:conf: :conf: :conf:
Querem ver que vamos ter um MLUzinho, feito ás Mijinhas
@MarinhaPT is considering modernizing the AN/AQS-18(V) dipping sonar system of its Super Lynx Mk95 multi-role helicopters. Five helicopters are being modernized by
@LDO_HELICOPTERS , with the first Mk95A scheduled for delivery to Portugal in 2021.
https://twitter.com/Defence360/status/1323309405119614979
Abraços
Não percebo nada de dipping sonar, mas será necessário ir à fábrica para instalar isso? Não seria possível de ser feito até no hangar dos Lynx?
The NSPA_NATO has recently upgraded the JLSTE helicopter simulator, operated in Germany by the deutschemarine and MarinhaPT
to train the Sea Lynx/Super Lynx crews. The project mainly consisted on the installation of new projectors, a new Mylar screen, and an editor.
CitarThe NSPA_NATO has recently upgraded the JLSTE helicopter simulator, operated in Germany by the deutschemarine and MarinhaPT
to train the Sea Lynx/Super Lynx crews. The project mainly consisted on the installation of new projectors, a new Mylar screen, and an editor.
(https://pbs.twimg.com/media/En6OTRrW4AQbjV7?format=jpg&name=small)
https://twitter.com/Defence360/status/1332659003818700801
Deixem de se preocupar, já desisti..... :G-beer2:
Os gajos de bata branca andam à procura do FLIR?
O stealth coating usado para tapar o FLIR tem-se revelado extremamente eficaz.
Pelo menos patch já há, continuamos é á espera que os lynx cheguem :mrgreen:
(https://imagizer.imageshack.com/v2/xq90/924/Fyr4Qm.jpg) (https://imageshack.com/i/poFyr4Qmj)
Abraços
LOL. Estes já estão a planear a substituição de hélis que entraram ao serviço há 15 anos. Nós andamos a atrasar o pagamento do "MLU" de aeronaves com quase 30 anos. Go Navy!
https://www.navalnews.com/naval-news/2021/02/us-navy-launched-effort-for-mh-60r-s-and-mq-8b-c-replacement/ (https://www.navalnews.com/naval-news/2021/02/us-navy-launched-effort-for-mh-60r-s-and-mq-8b-c-replacement/)
Com uma largura de escape destas e sem dispersor IR os MPADS fazem-lhe um figo... :mrgreen: :mrgreen:
(https://imagizer.imageshack.com/v2/xq90/924/Rh6zgG.jpg)
É a home com um H grande. Quais essas mariquices de FLIR e dispersor IR como os bifes... :mrgreen: :mrgreen:
(https://d3lcr32v2pp4l1.cloudfront.net/Pictures/1024x536/3/0/6/70306_wildcatmartlet_757077.jpg)
Cumprimentos c56x1 c56x1
Desde meados de Dezembro que não tenho noticias sobre a adaptação dos pilotos nem sobre o 19204, bem pelo menos a partir dos spotters em Yeovil.
Re: Yeovil (Westland) Sightings Autumn/Winter 2020/21
Post by Malcolm » Mon Dec 14, 2020 4:09 pm
16:10L Well it ain't ZH583 (the Portugese one), coz that's just landed after a sortie out to Merrifield and back.
O 19204 ainda não chegou ????
Por onde andará essa ave ??
Abraços
Com uma largura de escape destas e sem dispersor IR os MPADS fazem-lhe um figo... :mrgreen: :mrgreen:
(https://imagizer.imageshack.com/v2/xq90/924/Rh6zgG.jpg)
É a home com um H grande. Quais essas mariquices de FLIR e dispersor IR como os bifes... :mrgreen: :mrgreen:
(https://d3lcr32v2pp4l1.cloudfront.net/Pictures/1024x536/3/0/6/70306_wildcatmartlet_757077.jpg)
Cumprimentos c56x1 c56x1
Este escape para cima na foto do modelo abaixo, não é para os gases quentes ao serem direcionados para as hélices estas os dispersarem melhor, diminuindo a assinatura térmica?
Desde meados de Dezembro que não tenho noticias sobre a adaptação dos pilotos nem sobre o 19204, bem pelo menos a partir dos spotters em Yeovil.
Re: Yeovil (Westland) Sightings Autumn/Winter 2020/21
Post by Malcolm » Mon Dec 14, 2020 4:09 pm
16:10L Well it ain't ZH583 (the Portugese one), coz that's just landed after a sortie out to Merrifield and back.
O 19204 ainda não chegou ????
Por onde andará essa ave ??
Abraços
Está à espera de paga... perdão... em confinamento. :mrgreen: :mrgreen:
Cumprimentos
P.S.Com uma largura de escape destas e sem dispersor IR os MPADS fazem-lhe um figo... :mrgreen: :mrgreen:
(https://imagizer.imageshack.com/v2/xq90/924/Rh6zgG.jpg)
É a home com um H grande. Quais essas mariquices de FLIR e dispersor IR como os bifes... :mrgreen: :mrgreen:
(https://d3lcr32v2pp4l1.cloudfront.net/Pictures/1024x536/3/0/6/70306_wildcatmartlet_757077.jpg)
Cumprimentos c56x1 c56x1
Este escape para cima na foto do modelo abaixo, não é para os gases quentes ao serem direcionados para as hélices estas os dispersarem melhor, diminuindo a assinatura térmica?
