Portugal Ultramarino

  • 307 Respostas
  • 71372 Visualizações
*

teXou

  • Perito
  • **
  • 431
  • +0/-3
(sem assunto)
« Responder #165 em: Março 24, 2009, 02:24:00 pm »
Citação de: "Luso"
...
Depois para tem a ousadia de classificar de "arrotos" um texto bastante bem escrito e com ideias muito bem articuladas e claras.
....

Sim ... arrotos de ditadura ! :rir:

Como eram as de Hitler, Mussolini, Staline, Lenine, Franco, Pinochet, Mao, etc ...  blx2x1
"Obviamente, demito-o".

H. Delgado 10/05/1958
-------------------------------------------------------
" Não Apaguem a Memória! "

http://maismemoria.org
 

*

ShadIntel

  • Investigador
  • *****
  • 1509
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #166 em: Março 24, 2009, 03:03:34 pm »
teXou, a ver se trata essas recorrentes crises de riso incontrolável e despropositado.

Espero que não sofra de hamartoma hipotalâmico...
 

*

FoxTroop

  • Investigador
  • *****
  • 1845
  • Recebeu: 669 vez(es)
  • Enviou: 389 vez(es)
  • +336/-6301
(sem assunto)
« Responder #167 em: Março 24, 2009, 07:38:40 pm »
Tenho conversado longamente com quem viveu os anos do Estado Novo. Na tentativa de realmente tentar perceber o que era tudo aquilo. As opiniões não variam muito, mas uma tem feito aqui o "servo" pensar.

A pessoa em questão nasceu na miséria (como a esmagadora maioria nessa epoca á 65 anos) Contou-me muita coisa sobre os equilibrios e as relações sociais. O trabalho quase escravo em que se trabalhava por comida. Onde o poder dos caciques locais era absoluto e quem se lembrasse de levantar a voz era como se comprasse todas as rifas para uma festa à conta da GNR. Até aí tudo batia com outras histórias que tinha ouvido.

Contou-me de ter emigrado para França e do medo que sentiu ao ver as manifestações em Paris, coisa impensavel por cá. Voltou algum tempo depois.

A melhoria só foi sentida com o Marcelo Caetano, pois até ali, meia duzia de "senhores" controlavam o país numa especie de feudos. Com o marcelismo o "aperto" foi-se folgando e as coisas dinamizaram-se.

Depois o 25A. Foi o fim do feudalismo mas passou-se do 8 ao 80 na opiniãao deste senhor.

Perguntei-lhe se o actual estado de coisas, com a corrupção e nepotismo descarado, eram culpa do 25A

A resposta foi surpreendente. "Não, senhor. A culpa foi do Salazar"
Porquê?
"Porque os que estavam á sombra dele e mamavam da teta com o 25A foram corridos. Mas não esqueceram e agora se for a ver estão outra vez instalados. Pouco a pouco voltaram ao lugar e agora vamos pagar. Por terem vivido assim a escravizar o pobre com o olhar do mestre a quem interessava que assim fosse para poder ter a pata em cima do resto, agora querem voltar a fazer o mesmo. O Salazar com a corrupção descarada dessa época, os cargos atribuidos por conhecimentos em vez de por valor, os compadrios, etc, deixou uma raiz. Raiz essa que dificilmente nos vamos livrar e a prova está aqui agora. O salazarismo nunca morreu porque é o que as elites querem. Elas querem ser Salazar."

Confesso que não percebi a lógica da argumentação mas pouco a pouco tem feito cada vez mais sentido. Tenho de admitir que a pessoa em questão tem razão, para mais vendo o perigoso endeusamento que se tem feito à personagem.

Basta ver o congresso do PS. Arrepiou-me. Aquilo mais paarecia o Congresso da Unidade Nacional ou o cogresso do PCUS na URSS.
 

