6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030

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typhonman

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2550 em: Março 31, 2021, 10:59:03 pm »
Entretanto, na Grécia (notícia com algum tempo, mas que ajuda a perceber o quanto básicos somos):


https://defencegreece.wordpress.com/2017/04/30/greece-will-acquire-5-more-ch-47d-heavy-helicopters-from-usa/

E não é que usam os CH-47, a apagar fogos no verão?

Por acaso se viessem uns 15 UH-60 e uns 5 CH-47, só por acaso, até poderiam ser os helis que no verão poderiam reforçar o dispositivo de combate ampliado aos fogos.

Mas alguém que explique porque se insiste nos 53 milhões em helis novos, quando se poderia resolver com FMS, "governo para governo"....

 

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dc

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2551 em: Março 31, 2021, 11:30:43 pm »
O uh-60 também, mas tem a vantagem de ser mais capaz ( que o UH-1) incluindo os espanhóis, que até podiam assegurar a sua manutenção.

Isso significa o quê?
Vai ficar uma equipa de manutenção espanhola junto à esquadra Black Hawk portuguesa? A equipa de manutenção é portuguesa mas as peças vêm de Espanha...

Se já com o EH101 os nosso aparelhos ficam à espera de material por os britânicos e outros terem prioridade junto da Leonardo, se os Espanhóis tivessem esse tipo de influência na nossa aquisição de material ia ser bonito, só quando eles tivessem os aparelhos deles todos à 100% é que apareciam peças para nós...

Também não me parece que fosse favorável ficar dependente dos vizinhos do lado. Mas existe a vantagem logística, que cada vez que os espanhóis encomendam peças ao fabricante, nós podíamos encomendar em conjunto, possivelmente ficando mais barato. Ter hélis comuns com os nossos parceiros da NATO é também uma vantagem nas operações conjuntas.

Mas isto são detalhes, que dificilmente estarão no topo dos critérios de escolha.

Preocupo-me mais com o facto de que, optando pelo AW-169M ou o H145M, as FA ficam com 3 modelos de hélis ligeiros, e um modelo médio/pesado, e nada no meio. Curioso que todos os modelos ligeiros serão na mesma quantidade, 5 unidades.
 
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typhonman

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2552 em: Março 31, 2021, 11:53:30 pm »
Para relembrar:


https://visao.sapo.pt/atualidade/politica/2015-01-13-os-milhoes-que-voaramf806357/

120+37=157 milhões de EUR.

157/4 MILHÕES=40 UH-60V (SURPLUS US-ARMY+UPGRADE)

157/30 milhões=5 NH-90T

157/13 milhões=12 AW-149

 ::) :bang: :bang: :bang: ::)


 

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Kalil

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2553 em: Abril 01, 2021, 03:32:53 pm »
O uh-60 também, mas tem a vantagem de ser mais capaz ( que o UH-1) incluindo os espanhóis, que até podiam assegurar a sua manutenção.

Isso significa o quê?
Vai ficar uma equipa de manutenção espanhola junto à esquadra Black Hawk portuguesa? A equipa de manutenção é portuguesa mas as peças vêm de Espanha...

Se já com o EH101 os nosso aparelhos ficam à espera de material por os britânicos e outros terem prioridade junto da Leonardo, se os Espanhóis tivessem esse tipo de influência na nossa aquisição de material ia ser bonito, só quando eles tivessem os aparelhos deles todos à 100% é que apareciam peças para nós...

Quando se faz uma citação não se devem cortar frases, sobretudo se isso não for devidamente indicado.

Eu não sei se os BlackHawk espanhóis fazem a manutenção em Espanha, se assim for, poderiam fazer também a dos "nossos".
Não é um factor prioritário mas, exactamente pelas dificuldades habituais que temos na manutenção das frotas, é importante que esta esteja assegurada, o que é mais simples quando se operam aparelhos comuns aos aliados.


Em relação à dependência de outros países para a manutenção dos nossos equipamentos, gostava de saber em que é que somos independentes, para além de o ser em botas e camuflados.

 

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Kalil

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2554 em: Abril 01, 2021, 04:32:59 pm »
Para relembrar:


https://visao.sapo.pt/atualidade/politica/2015-01-13-os-milhoes-que-voaramf806357/

120+37=157 milhões de EUR.

157/4 MILHÕES=40 UH-60V (SURPLUS US-ARMY+UPGRADE)

157/30 milhões=5 NH-90T

157/13 milhões=12 AW-149

 ::) :bang: :bang: :bang: ::)

Os NH90 espanhóis, dividindo o custo total do programa pelo número de unidades, ficaram por mais de 60M cada um. Deve incluir o investimento na linha de montagem e toda a cadeia logística associada, de qualquer forma..

