G-3

  • 77 Respostas
  • 19022 Visualizações
*

Mar Verde

  • Membro
  • *
  • 228
  • +0/-0
G-3
« em: Outubro 20, 2005, 10:09:42 am »
não sou militar, nem ex militar, apenas um curioso destas coisas ( um pouco como o Nuno Rogeiro   8)  )

no seguimento de algumas coisas que aqui li, umas dúvidas:

tendo em conta as limitações orçamentais faz sentido "reciclar" as G3?

tem Portugal a capacidade actual, e as licenças, para produzir G3´s novas ?

quais as alterações necessárias para um up grade satisfatório?

é viável parcerias com as industrias de polimeros nacionais para desenvolver uma G3 mais leve ?

é possivel desenvolver uma versão "comando" para o CIOE, Comandos, DAE, RESCOM, BAI ( é necessário substitur a galil ?)....

quantas unidades seriam necessárias ?

qual seria o custo/unidade de uma armas destas ?

qual o custo/unidade médio das novas armas em concurso (G36, Tavor...) ?

Em termos de doutrina militar, qual o calibre que se pensa ser actualmente o mais indicado ?
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20230
  • Recebeu: 2983 vez(es)
  • Enviou: 2233 vez(es)
  • +1328/-3462
Armas
« Responder #1 em: Outubro 20, 2005, 12:33:32 pm »
Neste momento eu acho que por muito que o ppl goste da G-3, o concurso que o governo lançou já não para, por isso a substituição é uma questão de tempo.
A 5.56 tem recebido muitas criticas ao longo do tempo, mas a verdade é que tanto o nosso concurso como os concursos de outros paises todos optaram por esse calibre pq é a munição padrão Nato. As SF Americanas estam a receber uma nova arma da FN que pode receber tanto o calibre 5.56mm, como a 7.62 nato, a 7.62 russa ou mm um novo calibre de 6mm que é um intermédio entre os dois calibres Nato.
Se eu tiver enganado ou deturpado algum elemento, digam que eu estou a escrever à pressão por isso não verifiquei nenhum dado.  :oops:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Mar Verde

  • Membro
  • *
  • 228
  • +0/-0
Re: Armas
« Responder #2 em: Outubro 20, 2005, 01:49:58 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
....As SF Americanas estam a receber uma nova arma da FN que pode receber tanto o calibre 5.56mm, como a 7.62 nato, ...

estava pensar nessa arma qd escrevi o post...hei-la:

Citar
The US Special Operations Command (US SOCOM) issued a solicitation for the procurement of SOF Combat Assault Rifles (SCAR) on October 15th, 2003. This solicitation requested a new combat rifle, specially tailored for the current and proposed future needs of the US Special Forces, which are somewhat different from latest generic US Army requirements, which are being fulfilled by the newest Heckler-Koch XM8 assault rifle. The key difference in basic requirements between XM8 and SCAR is that, while XM8 is a single-caliber weapon system, tailored for 5.56x45mm NATO ammunition, the SCAR should be available in various different calibers. Initial SOF requirements included two basic versions of SCAR system - the SCAR Light (SCAR-L), available in 5.56mm NATO, and the SCAR heavy (SCAR-H), which should be initially available in significantly more powerful 7.62x51 NATO chambering, and should be easily adaptable in the field to other chamberings. These other chamberings initially include the well-spread 7.62x39 M43 ammunition of the Soviet / Russian origins, and probably some others (like the proposed 6.8x43 Remington SPC cartridge, especially developed for US Special Forces). The key idea of SCAR rifle system is that it will provide the Special Forces operators with wide variety of options, from short-barreled 5.56mm SCAR-L CQC variation, tailored for urban close combat, and up to long range 7.62x51 SCAR-H Sniper variant, as well as 7.62x39 SCAR-H, which will accept "battlefield pickup" AK-47/AKM magazines with 7.62 M43 ammunition, available during the operations behind the enemy lines. Both SCAR-L and SCAR-H shall be initially available in three versions, Standard (S), Close Quarters Combat (CQC) and Sniper Variant (SV). All these variants, regardless the caliber and exact configuration, will provide the operator with the same controls layout, same handling and maintenance procedures, and same optional equipment, such as sights, scopes, and other current and future attachments.

