Substituição dos Alpha-jet

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FFAP

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« Responder #30 em: Fevereiro 09, 2009, 09:36:47 pm »
Boas


  Na revista "Combat Aircraft" vem um artigo que diz o seguinte:

" Saab 105 service extension

   The Swedish AF has decided to retain its Saab 105 (Sk60) trainers until 2017, signing a support deal with Sabb to retain about 106 aircraft, The extension from 1015 accounts for delays in the planned Advanced European Jet Pilot Trainnig (AEJPT) program with the aleniaAermacchi M-346 which will include Austria, Belgium, Fnland, Greece, Italy, Portugal, Spain and Sweden."
Um abraço

EX MERO MOTU
 

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pchunter

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« Responder #31 em: Fevereiro 26, 2009, 02:58:07 pm »
Estava a ler um artigo sobre o M-346 um possível substituto do Alpha-jet e esta parte onde refere a poupança por cada aluno com este avião chamou-me a atenção.
Citar
Um ensino eficácia gráfico desenvolvido pela Alenia Aermacchi - com o Eurofighter e Rafale referendada em 112% - estima o M-346 em 92%, 10% à frente da T-50. A empresa alega o M-346 poderia salvar uma força aérea de cerca de € 2 milhões ($ 2,5 milhões) por aluno-piloto, tal como a sua formação eficácia reduzida equivale a OCU horas de voo.  Alenia Aermacchi argumenta estas poupanças fazem o M-346 uma solução mais barata do que atual Falcão 115-tipo avançado formadores.
Minha impressão superior após voar a M-346 é de uma aeronave com grande movimentação e desempenho, um verdadeiro formador quarta-geração em design e parte integrante de um sistema de formação. Creio que o M-346 tem potencial para oferecer "um tipo de" formação de base através de lutador conduzir-nos, e eu admiro Alenia Aermacchi da decisão de colocar cockpit e exibir personalização no coração do modelo M-346 digital da arquitectura. ■

Artigo traduzido automaticamente
Artigo originalhttp://www.flightglobal.com/articles/2006/07/18/207881/one-stop-warrior.html
 

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LM

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« Responder #32 em: Fevereiro 26, 2009, 04:43:52 pm »
E já agora, retirado de 20/03/08, Flight International

Citar
If performed over the coming months, a full series of MoU signatures would launch a pre-contract phase lasting up to four years, with key short-term tasks to include the appointment of a management committee to oversee the selection of an expected two European training bases, down from an original three, and to decide on the level of contractor involvement in running the system. A high level of partnership is envisaged, possibly up to a fully contractor-run private finance initiative.

Although earlier assessments have concluded that, of eight candidates, Portugal's Beja air base is the only site capable of meeting all syllabus requirements, Luttenberger believes that using one facility each in northern and southern Europe would provide a wider training experience for participating nations.
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

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Lightning

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« Responder #33 em: Março 11, 2009, 05:24:41 pm »
É uma noticia sobre o Alpha Jet por isso...

Citar
Voo de experiência pioneiro realizado em Beja

No passado dia 6 de Março decorreu na Base Aérea Nº11 (Beja), o voo final de experiência ao primeiro "ALPHA JET" totalmente inspeccionado e reparado na Unidade Base.

Do anterior, estes trabalhos de manutenção eram efectuados na OGMA.

A aeronave (Nº de cauda 15211), cuja pintura assinalou em 2003 os 50 anos de actividade da Esquadra 103 (Caracóis), foi verificado em voo pelo Capitão Ricardo Ribeiro e pelo Comandante da Base Aérea Nº 11, Coronel Rafael Martins.

Os trabalhos, desenvolvidos e executados pelos Militares da Manutenção da Esquadra 103, liderados pelo Sargento-Ajudante, Mecânico de Material Aéreo, Rui Joaquim, consistiram na regeneração de 2000 horas de potencial de voo / 10 anos da aeronave.

De salientar que esta é a primeira de várias intervenções deste nível já programadas para execução em 2009.


http://www.emfa.pt/www/detalhe.php?cod=035.228&lang=pt

Na pratica é (para quem for preguiçoso para ler tudo :lol: ) que a Esquadra de Alpha Jets passou a ser completamente autonoma em relação à manutenção dessas aeronaves.

