Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa

  • 1807 Respostas
  • 331341 Visualizações
*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10356
  • Recebeu: 5657 vez(es)
  • Enviou: 4352 vez(es)
  • +8475/-1841
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #525 em: Julho 30, 2019, 12:40:26 pm »

Navios que entraram ao serviço da marinha alemã em 1977, já com quarenta e dois anos, para nós são a estrear. ::)

https://en.wikipedia.org/wiki/Rh%C3%B6n-class_tanker


https://defence-blog.com/news/germanys-navy-left-without-last-replenishment-oiler.html



Pelo que sei os navios não possuem duplo casco !

Abraços
« Última modificação: Julho 30, 2019, 12:42:01 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10356
  • Recebeu: 5657 vez(es)
  • Enviou: 4352 vez(es)
  • +8475/-1841
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #526 em: Julho 30, 2019, 12:48:08 pm »
O Endeavour da RNZN era de 1988 e tinha duplo casco, mais, estava apto a embarcar helis ligeiros.

https://www.tvnz.co.nz/one-news/new-zealand/hmnzs-endeavour-decommissioned-after-three-decades-in-service

https://en.wikipedia.org/wiki/HMNZS_Endeavour_(A11)

Endeavour was due to be decommissioned in 2013, but was retained after an 18-month refit to make the ship meet standards for double-hulled tankers. In March 2015, a request for tender for a replacement vessel was released by the New Zealand Ministry of Defence.

Abraços

Em Jun 2017, está quase a fazer um ano, eu coloquei aqui alguma info referente ao AOR NZ,  mas, pelos vistos e apesar de ser mais moderno, ter casco duplo e poder embarcar um heli lig, não servia para nós, pois, com o navio que temos, com mais dezasseis anos de serviço e casco simples, estamos melhor.
Uma Nação como a nossa que não tem dinheiro e não quer investir nas FFAA, não pode perder as poucas e boas oportunidades que por esse mundo aparecem para aquisição/substituição dos nossos meios Navais.  Apesar de serem usados, são mais recentes e possuem mais valências que os que actualmente nós possuimos.
O HMNZS Endeavour apenas tinha mais três anos que as Fragatas VdG !!!!!

http://www.forumdefesa.com/forum/index.php?topic=12345.15

New Zealand Navy’s sole tanker concludes her last deployment

https://navaltoday.com/2017/06/13/new-zealand-navys-sole-tanker-concludes-her-last-deployment/


HMNZS Endeavour entering Devonport Naval Base. Photo: Royal New Zealand Navy

Royal New Zealand Navy’s fleet oiler returned to her homeport of Devonport Naval Base on June 13 completing her last operational deployment.

The 30-year-old Endeavour wrapped up a four-month South-east Asia deployment and is set to be decommissioned later this year.

HMNZS Endeavour started her service in April 1988 after being built in South Korea. Endeavour is the third ship of this name to serve in the Royal New Zealand Navy and is named after James Cook’s HM Barque Endeavour on his first voyage to New Zealand.

Crewed by 50 officers and sailors, Endeavour spent her years in service refueling ships at sea, enabling other navy vessels to operate over long distances for extended periods of time.

She will be replaced by what will be the Royal New Zealand Navy’s largest ship ever.

HMNZS Aotearoa, as the vessel will be named, will have twice the displacement of HMNZS Endeavour and will carry 30 per cent more fuel.

Construction of the new 24,000-tonne vessel will start next year and is expected to be delivered in January 2020.

PS será que o Endeavour, vai ser vendido às Filipinas ou se custar menos de 20 Milhões será que ..................................
Tendo uma guarnição de apenas 50 elementos estou cá c/ um pressentimento que o sistema " D ", vai ser aplicado em força.
A Jane's de Junho que o camarada CJ fez o grande favor de aqui nos presentear, tem algumas linhas sobre a possibilidade da aquisição 2nd hand, e,com  small crew, heli deck, para datas muito interessantes, porque será ??