O aw149 civil custa 25M, a versão militar não deve ser mais barata..
 

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Lightning

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2555 em: Abril 01, 2021, 05:51:53 pm »
Eu não sei se os BlackHawk espanhóis fazem a manutenção em Espanha, se assim for, poderiam fazer também a dos "nossos".

Eu já suspeitava que o Kalil não percebia nada do assunto, mas, agora tenho a certeza.
Quer ver que os B!ack Hawks vão à América trocar os filtros e o óleo?

Mas faço-lhe um pequeno desenho para ver como o que diz é absurdo. Os helicópteros têm que fazer (obrigatoriamente) uma inspecção antes de voo e após o voo pelos mecânicos de linha.

Até as esquadras de voo da Força Aérea em que algumas das inspecçoes mais profundas são asseguradas por empresas (C295 e EH101), essas empresas têm pessoal permanente na base aérea do Montijo.

Citar
Não é um factor prioritário mas, exactamente pelas dificuldades habituais que temos na manutenção das frotas, é importante que esta esteja assegurada, o que é mais simples quando se operam aparelhos comuns aos aliados.

Se não tivermos dinheiro para comprar as peças os aliados compram para nós?

Citar
Em relação à dependência de outros países para a manutenção dos nossos equipamentos, gostava de saber em que é que somos independentes, para além de o ser em botas e camuflados.

Somos dependentes das empresas fornecedoras a nível de fornecimento de peças, tal como a Espanha, se tanto nós como a Espanha quisermos a mesma peça onde é que ela vai ficar se for Espanha a decidir? Ou se Espanha decidir criar um stock de reserva?
« Última modificação: Abril 01, 2021, 06:01:46 pm por Lightning »
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2556 em: Abril 01, 2021, 07:45:39 pm »
Eu por acaso, tenho noção que aprendo muito aqui no fórum, mais do que aquilo com que contribuo.
Também acho que deve haver algum meio termo entre não perceber nada, e ter a pretensão que se sabe tudo..

A manutenção das aeronaves é apenas a inspeção de rotina operacional? Posso estar enganado mas acho que há centros certificados, não muitos e duvido que em Espanha haja, para as manutenções e reparações mais profundas. Era a isso que me referia.

Se em Espanha tiverem stock de peças que sejam necessárias para a FAP, isso não é uma vantagem? É melhor mandar vir dos US?

Assunto hipotético, é desnecessário continuar a falar do que nunca será realidade, ter BlackHawk na FAP.
 
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2557 em: Abril 01, 2021, 08:07:56 pm »
caros foristas nao percebo porque mandar helicopteros para espanha para manutençao ,quando temos a OGMA

EM PORTUGAL

OGMA -e um importante fornecedor de soluçoes integradas para fornecedores ,lockheed martin que e para principal
dona da sikorsky  8)
 

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Kalil

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2558 em: Abril 01, 2021, 08:22:48 pm »
Então afinal já temos o suporte logístico, só falta o aparelho que voa.
 

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redkukulkane

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2559 em: Abril 01, 2021, 09:15:41 pm »
caros forista a 4 a 5 meses que ando a fazer um contrato, para fazer um concurso ,que pode durar 1 a 2 anos o mais.

para escolher os aparelhos .

por este andar da carruagem ,em melhor esperar sentados para nâo se cansarem :mrgreen:
 
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2560 em: Abril 01, 2021, 11:08:42 pm »
A manutenção das aeronaves é apenas a inspeção de rotina operacional? Posso estar enganado mas acho que há centros certificados, não muitos e duvido que em Espanha haja, para as manutenções e reparações mais profundas. Era a isso que me referia.

Sim existem vários níveis de manutenção, a chamada "manutenção de linha", isto é, na placa onde o avião está estacionado, coisas rápidas e pouco complexas, depois manutenção mais profunda em que a aeronave necessita de estar em hangar e pode ser necessário remover motores, estar em macacos, etc, cada aparelho tem as suas particularidades.

Nesta situação, também conforme o aparelho, podemos ter casos como os Epslilon ou os F-16 em que na base se faz todos os tipos de inspecção e manutenção e temos os casos como os C130, P3, C295, etc, em que apenas uma parte das inspeções são feitas na base e pelo menos a inspecção mais profunda de todas e mais demorada, é feita na OGMA, são (eram?) chamadas inspeção IRAN, Inspected and Repaired as Necessary.