Correcto. Aliás já os Al III da Rodésia usavam estes sistema.
(https://lh3.googleusercontent.com/proxy/f9gn7spigoYbzuZjIJyl4ORtdBfH_xviN6bJLd82UZvvAg5GK2GXQQcoUCxwQ06cs75ER_xENN8e4iQWOmLJm7_SneBaR_QBl2OKU6yOGGjB1osit6Ws6RhbrdIYAlBUyQhjn2CipkuUO5BUXCbH2qrPOXVHKwLJmAsH4ihWqvJ9j4nIZEw)
(https://lh3.googleusercontent.com/proxy/g-zkCfgwsgzZMsCOBnrqrqCVDPQsNkvewOZ3iJFuiRGV2EyiqjxFjzEwAbyOKG9pePWui3AUhHL3-HQ-fQTsHQqgYhEcQgy3VZz3Bnfx9XE-NmyibhZXYBKbrbL0a7axc6lHEyYEtPLt81IGgnnS_jWm6Ac)
Devem vir os 5 ao mesmo tempo, que a transportadora faz um desconto :mrgreen:
Eles cabem os 5 no hangar do Rotterdam. :toto:
É normal decorrerem tantos testes. Os novos motores nunca foram instalados num Lynx sem FLIR, logo eles devem estar a aproveitar para testar a velocidade máxima do bicho, quem sabe, para tentar o antigo record do Lynx, algo que poderá só ser possível sem o arrasto aerodinâmico do FLIR.
PS: a brincar a brincar, se fosse o caso, já tínhamos manchetes nos jornais a dizer que o helicóptero mais rápido do mundo era português. :mrgreen:
Vai uma apostinha que só volta em Maio, à boleia da BD? ::)
Re: Yeovil (Westland) Sightings Autumn/Winter 2020/21
Post by Freeman Lowell » Fri Feb 19, 2021 10:58 am
Typeflyer wrote: ↑Thu Feb 18, 2021 8:36 pm
ZH584 showing as up on ADS-B this evening. No call sign - HEX as reported by Freeman.
From memory, about the time of the Mars landing last night, ZH584 was showing a callsign of K1PPERTD. Perhaps the work isn't going too well and the engineers are having to work late?
Freeman
às tantas como se não chegasse o atraso dos MLU dos lynx, se aparecem neste segundo heli, mais problemas, então é que o nosso 19205, nem lá para as calendas Romanas, chega á Marinha.
Abraços
Vai uma apostinha que só volta em Maio, à boleia da BD? ::)
Dizem as más-línguas, dizem, que até poderás estar mais certo do que aquilo que imaginas, e que a intenção seria precisamente essa, fazendo um brilharete para o Dia da Marinha em Maio. Pelo menos no que diz respeito ao 19204 e BD. c56x1
Vai uma apostinha que só volta em Maio, à boleia da BD? ::)
Dizem as más-línguas, dizem, que até poderás estar mais certo do que aquilo que imaginas, e que a intenção seria precisamente essa, fazendo um brilharete para o Dia da Marinha em Maio. Pelo menos no que diz respeito ao 19204 e BD. c56x1Re: Yeovil (Westland) Sightings Autumn/Winter 2020/21
Post by Freeman Lowell » Fri Feb 19, 2021 10:58 am
Typeflyer wrote: ↑Thu Feb 18, 2021 8:36 pm
ZH584 showing as up on ADS-B this evening. No call sign - HEX as reported by Freeman.
From memory, about the time of the Mars landing last night, ZH584 was showing a callsign of K1PPERTD. Perhaps the work isn't going too well and the engineers are having to work late?
Freeman
às tantas como se não chegasse o atraso dos MLU dos lynx, se aparecem neste segundo heli, mais problemas, então é que o nosso 19205, nem lá para as calendas Romanas, chega á Marinha.
Abraços
Logo após o Natal contaram-me que há problemas de corrosão e não só em pelo menos duas células, pelo que o anúncio da possível entrega de todas as 5 aeronaves ainda no decorrer deste ano poderá ter sido prematuro. Além disso - e esta parte agora não posso confirmar, classificando-a de rumor -, há relatos de que a maior potência dos motores poderia estar a causar um maior stress na fuselagem do que o inicialmente previsto, pelo que seria necessário um maior reforço estrutural da célula a nível interno, consequentemente levando a mais atrasos.
Vai uma apostinha que só volta em Maio, à boleia da BD? ::)
Dizem as más-línguas, dizem, que até poderás estar mais certo do que aquilo que imaginas, e que a intenção seria precisamente essa, fazendo um brilharete para o Dia da Marinha em Maio. Pelo menos no que diz respeito ao 19204 e BD. c56x1Re: Yeovil (Westland) Sightings Autumn/Winter 2020/21
Post by Freeman Lowell » Fri Feb 19, 2021 10:58 am
Typeflyer wrote: ↑Thu Feb 18, 2021 8:36 pm
ZH584 showing as up on ADS-B this evening. No call sign - HEX as reported by Freeman.