PS: Talvez a crise tenha chegado à Força Aérea e já não tenham dinheiro para pagar às OGMA...
 

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FFAP

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« Responder #34 em: Março 11, 2009, 09:25:09 pm »
Boas


    Não é não haver dinheiro, mas que se poupa muito poupa-se, pois sendo estas intervenções feita na FAP apenas se pagam as peças pois a mão de obra é da casa...
Um abraço

EX MERO MOTU
 

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nelson38899

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« Responder #35 em: Março 12, 2009, 08:57:02 am »
logo, isto só mostra que nos próximos tempos não haverá dinheiro para substituir o alpha jet e como tal, pode-se esquecer o pilatus ou o tucano ou qualquer outro. É pena ser assim pois pelo que me disseram o alpha jet é um avião caro de manter.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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luis simoes

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substituicao do alfa jet
« Responder #36 em: Maio 02, 2009, 11:47:09 pm »
Para mim ainda ira continuar por mais uns 10 anos sabendo que esta aeronave como outras do mesmo segmento perante estas e superior em tudo fazendo do seu computador de tiro a melhor arma e por diversas vezes premiado no tigermeet em confronto com outras aeronaves bem mais superiores na missao ataque ao solo ou destruicao de alvos concretos terrestres acho uma belissima aeronave num teatro hipotetico num futuro longiquo porque nao apostar no mirage 2000 ou manter os f-16 mlu para a actual missao desempenhada pelo alfa ficando assim a FAP apetrechada com o f-16 mlu e a futura aquisicao da nova aeronave para defesa aerea como ja foi aqui referenciada no forum pelo f-35 ou f-22 ou o eurofighter ou o f-18 super hornet....bons voos
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

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Mercurio

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« Responder #37 em: Maio 03, 2009, 12:24:17 pm »
Calma lá com o andor. Na FAP, o AJET é um avião de instrução. Também faz instrução de combate, MAS É UM AVIÃO DE INSTRUÇÃO. Esqueçam lá essa de Mirages e F16 MLU para estas funções.

É muito caro manter esta frota e a sua operacionalidade nem sempre deve de ser a mais desejável, mas há outras aeronaves muito mais prioritárias de serem substituidas. Num país como o nosso, ..., não creio que o próximo investimento sejam os AJETs. Vai ser mesmo até se esgotarem as peças no mercado ...!
 

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Instrutor

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« Responder #38 em: Maio 03, 2009, 10:40:11 pm »
Era preferivel trocar os cerca de 26 Alpha Jett ainda "operacionais" por cerca de 12 Aeromachi M-346, seria mais economico e continuariamos a formar PILavs ca em Portugal.
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C
 

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nelson38899

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« Responder #39 em: Maio 03, 2009, 10:55:02 pm »
Citar
They were on a tour of the IAC and RAF Flight Schools to look at the PC9's and Tucano's as replacements for their Epsilons. They were impressed with the PC9 after a few flights yesterday and said they didn't like the Tucano. They are also looking at the Texan T2 and the PC21 but these may be outside their budgets and advanced for their needs.

http://www.worldairpics.com/forum/index ... g15912#new
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Charlie Jaguar

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« Responder #40 em: Maio 04, 2009, 06:28:55 pm »
Citação de: "Instrutor"
Era preferivel trocar os cerca de 26 Alpha Jett ainda "operacionais" por cerca de 12 Aeromachi M-346, seria mais economico e continuariamos a formar PILavs ca em Portugal.


Realmente o "operacionais" tem que ser escrito com aspas visto que operacionais, operacionais teremos entre 8 e 10 Alpha-Jets. Quanto ao M-346, não esquecer que Portugal é membro da AEJPT para o qual a aeronave da Aermacchi será, quase sem sombra de dúvidas, a escolhida.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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nelson38899

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #41 em: Dezembro 22, 2009, 10:15:47 am »
Citar
Força Aérea afasta piloto que encobriu acidente
Militar embateu com o avião numa árvore, mas relatou um falso incidente com pássaros
00h00m
TEIXEIRA CORREIA

O piloto de um avião Alpha-Jet esteve envolvido num acidente, mas tentou ocultar o sucedido. A Força Aérea descobriu. O oficial foi reformado compulsivamente e decididos castigos para os outros militares envolvidos no caso.