Late in 2004 US SOCOM announced, that the winner for the initial SCAR contracts is the FN USA, an US-based subsidiary of the famous Belgian company Fabrique Nationale Herstal. At the present time (Dec 2004) is is still unknown if the SCAR rifles will be made in USA or Belgium, but I suppose USA. The official XM / M designation is also not disclosed / assigned yet.

The FN SCAR rifles all based on the well proven 5.56mm FN FNC assault rifle. In all variants FN SCAR rifles feature gas operated, short stroke piston action with rotating bolt locking. Improved action has Kalashnikov AK-type bolt with two large locking lugs and fixed ejector. This system apparently is less sensitive to fine sand, dust and any other fouling inside the receiver, than any system with M16-type multi-lug bolt and plunger-type ejector. The receiver is made from two parts, upper and lower, connected with two cross-pins. Both parts are made of metal (probably lower receiver is made from aluminum alloy and upper receiver from stamped steel). It is still unclear if the SCAR system will have quick detachable barrels for various configurations and lengths (from short-barreled CQC to long-barreled SV), or the barrels will be swapped along with entire upper receiver. The SCAR-H system also will have different type lower receivers, adapted to various types of ammunition and various types of magazines (i.e. 7.62mm NATO magazines and 7.62 M43 AK-type magazines, respectively). SCAR-L rifle will use improved M16-type magazines. The trigger unit with ambidextrous safety-fire mode selector switch will allow for single shots and full automatic fire, apparently with no provisions for limited-length bursts mode. The charging handle could be easily installed on either side of the weapon, so the upper receiver has respective cuts on both sides. Top of the upper receiver is covered by the full-length integral Picatinny rail (MIL-STD 1913); additional Picatinny rails are mounted on both sides and below the handguards. Side-folding polymer buttstock is adjustable for length of pull, and is shaped to proved positive cheek rest. SCAR rifles apparently will be fitted with removable, adjustable iron sights, with folding diopter-type rear sight on the receiver rail, and folding front sight on the gas block. Any additional type of sighting equipment, necessary for current tasks, including telescope and night sights, can be installed using MIL-STD 1913 compatible mounts. Current prototypes of SCAR rifles do not have bayonet mounts, and, probably, will never have one.


 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8527
  • Recebeu: 1621 vez(es)
  • Enviou: 682 vez(es)
  • +935/-7263
(sem assunto)
« Responder #3 em: Outubro 20, 2005, 08:23:44 pm »
Ele há coisas que não percebo: é o SCAR para Snipers e agora adoptou-se uma AR-10 kitada também para snipers. Muito dinheiro e pelos vistos alguma confusão...
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20230
  • Recebeu: 2983 vez(es)
  • Enviou: 2233 vez(es)
  • +1328/-3462
SCAR
« Responder #4 em: Outubro 21, 2005, 10:05:11 am »
Esta arma não é para snipers. Ela foi feita a pensar nos requesitos das SF Americanas. Pode-se mudar de calibre numa questão de minutos sem utilizar ferramentas muito complexas (pelo menos foi isso que me disseram). Pode utilizar desde a 5.56 Nato à 7.62 russa. Eu acho que é uma arma feia como a P"#$%$, mas se formos a pensar, tem o seu valor tático!
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

NotePad

  • Perito
  • **
  • 565
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #5 em: Outubro 21, 2005, 04:51:01 pm »
Há 2 versões desta arma a SCAR L (LIGHT) no calibre 5.56 e SCAR H (HEAVY) no calibre 7,62NATO e SCAR H tem a possibilidade de trocado bastantes peças utilizar o calibre 7,62x39 munto comum em territorio hostil, mas penso que isto nc acontecerá porque o peso a carregar em peças extra cano, grupo do catilho, carro etc e o tempo que se perde a fazer a conversao sem contar que durante essa conversao a arma esta efectivamente inutilizavel, que mais vale pegar numa ak-47 qualquer encontrada (o que nao deve ser muito dificil) e levala como arma secundaria assim caso uma falhe a outra esta sempre pronta.
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8527
  • Recebeu: 1621 vez(es)
  • Enviou: 682 vez(es)
  • +935/-7263
(sem assunto)
« Responder #6 em: Outubro 21, 2005, 05:34:09 pm »
Cabela de Martelo, procure os requerimentos do programa SCAR: verá que há procura por uma versão sniper para o sistema SCAR H
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

Artífice

  • 66
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #7 em: Outubro 28, 2005, 12:48:07 am »


"Eles andam aí... E são cada vez mais Burros !"
 