*

TOMSK

  • Investigador
  • *****
  • 1445
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #168 em: Março 24, 2009, 09:01:57 pm »
A vivência das pessoas que viveram tanto no Estado Novo como no pós 25 de Abril, é de facto o melhor relato, e possivelmente o mais imparcial que se pode obter sobre este tema.

Também eu já tive a oportunidade de ouvir essas pessoas, e apesar de divergências, há algo que todos, em termos gerais acabam por concordar:
- O "25 de Abril" enviesou fortemente muito dos aspectos relacionados com com o Estado Novo e Salazar para os tornar negativos, e por conseguinte, assim criar um escudo protector para a aparente decadência política que se seguiu à revolução.

Se havia desemprego, fome, emigração, e o interior empobrecido? Concerteza que sim, tal como houve antes da chegada de Salazar ao poder, ou como ainda o existe hoje.
E tanto o houve e existe em Portugal, como em Espanha, Itália, etc.
Culpar Salazar por esses males é historicamente errado.

A censura, controlo, e repressão da PIDE havia também, mas não existia nem por sombras um clima de medo ou horror nas ruas, que fizesse alguém ter medo de sair de casa. Nada disso. Não exageremos.

Tal como afirmou o Foxtroop, também as pessoas com quem falei relataram que a vinda de Marcello Caetano trouxe de facto uma nova "ordem", digamos que este não partilha tanto do rigor e autoridade de Salazar, o que trouxe uma certa onda de entusiasmo.

Agora, como já tive oportunidade de referir anteriormente, as opiniões convergem-se quando toca à segurança do País.
E nenhum deles rejeita, mas que elogia e recorda com saudade, os tempos em que brincava na rua, com a porta de casa aberta, até pelas altas horas da noite, sem qualquer receio de qualquer tipo de assaltante ou criminoso.
Bem como a libertinagem e vadiagem que hoje anda para aí.
"Não havia", é a resposta.
Neste ponto o elogio é maioritariamente endereçado a Salazar e à PIDE.

Sobre a corrupção, quem quiser analisar isto friamente, verá que esse é uma mal de que sofre Portugal, há muito e muito tempo, desde os seus primórdios.
Relembro a todos, que desde os Descobrimentos, há relatos que muitos capitães dos navios eram escolhidos com base em títulos e amizades, bem como por subornos às autoridades régias. O caso torna-se ainda mais grave, quando muitos desses homens nem sequer tinham uma ínfima noção da arte da navegação...Adivinhava-se o desastre...
Há no entanto a sensação expressa pelas pessoas com quem falei, da honestidade de Salazar.
Bem como da sua política rigorosa e "poupadinha", o que dava azo a muitas anedotas, contadas pelos cafés, um pouco em segredo, como a célebre da nova forma de cozinhar bacalhau.

"Sabes como se cozinha "Bacalhau à Salazar"?
Como?
Só batatas."
 :D

O 25 de Abril, veio trazer coisas positivas, nisto todos concordam.
Mas houve algo que uma destas pessoas me disse, que me deixou a pensar.

"Nós somos um país complicado, com pessoas boas mas complicadas.
É preciso alguém com espiríto forte, rigorosa e honesta para nos manter juntos. E esse alguém era Salazar.
Estes do 25 de Abril, além de aproveitarem para põr algum ao bolso, optam por nos separar.
É o chamado separar para governar."
 

*

FoxTroop

  • Investigador
  • *****
  • 1845
  • Recebeu: 669 vez(es)
  • Enviou: 389 vez(es)
  • +336/-6301
(sem assunto)
« Responder #169 em: Março 24, 2009, 09:26:12 pm »
Tomsk o que essa ultima afirmação quer dizer é que só andamos bem acaimados e tocados a chicote. Não acredito nem aceito isso. Não acredito nem aceito que seja preciso um ditador para este povo.

