Novos veículos blindados de rodas (parte 2)

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Major Alvega

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« Responder #75 em: Janeiro 08, 2005, 11:34:05 pm »
Esqueci-me de mencionar na minha última intrevenção e na sequência do que o Snakeye referiu sobre a Bélgica ter adquirido 352 Dingo 2, Israel também encomendou recentemente cerca + de 100 unidades Dingo 2 para substituir as viaturas Sufa e Abir.
 A propósito dos Dingo, penso que este tipo de viatura se enquadraria perfeitamente nas necessidades das missões do nosso exército.
 

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Jorge Pereira

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Ok
« Responder #76 em: Fevereiro 10, 2005, 05:27:15 pm »
O recurso que a empresa finlandesa Patria interpôs em tribunal para a suspensão do concurso dos blindados que a empresa austríaca Steyr ganhou, foi indeferido, o que permitirá que o Ministro da Defesa assine muito em breve o contrato (antes do dia 20).
Um dos primeiros erros do mundo moderno é presumir, profunda e tacitamente, que as coisas passadas se tornaram impossíveis.

Gilbert Chesterton, in 'O Que Há de Errado com o Mundo'






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Pedro Monteiro

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Re: Ok
« Responder #77 em: Fevereiro 11, 2005, 02:50:40 pm »
Citação de: "Jorge Pereira"
O recurso que a empresa finlandesa Patria interpôs em tribunal para a suspensão do concurso dos blindados que a empresa austríaca Steyr ganhou, foi indeferido, o que permitirá que o Ministro da Defesa assine muito em breve o contrato (antes do dia 20).


Jorge,
As indicações que tenho é que o recurso foi aceite.
Confirma?
Cumprimentos,
Pedro Monteiro
 

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Pedro Monteiro

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Re: Ok
« Responder #78 em: Fevereiro 11, 2005, 03:08:09 pm »
Citação de: "Pedro Monteiro"
Jorge,
As indicações que tenho é que o recurso foi aceite.
Confirma?
Cumprimentos,
Pedro Monteiro


Ao que parece, é mesmo verdade.  :wink:
Um abraço,
Pedro Monteiro
 

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Jorge Pereira

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« Responder #79 em: Fevereiro 11, 2005, 03:19:57 pm »
Pedro, já consta na imprensa:

Citar
Tribunal dá "luz verde" a concurso de blindados

O contrato para o fornecimento de 260 blindados ao Exército e Marinha poderá ser assinado "nos próximos dias", depois de o Tribunal Administrativo e Fiscal de Lisboa ter levantado a suspensão do concurso adjudicado à Steyr, anunciou ontem o Ministério da Defesa.

O concurso estava suspenso desde meados de Janeiro na sequência de uma providência cautelar interposta pela Patria, concorrente afastado por ter entregue a proposta 35 minutos após o prazo. O Ministério pediu então o levantamento da decisão judicial, alegando "não haver urgência na suspensão" do processo, que poderia ser contestado pelos finlandeses mesmo depois de assinado o contrato com a Steyr. Fonte da Patria admitiu ontem ao JN avançar a possibilidade de esta decisão ser novamente contestada.

A garantia de que parte dos blindados seria montada em Portugal foi um dos argumentos que mais pesou para a vitória da Steyr, que estabeleceu uma parceria com GOM, uma empresa formada por ex-quadros da Bombardier.

O representante da Steyr em Portugal, Alexandre Gonçalves, reiterou ontem ao JN que o projecto empregará 190 antigos trabalhadores da Bombardier, mesmo que os blindados não sejam montados na Amadora. "Depois de assinado o contrato, os trabalhadores serão contactados e será escolhido um local, na zona de Lisboa, para a montagem dos veículos", disse. Os primeiros 31 blindados deverão ser entregues em 2006.


http://jn.sapo.pt/2005/02/11/economia/tribunal_luz_verde_a_concurso_blinda.html
Um dos primeiros erros do mundo moderno é presumir, profunda e tacitamente, que as coisas passadas se tornaram impossíveis.

Gilbert Chesterton, in 'O Que Há de Errado com o Mundo'






Cumprimentos
 

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Luso

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« Responder #80 em: Fevereiro 12, 2005, 02:51:05 pm »
Apenas para acrescentar mais um factor que poderá ser interessante nas capacidades das novas viaturas equipadas com canhões de 105...
http://www.defense-update.com/directory/lahat.htm
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

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Spectral

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« Responder #81 em: Fevereiro 14, 2005, 08:11:24 pm »
O LAHAT, seria interessante sem dúvida...


