Votação

Que aeronave de Apoio Aéreo Próximo para a FAP? Para missões em ambiente não contestado.

AH-1Z
7 (14.9%)
A-29N
13 (27.7%)
UH-60 DAP
20 (42.6%)
AC-295
2 (4.3%)
A-10C ex-USAF
2 (4.3%)
MH-6 Little Bird
1 (2.1%)
OH58D ex-US Army
0 (0%)
H-145 H-Force
2 (4.3%)

Votos totais: 47

Votação encerrada: Junho 02, 2023, 10:29:01 pm

CAS

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P44

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Re: CAS
« Responder #1065 em: Maio 09, 2024, 09:05:54 pm »

De resto, és tão inteligente, que fazes constantemente figura de parvo aqui. E todos sabemos qual o intuito da tua participação aqui no Fórum, algo entre interesses pessoais/desestabilizar/ser do contra.


Ainda não perceberam? O SaabGrpipen é um estagiário de PsyOps em início de carreira......
[/quote]

Tenham calma

Não se enervem

Afinal o homem tem de pôr pão na mesa

Antigamente havia os caixeiros viajantes
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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MMaria

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Re: CAS
« Responder #1066 em: Maio 09, 2024, 09:16:43 pm »
É perguntar à FAB, que tem uma assinalável experiência em reduzir encomendas do KC

Olás.

Penso que eu saberia explicar a norma que rege tais tipos de contratos, mas como não nacional sinto-me impedido de explanar aqui.
Caso tenha interesse indique um local mais adequado para resumi-la.

Sds!
 

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saabGripen

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Re: CAS
« Responder #1067 em: Maio 09, 2024, 09:59:36 pm »
É perguntar à FAB, que tem uma assinalável experiência em reduzir encomendas do KC

Olás.

Penso que eu saberia explicar a norma que rege tais tipos de contratos, mas como não nacional sinto-me impedido de explanar aqui.
Caso tenha interesse indique um local mais adequado para resumi-la.

Sds!

Não me parece que o objectivo deles seja serem esclarecidos em relação a coisa nenhuma.

Sugiro divertires-te com eles como eles se divertem com os que não pensam como eles.

                                                             E matém um  ;D na cara
 

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raphael

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Re: CAS
« Responder #1068 em: Maio 09, 2024, 11:43:24 pm »
Um abraço
Raphael
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dc

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Re: CAS
« Responder #1069 em: Maio 09, 2024, 11:59:09 pm »
É perguntar à FAB, que tem uma assinalável experiência em reduzir encomendas do KC

Olás.

Penso que eu saberia explicar a norma que rege tais tipos de contratos, mas como não nacional sinto-me impedido de explanar aqui.
Caso tenha interesse indique um local mais adequado para resumi-la.

Sds!

O que há a explicar? A FAB tinha uma encomenda exagerada para viabilizar o projecto. Assim que viram que o avião lá foi angariando clientes internacionais, isso permitiu reduzir a encomenda, para assim poupar dinheiro. A única razão pela qual não houve penalização pela redução da encomenda, é por a Embraer ser brasileira. Portugal, sendo participante no projecto, e ao ver que o avião conseguiu mais clientes, também tinha o direito de optar por adquirir um menor número de aeronaves, caso achasse que 3 ou 4 bastavam, sem ter que indemnizar o que quer que seja, usando exactamente a mesma desculpa da FAB do "só encomendámos X aparelhos para viabilizar o projecto, e não precisamos de tantos".

Claro que no nosso caso teríamos que pagar indemnização, precisamente porque a Embraer não é portuguesa, e nesse aspecto, não há nada de "irmãos". Não é à toa que a Embraer resolveu aumentar o preço de cada aeronave às escondidas de um país que tinha participação directa no programa. Transparência para quê.

Já relativamente aos ST, sejamos claros: a Embraer está a desesperar para os conseguir vender. É que tiveram 20 anos de guerras contra o terrorismo, que foi o cenário ideal para vender aeronaves COIN. Agora, com a corrida armamentista que vemos em praticamente todo o lado, muito mais focada em conflitos convencionais, o mercado para os ST desaparece quase por completo, o que fica agravado pelo desenvolvimento de UAVs e UCAVs.
Nesta nova conjuntura, o ST pura e simplesmente não vende, e a única razão de Portugal estar sequer associado à dita aeronave, é por esta estar a ser imposta à força.
 

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Subsea7

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Re: CAS
« Responder #1070 em: Hoje às 12:23:40 am »
Vejam na UKR, quem é que faz CAS... Os SU-25, os KA-52 etc.
Onde andam os aviões a hélice?
 

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MMaria

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Re: CAS
« Responder #1071 em: Hoje às 12:31:00 am »
Olás.

Citar
O que há a explicar?

Eu escrevi, explicar a norma, que a FAB se utilizou e não justificar o que ocorreu, inclusive essa mesma norma se aplica à negociação do contrato dos Gripens (e quaisquer outros contratos da administração pública brasileira) e também dá margem às variações nos números de unidades que aparecem nas alterações dos contratos.

Sds!