc. Tudo um pouco
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Com uma Suíça de cada lado.

É fácil.
- Eu nunca baseei o que disse de não ter avião para CAS em, que devíamos ter em concreto x em detrimento de y. Disse e insisto, que ter avião para CAS é asneira, tendo em conta que devia ser helicópteros. Nem menciono que modelo, embora por uma certa lógica deva ser um que depois seja usado noutras vertentes, por uma questão de logística.
- Disse que os tucanos assim forçados são nitidamente um negociata onde parece ser algum vendedor de enciclopédias ou de outra coisa quer impingir algo que ninguém precisa.
- Disse que não nos podemos fiar em gente que temos um histórico de petas e de destruição de empresas. Temos pena, é a verdade. Aliás até pela nítida intenção de nos usar como trampolim a Europa, embora namorem russos. Como aliás agora vemos outros palop
- Disse que a ter algo para treino deveria ser europeu, fosse suíço ou italiano ou até do Luxemburgo, em vez de gente do BRIC e que se sabe de grande apetência pro Rússia.
- Disse e volto a dizer

Obrigado pela ideia das duas suíças. Por mim até podiam ser portuguesas, suecas ou ucranianas. Também  Jajans é que não
Não ganho nada nem sequer me interessa o resultado empresarial, mas sim o resultado para as FA portuguesas e e Portugal.
Se me querem acusar de algo, seja de patriotismo. Afinal jurei a Bandeira e arrisquei o pescoço lá fora por portugueses( até uns que não merecem um piço)

Posto isto que espero esclarecido, digo que se dane o tucanito. Comprem helicópteros médios e façam a porra do MLU pelo menos aos tais 19 de F16 que devem durar mais.
Quero que se "coisem" os empregados que ganham com isso, ou os que ganham casas de luxo no Brasil como os doutores da Santa Casa da Misericórdia que tem andado esbanjar lá dezenas de milhões dos contribuintes portugueses. Já empesta tantos nisso


Já agora, recentemente noutro tópico aqui no Fórum,  colocaram um vídeo de um C130 a desembarcar um excelente drone armado. Eu até comentei que como cabe no Kacete era uma boa opção para CAS.
Vantagens: começa logo em muito menos gente para operar e manter 2 ou 3 drones desses que 2 ou 3 aviões. Mais discreto e sem perda de vida caso seja abatido. Afinal onde está a  coerência do futuro ser drones. É só para barcaças do fantasias???
Citação:
"O Mojave e o MQ-9B STOL, são fantásticos. Este último penso que tem todas ou quase todas as capacidades do Mojave, e acrescenta ainda a capacidade de operar a partir de navios, nomeadamente porta-aviões e LHDs."


Já agora se forem ver muito atrás, só comentei sobre o KC porque não era o estratégico e foi vendido como tal. Não disse que não prestava. Disse que tinha reservas do envolvimento politico de gente que sabemos ter interesses pessoais nisso. Aliás, um foi agora bem destapado.
Ainda quanto ao KC, uma vez, lá bem no inicio, até disse que se calhar um dia fariam uma versão maior com 4 motores, alargando a capacidade que tem sido comentada em comparação ao A400

Mais alguma coisa se faz favor de dizer, que estamos cá para esclarecer.
Arrumei as botas, mas posso voltar a calçar. Aptidão não falta


 
« Última modificação: Maio 16, 2024, 11:39:12 am por Pescador »
 
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