No que diz concretamente respeito à Força Aérea e para candidatos militares:
Em resposta à questão muito simplesmente sucede o seguinte se um militar concorre ao ETM, tanto pode ser Praça RC, como Sargento RC/QP como Oficial RC. No ínicio do ETM são promovidos a Alferes para efeitos de antiguidade, normalmente à data de 01 de Outubro do ano em que iniciam o ETM. Por vezes sucede que concorrem ao ETM Tenentes RC, esses mantêm o posto, mas a antiguidade será igual à dos seus camaradas de curso. À data em que terminam o ETM são todos Tenentes (sejam os provenientes de Praça, Sargento, Oficial) e a antiguidade em termos de posto reinicia-se nessa altura.
Exemplo prático, um Tenente RC, tem 2 anos de posto, concorre ao ETM, entra, é graduado Alferes, mantém o distintivo de posto de Tenente e o respectivo ordenado, no final do ETM o tempo para promoção recomeça do zero.
Actualmente e até haver algo concreto da reforma das carreiras militares um Tenente do QP permanece 4 anos no posto até ser Capitão, sendo que no último ano de Tenente, o Oficial frequenta um curso de 6 semanas (Curso Básico de Comando) que o habilita para promoção.