DESPEDIDA DA FRAGATA "COMANDANTE JOÃO BELO"

  • 703 Respostas
  • 209530 Visualizações
*

pbar1469

  • 14
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #30 em: Maio 23, 2007, 11:13:49 am »
Que maravilha!!! Sinceramente uma excelente recuperação e um fim de vida próprio!!!  :D
 

*

luis filipe silva

  • Investigador
  • *****
  • 2049
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +1/-1
(sem assunto)
« Responder #31 em: Maio 23, 2007, 02:05:00 pm »
A Sagres ex. Rickmer Rickmers for trocada pelo veleiro Polar.
-----------------------------
saudações:
Luis Filipe Silva
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18199
  • Recebeu: 5497 vez(es)
  • Enviou: 5865 vez(es)
  • +7126/-9513
(sem assunto)
« Responder #32 em: Maio 23, 2007, 02:12:01 pm »
Citação de: "SSK"

O velho navio-escola Sagres é hoje um navio-museu no porto de Hamburgo com o primeiro nome, Rickmer Rickmers, no qual pode apreciar a história da construção de veleiros, a vida e o trabalho dos homens do mar na passagem do século, documentos da história das viagens marítimas à vela, bem como exposições temporárias sobre temas relacioados com assuntos do mar.

Eu já tive a oportunidade de a visitar em Hamburg e está LINDA...


um exemplo do que deveriamos valorizar e Não fazemos :!:

Felizmente os Alemães salvaram-na
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Spectral

  • Investigador
  • *****
  • 1437
  • +4/-1
(sem assunto)
« Responder #33 em: Maio 23, 2007, 03:40:17 pm »
entao e nos nao temos ja a Sagres (actual) e o Creoula ???
acho que nesse aspecto de preservaçao da memoria colectiva da Marinha nao estamos nada mal... ao fim e ao cabo e numa analise muito cinica (nao e o q eu penso, apenas a fazer de advogado do diabo!) e dinheiro desperdiçado com esses navios que podia ser gasto em material moderno para a nossa Marinha... coff coff  :wink:
I hope that you accept Nature as It is - absurd.

R.P. Feynman
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18199
  • Recebeu: 5497 vez(es)
  • Enviou: 5865 vez(es)
  • +7126/-9513
(sem assunto)
« Responder #34 em: Maio 23, 2007, 03:52:38 pm »
Citação de: "Spectral"
entao e nos nao temos ja a Sagres (actual) e o Creoula ???
acho que nesse aspecto de preservaçao da memoria colectiva da Marinha nao estamos nada mal... ao fim e ao cabo e numa analise muito cinica (nao e o q eu penso, apenas a fazer de advogado do diabo!) e dinheiro desperdiçado com esses navios que podia ser gasto em material moderno para a nossa Marinha... coff coff  c34x  :roll:

Eu olho para isso como respeito pela História e Cultura, e tb de certeza que motivaria muitos jovens a irem para a marinha, por alguma razão quando há visitas a Navios de guerra em Lisboa as pessoas são mais que muitas para os visitar :?
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4213
  • Recebeu: 83 vez(es)
  • +74/-3
(sem assunto)
« Responder #35 em: Maio 23, 2007, 03:58:54 pm »
Vem-me à cabeça, assim de repente, a D. Fernando, que julgo estar a apodrecer numa qualquer doca de Lisboa após terem-se gasto rios de dinheiro a recuperá-la para a Expo...
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18199
  • Recebeu: 5497 vez(es)
  • Enviou: 5865 vez(es)
  • +7126/-9513
(sem assunto)
« Responder #36 em: Maio 23, 2007, 04:09:23 pm »
Citação de: "Lancero"
Vem-me à cabeça, assim de repente, a D. Fernando, que julgo estar a apodrecer numa qualquer doca de Lisboa após terem-se gasto rios de dinheiro a recuperá-la para a Expo...


A D. Fernando vai para Cacilhas , ou ia, nunca mais ouvi falar de nada.

A última vez que a vi estava no Alfeite

não faço ideia em que pé estarão as coisas :?
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

luis filipe silva

  • Investigador
  • *****
  • 2049
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +1/-1
(sem assunto)
« Responder #37 em: Maio 23, 2007, 04:13:40 pm »
Lancero escreveu:

Citar
Vem-me à cabeça, assim de repente, a D. Fernando, que julgo estar a apodrecer numa qualquer doca de Lisboa após terem-se gasto rios de dinheiro a recuperá-la para a Expo...

Por acaso está em reparação no Arsenal. Uma reparação lenta porque também não há pressa, já que a doca seca que a devia receber em Cacilhas ainda não está pronta. Aliás ainda não se lhe mexeu.
Quanto ao que o P 44 preconiza, ou seja sempre que um navio é abatido transforma-se em museu, eu discordo. Veja-se o caso da D. Fernando que após a Expo 98 esteve uns tempos em Alcântara prácticamente às moscas, devido à falta de interesse de um público que não está para levar a família e pagar 2.50 Euros 500$00 por um ingresso par cada um dos quatro ou cinco elementos da família. Talvez se os bilhetes fossem a 1 Euro houvesse mais afluência.
-----------------------------
saudações:
Luis Filipe Silva
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18199
  • Recebeu: 5497 vez(es)
  • Enviou: 5865 vez(es)
  • +7126/-9513
(sem assunto)
« Responder #38 em: Maio 23, 2007, 04:18:41 pm »
claro que tb seria preciso criar condições, como o Luis escreveu.

