O que a Marinha quer do PNM, é um navio com convés corrido...
E não só...
Drones, mas de todos os tipos e capacidade de transportar pessoal extra, viaturas, contentores, etc.
O aspecto fundamental do design do PNM, é o convés corrido. E é o convés corrido que permitirá ao PNM operar drones aéreos que os outros navios não podem. De resto, os drones VTOL, de superfície e subsuperfície, vários outros tipos de navios, com modificações mínimas, já conseguiam operar.
O navio que mostraste, tal como o MPV 120 que coloquei de seguida, tem lógica para os lugares do AOR e do NAVPOL em simultâneo (e se houvesse vontade, podiam ser construídos 2 em simultâneo, além do PNM). E, se assim fosse, a soma dos orçamentos para os 2 AOR e do NAVPOL, era de pelo menos 198 milhões de euros, o que deve ser mais viável para construir 2 MPV, do que construir 2 pequenos AORs por 100 milhões, e arranjar um LPD por 98 milhões.