Abraços

Abraços

« Última modificação: Julho 30, 2019, 02:15:16 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18014
  • Recebeu: 5408 vez(es)
  • Enviou: 5717 vez(es)
  • +7062/-9429
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #527 em: Julho 30, 2019, 01:16:59 pm »
Boa!  c56x1
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Stalker79

  • Investigador
  • *****
  • 1983
  • Recebeu: 499 vez(es)
  • Enviou: 2478 vez(es)
  • +168/-22
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #528 em: Julho 30, 2019, 03:59:49 pm »
Só para dizer que três dos quatro AOR´s da classe Tide da Royal Navy já estão no activo.
Por isso os Wave devem estar mesmo por ai a aparecer no mercado. Só a lembrar.
 :-P
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10356
  • Recebeu: 5657 vez(es)
  • Enviou: 4352 vez(es)
  • +8475/-1841
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #529 em: Julho 30, 2019, 06:19:25 pm »
Só para dizer que três dos quatro AOR´s da classe Tide da Royal Navy já estão no activo.
Por isso os Wave devem estar mesmo por ai a aparecer no mercado. Só a lembrar.
 :-P

para isso era preciso haver dinheiro para dragar o canal do Alfeite.
Será que ainda há uns cobres depois da despesa na compra daquelas coisas, para por na cara e pescoço das pessoas, para as proteger dos FF ??  nx2l1

Abraços
« Última modificação: Julho 30, 2019, 06:20:26 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, Stalker79

*

Stalker79

  • Investigador
  • *****
  • 1983
  • Recebeu: 499 vez(es)
  • Enviou: 2478 vez(es)
  • +168/-22
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #530 em: Julho 30, 2019, 07:14:45 pm »
Só para dizer que três dos quatro AOR´s da classe Tide da Royal Navy já estão no activo.
Por isso os Wave devem estar mesmo por ai a aparecer no mercado. Só a lembrar.
 :-P

para isso era preciso haver dinheiro para dragar o canal do Alfeite.
Será que ainda há uns cobres depois da despesa na compra daquelas coisas, para por na cara e pescoço das pessoas, para as proteger dos FF ??  nx2l1

Abraços

Ao preço que um Wave deve sair (cerca de 50 -75 milhões € penso eu) deve sobrar dinheiro para dragar o Alfeite 3 ou 4 vezes.
Isso das proteções dos FF foi mais um esquema dos boys do costume....
 :-P
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10356
  • Recebeu: 5657 vez(es)
  • Enviou: 4352 vez(es)
  • +8475/-1841
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #531 em: Julho 30, 2019, 07:28:03 pm »
Só para dizer que três dos quatro AOR´s da classe Tide da Royal Navy já estão no activo.
Por isso os Wave devem estar mesmo por ai a aparecer no mercado. Só a lembrar.
 :-P

para isso era preciso haver dinheiro para dragar o canal do Alfeite.
Será que ainda há uns cobres depois da despesa na compra daquelas coisas, para por na cara e pescoço das pessoas, para as proteger dos FF ??  nx2l1

Abraços

Ao preço que um Wave deve sair (cerca de 50 -75 milhões € penso eu) deve sobrar dinheiro para dragar o Alfeite 3 ou 4 vezes.
Isso das proteções dos FF foi mais um esquema dos boys do costume....
 :-P

Olha que um Ruler não deverá ficar por mais de uns 40 milhões, digo eu !
Os dois Navios ficaram por £215 milhões.

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10356
  • Recebeu: 5657 vez(es)
  • Enviou: 4352 vez(es)
  • +8475/-1841
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #532 em: Julho 30, 2019, 07:31:53 pm »
É das poucas hipóteses, mais recentes para compra em 2ª Mão !