Se em vez de nos pegarmos em discussões futeis sobre novelas e futebol, dedicarmos esse tempo a ser cidadãos não tenha duvida que melhora e muito rápido. O que está implicito nessa frase é uma coisa muito grave. O que aí está implicito é o germe da nossa destruição com povo e nação. Em vez de nos queixar-mos que o arbrito roubou um ou outro ou se a cavalona da Diana Chaves anda com a, b ou c, discutissemos o que realmente importa para o futuro colectivo e fossemos cidadãos de facto nunca por nunca chegavamos a este ponto.

Quando nos descartamos da nossa responsabilidade com cidadãos não podemos esperar que quem está no poder as assuma por nós. Em Democracia somos responsaveis por o todo e os dirigentes eleitos têm de sentir que estão lá para servir o todo e não a si mesmos. Isso só se consegue com participação activa. Como queremos todas as benesses da democracia e nenhuma das suas obrigações e responsabilidades é facil que o caminho das servidão e da ditadura surja. Que surja alguem que nos vai tirar esse "fardo" de sermos responsaveis.

Nos paises por onde andei discutia-se politica com um afinco que me surpreendia. Tanto homens, como mulheres de todas as idades participam. As radios etão constantemente a transmitir programas onde a opinião dos ouvintes tem peso e se ouve pessoas de todos os quadrantes. Existe uma consciencia de cidadania.

Aqui a unica consciencia que vejo é a inveja de não se ser tão esperto como o gajo que foi para politico e agora está um capitalista feito. Incrivelmente não o condenam pelo roubo mas sim pelo facto de não estarem no lugar dele. Essa mentalidade tem de ser tratada senão a nossa nação morre pura e simplesmente.

Culpar o 25A por os nossos males actuais é cinico. Tentar limpar a imagem de um cacique que quase destruiu a nossa nação também não abona.

Teve coisas boa, sem duvida mas por esse prisma até o Adolfo teve. Afinal quem foi o pai das autoestradas?....
 

*

teXou

  • Perito
  • **
  • 431
  • +0/-3
(sem assunto)
« Responder #170 em: Março 24, 2009, 10:19:04 pm »
Entre 1933 e 1974: O total da emigração é de 2.000.000 de emigrantes que se foram "para uma vida melhor" ...
Para os amantes do estado novo era certamente para fazer turismo por todo o mundo e não para fugir a miséria.
Só de 1960 a 1974, se foram embora cerca de 1.500.000 portugueses  :dormir:
"Obviamente, demito-o".

H. Delgado 10/05/1958
-------------------------------------------------------
" Não Apaguem a Memória! "

http://maismemoria.org
 

*

TOMSK

  • Investigador
  • *****
  • 1445
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #171 em: Março 24, 2009, 11:08:36 pm »
Como já disse o Luso, informe-se um pouco mais acerca do Humberto Delgado. A fundo. É um conselho que também dou.

E as restantes factos, nomeadamente a guerra colonial, o que vem para aqui fazer?
Já leu as páginas que o Luso teve a amabilidade de nos trazer?
Verá então escrito, não por mim, não pelo legionario, não pelo Duarte (os fascistas-branqueadores-revisionistas para si), que o Ultramar era uma questão, não monárquica, não republicana, não comunista, não fascista, mas sim uma questão nacional, herdade pelo esforço dos nossos avós, pesado fardo que o dever nos incitava a proteger.  

E agora tire lá as postas de pescada da mesa que é para discussão continuar...
 

*

zeNice

  • Membro
  • *
  • 257
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #172 em: Março 24, 2009, 11:12:35 pm »
Porque hoje em dia os líderes do nosso pais já não são Militares (Generais)? secalhar faziam melhor que essa cambada de corruptos.
 

*

Duarte

  • Investigador
  • *****
  • 2352
  • Recebeu: 149 vez(es)
  • Enviou: 441 vez(es)
  • +612/-322
(sem assunto)
« Responder #173 em: Março 25, 2009, 02:41:32 am »
Citação de: "FoxTroop"
A culpa foi do Salazar".


