Programa MICLA-BR (Míssil de Cruzeiro de Longo Alcance)

  • 2 Respostas
  • 1917 Visualizações
*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 960 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Programa MICLA-BR (Míssil de Cruzeiro de Longo Alcance)
« em: Setembro 25, 2019, 01:45:42 pm »
MICLA-BR  ou Míssil de Cruzeiro de Longo Alcance do Brasil confirmado


Citar
Nesta terça feira, 24 de setembro de 2019, aconteceu mais uma sessão da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, no Congresso Nacional, com os seguintes convidados abordando o tema Pressupostos da Soberania Nacional:

– Major-Brigadeiro do Ar SÉRGIO ROBERTO DE ALMEIDA, Chefe da Sexta Subchefia do Estado Maior da Aeronáutica – EMAER (representando a Força Aérea Brasileira).

– General de Divisão GUIDO AMIM NAVES, Comandante de Defesa Cibernética do Exército (representando o Exército Brasileiro).

– Vice-Almirante EDUARDO MACHADO VAZQUEZ, Chefe de Gabinete do Comandante da Marinha (representado a Marinha do Brasil).

– Embaixador ALESSANDRO WARLEY CANDEAS, Diretor do Departamento de Defesa do Ministério das Relações Exteriores.

– JOANISVAL BRITO GONÇALVES, Diretor do Instituto Pandiá Calógeras, representando o Ministério da Defesa.

Neste artigo, vamos destacar a apresentação do brigadeiro Almeida, que chamaremos de “Os 18 da FAB”.

O brigadeiro Almeida, durante sua apresentação do chamado “Os 18 da FAB“, falou sobre os programas estratégicos da Força e, para surpresa (novamente) deste jornalista, lá estava, nítido e claro, um slide detalhando o Programa MICLA BR, ou Míssil de Cruzeiro de Longo Alcance, com a seguinte explicação “O Projeto MICLA-BR consiste no desenvolvimento de um MISSÍL de CRUZEIRO com 300 KM, com propulsão baseada em motor a reação, para lançamento por plataformas aéreas e de superfície! Tal sistema de armas será equipado com sistema de navegação e controle por coordenadas referenciadas, empregando inercial/GPS e redundância de navegação por correlação de imagem”.


Na sua fala, que transcrevemos a seguir, Almeida assim definiu o MICLA-BR “O sexto projeto estratégico da Força Aérea é um projeto de grande porte que equaliza o Brasil militarmente com outros Países que possuam esta capacidade. Trata-se de um míssil lançável do ar, com 300 km de alcance, de fabricação nacional, aproveitando um desenvolvimento já em curso para um programa do Exército Brasileiro (AV-MTC do PEE Astros 2020), e que será utilizado pelas nossas aeronaves dando ao País uma capacidade de ataque considerável”!

A Força Aérea Brasileira está sim desenvolvendo, em parceria com a indústria nacional, uma versão aerolançável do míssil de cruzeiro AV-MTC da Avibras, que deverá, quando operacional, armar os caças Gripen E/F atualmente sendo preparados para entrarem em serviço no início da próxima década!

O brigadeiro Almeida não deu maiores detalhes sobre o cronograma do Programa MICLA-BR, sendo razoável observar que, após a divulgação da imagem, o programa deva estar sendo tocado sob regime de confidencialidade, tanto por parte da FAB quanto da Avibras.



FONTE: http://tecnodefesa.com.br/micla-br-ou-missil-de-cruzeiro-de-longo-alcance-do-brasil-confirmado/

 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 960 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Programa MICLA-BR (Míssil de Cruzeiro de Longo Alcance)
« Responder #1 em: Outubro 02, 2019, 02:22:16 pm »
FOTO: Caça F-5M voando com o míssil de cruzeiro MICLA-BR

Caça F-5M voando com o-míssil de cruzeiro MICLA-BR

Citar
O spotter Rafael Luiz Canossa fotografou um caça F-5M transportando o míssil de cruzeiro MICLA-BR de testes da Força Aérea Brasileira, em Canoas-RS.

O míssil MICLA-BR é baseado no míssil superfície-superfície MTC-300 (ou AV-TM 300), lançado pelas viaturas do Sistema Astros 2020 do Exército Brasileiro.