Background

RFAs Wave Knight and Wave Ruler were ordered on 12 March 1997 as replacements for RFA Olwen and RFA Olna built on Tyneside in the 1960s. The three Ol class tankers displaced 33,000 tonnes, had steam turbine propulsion, could sustain 20 knots and carry 3 Sea King Helicopters. They were popular with their crews and served all over the world with distinction. They played a critical logistic role during the Falklands War, RFA Olmeda alone conducted 185 replenishments during 96 days continuously at sea. RFA Olmeda decommissioned in 1994, while Olna and Owen survived until 1999 and 2000 respectively. The 1997 Defence Review confirmed that two new fast tankers would be constructed and Vickers Shipbuilding and Engineering (VSEL) in Barrow won the £200 Million contract in competition with British Aerospace (BAe). VSEL was subsequently acquired by BAe and the ships were constructed by newly re-named BAE Systems.


…...The double-hulled Wave class can embark 13,000 tonnes of issuable marine diesel 3,000 tonnes of aviation fuel and 125 tonnes of lubrication oils. Three RAS rigs, two on the port and one on the starboard side, are fitted with NATO standard single 7-inch hoses which can each transfer around 500 tonnes of fuel per hour. The two deck cranes can be used for embarking or unloading stores and the starboard crane can be used to replenish smaller vessels not fitted with RAS points (such as MCMVs). A reverse osmosis plant can produce up to 100 tonnes of potable water per day and there is storage for 380 tonnes of fresh water. There are holds for up to 500 m3 of dry cargo, although this can only be transferred at sea via helicopter. Securing points and power supplies on the foredeck are available for up to eight TEU 20 refrigerated containers for food or other stores…….

…….The flight deck is capable of operating a Merlin-sized helicopter in high seas, up to sea state 6 and the spacious hangar has full support facilities including a 25-tonne overhead gantry crane to facilitate engine changes. The ships’ RFA crew numbers between 62-80, depending on the mission and trainees embarked. There is also accommodation for a detachment of 22 Royal Navy and Royal Marine personnel…….

Mas…...The Tide class tankers were specifically designed to refuel the new QEC aircraft carriers so the Wave class remain likely to be seen operating independently in the Gulf or Caribbean. Whatever the future holds, these vessels have been a success in service and can continue to offer a flexible and reliable asset to the RN. In June 2018 reports emerged that Wave Ruler has been offered for sale to the Brazilian Navy (to complement their recent acquisition of ex-HMS Ocean, soon to be joined by ex-HMS Clyde). The MoD has subsequently denied that Wave Ruler is for sale. The Wave class were intended to have a 25-year service life and would be due for replacement around 2028. Modern and capable ships, with at least another decade of service ahead of them, remain an attractive proposition for foreign buyers, something that we hope the MoD continues to discourage.


https://www.savetheroyalnavy.org/in-focus-the-wave-class-tankers-of-the-royal-fleet-auxiliary/

Abraços
« Última modificação: Julho 30, 2019, 07:38:58 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Stalker79

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18014
  • Recebeu: 5408 vez(es)
  • Enviou: 5717 vez(es)
  • +7062/-9429
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #533 em: Julho 31, 2019, 10:20:34 am »
É dizer que os Wave Ruler podem combater incêndios :mrgreen:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5327
  • Recebeu: 3962 vez(es)
  • Enviou: 9808 vez(es)
  • +8449/-245
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #534 em: Julho 31, 2019, 02:07:23 pm »
Com as recentes polémicas relativas ao tamanho (falta de cascos) da RN, de repente, a venda destes dois navios tornou-se mais improvável. Como em cenários de baixa intensidade estes navios podem substituir uma fragata é muito provável que os retenham por mais uns anos, até porque o impacto político de vender navios relativamente novos no actual quadro iria ser muito negativo para um Governo fragilizado e sobre enorme pressão graças ao Brexit.
Talent de ne rien faire
 

*

Stalker79

  • Investigador
  • *****
  • 1983
  • Recebeu: 499 vez(es)
  • Enviou: 2478 vez(es)
  • +168/-22
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #535 em: Julho 31, 2019, 02:22:49 pm »
Com as recentes polémicas relativas ao tamanho (falta de cascos) da RN, de repente, a venda destes dois navios tornou-se mais improvável. Como em cenários de baixa intensidade estes navios podem substituir uma fragata é muito provável que os retenham por mais uns anos, até porque o impacto político de vender navios relativamente novos no actual quadro iria ser muito negativo para um Governo fragilizado e sobre enorme pressão graças ao Brexit.