*

Mar Verde

  • Membro
  • *
  • 228
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #8 em: Outubro 28, 2005, 10:18:12 am »
 

*

Artífice

  • 66
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #9 em: Outubro 31, 2005, 12:12:58 pm »


"Eles andam aí... E são cada vez mais Burros !"
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20230
  • Recebeu: 2983 vez(es)
  • Enviou: 2233 vez(es)
  • +1328/-3462
(sem assunto)
« Responder #10 em: Novembro 12, 2005, 03:47:08 pm »
Olhem o que eu encontrei na net:

Tive oportunidade de experimentar a Diemaco e as outras armas dos outros concorrentes que adquiriram o Caderno de Encargos, durante o seminário realizado na EPI de Mafra "Armamento Ligeiro Tendencias de Evolução".

Quanto à Diemaco pareceu-me fragil, todavia não realizei nenhum teste de resistencia, mas achei-a muito confortável no disparo. De todas as armas com que fiz fogo aquela que menos me agradou foi a FN 2000, pois tive dificuldade de encontrar o retículo no visor e notei que saltava muito no retrocesso. Também na HK G36 tive muita dificuldade em "encarar" o visor de pontaria.

As armas que mais me agradaram no tiro foi a STEYR AUG e a TAVOR, pois considero que ambas permitem uma aquisição rápida do alvo com precisão no tiro.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8527
  • Recebeu: 1621 vez(es)
  • Enviou: 682 vez(es)
  • +935/-7263
(sem assunto)
« Responder #11 em: Novembro 12, 2005, 04:44:27 pm »
Em competições SWAT "last man standing" a AUG ganhava precisamente por essa maior rapidez na aquisição de alvo.
São comentários interessantes, são sim senhor mas pessoalmente - pessoalmente - tendo a dar maior valor à rapidez de municiamento e a gatilhos mais macios e regulares. Numa AUG não é possivel esticar o dedo do gatilho para carregar no botão que solta o depósito de munições
(depósito! ando a tentar deixar de dizer carregador). E depois à aquele problema do ombro esquerdo. Mas se os israelitas dão-se bem com a Tavor é certamente porque sabem algo que eu não sei!  :mrgreen:
« Última modificação: Novembro 13, 2005, 12:16:50 am por Luso »
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

NotePad

  • Perito
  • **
  • 565
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #12 em: Novembro 12, 2005, 08:32:58 pm »
A G36 tem uma particularidade que as outras não têm é 1 arma muito solida e leve, no fundo robusta e pela cadencia de tiro ideal para tiros sem utilizar mira no fundo tiro instintivo, especialmente devido as linhas rectas dos polimeros usados podemos facilmente usar os mesmos para criar a nossa propria mira, com otimos resultados no tiro por reflexos. a FN2000 ouvi por um camarada OE que também e bastante confortavel, tal como SIG e Tavor, de fora ficam ja as diemaco simplesmente destestei! infelizmente so tive a oportunidade de disparar as diemaco, g36 e a sig 540 presumo que a 550 seja similar.
 

*

Maginot

  • 76
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +0/-0
    • http://www.emfa.pt/
(sem assunto)
« Responder #13 em: Novembro 15, 2005, 01:28:08 pm »
(não sou nem nunca fui militar)

Existem requisitos conhecidos de peso e de materiais de fabrico para a escolha?
EX MERO MOTU
 

*

NotePad

  • Perito
  • **
  • 565
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #14 em: Novembro 15, 2005, 02:16:56 pm »
Os requesitos que tenho conhecimento são relativos ao peso e aos comprimentos de cano, presumo que tb sjam quanto a capacidade de carregadores etc.