Segundo o documento PLANO ESTRATÉGICO MILITAR DA AERONÁUTICA 2018 – 2027 disponível no site da FAB, o projeto MICLA-BR (Míssil de Cruzeiro de Longo Alcance) consiste no desenvolvimento de um míssil de cruzeiro com 300 km de alcance, com propulsão baseada em motor a reação, para lançamento por plataformas aéreas e de superfície.

Será equipado com sistema de navegação e controle por coordenadas referenciadas, empregando sistema inercial/GPS e sistema redundante de navegação por correlação de imagem. O MICLA poderá ainda ser dotado, em função do tipo de missão, de sensor de proximidade Infravermelho (IR) ou radar de abertura sintética (Synthetic Aperture Radar – SAR), com câmera na faixa do visível/IR ou sensor magnético.

FOTO:  https://www.aereo.jor.br/2019/10/01/foto-caca-f-5m-voando-com-o-missil-de-cruzeiro-micla-br/
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 6811
  • Recebeu: 960 vez(es)
  • Enviou: 478 vez(es)
  • +8956/-10218
Re: Programa MICLA-BR (Míssil de Cruzeiro de Longo Alcance)
« Responder #2 em: Novembro 24, 2020, 01:11:26 pm »
FAB e AVIBRAS firmam parceria para o desenvolvimento conceitual de mísseis


Citar
O Comando da Aeronáutica participará do desenvolvimento conceitual de um míssil de cruzeiro junto à AVIBRAS

A Força Aérea Brasileira (FAB) e a AVIBRAS Indústria Aeroespacial celebraram, nesta segunda-feira (23), um Memorando de Entendimentos com o objetivo de formalizar a intenção da AVIBRAS em desenvolver mísseis de cruzeiro de longo alcance, com a contribuição da FAB, no que tange ao compartilhamento de expertises e necessidades militares globais para mísseis dessa classe.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, recebeu o Diretor-Presidente da AVIBRAS Indústria Aeroespacial, João Brasil Carvalho Leite. Também estiveram presentes na ocasião o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; o Vice-Chefe do EMAER, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Roberto de Almeida; o Chefe da Sexta Subchefia do EMAER, Major-Brigadeiro do Ar Jefson Borges; e o Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic.

O objetivo deste Memorando foi formalizar a intenção da AVIBRAS em desenvolver uma família de mísseis de cruzeiro de longo alcance. Este projeto conta com a participação da Força Aérea, principalmente no compartilhamento de expertises, de forma a colaborar com o desenvolvimento de um produto confiável, eficiente e de tecnologia avançada, em atendimento às necessidades operacionais da Força Aérea.

De acordo com o Tenente-Brigadeiro Bermudez, a contribuição inicial da FAB no projeto será na área de desenvolvimento conceitual. "É um momento marcante para a Força Aérea, uma vez que este documento sintetiza tudo que foi pensado e discutido e, agora, estamos dando os primeiros passos para colocar em prática", complementou.

O Tenente-Brigadeiro Damasceno acrescentou: "Nós estamos alinhando, hoje, estratégias e caminhos de ação. Dentro dos projetos estratégicos da FAB, este é um dos mais importantes. Será a concretização de um projeto para uso real de um avião de guerra, que é o F-39 Gripen", disse.

Segundo o Presidente da AVIBRAS, o trabalho em conjunto com a Força Aérea é de longa data. "A parceria com a Aeronáutica é histórica. É a consagração de um trabalho conjunto que começou em 2004. Agora vamos, de fato, trabalhar em um projeto que vai fazer a diferença para o País e isto nos enche de orgulho", disse.

Características do projeto a ser desenvolvido pela AVIBRAS

O MICLA-BR, assim denominado no Plano Estratégico Militar da Aeronáutica (PEMAER), é um projeto nacional de desenvolvimento de um míssil de cruzeiro de longo de alcance, com propulsão baseada em motor a reação, para lançamento a partir de plataformas aéreas.

Com os conhecimentos a serem adquiridos durante o desenvolvimento do MICLA, será possível projetar uma família de mísseis semelhantes, utilizando tecnologia de ponta, para aplicação em variados cenários de conflito armado pelas Forças Armadas brasileiras.

Os benefícios a serem gerados com esta iniciativa vão além do incremento na capacidade de defesa de nossa nação, pois contribuirá para o fomento da Base Industrial de Defesa, gerando empregos, evolução tecnológica, e até mesmo divisas por meio da possibilidade de exportação de produtos tecnológicos de alto valor agregado.

Fotos: Soldado T. Amorim