From memory, about the time of the Mars landing last night, ZH584 was showing a callsign of K1PPERTD. Perhaps the work isn't going too well and the engineers are having to work late?
Freeman
às tantas como se não chegasse o atraso dos MLU dos lynx, se aparecem neste segundo heli, mais problemas, então é que o nosso 19205, nem lá para as calendas Romanas, chega á Marinha.
Abraços
Logo após o Natal contaram-me que há problemas de corrosão e não só em pelo menos duas células, pelo que o anúncio da possível entrega de todas as 5 aeronaves ainda no decorrer deste ano poderá ter sido prematuro. Além disso - e esta parte agora não posso confirmar, classificando-a de rumor -, há relatos de que a maior potência dos motores poderia estar a causar um maior stress na fuselagem do que o inicialmente previsto, pelo que seria necessário um maior reforço estrutural da célula a nível interno, consequentemente levando a mais atrasos.
Lá está, com tanto especialista ninguem pensou que poderia acontecer o mesmo que aos Puma, se fossem remotorizados ?
Espectáculo!!!!
Abraços
Vai uma apostinha que só volta em Maio, à boleia da BD? ::)
Dizem as más-línguas, dizem, que até poderás estar mais certo do que aquilo que imaginas, e que a intenção seria precisamente essa, fazendo um brilharete para o Dia da Marinha em Maio. Pelo menos no que diz respeito ao 19204 e BD. c56x1Re: Yeovil (Westland) Sightings Autumn/Winter 2020/21
Post by Freeman Lowell » Fri Feb 19, 2021 10:58 am
Typeflyer wrote: ↑Thu Feb 18, 2021 8:36 pm
ZH584 showing as up on ADS-B this evening. No call sign - HEX as reported by Freeman.
From memory, about the time of the Mars landing last night, ZH584 was showing a callsign of K1PPERTD. Perhaps the work isn't going too well and the engineers are having to work late?
Freeman
às tantas como se não chegasse o atraso dos MLU dos lynx, se aparecem neste segundo heli, mais problemas, então é que o nosso 19205, nem lá para as calendas Romanas, chega á Marinha.
Abraços
Logo após o Natal contaram-me que há problemas de corrosão e não só em pelo menos duas células, pelo que o anúncio da possível entrega de todas as 5 aeronaves ainda no decorrer deste ano poderá ter sido prematuro. Além disso - e esta parte agora não posso confirmar, classificando-a de rumor -, há relatos de que a maior potência dos motores poderia estar a causar um maior stress na fuselagem do que o inicialmente previsto, pelo que seria necessário um maior reforço estrutural da célula a nível interno, consequentemente levando a mais atrasos.
Lá está, com tanto especialista ninguem pensou que poderia acontecer o mesmo que aos Puma, se fossem remotorizados ?
Espectáculo!!!!
Abraços
Há uma outra questão ainda, mas desta feita mais secundária e que foi rapidamente resolvida no 04: sem o sistema FLIR no nariz do aparelho, o centro de gravidade ficou um pouco mais desequilibrado face ao maior peso dos novos motores, no entanto isso era algo já antecipado pela Leonardo dado o facto de não estar prevista a instalação de um dispositivo IR na nossa modernização, e não houve problemas de maior. Desnecessariamente, claro está.
Não há palavras!!!!!!
Metam lastro, não metem sensores e armas, metam pedragulhos.
Nos "Tejo" fizeram, embora uma cave de vinhos fizesse mais sentido.
Enquanto isso por terras de Sua majestade, em Yeovil, o nosso 19204 voou mais uma vez.
Flying this morning:
AW101 ZJ995 WHE05
Lynx ZH583 WHE03
Abraços
------- Despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, n.º 17/21, de 31
de março:
EQUIPA DE ACOMPANHAMENTO E FISCALIZAÇÃO DO PROJETO DE MODERNIZAÇÃO
DO SIMULADOR LYNX MK95 PARA A VERSÃO MK95A (EAF-SIMLYNX).
Considerando que, com a modernização dos helicópteros Lynx Mk95, foi identificada a
necessidade de modernizar o simulador1
instalado em Nordholz, Alemanha, adequando-o à
formação, treino e certificação das tripulações para o Lynk MK95A.
Considerando que o treino dos pilotos da Marinha Portuguesa em simulador do
helicóptero Lynx MK95A é fundamental, a partir de 2024, para a segurança na operação e
no emprego tático destas aeronaves, assim como para a gestão das qualificações das
tripulações de voo e dos níveis de proficiência necessários.
Considerando os trabalhos desenvolvidos pelo Grupo de Trabalho para a Negociação
da Solução de Treino em Simulador Lynx MK95A (GT-SIMLYNX), criado através do despacho
do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, n.º 23/18, de 4 de junho.
Considerando, ainda, a necessidade de garantir os interesses da Marinha na
prestação de serviços para modernizar a atual configuração do simulador do Joint Lynx
Simulator Training Establishment para a configuração MK95A, bem como o
acompanhamento dos aspetos técnicos, administrativos e financeiros junto das diferentes
entidades envolvidas, nacionais e internacionais.