Mais notícias, via amg no "Fórum Armada":

Citar
Da Revista da Armada de Fev05 (os sublinhados são meus):

(../..)
No caso das viaturas blindadas anfíbias salienta-se em particular o efeito multiplicador de força que as mesmas vem assegurar à componente operacional da Marinha, nomeadamente em Operações do tipo NEO (Non-Combatant Evacuation Operation):

- Autonomia na capacidade de desembarque e reembarque;

- Mobilidade, rapidez e protecção indispensáveis para o estabelecimento do Posto de Comando da Força Tarefa em terra, aumentando o “tempo” operacional da Força;

- Protecção individual reduzindo significativamente a probabilidade de ocorrência de baixas;

- Capacidade para maior penetração em áreas de maior risco e aumento da mobilidade (Ship To Objective Manouver - STOM);

- Poder de combate dos sistemas de armas incorporados e pela capacidade de transporte de munições.

Sob a liderança de uma Comissão de Avaliação, que englobou representantes dos dois Ramos interessados e de outras entidades, nomeadamente do Ministério da Defesa Nacional, assessorada por uma Comissão Técnica Conjunta, foi adoptado o procedimento administrativo de Concurso Público com selecção de propostas para negociação.

A 27 de Janeiro de 2004, compareceram na abertura das propostas os seguintes concorrentes, que posteriormente, a 09 de Junho, vieram a ser seleccionados para a fase de negociações:

- STEYR-DAIMLER-PUCH SPEZIALFAHRZEUG AG & Co KG (Áustria), com a viatura PANDUR

- MOWAG MOTORWAGEN FABRIK AG (Suíça), com a viatura PIRANHA

- PATRIA VEHICLES OY (Finlândia), com a viatura PATRIA

No sentido de assegurar um conhecimento tão real quanto possível das características técnicas e operacionais das viaturas, tendo como referencial 242 requisitos técnicos previamente definidos, e de modo a obter dados objectivos para a metodologia de avaliação adoptada, baseada no Método MACBETH, que contou com a assessoria do Instituto Superior Técnico, decorreram no período de 19 de Julho a 19 de Outubro um conjunto de testes e verificações em Território Nacional e no estrangeiro.

Numa primeira fase, até 06 de Agosto, realizaram-se os testes e verificações de uma viatura na configuração de Transporte de Pessoal (TP) da versão terrestre que tiveram lugar nas Oficinas Gerais de Material de Engenharia (OGME), na Serra de Ossa - Estremoz e no Campo Militar de Santa Margarida; posteriormente, na Base Aérea do Montijo foi verificada a aerotransportabilidade da viatura, já na configuração anfíbia e, por fim, na região de Tróia e Pinheiro da Cruz englobando o Estuário do Rio Sado e a costa marítima decorreram os testes e verificações anfíbias.

A 11 de Novembro teve lugar o acto público de abertura das Best and Final Offer (BAFO). Depois de, em audiência prévia, os concorrentes terem declarado aceitar o Relatório Preliminar e as suas conclusões, o MEDNAM homologou em 06 de Dezembro o Relatório Final da Fase de Negociações.

O relatório concluiu que a melhor proposta para fornecimento das viaturas blindadas de rodas é a apresentada pela firma STEYR, com a viatura PANDUR II.

A avaliação das propostas, cujo Regulamento havia sido aprovado no início do concurso e publicado a 15 de Setembro de 2003, seguiu os seguintes critérios:

- Aspectos relativos a custos

- Aspectos relativos a factores técnicos

- Aspectos relativos a contrapartidas

- Aspectos relativos a prazo de entrega

Das 20 viaturas anfíbias, que constituirão nesta fase do programa de reequipamento do Corpo de Fuzileiros o Pelotão de Viaturas Blindadas Anfíbias, estão previstas serem entregues nos anos de 2007 e 2008, as seguintes versões:

- 03 Viaturas de Posto de Comando

- 08 Viaturas de Transporte de Pessoal com Metralhadora Pesada 12,7 mm

- 05 Viaturas Transporte de Pessoal com Lança Granadas Automático de 40 mm

- 02 Viaturas Porta Morteiro Pesado de 120 mm de Longo Alcance

- 02 Viaturas Canhão Tiro Rápido 30 mm e Míssil Anti-Carro Longo Alcance

Nestas viaturas salientam-se as seguintes características de natureza operacional e técnica:

- Navegam em lagos, rios com corrente ou mar aberto (com vaga até um metro), em condições de carga máxima, à velocidade de cinco nós;

- Possuem oito rodas motrizes e sistema central de enchimento de pneus que lhe garantem uma elevada traficabilidade em todo o terreno, nomeadamente na transposição do mar para terra;

- Dimensões e peso (19 toneladas) reduzido que possibilitam o aerotransporte nas aeronaves de asa fixa C-130 actualmente ao serviço na Força Aérea Portuguesa;

