A330 MRTT para a FAP ?

  • 446 Respostas
  • 62473 Visualizações
*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5658 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #195 em: Janeiro 01, 2021, 10:05:00 am »
Mas querem ser relevantes no seio da NATO por muito tempo? Têm bom remédio: 1.200 milhões por 04 MRTT é mais barato que 3.000 milhões por 20 F-35. Os MRTT são mais baratos de operar (afinal trata-se essencialmente de uma aeronave comercial), têm maior disponibilidade e são um meio mais escasso que os F-35. É um nicho, carago! E além de reabastecimento e transporte estratégico ainda podem servir de network hub — um bem ainda mais escasso que reabastecedores.

Poderiamos ser nós a possuir o tal meio aéreo de reabastecimento, um minimo de 04/06 aeronaves, para fornecer, quer dizer, vender, umas largas horas, aos países da NATO e, nas horas vagas, pois como aeronaves de carga são bem melhores que os que a TAP, que, de  " CARGO " , só mesmo o nome pintado na fuselagem, ainda faziam uma perninha na TAP.

Abraços
« Última modificação: Janeiro 01, 2021, 10:27:34 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2863
  • Recebeu: 576 vez(es)
  • Enviou: 353 vez(es)
  • +153/-469
Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #196 em: Janeiro 29, 2021, 02:37:43 pm »
Citar
Bolsonaro anuncia a compra de dois A330 para a FAB

O Presidente da República Jair Bolsonaro anunciou hoje em sua live que o governo está levantando recursos para a compra de dois aviões de transporte A330 para a Força Aérea Brasileira.

Bolsonaro falou da dificuldade de levar oxigênio para Manaus em aviões de menor porte.

A FAB supriu a necessidade de transporte estratégico com um Boeing 767 alugado por dois anos e buscava através do Projeto CX-2, a aquisição de um cargueiro de grande porte para complementar a frota de aeronaves de transporte já em operação.

Não se sabe ainda se os A330 serão ex-RAF ou virão de companhias aéreas.

Por cá é que não faz falta.
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5658 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #197 em: Janeiro 29, 2021, 02:44:56 pm »
Citar
Bolsonaro anuncia a compra de dois A330 para a FAB

O Presidente da República Jair Bolsonaro anunciou hoje em sua live que o governo está levantando recursos para a compra de dois aviões de transporte A330 para a Força Aérea Brasileira.

Bolsonaro falou da dificuldade de levar oxigênio para Manaus em aviões de menor porte.

A FAB supriu a necessidade de transporte estratégico com um Boeing 767 alugado por dois anos e buscava através do Projeto CX-2, a aquisição de um cargueiro de grande porte para complementar a frota de aeronaves de transporte já em operação.

Não se sabe ainda se os A330 serão ex-RAF ou virão de companhias aéreas.

Parece que um dos 330 a ser modificado é ex TAP.

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2863
  • Recebeu: 576 vez(es)
  • Enviou: 353 vez(es)
  • +153/-469
Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #198 em: Janeiro 29, 2021, 02:50:35 pm »
Citar
Bolsonaro anuncia a compra de dois A330 para a FAB

O Presidente da República Jair Bolsonaro anunciou hoje em sua live que o governo está levantando recursos para a compra de dois aviões de transporte A330 para a Força Aérea Brasileira.

Bolsonaro falou da dificuldade de levar oxigênio para Manaus em aviões de menor porte.

A FAB supriu a necessidade de transporte estratégico com um Boeing 767 alugado por dois anos e buscava através do Projeto CX-2, a aquisição de um cargueiro de grande porte para complementar a frota de aeronaves de transporte já em operação.

Não se sabe ainda se os A330 serão ex-RAF ou virão de companhias aéreas.

Parece que um dos 330 a ser modificado é ex TAP.

Abraços

Um jornalista brasileiro especialista em defesa afirmou que seriam dois ex-RAF. Mas vamos ver...
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4965/-781
Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #199 em: Janeiro 29, 2021, 03:18:44 pm »
Mas não serão da versão MRTT, certo?

Mas o mais gritante é mesmo isto:
Citar
A FAB supriu a necessidade de transporte estratégico com um Boeing 767 alugado por dois anos e buscava através do Projeto CX-2, a aquisição de um cargueiro de grande porte para complementar a frota de aeronaves de transporte já em operação.

Como assim, o próprio país que produz o KC-390, precisa de uma aeronave de transporte estratégico? Se por cá ao menos tivessem tomates para admitir que o KC não consegue fazer tudo, em vez de atirarem areia para os olhos, se calhar estaríamos a fazer uma aquisição semelhante.
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 958 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #200 em: Janeiro 29, 2021, 03:32:12 pm »
Citar
Como assim, o próprio país que produz o KC-390, precisa de uma aeronave de transporte estratégico?

Aqui no Brasil, desde sua gênese, o EMB KC-390 sempre foi visto como um avião cargueiro tático (táctico).

Citar
Se por cá ao menos tivessem tomates para admitir que o KC não consegue fazer tudo, em vez de atirarem areia para os olhos, se calhar estaríamos a fazer uma aquisição semelhante.