Resta algum problema nacional que ainda não tenha sido atribuído ao Dr. Salazar?

Para além de maior Portugês do Séc. XX, parece que também foi o mais poderoso, até para além da morte. Deveria ter poderes sobrenaturais, talvez..

Culpar Salazar por esta corja de bandidos que constitui a actual classe política só pode ser mesmo coisa de velho gágá.. o homem morreu há 4 décadas e é rsponsável pela corrupção actual? Isto já é obsessão compulsiva. Santa paciência..
слава Україна!

“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower"

The Only Good Fascist Is a Dead Fascist
 

*

TOMSK

  • Investigador
  • *****
  • 1445
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #174 em: Março 25, 2009, 09:18:12 am »
Para amenizar um pouco as coisas...

http://www.youtube.com/watch?v=on1wDpOaZQ0

 :nice:
 

*

Duarte

  • Investigador
  • *****
  • 2352
  • Recebeu: 149 vez(es)
  • Enviou: 441 vez(es)
  • +612/-322
(sem assunto)
« Responder #175 em: Março 25, 2009, 11:02:08 am »
Citação de: "TOMSK"
Para amenizar um pouco as coisas...

http://www.youtube.com/watch?v=on1wDpOaZQ0

 :lol:
слава Україна!

“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower"

The Only Good Fascist Is a Dead Fascist
 

*

FoxTroop

  • Investigador
  • *****
  • 1845
  • Recebeu: 669 vez(es)
  • Enviou: 389 vez(es)
  • +336/-6301
(sem assunto)
« Responder #176 em: Março 25, 2009, 11:08:07 am »
Sr. Tomsk leia também as paginas que o caro Luso disponibilizou, já agora. E também tal como o sr. Luso afirmou quando da sua colocação, que não fosse usado para defender posições de ninguém. Se reparar a 2ª parte do texto exposto desmonta a 1ª e com tal nível de contradição o texto diz muito, sem na realidade se poder afirmar nada.

Infelizmente o sr. teXou tem dado factos de uma forma pouco ortodoxa mas eles são factos inegáveis. Vá saber também as razões dessa emigração em massa.

Quanto à segurança que supostamente existia e que se podia brincar na rua e etc. Qualquer país totalitário tem geralmente um elevado nível de segurança interna e não lhe preciso de dizer porquê. Mas se isso mede o desenvolvimento de um país então Chinas, Cubas, Coreias do Norte e afins são os lideres da Humanidade. Na cauda podemos colocar muitas das mais fortes democracias do mundo.

Sr. Duarte sabe por que razão na Alemanha num concurso idêntico teve de ser proibido a nome de Hitler na lista? Foi por iria ganhar o titulo de maior alemão do século. Isso diz-lhe alguma coisa?  
Agora deixe de ser saloio e exponha factos e argumentos em vez de desconstruir conversa.
 

*

TOMSK

  • Investigador
  • *****
  • 1445
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #177 em: Março 25, 2009, 11:51:31 am »
Eu acho que nós também devemos fazer uma diferenciação.

Há o jovem Salazar, Ministro das Finanças, que em geral recolhe elogios na importância que teve para "levantar o país".
E o Salazar maduro, Presidente do Conselho de Ministros, esse sim o mais polémico.
 

*

FoxTroop

  • Investigador
  • *****
  • 1845
  • Recebeu: 669 vez(es)
  • Enviou: 389 vez(es)
  • +336/-6301
(sem assunto)
« Responder #178 em: Março 25, 2009, 12:17:01 pm »
Sem duvida caro Tomsk. Salazar ajudou a levantar o país da miséria que foi a 1ª República.

Depois ficou viciado e não saiu quando deveria.

Por sinal uma das afirmações que mais ouço de quem viveu esses tempo é mesmo esta "Esteve bem durante a primeira metade e deu cabo do que arranjou na segunda metade"

Uma afirmação interessante.
 