Assim, ao abrigo do disposto na alínea a) do n.º 1 do artigo 17.º da Lei Orgânica de
Bases da Organização das Forças Armadas (LOBOFA), aprovada pela Lei Orgânica n.º
1-A/2009, de 7 de julho, alterada e republicada pela Lei Orgânica n.º 6/2014, de 1 de
setembro, determino:
1. É criada, na dependência do contra-almirante Diretor de Navios, a Equipa de
Acompanhamento e Fiscalização do Projeto de Modernização do Simulador Lynx Mk95
para a versão Mk95A (EAF-SIMLYNX).
2. A EAF-SIMLYNX é chefiada por um capitão-de-mar-e-guerra da Direção de Navios e
tem a seguinte constituição:
a. Núcleo:
i. Comandante da Esquadrilha de Helicópteros;
ii. Chefe do Departamento Jurídico Económico e Contratual, da Direção
Jurídica;
iii. Chefe da Divisão de Helicópteros, da Direção de Navios;
iv. Chefe da Divisão Administrativa e Financeira, da Direção de Navios.
b. Peritos:
i. Segundo Comandante da Esquadrilha de Helicópteros;
ii. Chefe do Serviço de Simulador, da Esquadrilha de Helicópteros;
iii. Diretor Técnico-Pedagógico do Centro de Instrução de Helicópteros;
iv. Qualified Helicopter Instructor do Centro de Instrução de Helicópteros;
v. Helicopter Warfare Instructor do Centro de Instrução de Helicópteros;
vi. Sonar Operator Instructor do Centro de Instrução de Helicópteros.
c. Representantes de outras entidades ou outros elementos, quando tal for
considerado necessário.
3. Compete ao chefe da EAF-SIMLYNX:
a. Chefiar e dirigir os recursos humanos atribuídos ou agregados à equipa;
b. Propor superiormente a inclusão de outros elementos que venham a ser
necessários ao projeto, bem como as ações a desenvolver no âmbito do
planeamento, da execução e do controlo do projeto;
c. Coordenar a atividade da equipa e o relacionamento com as diferentes entidades
envolvidas no projeto, nacionais e internacionais;
d. Identificar e propor as medidas complementares ou alternativas que considere
necessárias e adequadas à execução do projeto;
e. Assegurar que a coordenação e o controlo sejam efetuados em conformidade
com as boas práticas e a doutrina para a gestão de projetos em vigor na
Marinha;
f. Manter o contra-almirante Diretor de Navios informado sobre a evolução da
execução do projeto, de acordo com o plano de comunicação que for aprovado.
4. Compete à EAF-SIMLYNX:
a. Definir, planear, executar e controlar o projeto de modernização, concretizando
as ações tendentes à criação e desenvolvimento, no âmbito do material, tendo
em vista o acompanhamento e fiscalização do desenvolvimento do projeto e o
apoio à North Atlantic Treaty Organization Support and Procurement Agency
(NSPA) no processo de contratação;
b. Promover a obtenção de eventuais bens e serviços não contratados e que se
revelem indispensáveis à concretização do programa, nos limites financeiros
aprovados;
5. A EAF-SIMLYNX é apoiada administrativamente pela Direção de Navios.
6. Os encargos associados às atividades da EAF-SIMLYNX são suportados pela Lei de
Programação Militar e/ou por outra fonte de financiamento que venha a ser
determinada.
7. Com a criação da EAF-SIMLYNX é extinto o GT-SIMLYNX, à data do presente
despacho.
8. A EAF-SIMLYNX extingue-se automaticamente um mês após a aceitação definitiva dos
trabalhos de modernização do Simulador Lynx Mk95 para a versão Mk95A.
9. O presente despacho produz efeitos na data da sua assinatura.
1 O simulador é operado pela Marinha Portuguesa, enquanto participante do consórcio Joint Lynx Simulator
Training Establishment (JLSTE), juntamente com a Marinha Alemã, e é gerido pelo Joint Executive Committee
(JEC)
Enquanto por cá, a marinheca, continua em Mar chão com ventos de feição, em terras de Sua Majestade, ontem, o nosso 19204, lá fez mais um voo de certificação de pessoal de voo, digo eu ::).
MONDAY 10TH May
ZZ415 WILDCAT HMA
ZZ517 WILDCAT HMA
ZZ102 AW101 MK612
ZH864/70 Merlin HMA AEW
ZH584/04 Lynx MK95A
I-RAIU AW189
G-SKNG Sea King XZ597/M
G-WSEX Wessex
Abraços
E através dos spotters em Yeovil, informação de mais duas sortidas do 19204, desta vez em testes no solo.
Friday 14th May 1130hrs
ZH584 Lynx 95A on compass pan.
Freeman
A quick visit this afternoon at 1500 14th may
ZJ128/K Merlin Mk4 being towed to hangar
ZH584 Lynx 95A still on compass base
Abraços
Continuando com a saga da modernização dos nossos lynx, em Yeovil, nos dias 27 e 28 o 19204 efectuou mais dois testes no solo:
Thursday 27th
ZH584/05 Lynx MK95A
Friday 28th
ZH584/05 Lynx MK95A 1st Ground run after conversion
E através dos spotters em Yeovil, informação de mais duas sortidas do 19204, desta vez em testes no solo.
Friday 14th May 1130hrs
ZH584 Lynx 95A on compass pan.