Um acidente com um avião caça-bombardeiro Alpha-Jet da Esquadra 103 (Caracóis), adstrito à Patrulha Acrobática Asas de Portugal, estacionado na Base Aérea 11 (BA11), em Beja, estará na origem da punição com a pena de "reforma compulsiva" aplicada ao major Videira, comandante das duas sub-unidades, e à suspensão da actividade desta última.

Além da penalização ao oficial pela Força Aérea Portuguesa (FAP), decidida no início deste mês, foram ainda aplicadas penas de repreensão agravada a outro oficial, capitão Ribeiro, segundo piloto da patrulha, e uma repreensão simples a três sargentos.

Está em causa a omissão de um "toque" com a asa direita de um Alpha-Jet na copa de uma árvore, que provocou danos na aeronave, e a impossibilitaram de participar no Festival Aéreo de Lisboa, incluído nas festas da cidade.

O incidente aconteceu no regresso à Base do Montijo (BA6), no dia 13 de Junho, depois de um treino efectuado no espaço aéreo do Parque das Nações, onde no dia seguinte aconteceu a exibição, tendo sido utilizado um avião de reserva.

A situação foi "mantida em segredo dentro da patrulha" e, quando confrontados com os danos pelo segundo comandante do Comando Operacional da Força Aérea (COFA), os militares envolvidos justificaram o acidente com um "bird-strike", ou seja, um choque fortuito com aves.

Em 21 de Agosto, a patrulha actuou "com grande sucesso" nas comemorações dos 501 anos da cidade do Funchal, tendo regressado a Beja três dias depois, de onde sairia a 28 do mesmo mês com destino à Líbia. Na noite anterior à partida para a exibição, os integrantes dos "Asas" foram avisados de que do CEMFA chegara a mensagem de que "a missão foi abortada" e a patrulha estava suspensa.

Os cinco militares envolvidos no caso, entre eles os dois pilotos - major Videira e capitão Ribeiro -, passaram cerca de dois meses e meio em casa e impedidos de "entrar nas instalações" da Base de Beja, enquanto decorreram as investigação do Estado-Maior da Força Aérea (EMFA).

No entanto, entre a decisão de suspender a actividade da patrulha e o castigo aos militares, o chefe do EMFA, general Luís Araújo, deslocou-se propositadamente à BA11, onde condecorou o major Videira e atribuiu um louvor colectivo à patrulha "pelos relevantes serviços prestados". Uma fonte da unidade justificou o desencontro com uma possível "camuflagem dos acontecimentos".

A juntar a estes factos está a "desnomeação" do coronel Manuel Martins, comandante da BA11 até ao dia 27 de Outubro e que iria frequentar o Curso de Oficiais Generais. Fonte conhecedora do processo disse que o oficial "foi preterido à última hora".

O responsável pelas Relações Públicas da FAP, tenente-coronel Paulo Gonçalves, confirmou a "suspensão temporária das patrulhas", em função da existência da ponderação no interior do ramo, quanto ao "futuro das frotas".

Quanto às questões que envolvem as penas aplicadas aos Asas de Portugal e à "desnomeação" do ex-comandante da BA11, a mesma fonte afirmou que "não são feitos comentários a assuntos do foro interno" da FAP.
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=1453237
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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Cabecinhas

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #42 em: Dezembro 22, 2009, 11:40:24 pm »
COFA ou CA ???
Um galego é um português que se rendeu ou será que um português é um galego que não se rendeu?
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raphael

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #43 em: Dezembro 23, 2009, 12:59:14 am »
Bem...um mero pormenor..que à data de ocorrência dos factos...ainda era efectivamente COFA... :G-beer2:
Um abraço
Raphael
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PereiraMarques

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #44 em: Junho 21, 2011, 03:48:25 pm »
Dos 50 Alpha Jet entregues em 1993/1994, só já voam 9...e têm de durar até 2018.

https://docs.google.com/viewer?a=v&pid= ... 0&hl=pt_PT