*

Duarte

  • Investigador
  • *****
  • 2352
  • Recebeu: 149 vez(es)
  • Enviou: 441 vez(es)
  • +612/-322
(sem assunto)
« Responder #179 em: Março 25, 2009, 01:39:30 pm »
Citação de: "FoxTroop"
Infelizmente o sr. teXou tem dado factos de uma forma pouco ortodoxa mas eles são factos inegáveis. Vá saber também as razões dessa emigração em massa.

Estes dados seriam ainda mais interessantes, se comparados com os de anos anteriores ao Estado Novo, ao século passado, e aos dados posteriores ao 25A. A emigração já existia, para o Brasil, os EU antes de Salazar estar no poder, mesmo antes dele nascer. Ela continua a existir, e provavlemente crescerá, pelo andar da carruagem..
Mas a emigração era culpa de Salazar também. Mesmo após a sua morte, E até antes..?

Estes dois milhões de emigrantes voluntários, têm um maior peso na história, serão mais importantes dos que foram despojados das suas casas, terras, bens, perseguidos e deslocados à força pela descolonização?


Citação de: "FoxTroop"
Quanto à segurança que supostamente existia e que se podia brincar na rua e etc. Qualquer país totalitário tem geralmente um elevado nível de segurança interna e não lhe preciso de dizer porquê. Mas se isso mede o desenvolvimento de um país então Chinas, Cubas, Coreias do Norte e afins são os lideres da Humanidade. Na cauda podemos colocar muitas das mais fortes democracias do mundo.

O Estado Novo dificilmente poderia ser comparado à Coreia do Norte, Cuba ou China. Uma comparação mais correcta seria com a Singapura. Um estado capitalista, democrático (com um partido único dominante), autoritário "soft", e altamente repressivo da criminalidade, corrupção e comunismo internacional. Não será por nada que Singapura é o quinto país mais rico do mundo em termos de PIB, e tem um nível de vida invejoso e umas forças armadas dignas e fortes.

Quanto ao alegado clima de medo, nunca nenhum familiar meu, ou conhecido meu referiu este medo, este horror que tanto gosta de apregoar. É pura mentira. Talvez algum membro duma célula clandestina do PCP sentiria, e muito bem, este medo. Mas o cidadão comun? Tretas.

Até um familiar de uma pessoa conhecida, membro do PCP, que andou a colar cartazes e era activo durante o início dos anos 70 nunca foi nem preso nem sofreu qualquer abuso da PIDE nem da PSP, apesar de ter sido apanhado a colar tais cartazes. Esta auto-glorificação dos "lutadores" da liberade nada mais é que promoção desonesta. Ser "torturado" pela PIDE parece que era um rito de passagem das cliques da esquerda. Mesmo que nada mais fosse que um safanão, ou mesmo pura invenção fantasiosa.


Citação de: "FoxTroop"
Sr. Duarte sabe por que razão na Alemanha num concurso idêntico teve de ser proibido a nome de Hitler na lista? Foi por iria ganhar o titulo de maior alemão do século. Isso diz-lhe alguma coisa?  
Agora deixe de ser saloio e exponha factos e argumentos em vez de desconstruir conversa.



De facto diz-me algo: os Alemães devem ser parvos. Mas maior parvoice é comparar Salazar a Hitler, uma táctica tão ao gosto da esquerda caviar, asquerosa e mentirosa.
Mais uma vez, está a comparar alhos com bugalhos. Que tem Salazar a ver com Nazismo e Hitler? É como comparar Sócrates a Estaline (bem, se calhar, até não...).
Se se der ao trabalho de ler e informar-se, verá que Salazar nunca apoiou, nem nunca gostou pessoalmente de Hitler.

Descoversa mas é o senhor. E já se torna cansativo ouvir o mesmo disco riscado que anda a tocar.
слава Україна!

“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower"

The Only Good Fascist Is a Dead Fascist