Freeman
A quick visit this afternoon at 1500 14th may
ZJ128/K Merlin Mk4 being towed to hangar
ZH584 Lynx 95A still on compass base
Abraços
Foda-se, os lynx com estes testes todos quando chegar cá, já o homem chegou a Marte
Continuando com a saga da modernização dos nossos lynx, em Yeovil, nos dias 27 e 28 o 19204 efectuou mais dois testes no solo:
Thursday 27th
ZH584/05 Lynx MK95A
Friday 28th
ZH584/05 Lynx MK95A 1st Ground run after conversion
ZH584 é a matrícula inglesa do 19205, e não do 19204. Portanto, o 19205 estará no início dos testes.
Por falar em em 19204, parece estar neste momento a voar no Montijo! Alguém consegue confirmar visualmente?
De acordo com Yeovil Spotters em Thursday 25th March, o 19204 iniciou viagem para Portugal, em camião em 25MAR21.
DELIVERIES;
==========
ZH964 N-4003 Super Lynx Mk21b - TO BRAZIL BY ROAD 14.12.2020
ZZ405 Wildcat AH1 - TO YEOVILTON STORAGE EARLY 2021
ZZ518 Wildcat HMA2 - TO YEOVILTON CIRCA FEB 2021
ZZ515 Wildcat HMA2 - TO YEOVILTON EARLY MARCH 2021
ZZ519 Wildcat HMA2 , ex Leonardo Test Cab - TO YEOVILTON EARLY MARCH 2021
ZZ111 [0280] Merlin Mk.612 - TO NORWAY AS 'WHE07' 04.03.2021
G-HITB ex I-PTFO/36 [C/N 22736] AW109 Trekker - TO ELSTREE 17.03.2021
ZH843 Merlin HM2 (AEW) - TO CULDROSE AS 'WHE07' 23.03.2021
G-RBHF AW139 - Starspeed LTD - TO FAIROAKS 23.03.2021
ZH583 [19204] Super Lynx Mk95a – TO PORTUGAL BY ROAD 25.03.2021 - TBC
ZZ110 [0279] Merlin Mk.612 - TO NORWAY AS 'WHE01' 08.04.2021
ZZ514 Wildcat HMA2 - TO YEOVILTON APRIL 2021
ZZ394 Wildcat AH1 - TO YEOVILTON AS 'WHE 05' 20.04.2021
ZK001/AF Merlin HC4a - TO YEOVILTON STORAGE
Abraços
No âmbito do projeto DN-LPM Manutenção e FOS Lynx Mk95 durante a aceitação de fábrica da 1ª aeronave (19204) foram
feitas observações que careceram de retificação antes da entrega da aeronave em Portugal, tendo sido esta atrasada devido
às condicionantes de trabalho decorrentes da atual situação pandémica. Este fator implicou que a meta para entrega da 1.ª
aeronave transitasse para o 1º trimestre de 2021
O 1° trimestre acabou em março caso eles não saibam
O 1° trimestre acabou em março caso eles não saibam
Como o primeiro saiu a 25/03 e, veio por estrada Romana, chegou cá uns dias fora do prazo. :mrgreen:
Abraços
O 1° trimestre acabou em março caso eles não saibam
Como o primeiro saiu a 25/03 e, veio por estrada Romana, chegou cá uns dias fora do prazo. :mrgreen:
Abraços
Mas já cá está mesmo?
Vi hoje um Lynx a passar por cima da A33, entre a Moita e Sarilhos, mas como estava a conduzir, não deu para prestar grande atenção… mas que era um aluno, era… eles andem aí…
Vi hoje um Lynx a passar por cima da A33, entre a Moita e Sarilhos, mas como estava a conduzir, não deu para prestar grande atenção… mas que era um Lynx era… eles andem aí…
foi entregue o primeiro lynx mk95a modernizado. 8)
https://www.airinternational.com/index.php/article/portuguese-navy-takes-delivery-first-upgraded-lynx-mk95a
Marinha Portuguesa
18 de julho às 19:45 ·
NRP Corte-Real prepara próxima missão
O NRP Corte-Real iniciou na passada semana um Plano de Treino Específico que se estenderá até ao dia 23 de julho.
Este plano tem como objetivo melhorar o desempenho e as valências da guarnição com vista a elevar os padrões de prontidão do navio.
Com a plataforma pronta e a guarnição treinada, o NRP Corte-Real tem previsto integrar o NATO Standing Maritime Group 1(SNMG1) a partir de 19 de agosto de 2021.
Não está no artigo, mas a modernização é apenas para que estes durem até 2030.
Ou seja em 2030 vai ser fragatas novas com helicopteros novos. c56x1
Não está no artigo, mas a modernização é apenas para que estes durem até 2030.
Ou seja em 2030 vai ser fragatas novas com helicopteros novos. c56x1
As F100 australianas demoraram dois anos a construir. Será que são más fragatas?
Não está no artigo, mas a modernização é apenas para que estes durem até 2030.
Ou seja em 2030 vai ser fragatas novas com helicopteros novos. c56x1
Vai vai
Então não vai
As F100 australianas demoraram dois anos a construir. Será que são más fragatas?
ou então alega-se que a construção de uma base chinesa é o garante da nossa defesa.
estão-se a borrifar para questões de soberania.
(...) quem pensa que as Constellation são uma cópia exacta das FREEM está, no mínimo, equivocado. As Constellation são baseadas nas FREMM italianas, utilizam o mesmo grupo propulsor e eléctrico, têm um layout semelhante, no entanto, são mais compridas, mais largas e deslocam umas centenas de toneladas adicionais, porque os requisitos de construção naval norte-americanos são muito mais exigentes que os das marinhas europeias.
Vai na volta os Lynx têm Covid
(https://pbs.twimg.com/media/E8N8rD5XoAs8lYK?format=jpg&name=small)
O programa do 19204 teve início em setembro de 2016.Ou seja foi modernizado para as suas missões helitaxi e SAR.
Este exaustivo e minucioso processo de modernização constou de: desmontagem de todos os antigos equipamentos e sistemas da aeronave; diversas manutenções à fuselagem; reparações es-truturais em zonas apenas acessíveis nestas profundas interven-ções; modificações e reforço estrutural decorrentes da instalação dos novos motores (os LHTEC CTS800-4N substituíram os ante-riores Rolls Royce GEM42); reforço e atualização do sistema de deteção, proteção e extinção de incêndios; e instalação de um sistema de amortecimento de vibrações do rotor principal.
A modernização também abrangeu a área dos aviónicos: upgrades aos sistemas de ajuda e navegação, com a introdução de sistemas atualizados de navegação inercial; e a substituição do anterior painel de instrumentos pelo conceito de glass cockpit possuindo três ecrãs multifunções (com a obrigatória intervenção e reforço a nível estrutural).
No que concerne ao equipamento de missão, o anterior guincho hidráulico foi substituído por um guincho elétrico, que garante uma maior fiabilidade de utilização.
CitarO programa do 19204 teve início em setembro de 2016.Ou seja foi modernizado para as suas missões helitaxi e SAR.
Este exaustivo e minucioso processo de modernização constou de: desmontagem de todos os antigos equipamentos e sistemas da aeronave; diversas manutenções à fuselagem; reparações es-truturais em zonas apenas acessíveis nestas profundas interven-ções; modificações e reforço estrutural decorrentes da instalação dos novos motores (os LHTEC CTS800-4N substituíram os ante-riores Rolls Royce GEM42); reforço e atualização do sistema de deteção, proteção e extinção de incêndios; e instalação de um sistema de amortecimento de vibrações do rotor principal.
A modernização também abrangeu a área dos aviónicos: upgrades aos sistemas de ajuda e navegação, com a introdução de sistemas atualizados de navegação inercial; e a substituição do anterior painel de instrumentos pelo conceito de glass cockpit possuindo três ecrãs multifunções (com a obrigatória intervenção e reforço a nível estrutural).
No que concerne ao equipamento de missão, o anterior guincho hidráulico foi substituído por um guincho elétrico, que garante uma maior fiabilidade de utilização.
Missões ASW ou ASUW é que coiso.
CitarO programa do 19204 teve início em setembro de 2016.Ou seja foi modernizado para as suas missões helitaxi e SAR.
Este exaustivo e minucioso processo de modernização constou de: desmontagem de todos os antigos equipamentos e sistemas da aeronave; diversas manutenções à fuselagem; reparações es-truturais em zonas apenas acessíveis nestas profundas interven-ções; modificações e reforço estrutural decorrentes da instalação dos novos motores (os LHTEC CTS800-4N substituíram os ante-riores Rolls Royce GEM42); reforço e atualização do sistema de deteção, proteção e extinção de incêndios; e instalação de um sistema de amortecimento de vibrações do rotor principal.
A modernização também abrangeu a área dos aviónicos: upgrades aos sistemas de ajuda e navegação, com a introdução de sistemas atualizados de navegação inercial; e a substituição do anterior painel de instrumentos pelo conceito de glass cockpit possuindo três ecrãs multifunções (com a obrigatória intervenção e reforço a nível estrutural).
No que concerne ao equipamento de missão, o anterior guincho hidráulico foi substituído por um guincho elétrico, que garante uma maior fiabilidade de utilização.
Missões ASW ou ASUW é que coiso.
As FA, servem e servirão tão somente, para mostrar bandeira em missões "da paz e amor e arco íris", tudo o que seja Hellfires, LSRAM, AIM-9X, F-35, esqueçam, é muito bélico.
Neste momento em Yeovil, mais um vôo de teste do Lynx 19205.
Neste momento em Yeovil, mais um vôo de teste do Lynx 19205.
Qunado chegarem estão desactualizados outra vez.
Quanto a FLIR, daqui a pouco até a malta já os usa nos carros ainda a Marinha anda com os mastros ocos
Neste momento em Yeovil, mais um vôo de teste do Lynx 19205.
Qunado chegarem estão desactualizados outra vez.
Quanto a FLIR, daqui a pouco até a malta já os usa nos carros ainda a Marinha anda com os mastros ocos
Em breve será constituído outro GT, para começar a elaborar a substituição dos Lynx.
(O das novas FFGH continua a trabalhar a bom ritmo).
Cps,
Neste momento em Yeovil, mais um vôo de teste do Lynx 19205.
Qunado chegarem estão desactualizados outra vez.
Quanto a FLIR, daqui a pouco até a malta já os usa nos carros ainda a Marinha anda com os mastros ocos
Em breve será constituído outro GT, para começar a elaborar a substituição dos Lynx.
(O das novas FFGH continua a trabalhar a bom ritmo).
Cps,
Não sei porque agora lembrei-me daquele grupo de trabalho que escolheu nos anos 80 as Amazon (publiquei aqui o suplemento da revista da Armada faz uns meses)... :mrgreen:
Saudações
Ontem á tarde em Yeovil, o nosso 205, efectuou mais um voo de teste. ;)
Re: Yeovil (Westland) Sightings 2021
Thursday 25th November:
WHE07 AW101 for Poland (ZR286) flew twice (AM and PM)
WHE05 Lynx for Portugal (ZH584) flew PM.
Abraços
O “nosso terreno”, onde os Merlin operam 90% do tempo, tem cores muito diferentes do SEA.
Mais OT sorry
Esse é o problema, a frota está tão desfuncional que todos (MK514,MK515 e MK516) são usados na função SAR.
Mas quando são usados nos fins a que se destinam até não se dão mal.
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi252.photobucket.com%2Falbums%2Fhh10%2Freport-air%2FApolo%252010%2Fmerlin_7.jpg&hash=e1ccf1ea97ebcb52e47a03c6ff5a4cf4)
Num futuro distante de um MLU, podiam ficar todos assim:
(https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/a/a8/EH-101_Merlin_-_RIAT_2013_%28remix%29.jpg/880px-EH-101_Merlin_-_RIAT_2013_%28remix%29.jpg)
Algo que facilmente se mudava em caso de necessidade.
Mais OT sorry
Esse é o problema, a frota está tão desfuncional que todos (MK514,MK515 e MK516) são usados na função SAR.
Mas quando são usados nos fins a que se destinam até não se dão mal.
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi252.photobucket.com%2Falbums%2Fhh10%2Freport-air%2FApolo%252010%2Fmerlin_7.jpg&hash=e1ccf1ea97ebcb52e47a03c6ff5a4cf4)
Num futuro distante de um MLU, podiam ficar todos assim:
(https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/a/a8/EH-101_Merlin_-_RIAT_2013_%28remix%29.jpg/880px-EH-101_Merlin_-_RIAT_2013_%28remix%29.jpg)
Algo que facilmente se mudava em caso de necessidade.
Assim recorda-se os tempos em que tinhamos uma FAP, mais capacitada para combate e menos "politicamente correta"...
Mais OT sorry
Esse é o problema, a frota está tão desfuncional que todos (MK514,MK515 e MK516) são usados na função SAR.
Mas quando são usados nos fins a que se destinam até não se dão mal.
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi252.photobucket.com%2Falbums%2Fhh10%2Freport-air%2FApolo%252010%2Fmerlin_7.jpg&hash=e1ccf1ea97ebcb52e47a03c6ff5a4cf4)
Num futuro distante de um MLU, podiam ficar todos assim:
(https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/a/a8/EH-101_Merlin_-_RIAT_2013_%28remix%29.jpg/880px-EH-101_Merlin_-_RIAT_2013_%28remix%29.jpg)
Algo que facilmente se mudava em caso de necessidade.
Caros foristas,
Quando escreverem sobre os 101 da FAP, favor colocar os posts neste tópico que eu iniciei
https://www.forumdefesa.com/forum/index.php?topic=13612.0
Abraços
Ontem á tarde em Yeovil, o nosso 205, efectuou mais um voo de teste. ;)
Re: Yeovil (Westland) Sightings 2021
Thursday 25th November:
WHE07 AW101 for Poland (ZR286) flew twice (AM and PM)
WHE05 Lynx for Portugal (ZH584) flew PM.
Abraços
Completamente OT, eu sei, mas os Merlin para a Marinha Polaca que também lá andam por Yeovil têm um esquema em vários tons de cinza bastante atraente. 8)
(https://scontent.fopo2-1.fna.fbcdn.net/v/t39.30808-6/260384956_1276161056214292_3107720752756989174_n.jpg?_nc_cat=105&ccb=1-5&_nc_sid=b9115d&_nc_ohc=iUOG67FZ_m8AX9mMKUg&_nc_ht=scontent.fopo2-1.fna&oh=20e9b8efe909a5b336380170f4ff9c5b&oe=61A60819)
(https://scontent.fopo2-2.fna.fbcdn.net/v/t39.30808-6/258283058_1273041876526210_7436197802544957798_n.jpg?_nc_cat=110&ccb=1-5&_nc_sid=825194&_nc_ohc=0jkMyKC87wUAX9_Ziaa&tn=neJ0Ogi7vSxyTUtk&_nc_ht=scontent.fopo2-2.fna&oh=6d6708649d6c73589577b3bbbe81f2ab&oe=61A50641)
Caros foristas,
Quando escreverem sobre os 101 da FAP, favor colocar os posts neste tópico que eu iniciei
https://www.forumdefesa.com/forum/index.php?topic=13612.0
Abraços
Sejam um EH- 101 do Tenente, ou não, o 516 continua a ser um unicórnio. :mrgreen:
foda-se, os bichos são mais testados que o F35.