Não sei, penso que o mais logico será abater estes ao serviço para ter tripulações e dinheiro para operar os Tide.
Substituir uma fragata é um termo um bocado forte não!?
Agora faltava ver tambem , caso fossem postos no mercado, se o MDN tinha olhos pra se aperceber da oportunidade ou se iria ser outro Amsterdam....
É que a diferença de preço significava muita verba libertada para outros programas, nomeadamente para o LPD.
 :-P
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5327
  • Recebeu: 3962 vez(es)
  • Enviou: 9808 vez(es)
  • +8449/-245
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #536 em: Julho 31, 2019, 02:39:32 pm »
Com as recentes polémicas relativas ao tamanho (falta de cascos) da RN, de repente, a venda destes dois navios tornou-se mais improvável. Como em cenários de baixa intensidade estes navios podem substituir uma fragata é muito provável que os retenham por mais uns anos, até porque o impacto político de vender navios relativamente novos no actual quadro iria ser muito negativo para um Governo fragilizado e sobre enorme pressão graças ao Brexit.

Não sei, penso que o mais logico será abater estes ao serviço para ter tripulações e dinheiro para operar os Tide.
Substituir uma fragata é um termo um bocado forte não!?
Agora faltava ver tambem , caso fossem postos no mercado, se o MDN tinha olhos pra se aperceber da oportunidade ou se iria ser outro Amsterdam....
É que a diferença de preço significava muita verba libertada para outros programas, nomeadamente para o LPD.
 :-P

De modo algum, é mesmo isso que significa quando dizem no artigo que podem operar operar independentemente no Golfo e nas Caraíbas. Ah e como podes ler nesse mesmo artigo, as guarnições são muito inferiores em tamanho comparativamente às fragatas — metade das quais estão inoperacionais! Não significa que são navios de combate que vão desempenhar missões ASW ou antiaéreas, mas podem mostrar bandeira, efectuar escoltas quando a ameaça são umas lanchas manhosas e os seus marines podem efectuar missões de interdição/assalto com lanchas e helicóptero.

Já o almirante português que deu aquela entrevista à Jane's em 2015 referiu algo semelhante em relação ao 'futuro' AOR. O pessoal é que se esquece destas coisas e acha que se devem empregar fragatas com guarnições de 200 elementos e cheias de mísseis em qualquer missão.

Quanto ao MDN esquece, são uma cambada de incompetentes.
Talent de ne rien faire
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, Charlie Jaguar, Lightning, Stalker79, MATRA

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18014
  • Recebeu: 5408 vez(es)
  • Enviou: 5717 vez(es)
  • +7062/-9429
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18014
  • Recebeu: 5408 vez(es)
  • Enviou: 5717 vez(es)
  • +7062/-9429
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #538 em: Setembro 03, 2019, 10:36:35 am »
https://navaltoday.com/2019/09/02/australian-navys-second-supply-class-tanker-launched-in-spain/

Citar
The 173.9-meter AORs are built under a contract signed in May 2016 and are based on the Spanish Navy’s Cantabria-class AORs. They will be delivered at an estimated cost of AU$640 million.

AU$640M = EUR 393.48 M --> EUR 196,74M cada navio



"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18014
  • Recebeu: 5408 vez(es)
  • Enviou: 5717 vez(es)
  • +7062/-9429
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas