Eles já tem o curso da GNR que deve ser mais a parte "policial", e este curso de Operações Especiais do Exército não é tudo, tal como indicado depois eles complementam este curso com outras formações especificas, devem considerar que o curso OE do Exército é uma boa base para as formações futuras, ou que se calhar parte de um suposto curso OE da GNR seria pouco diferente do que é ministrado no CTOE e é mais prático só complementar com o que eles sentem que falta.
Eles devem querer que o GNR de OE não seja só focado no combate à criminalidade, eles tem sempre a possibilidade de participar em operações em ambiente militar como no Iraque.
A mim o que parece-me é que eles usam o COE como selecção e para nivelar o pessoal, para depois dar as matérias especificas à actuação do GIOE no Curso de Antiterrorismo. O COE também tem o "condão" de preparar esses militares para operações no exterior mais "robustas".
Atenção, isto é apenas um "achismo" da minha parte e não estou a basear-me em declarações ou experiências pessoais.