Airbus A330 e EMB KC-390 são aeronaves diferentes de categorias diferentes para necessidades diferentes.
« Última modificação: Janeiro 29, 2021, 03:35:15 pm por Vitor Santos »
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4965/-781
Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #201 em: Janeiro 29, 2021, 03:48:25 pm »
Mas por cá, o KC é vendido como avião de transporte estratégico, mais como um truque para justificar o seu investimento, do que como reflexo das suas reais capacidades.

Mais uma vez, aeronaves diferentes, de categorias diferentes e necessidades diferentes, e no entanto tanto o Brasil, como Portugal precisam de ambos os tipos de aeronaves.

Era bom que por cá seguissem o exemplo da FAB.
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5658 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #202 em: Janeiro 29, 2021, 05:07:51 pm »
Mas por cá, o KC é vendido como avião de transporte estratégico, mais como um truque para justificar o seu investimento, do que como reflexo das suas reais capacidades.

Mais uma vez, aeronaves diferentes, de categorias diferentes e necessidades diferentes, e no entanto tanto o Brasil, como Portugal precisam de ambos os tipos de aeronaves.

Era bom que por cá seguissem o exemplo da FAB.

Pois, mas pelos vistos os únicos que vamos ter são os 390, para esses houve/há dinheiro mas benefícios para a FAP isso é que não vai haver, pois o 390 não vai efectuar nenhuma missão que o C não conseguisse desempenhar.

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2863
  • Recebeu: 576 vez(es)
  • Enviou: 353 vez(es)
  • +153/-469
Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #203 em: Janeiro 30, 2021, 03:06:45 pm »
Por cá fazem se transportes de pacientes covid nestas condições:

 

*

imaginário

  • Membro
  • *
  • 59
  • Recebeu: 25 vez(es)
  • Enviou: 36 vez(es)
  • +1/-2
Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #204 em: Janeiro 30, 2021, 03:22:48 pm »
Será que, se falarem com a Merkel, aquele A-310 que foi desativado a semana passada da Luftwaffe não poderia ser oferecido  à FAP? Pelo menos sempre tínhamos algum meio decente no apoio ás populações!
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4965/-781
Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #205 em: Janeiro 30, 2021, 04:54:30 pm »
Por cá fazem se transportes de pacientes covid nestas condições:



Agora é comparar com o interior de um A330 MRTT, não só em qualidade, mas sobretudo em espaço.

Só sei que seria um tipo de aeronave extremamente útil, tanto do ponto de vista civil como militar.
 

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 2456
  • Recebeu: 894 vez(es)
  • Enviou: 3093 vez(es)
  • +533/-73
Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #206 em: Janeiro 30, 2021, 05:23:39 pm »
O problema é sempre o mesmo, recursos - mesmo que o "estado" diga que reforça o orçamento para termos 2x A330 MRTT (porque militarmente ter 1 é ter 0, ter 2 é ter 1  etc) eu não acredito, vai é desviar recursos da área militar... logo para termos A330 o que vamos sacrificar?
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: typhonman

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2863
  • Recebeu: 576 vez(es)
  • Enviou: 353 vez(es)
  • +153/-469
Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #207 em: Janeiro 30, 2021, 05:27:46 pm »
Por cá fazem se transportes de pacientes covid nestas condições:



Agora é comparar com o interior de um A330 MRTT, não só em qualidade, mas sobretudo em espaço.

Só sei que seria um tipo de aeronave extremamente útil, tanto do ponto de vista civil como militar.

A330 MRTT (frances)


A310 medivac


A400 Medivac
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4965/-781
Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #208 em: Janeiro 30, 2021, 08:55:54 pm »
O problema é sempre o mesmo, recursos - mesmo que o "estado" diga que reforça o orçamento para termos 2x A330 MRTT (porque militarmente ter 1 é ter 0, ter 2 é ter 1  etc) eu não acredito, vai é desviar recursos da área militar... logo para termos A330 o que vamos sacrificar?

Por mim sacrificava-se 2 dos 5 KC-390. O MRTT é muito mais versátil e muito superior em capacidade de transporte, raio de acção, AAR. Outra opção é adquirir mais do que 2, e "vender" horas de voo a terceiros para os rentabilizar.

Ainda outra opção é entrar no tal consórcio NATO MMF, adquirindo um MRTT para contribuir para o dito consórcio, mas garantir que haja sempre um ou dois estacionados em Portugal (não faz grande sentido ficar dependentes de aeronaves estacionadas na Holanda).
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11018
  • Recebeu: 2333 vez(es)
  • Enviou: 3209 vez(es)
  • +731/-1031
Re: A330 MRTT para a FAP ?
« Responder #209 em: Janeiro 30, 2021, 10:54:44 pm »
Por cá fazem se transportes de pacientes covid nestas condições:



Agora é comparar com o interior de um A330 MRTT, não só em qualidade, mas sobretudo em espaço.

Só sei que seria um tipo de aeronave extremamente útil, tanto do ponto de vista civil como militar.

A330 MRTT (frances)


A310 medivac


A400 Medivac


Acho injusto a comparação de fotos, o C-130 está sem os doentes e equipamento médico, o A400M também é um avião de carga, deve ficar algo parecido, depende do material médico...

Encontrei esta foto.
Existe um contentor médico que cabe no C-130, a Dinamarca tem...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW