Concurso Submarinos

  • 29 Respostas
  • 11886 Visualizações
*

Sintra

  • Perito
  • **
  • 485
  • Recebeu: 30 vez(es)
  • Enviou: 5 vez(es)
  • +13/-0
Concurso Submarinos
« em: Maio 02, 2007, 12:41:04 am »
Boas

Podem dar-me uma ajuda? Ando à procura de informação acerca do concurso que desembocou na escolha do U209PN.
 Aquando do concurso para o fornecimento de três submarinos para a marinha, que acabou com a escolha do U209PN, existiram uma série de ofertas por uma série de construtores. Algumas são bem conhecidas, nomeadamente os dois finalistas, o Scorpene Francêse e a oferta Alemã, o U209PN original (U209-1500 com AIP) e o final (U214). A oferta Britânica para 4 "Upholder´s" em segunda mão, que era a favorita do Paulinho "das Feiras" também é razoavelmente conhecida e discutida. Mas além disso existiram outras, e era sobre estas que gostaria de deitar a mão sobre qualquer informação que algum dos companheiros aqui do Fórum tiver, ou souber.
 Existiu uma oferta por parte da Holanda baseado no "Walrus", que teria ficado em terceiro lugar na avaliação técnica e mesmo no fim da tabela em termos de preço e contrapartidas (pelo menos foi assim que me foi vendido o peixe), teria existido também uma oferta Sueca baseada no "Ostermaland" (e desta não sei mais) e houvi uns "ruidos" acerca de uma oferta Italiana, mas nem sequer sei se é veridica.
 Afinal quantas ofertas existiram, cinco, seis, mais?! ( :wink:
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7445
  • Recebeu: 952 vez(es)
  • +4509/-862
(sem assunto)
« Responder #1 em: Maio 06, 2007, 10:52:29 pm »
Tchi...
já foi há tanto tempo que a esta altura a pepelada já foi para a sexta repartição... :mrgreen:

De qualquer forma um pequeno aparte:
Relativamente aos submarinos holandeses no entanto, a ideia que tenho sobre algo que ouvi na altura, é que a proposta holandesa tinha sido liminarmente rejeitada.
Não tenho ideia sobre a razão dessa rejeição tão clara.
Falou-se na altura na possibilidade de uma proposta para submarinos Agosta e outra para a versão modificada dos Sauro.

Mas uma coisa são intenções de apresentar uma proposta e outra são propostas efectivamente apresentadas.

Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

Sintra

  • Perito
  • **
  • 485
  • Recebeu: 30 vez(es)
  • Enviou: 5 vez(es)
  • +13/-0
(sem assunto)
« Responder #2 em: Maio 06, 2007, 11:35:01 pm »
Obrigadissimo Papatango

 É como dizes, a papelada foi para a sexta repartição e foi triturada...
 Quando comecei a fazer pesquisa sobre isto pensei que ia ser facilimo, qual quê, parece ser mais fácil descobrir uma agulha num palheiro do que informação sobre os Walrus Holandeses, ou as oferta Sueca e Italiana (existiram, não existiram, existiram, não existiram)  :wink:
 

*

SSK

  • Investigador
  • *****
  • 1519
  • Recebeu: 15 vez(es)
  • +11/-0
(sem assunto)
« Responder #3 em: Maio 16, 2007, 07:05:56 pm »
julgo que o posso ajudar. mas só amanhã de momento não tenho essa informação comigo.
"Ele é invisível, livre de movimentos, de construção simples e barato. poderoso elemento de defesa, perigosíssimo para o adversário e seguro para quem dele se servir"
1º Ten Fontes Pereira de Melo
 

*

Sintra

  • Perito
  • **
  • 485
  • Recebeu: 30 vez(es)
  • Enviou: 5 vez(es)
  • +13/-0
(sem assunto)
« Responder #4 em: Maio 17, 2007, 12:07:24 am »
Citação de: "SSK"
julgo que o posso ajudar. mas só amanhã de momento não tenho essa informação comigo.


 Agradecia imenso  :D
 

*

SSK

  • Investigador
  • *****
  • 1519
  • Recebeu: 15 vez(es)
  • +11/-0
(sem assunto)
« Responder #5 em: Maio 17, 2007, 02:24:17 pm »
Não sei se é bem isto que quer mas aqui vai:

Citar
Diplomas
 -> RCM 14/98, 30 de Janeiro: Programa do Concurso; Caderno de Encargos
 -> RCM 100/99, 1 de Setembro: “Densifica” procedimentos administrativos; Estabelece forma de financiamento
 -> RCM 67/03, 15 de Abril: Solicita ajustamentos dos preços considerando a aquisição de 2+1 submarinos; Inclui o pedido de “contrapartidas” directas (apetrechamento DRISUB/AA, submarinos de substituição, etc.)
 -> RCM 183/03, 6 de Novembro: Adjudicação ao German Submarine Consortium

Condução do Processo
 MDN através Comissão presidida por DGAED, incluindo VALM SSM e apoiada por GAT, envolvendo “GPSS PO 2000” e CN (ES)
A partir de Abril de 2002, conduzido pelo Gabinete do MEDN e DGAED com a colaboração da Marinha
"Ele é invisível, livre de movimentos, de construção simples e barato. poderoso elemento de defesa, perigosíssimo para o adversário e seguro para quem dele se servir"
1º Ten Fontes Pereira de Melo
 

