Alimentos em Espanha engolem em 15 dias alívio do IVA dado pelo GovernoSó na primeira quinzena de janeiro, os preços do cabaz alimentar aumentaram 2,87%. Os preços de alguns alimentos chegaram mesmo a escalar cerca de 60%. Os esforços de Pedro Sánchez saíram assim frustrados.
O Governo liderado por Pedro Sánchez bem que tentou, mas não conseguiu. Os preços dos alimentos em Espanha continuaram a disparar, acabando por engolir o alívio do IVA dado pelo Executivo para fazer frente à inflação.
Só na primeira quinzena de janeiro, os preços do cabaz alimentar aumentaram 2,87%, segundo os dados do Ministério espanhol da Agricultura, citado pelo El Economista.
O Governo cortou integralmente o IVA do preço final de bens alimentares de necessidade básica como os legumes, o leite e os ovos, e reduziu em 5% o imposto indireto aplicado a outros alimentos, como a massa, azeite e óleo.
Porém, os preços continuam a subir, e sem a possibilidade de repercutir o aumento dos preços do fornecedor nas faturas pagas pelos clientes, os supermercados estão a ver as margens a cair.
Por exemplo, se no final de dezembro, os ovos custavam em média 207,61 euros por quilo no mercado grossista, desde então o preço já escalou 8,42% para 225,09 euros o quilo.
O pepino foi o alimento, cujo disparo do preço foi o mais expressivo: em duas semanas saltou cerca de 60% de 53,19 euros para 85,16 euros o quilo. Já o preço do tomate aumentou cerca de 45% para 88,8 euros o quilo.
https://www.jornaldenegocios.pt/economia/impostos/detalhe/alimentos-em-espanha-engolem-em-15-dias-alivio-do-iva-dado-pelo-governo Eu vou explicar o que correu mal. Os xuxalistas tugas fizeram a mesma asneira!!!!!
Como é evidente, quando o Estado diz para o mundo inteiro que vai baixar o IVA dos produtos alimentares, o que vai acontecer a seguir é os comerciantes aproveitam para engolir direitinho essa baixa de impostos, para engordarem a margem e nem sequer precisam de mexer nos preços finais!!!!
Este é um erro clássico que se estuda nos bancos de qualquer Universidade nas áreas de Gestão e Economia, mas não sei se a Universidade Socialista do Largo do Rato chega a abordar estas temáticas!!!!
É o xuxalismo! Por cá fizeram a mesma borrada com a descida do IVA na Restauração!