Existe uma versão ASW do AW109? Se existe desconheço e tenho a certeza que os italianos não a utilizam. Tanto quanto sei, não existe nenhum helicóptero ASW no mercado a 10 milhões, ou mesmo a 20 milhões a unidade.
Citação de: Major Alvega em Maio 12, 2017, 01:53:39 pmParece tal como se confirmava anteriormente que a modernização dos Lynx não contempla a instalação de um sistema de infra-vermelhos, equipamento básico em qualquer helicóptero naval. http://www.janes.com/article/70256/first-portuguese-super-lynx-to-begin-modernisationE qual a necessidade de tal equipamento? Toda a gente sabe que os inimigos nunca actuam de noite, nem com mau tempo. Mania das grandezas, pá!
Parece tal como se confirmava anteriormente que a modernização dos Lynx não contempla a instalação de um sistema de infra-vermelhos, equipamento básico em qualquer helicóptero naval. http://www.janes.com/article/70256/first-portuguese-super-lynx-to-begin-modernisation
Citação de: NVF em Maio 12, 2017, 08:29:36 pmExiste uma versão ASW do AW109? Se existe desconheço e tenho a certeza que os italianos não a utilizam. Tanto quanto sei, não existe nenhum helicóptero ASW no mercado a 10 milhões, ou mesmo a 20 milhões a unidade. Quanto custaria algo assim??
Citação de: diogo13350 em Maio 12, 2017, 08:32:38 pmCitação de: NVF em Maio 12, 2017, 08:29:36 pmExiste uma versão ASW do AW109? Se existe desconheço e tenho a certeza que os italianos não a utilizam. Tanto quanto sei, não existe nenhum helicóptero ASW no mercado a 10 milhões, ou mesmo a 20 milhões a unidade. Quanto custaria algo assim??Esse na imagem é um Harbin Z-9, versão chinesa do Eurocopter AS365 Dauphin. Para a Marinha Portuguesa o mais adequado seria optar pelo AW159 Wildcat e mesmo pelo NH90 NFH, embora alguns problemas de juventude e custo proibitivo quase de certeza eliminem este último como possível candidato a substituto do Super Lynx.
Acho que a ideia deve ser, os helis aguentarem o tempo de vida das fragatas. depois vem um "pacote (fragatas+helis) todo novo (novo para nós ).Senão quando se substituísse as fragatas, elas iam ter que receber o heli que tivéssemos agora, e esse aparelho poderia não aguentar o tempo de vida do navio novo, isso ia levar a que o tempo de vida das fragatas e helis ficasse desfasado.
Citação de: Lightning em Maio 13, 2017, 05:19:37 pmAcho que a ideia deve ser, os helis aguentarem o tempo de vida das fragatas. depois vem um "pacote (fragatas+helis) todo novo (novo para nós ).Senão quando se substituísse as fragatas, elas iam ter que receber o heli que tivéssemos agora, e esse aparelho poderia não aguentar o tempo de vida do navio novo, isso ia levar a que o tempo de vida das fragatas e helis ficasse desfasado. Tem de ser "novo" senão o défice vai para 5 %
Para a Marinha Portuguesa o mais adequado seria optar pelo AW159 Wildcat e mesmo pelo NH90 NFH, embora alguns problemas de juventude e custo proibitivo quase de certeza eliminem este último como possível candidato a substituto do Super Lynx.
O binómio MH-60R/MH-60S seria o meu candidato. Mas como não há guito, nem LPD, nem AOR ou OPV's com capacidade de operar helis...
Entretanto, o primeiro (n/c 19204) dos cinco helicópteros da frota da EHM iniciou já o processo de modernização nas instalações da Leonardo em Yeovil (Reino Unido), que incluirá a substituição dos motores Rolls Royce Gem 42 pelos LHTEC CTS800-4N, novo glass cockpit com três ecrãs multifunções, novo sistema de navegação e novo guincho de salvamento, elevando as células ao padrão Mk.95A. Até ao final do ano de 2017, uma segunda célula (n/c 19201) deverá iniciar igualmente nos trabalhos de modernização.http://www.passarodeferro.com/2017/08/helis-da-marinha-de-regresso-nato-e-com_22.html