- Equipadas com protecção blindada contra munições até 12,7 mm AP e minas anti-carro, com detecção e protecção NBQR e com “laser warning receiver”;

- Autonomia superior a 650 Km e velocidade em terra até 90 Km/h;

- A viatura do Posto de Comando alberga cinco posições de trabalho de outros tantos elementos do Estado-Maior da Força-Tarefa e os equipamentos de comunicação e informação necessários;

- A viatura de transporte de pessoal possui capacidade para transportar uma secção (11 Fuzileiros) completamente equipada e armada; está preparada para transporte de feridos;

- A viatura Porta Morteiro Pesado 120 mm é operada por três elementos sendo dotada de um morteiro com posicionamento automático em bateria (1º tiro após 30 segundos) e com alcance máximo de 7 Km com munições convencionais e 13 Km com munições de propulsão assistida.

- A viatura Canhão Tiro Rápido 30 mm e Míssil Anti-Carro Longo Alcance tem uma guarnição de 3 elementos e capacidade para transportar uma equipa de 4 Fuzileiros; o canhão, associado a um sistema térmico de aquisição de alvos complementado por um sistema de intensificação de imagens e por um medidor de distâncias por “laser” é estabilizado a 360º; a viatura dispõe ainda de 2 tubos para lançamento de mísseis anti-carro com alcance de 4 Km.

Finalmente importa sublinhar que estes meios virão conferir, na Capacidade de Projecção de Força, da Marinha, a mobilidade blindada de uma unidade de Fuzileiros e também proporcionar uma maior autonomia e flexibilidade na transição do mar para terra da componente anfíbia da Marinha.
-----------------


http://p219.ezboard.com/fforumarmada20398frm1.showMessage?topicID=792.topic

De realçar o parágrafo a negrito,[ meu]. Até agora não havia nenhuma indicação que as viaturas de reconhecimento ( canhão de 25mm) estariam equipadas com mísseis anti-tanque. De notar ainda que a peça instalada é de 30mm ( a alemã Mk-44 ?) em vez da de 25mm, como eu já tinha especulado na 2ª página desta thread. :idea:

Ah e de notar as versões de 12.7mm e 40mm nas viaturas de transporte de pessoal, como nos Stryker americanos. Agora só falta saber é se virão com uma "overhead-wepaon-system" como já foi discutido atrás ( sim eu sei que deve ser wishful thinking, mas esta notícia acima dá algum optimismo 8) ).

E esta divisão 12.7mm/40mm também se verificará nas viaturas para o Exército ?  :?:
I hope that you accept Nature as It is - absurd.

R.P. Feynman
 

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tsahal

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VBRs
« Responder #82 em: Fevereiro 15, 2005, 12:47:05 pm »
Existem ja alguns equipamentos definidos. Falando das torres, a PANDUR 2 vai ao que tudo indica ser equipada com a PROTECTOR RWS.
 

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Luso

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« Responder #83 em: Fevereiro 15, 2005, 09:00:52 pm »
Parecem escolhas bastante decentes e saúdo-as.
Agora os TOW já me parecem que estão a ficar obsoletos, mas o pobre não deve reclamar.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

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snakeye25

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« Responder #84 em: Fevereiro 15, 2005, 09:57:25 pm »
Segundo foi referido há minutos no debate televisivo, o contrato de compra dos Pandur 2 foi hoje assinado.
Um abraço,

André Carvalho
 

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JLRC

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« Responder #85 em: Fevereiro 25, 2005, 01:48:01 am »
Citação de: "snakeye25"
Segundo foi referido há minutos no debate televisivo, o contrato de compra dos Pandur 2 foi hoje assinado.


 
 General Dynamics, Portugal Finalize $482 Million Armored Vehicle Contract
 
 
(Source: General Dynamics European Land Combat Systems; issued Feb. 23, 2005)
 
 
 FALLS CHURCH, Va. --- General Dynamics European Land Combat Systems, a business unit of General Dynamics, has completed negotiations with the Government of Portugal on a $482 million (euro 365 million) contract to produce 260 Pandur II eight-wheeled, all-wheel- drive (8x8) armored combat vehicles.  
 
Steyr-Daimler-Puch Spezialfahrzeug GmbH, a General Dynamics company, of Vienna, Austria, will be the program manager and system integrator, with participation from other General Dynamics European Land Combat Systems elements in Europe and vehicle co-production in Portugal.  
 
General Dynamics will produce 15 vehicle variants under this program, including an amphibious configuration for use by the Portuguese Navy. Deliveries will begin in Sept. 2006 and continue through Dec. 2009.  
 
H. Michael Malzacher, president of General Dynamics European Land Combat Systems, said, "We are very pleased to have completed these negotiations quickly and look forward to beginning vehicle production on this important program. The Pandur II family of combat vehicles comprises a cost-effective, versatile, high-performance transportation system that meets demanding force- protection requirements, and the Government of Portugal will be well-served by these vehicles for many years."  
 
