Não estamos a falar de A6 novos, nem sequer de A5 novos.
Estamos a falar de A4, com upgrade para A5.
Portanto, estamos a falar de carros A4 (que estão na Alemanha a preço de saldo e outros paises anunciaram que encostariam muitos dos seus A4) que passaram a A5.
Deste raciocinio surge que 1.500.000 de Euros por um upgrade á blindagem (transformação de A4 em A5) me parece extremamente caro. Afinal lembremo-nos de que um carro novo 2A6-EX deverá custar por volta dos € 4.5 milhões (sem contar com contratos adicionais para reposição de peças e munições)
Quando nos anos 80 os alemães decidiram continuar a produção dos Leo, dividiram o programa de actualização em 3 partes : I - novo canhão de 55 de comprimento; II - nova protecção extrar, III - novo canhão de 140mm ( chegou a ser testado).
O programa estava pronto para avançar nesta ordem, mas 2 factores trocaram as voltas: o fim da Guerra Fria e o desenvolvimento da munição DM-43 em conjunto com os franceses ( para o Leclerc) que garantiu que a peça de 44 continuava superior q.b. face aos tanques russos. asim foi decidido avanaçr 1º para a protecção no que se tornou a versão A5 ( e esqeucer por completo o canhão de 140mm).
Assim a versão A5 incluiu:
-um novo sistema de controlo de tiro, entre o do M1A1 e o do M1A2
-nova blindagem
-uma revisão completa de todos os veículos
-suspensão alterada para no futuro poder receber o canhão de 55
Aliás, tenho sérias dúvidas que alguma vez algum veículo tenha sido fabricado no padrão A5 ( excepto os suecos, mas esses são uma versão bastante modificada).
Cerca de 2000, e mesmo se todo o potencial do canhão de 44 ainda não foi esgotado decidiram avançar para a versão A6, com o novo canhão, novos sistemas electrónicos e nos veículos fabricados de raiz, ainda mais blindagem lateral e a possibilidade de receberem um novo motor.
Os verdadeiros preços de saldo foram os conseguidos pelos polacos ( 1€ por tanque), mas a contrapartida foi que estes integrariam uma brigada polaca, que em termos de estrutura NATO estará sobre o comando de uma divisão alemã. E eram Leo2A4, que ainda são bastante credíveis ( prefiro um Leo2A4 a um T-90).
Como já disse, 1.5M€ é um excelente preço para tanques como o Leo2A5. Tem é que se ter cuidado para ver se o que vem para cá não são as sobras, veículos todos batidos e rebentados
Cumptos