O que na realidade precisamos é de um helicóptero para fazer SAR perto da costa, MEDIVAC civil e que possa participar no combate aos incêndios se for necessário, porque não faz sentido fazer essas missões com o AW119.
Isso de dar apoio ao exercito pode ou não acontecer. Mas para dar apoio a BrigRR existe a UALE/GALE se não tem meios próprios paciência.
Claro que toda a gente tem direito a opinião, mesmo fantasiosas como o pessoal que quer Apaches.
Mas o que na realidade vamos ter é o AW119 a fazer as tarefas do Alouette, o SAR costeiro a partir do AM1, o combate a incêndios, o AW119 é da mesma categoria dos AS350 privados, pode fazer o que eles fazem.
O medevac civil é responsabilidade do INEM e eles tem helicópteros alugados para esse fim, só recorrem à FAP em casos excepcionais de multi-vitimas graves como o incêndio na associação em Tondela com mais de 30 queimados e ultrapassa a capacidade própria, foram reforçados com 2 EH101.
Axo que não faz sentido é utilizar um meio todo preparado para cenarios de guerra no transporte de macas de Évora para Lisboa ou de Bragança para o Porto, qualquer heli civil faz isso.
Se este heli não tiver como missão primária o apoio às FND então nem vale a pena comprar.