Será que elas vão existir em Cacilhas?????? :?
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Nuno Calhau

  • Perito
  • **
  • 342
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #39 em: Maio 23, 2007, 07:42:41 pm »
Desculpem, mas a D.Fernando não foi totalmente (ou em parte?) restaurada por mecenato?
Com o Delfim não vai suceder o mesmo?
Penso que nunca é esbanjar recursos ao preserva-se meios integrantes da nossa historia recente.
Caso disso, como já foi citado são os Ingleses. Quem nuca foi a Londres, recomendo vivamente que vá, pois lá verificará o porque de preservar e recordar a historia nacional.
Nos pelo contrario destruimos tudo o que é relacionado com a mesma.
Só conhecendo o passado compreenderemos o presente, e poderemos projetar algo para o futuro.
 

*

SSK

  • Investigador
  • *****
  • 1519
  • Recebeu: 15 vez(es)
  • +11/-0
(sem assunto)
« Responder #40 em: Maio 23, 2007, 07:55:59 pm »
Citação de: "Nuno Calhau"
Desculpem, mas a D.Fernando não foi totalmente (ou em parte?) restaurada por mecenato?
Com o Delfim não vai suceder o mesmo?
Penso que nunca é esbanjar recursos ao preserva-se meios integrantes da nossa historia recente.
Caso disso, como já foi citado são os Ingleses. Quem nuca foi a Londres, recomendo vivamente que vá, pois lá verificará o porque de preservar e recordar a historia nacional.
Nos pelo contrario destruimos tudo o que é relacionado com a mesma.
Só conhecendo o passado compreenderemos o presente, e poderemos projetar algo para o futuro.


Relativamente à D. Fernando II e Glória não sei, mas o Delfim está intacto :banana: . O navio tem servido para visitas aqui na base e tudo não necessita de ingleses. Quanto a sugestões aconcelho-o a visitar os submarinos alemães da WWII.
"Ele é invisível, livre de movimentos, de construção simples e barato. poderoso elemento de defesa, perigosíssimo para o adversário e seguro para quem dele se servir"
1º Ten Fontes Pereira de Melo
 

*

Nuno Calhau

  • Perito
  • **
  • 342
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #41 em: Maio 23, 2007, 08:17:09 pm »
Faz parte dos meus objetivos, caro SSK!

Mas as Americas ainda di$tam um bocadinho.

Mencionei Londres, porque a cidade é um museu vivo, e a cultura e  historia está assecivel a qualquer um. É tudo ou quase tudo gratis.
 

*

luis filipe silva

  • Investigador
  • *****
  • 2049
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +1/-1
(sem assunto)
« Responder #42 em: Maio 23, 2007, 09:28:28 pm »
Nuno Calhau escreveu:
Citar
Mencionei Londres, porque a cidade é um museu vivo, e a cultura e historia está assecivel a qualquer um. É tudo ou quase tudo gratis.

Além de Londres tem dez(10) milhões de habitantes, e Portugal também.
-----------------------------
saudações:
Luis Filipe Silva
 

*

JQT

  • Membro
  • *
  • 265
  • Recebeu: 13 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #43 em: Maio 25, 2007, 02:42:42 am »
Estou a ver que tenho de dar a mão à palmatória (ai!).

Da Ordem da Armada desta semana:
Citar
GRUPO DE PROJECTO PARA ABATE E TRANSFERÊNCIA DAS FRAGATAS “COMANDANTE JOÃO BELO” E “COMANDANTE SACADURA CABRAL” PARA A MARINHA DO URUGUAI. CRIAÇÃO:

- DETERMINAÇÃO:

------- Despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada nº 23/2007, de 14 de Maio:

Foi cometida à Marinha a missão de conduzir a transferência das fragatas NRP “Comandante João Belo” e NRP “Comandante Sacadura Cabral” para a República Oriental do Uruguai.

A multidisciplinaridade das actividades e o prazo limitado para a sua realização, a concluir até 30 de Setembro, configuram a natureza de projecto para a missão em causa, recomendando, em consequência, a constituição de uma estrutura temporária dedicada a agilizar a respectiva gestão.

Considerando que, no que respeita às actividades intrínsecas às diversas áreas funcionais da Marinha, deverão existir elementos de ligação ao grupo de projecto.

Considerando, finalmente, que as matérias em estudo, por serem transversais à organização da Marinha, aconselham a colocação da estrutura a criar na subordinação do Vice-chefe do Estado-Maior da Armada:  

Determino:

1. É criado um Grupo de Projecto (GP) para planear, dirigir, executar, através dos órgãos e serviços da Marinha organicamente competentes, e controlar as tarefas necessárias ao abate das fragatas “Comandante João Belo” e “Comandante Sacadura Cabral” e sua transferência para a Marinha do Uruguai.

...


Mas é muito estranho mesmo que no Uruguai não haja informação sobre isto.

JQT
 

*

Duarte

  • Investigador
  • *****
  • 2353
  • Recebeu: 149 vez(es)
  • Enviou: 441 vez(es)
  • +614/-322
(sem assunto)
« Responder #44 em: Maio 25, 2007, 02:58:10 am »
Citação de: "JQT"
Mas é muito estranho mesmo que no Uruguai não haja informação sobre isto.

JQT


É segredo militar. Os Uruguaios não querem que os países vizinhos saibam da vinda de navios tão modernos e poderosos.. c34x
слава Україна!

“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower"

The Only Good Fascist Is a Dead Fascist