Se não estou em erro ainda à pouco a OGMA fez uma grande inspecção a um C295 que demorou 2 anos.

Em relação aos centros certificados posso dar um outro exemplo, quando se comprou os C295 a manutenção estava no contrato, os primeiros aviões acho que ainda foram a Sevilha fazer as inspecções grandes mas depois a Airbus sub-contratou a OGMA (e certificou) para tratar dos C295 portugueses.

Citar
Assunto hipotético, é desnecessário continuar a falar do que nunca será realidade, ter BlackHawk na FAP.

Sim, concordo que é desnecessário continuar o assunto, até porque há todo o tipo de situações.
 
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2561 em: Abril 01, 2021, 11:12:11 pm »
Então afinal já temos o suporte logístico, só falta o aparelho que voa.

Não acredito que tenhamos técnicos certificados em Black Hawk na OGMA, nunca lá foi nenhum fazer nada, um técnico para se manter qualificado tem que trabalhar um mínimo de tarefas num espaço de tempo definido senão perde a qualificação e tem que receber nova formação. Mas acredito que se fosse preciso a burocracia e certificação de pessoal seria rápida pelas ligações OGMA com Lockheed.

Os aparelhos Lockheed que a OGMA tem certificação são os que equipam a FAP, isto é, C130, P-3, F-16.
« Última modificação: Abril 02, 2021, 07:50:33 am por Lightning »
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2562 em: Abril 02, 2021, 08:02:42 am »
Se não estou em erro ainda à pouco a OGMA fez uma grande inspecção a um C295 que demorou 2 anos.

Engano meu, fui rever a notícia e afinal (estava a achar um bocado estranho demorar tanto tempo a fazer a inspecção), o que se passou foi que a OGMA fez uma inspecção que o C295 deve fazer a cada dois anos.

PS: Em situação normal, mesmo uma inspecção longa, demora meses, não anos, só se o dinheiro não entrar e pararem os trabalhos...
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2563 em: Abril 02, 2021, 09:49:54 am »
Kalil não vou voltar a falar em Black Hawks  :mrgreen:, mas acho que já percebi a confusão, é de vermos nas notícias que a empresa X fez uma inspecção à aeronave Y, que até podem ser de outro país, C130 e helicópteros Puma franceses antigamente já chegaram a vir à OGMA, F-16 da Holanda e acho que da Noruega também, P-3 do Paquistão...

Mas como expliquei acima, existe desde tarefas diárias a tarefas que só são feitas anualmente ou até mais espaçadas no tempo, a cada 2 anos, a cada 4 anos, etc, as tarefas mais regulares são feitas por pessoal presente em permanência junto às aeronaves (militares ou empresa civil), as mais espaçadas no tempo podem ser feitas também na base ou noutras instalações como por exemplo a OGMA, na verdade tudo depende do acordo com a construtora da aeronave e quem é que está certificado para fazer o quê.  :G-beer2:

Um exemplo, equipa de manutenção militar que acompanhou os F-16 à Polónia.
https://www.facebook.com/watch/?v=2424710757825031
« Última modificação: Abril 02, 2021, 10:12:44 am por Lightning »
 
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #2564 em: Abril 04, 2021, 10:52:06 pm »
Kalil não vou voltar a falar em Black Hawks  :mrgreen:, mas acho que já percebi a confusão, é de vermos nas notícias que a empresa X fez uma inspecção à aeronave Y, que até podem ser de outro país, C130 e helicópteros Puma franceses antigamente já chegaram a vir à OGMA, F-16 da Holanda e acho que da Noruega também, P-3 do Paquistão...

Mas como expliquei acima, existe desde tarefas diárias a tarefas que só são feitas anualmente ou até mais espaçadas no tempo, a cada 2 anos, a cada 4 anos, etc, as tarefas mais regulares são feitas por pessoal presente em permanência junto às aeronaves (militares ou empresa civil), as mais espaçadas no tempo podem ser feitas também na base ou noutras instalações como por exemplo a OGMA, na verdade tudo depende do acordo com a construtora da aeronave e quem é que está certificado para fazer o quê.  :G-beer2:

Um exemplo, equipa de manutenção militar que acompanhou os F-16 à Polónia.
https://www.facebook.com/watch/?v=2424710757825031

Era exatamente a esse tipo de manutenção que eu me referia.

Tenho ideia de as OGMA terem tido sempre boa reputação na manutenção de C-130, e de cá virem aviões de diversos países.

Abraço