*

SSK

  • Investigador
  • *****
  • 1519
  • Recebeu: 15 vez(es)
  • +11/-0
(sem assunto)
« Responder #6 em: Maio 17, 2007, 02:40:32 pm »
Os submarinos a concuros inicialmente eram os seguintes:

Upholder (UK)

Moray (RDM)

Sauro mod (Fincantieri)

A19 (Kockums)

Scorpene (DCNI)

U209 (GSC)

De todos estes, foram eliminados todos com excepção dos Scorpene e U209,  todos por motivos operacionais e não financeiros :oops:

Mas como alguém, que não me acordo o nome, dizia aqui no fórum, muito provavelmente será o melhor convencional com misseis do  MUNDO :headb:. Só falta comparar coma nova classe dos russos, da qual não tenho grandes dados.

ABRAÇO
"Ele é invisível, livre de movimentos, de construção simples e barato. poderoso elemento de defesa, perigosíssimo para o adversário e seguro para quem dele se servir"
1º Ten Fontes Pereira de Melo
 

*

Johnnie

  • Analista
  • ***
  • 721
  • Recebeu: 90 vez(es)
  • Enviou: 36 vez(es)
  • +95/-88
(sem assunto)
« Responder #7 em: Maio 17, 2007, 03:20:30 pm »
Resumindo em poucas palavras...Vai-nos sair carote mas ficamos bem servidos  c34x
«When everything is coming your way... You are in the wrong lane!!!!"
 

*

SSK

  • Investigador
  • *****
  • 1519
  • Recebeu: 15 vez(es)
  • +11/-0
(sem assunto)
« Responder #8 em: Maio 17, 2007, 03:26:17 pm »
AFIRMATIVO :!:  :conf: , no final de tudo acho que o negócio é capaz de não ter sido mau....
"Ele é invisível, livre de movimentos, de construção simples e barato. poderoso elemento de defesa, perigosíssimo para o adversário e seguro para quem dele se servir"
1º Ten Fontes Pereira de Melo
 

*

SSK

  • Investigador
  • *****
  • 1519
  • Recebeu: 15 vez(es)
  • +11/-0
(sem assunto)
« Responder #9 em: Maio 18, 2007, 03:50:07 pm »
Citar
Mas como alguém, que não me acordo o nome, dizia aqui no fórum, muito provavelmente será o melhor convencional com misseis do MUNDO . Só falta comparar coma nova classe dos russos, da qual não tenho grandes dados.


Aqui está qualquer coisa dos Submarinos da Classe “Amur"

http://www.segurancaedefesa.com/Submarinos_Amur.html
"Ele é invisível, livre de movimentos, de construção simples e barato. poderoso elemento de defesa, perigosíssimo para o adversário e seguro para quem dele se servir"
1º Ten Fontes Pereira de Melo
 

*

SSK

  • Investigador
  • *****
  • 1519
  • Recebeu: 15 vez(es)
  • +11/-0
(sem assunto)
« Responder #10 em: Maio 18, 2007, 04:12:59 pm »
"Ele é invisível, livre de movimentos, de construção simples e barato. poderoso elemento de defesa, perigosíssimo para o adversário e seguro para quem dele se servir"
1º Ten Fontes Pereira de Melo
 

*

SSK

  • Investigador
  • *****
  • 1519
  • Recebeu: 15 vez(es)
  • +11/-0
(sem assunto)
« Responder #11 em: Maio 18, 2007, 04:16:04 pm »
peço desculpa pela qualidade :roll:
"Ele é invisível, livre de movimentos, de construção simples e barato. poderoso elemento de defesa, perigosíssimo para o adversário e seguro para quem dele se servir"
1º Ten Fontes Pereira de Melo
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1631 vez(es)
  • +8536/-4167
(sem assunto)
« Responder #12 em: Maio 18, 2007, 04:18:06 pm »
Quando será activada o opção pelo terceiro submarino?
 

*

SSK

  • Investigador
  • *****
  • 1519
  • Recebeu: 15 vez(es)
  • +11/-0
(sem assunto)
« Responder #13 em: Maio 18, 2007, 04:25:27 pm »
Noutra encarnação :|

Se o prazo não expirou já devem faltar uns meses...

A minha questão é:

Será com o interesse dos Brasileiros na aquisição de U214 e na notícia que via na imprensa brazileira que o Papanikolis pode rumar ao atlantico sul, os nossos levaram o mesmo caminho?

Boatos ouvem-se e espero que não passe disso...
"Ele é invisível, livre de movimentos, de construção simples e barato. poderoso elemento de defesa, perigosíssimo para o adversário e seguro para quem dele se servir"
1º Ten Fontes Pereira de Melo
 

*

MERLIN

  • Membro
  • *
  • 254
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #14 em: Maio 18, 2007, 04:37:48 pm »
As contrapartidas financeiras e o sistema de combate eram uma da unicas clausulas onde os franceses levavam vantagem, mas o que foi determinante foi o preço final. O U209PN na BAFO era mais barato do que o Scorpene.
Cumptos
"Se serviste a patria e ela te foi ingrata, tu fizestes o que devias, ela o que costuma"
Padrea Antonio Vieira