Incidente durante acção de Fiscalização da N.R.P. “CENTAURO” (Lancha de Fiscalização Rápida)
Publicado em:
2007-06-14
Em 13 de Junho de 2007, pelas 0750, horas locais, a Lancha de Fiscalização rápida N.R.P. “CENTAURO”da Marinha, que se encontrava a efectuar fiscalização da actividade de Pesca, no Arquipélago das Berlengas, embateu num obstáculo submerso.
O impacto ocorreu a Nordeste da Ilha Velha, entre a Ilhota do Serro da Velha e a zona de costa entre as Buzinas e a Pedra negra, quando perseguia uma embarcação em presumível infracção.
Do embate resultaram três pequenos rombos no casco, não tendo existido quaisquer consequências pessoais nem ambientais, tendo a lancha “CENTAURO” navegado pelos próprios meios, e atracado em segurança, no Porto de Peniche, cerca das 0940, horas locais, do mesmo dia.
Os pequenos rombos, circunscritos a uma área máxima de 13 centímetros por 5 centímetros, não colocam em risco a flutuabilidade do navio nem o impedem de navegar para a Base Naval de Lisboa.
A Marinha encontra-se a proceder à investigação das causas e consequências do acidente, tendo sido para o efeito nomeada, no âmbito do Comando Naval, uma comissão de inquérito.
O NRP “CENTAURO” é uma lancha de 27 metros de comprimento e 90 Toneladas de deslocamento, com uma guarnição de 8 homens. As suas tarefas principais são a fiscalização da actividade da pesca e a busca e salvamento marítimo. O navio tem nova missão atribuída para o proximo dia 2 de Julho.