The Pandur II family of medium armored combat vehicles is composed of mission specific variants/configurations, each of which provide different functional capabilities. Design features of the amphibious vehicles are optimized for superior survivability and mobility, and rapid deployment and maintenance.  
 
General Dynamics, headquartered in Falls Church, Virginia, employs approximately 70,200 people worldwide and had 2004 revenue of $19.2 billion. The company is a market leader in mission-critical information systems and technologies; land and expeditionary combat systems, armaments and munitions; shipbuilding and marine systems; and business aviation.  
 
-ends-
 

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papatango

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« Responder #86 em: Abril 06, 2005, 11:51:48 pm »
Transferido do topico da marinha

Citação de: "papatango"
Citar
Para acabar, gostaria de informar os amigos do forum que os nossos PANDUR 2, vao ser equipados com equipamentos do melhor que existe. Estive a ver a lista oficial das versoes e equipamentos existentes nas VBRs e fiquei surpreendido pela positiva.
Eh eh :mrgreen:

Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

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Jorge Pereira

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« Responder #87 em: Abril 27, 2005, 12:13:22 pm »
Citação de: "Rádio Renascença"
O contrato que o antigo ministro da Defesa Paulo Portas assinou com um consórcio austríaco para o fornecimento de 260 viaturas blindadas, com destino às Forças Armadas, está congelado.

(09:12) A RR apurou que o negócio, no valor de 344 milhões de euros, está a ser reavaliado pelo novo titular da pasta, depois de ter sido devolvido sem visto pelo Tribunal de Contas, que pede agora mais esclarecimentos.

Certo é que, se o caso avançar, as viaturas não serão construídas na antiga Bombardier, ainda que, quando Paulo Portas divulgou o negócio, o tenha anunciado como a salvação desta fábrica.

Contudo, a apenas cinco dias das eleições legislativas, que vieram a custar-lhe o cargo, o antigo ministro assinava o contrato com a Steyer e mantinha apenas o compromisso de que parte dos blindados seria fabricada no país.
 
Devolvido pelo Tribunal de Contas em 21 de Março, sem visto mas com pedido de esclarecimentos, o contrato pode agora aguardar decisão na secretária de Luís Amado até final do ano, tal como disseram à RR fontes do Ministério da Defesa, que faz parte das reavaliações em curso no âmbito da revisão da Lei de Programação Militar.
 
Por seu lado, a empresa portuguesa sub-contratada pelo consórcio austríaco para construir 221 das 260 viaturas (G.O.M) confia que o novo Governo não irá travar o negócio e que, mais tarde ou mais cedo, haverá visto daquele tribunal.

Além disso, segundo Manuel Norte, da G.O.M, uma antiga fábrica de frigoríficos, cujas instalações depois da falência são propriedade dos três bancos credores, deverá ser a opção, em detrimento da Bombardier.

Contudo, de acordo com este antigo administrador da fábrica da Amadora, deverão ser chamados a colaborar engenheiros e 190 antigos trabalhadores desta empresa.

Resta saber se o Ministério da Defesa mantém o negócio feito por Paulo Portas.


Espero sinceramente que este concurso não seja nem “congelado”nem “reavaliado”nem muito menos posto em causa. Esta decisão já tem muitos anos de atraso, urge avançar com ela.
Quero acreditar no bom senso do Sr. Ministro da Defesa.
Um dos primeiros erros do mundo moderno é presumir, profunda e tacitamente, que as coisas passadas se tornaram impossíveis.

Gilbert Chesterton, in 'O Que Há de Errado com o Mundo'






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MERLIN

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« Responder #88 em: Abril 27, 2005, 04:23:51 pm »
Parece um regresso ao passado. Vamos ter mais do mesmo dos governos e ministros antes do Paulo Portas: vamos pensar, vamos estudar, vamos ver... e nao vamos fazer...nada. Volta Paulo estas perdoado.
"Se serviste a patria e ela te foi ingrata, tu fizestes o que devias, ela o que costuma"
Padrea Antonio Vieira
 

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JoseMFernandes

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« Responder #89 em: Abril 27, 2005, 08:15:02 pm »
...possivelmente, e a meu ver, trata-se em grande parte de uma 'afirmaçao' politica do novo ministro( infelizmente conheço o sistema, sei que é mesmo assim ), e noutra a satisfaçao de alguma duvida legal ou processual  eventualmente legitima.De qualquer modo esperemos que tudo seja rapidamente resolvido, como desejaram os  colegas de forum, e que este negocio nao fique no  'congelador' (a antiga especialidade da nossa nova  empresa de industria bélica), como escreveu Jorge Pereira.