Acho que esse navio não pertence à Marinha de Guerra Francesa. O organismo a que pertence é um agrupamento de instituições científicas.
Formalmente o navio pertence ao instituto público IRD (Institut de recherche pour le développement). Mas desde 2011 que é a UMS ( joint service unit), a congregar e coordenar o trabalho de toda a Frota Oceanográfica francesa (incluindo o navio em questão), sendo uma parceria entre os vários institutos de pesquisa Franceses e a Marinha, de forma a incluir navios de um conjunto de instituições e da própria marinha francesa (a parceria tinha o seu período inicial a terminar em Março de 2015, mas não encontrei registos de que tenha terminado definitivamente). Parte dos navios oceanográficos franceses já eram operados em parceria com outros institutos como por exemplo o IFREMER (The Institut français de recherche pour l'exploitation de la mer), pelo que a UMS só veio anexar os restantes num único organismo.
The French oceanographic research fleet consists of:
- Seven ocean-going vessels (Marion Dufresne, Pourquoi pas?, L'Atalante, Thalassa, Le Suroît, Antéa and Alis) capable of conducting oceanographic surveys on any ocean (except in polar regions). Measuring 30 to 120 metres in length, these ships are able to conduct bathymetric surveys of the seabed, to deploy deep underwater systems for sampling or even to collect sediment cores. A partnership agreement concluded with the Navy allows access to the ship Beautemps-Beaupré, while the Ocean Facilities Exchange Group (OFEG) partnership with six other European countries enables better coordination of vessel activities. The current European project Eurofleets will strengthen European integration of the fleet.
Pourquoi pas ?, navire amiral de l'Ifremer (Ifremer / Olivier Dugornay)
http://wwz.ifremer.fr/institut-eng/Marine-science/French-facilities/French-Oceanographic-Fleet
Aliás, a noticia postada poderia também ser colocada no espaço da Marinha Brasileira, já que a MB terá um representante a bordo, como autoridade para parar a pesquisa e recolher os dados, se existirem razões para isso.
A fim de evitar que sejam coletados dados fora do propósito deste acordo, a MB terá permanentemente um representante a bordo do navio francês. Este representante terá autoridade para suspender os trabalhos, apreender todos os dados, informações e resultados obtidos pela pesquisa realizada, na hipótese da coleta de dados fora dos previstos e autorizados pela portaria..
http://www.naval.com.br/blog/2015/09/16/navio-oceanografico-frances-vai-coletar-dados-no-nordeste-brasileiro/
Saudações