Boa noite . Vou ser claro , fechar totalmente as fronteiras terrestres é algo praticamente impossível . Sempre foi assim . A minha mãe é de uma aldeia raiana , e passar a fronteira nas barbas da Guarda Fiscal era o desporto local antigamente . Hoje com os efectivos dos militares , GNR e SEF continua a ser impossível . Quem conhece as zonas de fronteira ,sabe que foram construídas inúmeras estradas entre aldeias vizinhas de um lado e doutro , e não falo dos caminhos em terra batida . Vigiar isso 24 horas por dia iria implicar meios humanos enormes .
Quanto à incompetência e à irresponsabilidade deste governo , e de outros , haveria muito para dizer. Alguém lembrou-se por exemplo de localizar o SEF nas capitais de distrito , ora Vila Real fica a cerca de 75 km da fronteira . Quando essa foi fechada durante 2/3 dias por causa da visita do Papa Francisco , o SEF foi bater à porta da Câmara Municipal de Chaves , para esta ajudar a criar condições mínimas de habitabilidade nas antigas instalações da Guarda Fiscal em Vila Verde da Raia . Se tiverem que controlar a fronteira durante semanas ou meses , vamos ver como é que vai ser . Nem o facto dessa fronteira ser aquela que regista mais tráfego tradicionalmente , cerca de 3/4 vezes mais que a 2° ,Quintanilha em Bragança , na região transmontana , foi suficiente para certas pessoas em Lisboa perceberem qual a melhor localização para o SEF .
Se alguém quiser criar a Enciclopédia da Asneira , vai encontrar neste país matéria suficiente para escrever vários volumes .
Um abraço e acautelem-se .