Ninguém disse que o C-27J era um avião mau.
Muito pelo contrario. O que a maioria das análises internacionais refere, é que o C-27J é superior em práticamente tudo ao C-295.
Há no entanto a questão da patrulha marítima, para a qual, ao que parece o C.27J não é o mais adequado.
Se tivessemos possibilidade de ter aviões dedicados para patrulha marítima, provavelmente poderiamos optar pelos dois. Mas em altura de vacas magras, há que escolher o mais versátil, nas versões para as quais mais vai ser utilizado.
A patrulha marítima, será a mais importante das missões, e até ao momento, o C-295 parece ser superior, porque é mais barato de operar.
Para operações militares a sério, continuaremos mancos e coxos.
Vamos ter que nos contentar com o C-295.
Afinal, com uma remodelação na cabine, pode substituir os Falcon mais pequenos e o governo pode dizer que está a poupar.
Depois, também é preciso ver que, sendo superior em quase tudo, há também casos em que o C-295 é superior (embora sejam excepções).
Mas mesmo quando o C-27J, o C-295 não deixa de marcar pontos.
Cumprimentos