Se tivesse FLIR ainda eram mais 10 anos de testes
Visionários
Apenas chegou um ao Montijo certo?
Já há mais de duas semanas que não há novidades quanto ao nosso 19205, lá por Yeovil.
Será que o segundo Lynx, modernizado, já está a caminho de casa ???
Já há mais de duas semanas que não há novidades quanto ao nosso 19205, lá por Yeovil.
Será que o segundo Lynx, modernizado, já está a caminho de casa ???
Já deve ter sido embrulhado em plástico bolha, colocado num camião e vir a caminho. Digo eu. ;D
P.S. Só a miséria de desta vez o transporte do Montijo para Yeovil e vice-versa ser por via terrestre, quando noutros países é efectuada por via aérea, seja fretando um avião de carga (como aquando da entrega em 1993) ou utilizando meios próprios, é também bem reveladora do estado em que se encontram as nossas Forças Armadas, e a importância que lhes é dada. ::)
Foi para poupar dinheiro para o FLIR. :toto:
Vai para o Mediterrâneo? Com esta nova máquina, já estou a ver o Putin a só parar de correr na fronteira com a China. :mrgreen:
Cumprimentos :mrgreen:
P.S. Agora fora de brincadeira. À conversa com um amigo que trabalha na BA6, o novo motor dos Lynx e o novo Guincho, são 5 estrelas. Pena não ter vindo Flir e um sonar modernizado, pois ficava grande máquina.
(https://1.bp.blogspot.com/-H5krDU6bfLQ/XkxgstT9qXI/AAAAAAAAFPI/ynoEoDjd0fQh1XkIgSq7crNtF-hWzzthwCLcBGAsYHQ/s1600/5L2X6747.jpg)
E o sonar (e outros sistemas de armas, apesar do seu uso principal como táxi) não foram mexidos...?
:conf: :conf: :conf:
Querem ver que vamos ter um MLUzinho, feito ás Mijinhas
@MarinhaPT is considering modernizing the AN/AQS-18(V) dipping sonar system of its Super Lynx Mk95 multi-role helicopters. Five helicopters are being modernized by
@LDO_HELICOPTERS , with the first Mk95A scheduled for delivery to Portugal in 2021.
https://twitter.com/Defence360/status/1323309405119614979
Peço desculpa pela ignorância mas quanto custa um flir e qual a sua mais valia?
Peço desculpa pela ignorância mas quanto custa um flir e qual a sua mais valia?
:arrow: https://pt.wikipedia.org/wiki/FLIR
Lá por Yeovil, parece que o 19205, já está empacotado, com laçarote e tudo, e deve já estar a caminho da Lusitânia.
THURSDAY 10.03.22 1025hrs
By spray rig
unknown Lynx - wrapped in black plastic (apart from rotor head) being moved on back of low-loader artic
------- Despacho n.º 3038/2022:
PROCEDE À SUBDELEGAÇÃO E DELEGAÇÃO DE COMPETÊNCIAS.
Os helicópteros Lynx MK95A foram projetados e construídos pela firma Leonardo MW LTD, sociedade que detém os direitos de propriedade intelectual e industrial.
Como única sociedade habilitada, pelo estudo, análise de problemas técnicos, desenvolvimento e implementação de modificações consideradas necessárias para garantia da segurança do voo, mostra-se necessário a realização de um procedimento, junto da Leonardo MW LTD, que assegure a continuidade dos serviços e da atividade operacional.
Considerando que compete à Direção de Navios através do previsto no Decreto Regulamentar n.º 10/2015 referendado em 30 de julho de 2015, que aprova a orgânica da Marinha, manter as unidades navais e unidades auxiliares da Marinha, seus sistemas e equipamentos, assegurando do ponto de vista técnico-económico a eficiência e operacionalidade do material naval em geral.
Considerando que foram observadas as disposições legais estabelecidas para a realização de despesas públicas, nomeadamente o artigo 22.º do Decreto-Lei n.º 155/92, de 28 de julho e o Decreto-Lei n.º 197/99, de 8 de junho.
Neste contexto:
1 — Autorizo a Marinha a realizar a despesa atinente à aquisição de serviços de apoio técnico da Leonardo Mw Ltd para 2022 até ao montante máximo de 204.681,00€ (duzentos e quatro mil, seiscentos e oitenta e um euros), à Leonardo Mw Ltd., a que acresce IVA à taxa legal em vigor, com recurso a um procedimento por ajuste direto prevista e regulada pela subalínea iii) alínea e) do n.º 1 do artigo 24.º, do Código dos Contratos Públicos;
2 — Estabeleço que os encargos financeiros decorrentes do presente despacho serão suportados através das verbas nos Encargos Gerais de Marinha no Orçamento da Marinha;
3 — Delego, ao abrigo da conjugação do disposto no artigo 109.º do CCP e do artigo 44.º n.º 1 do Código do Procedimento Administrativo, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 4/2015, de 7 de janeiro, com faculdade de subdelegação, no Diretor de Navios, Contra-almirante Fernando Jorge Pires, a competência para a prática de todos os atos relativos ao procedimento pré-contratual e para o exercício de todos os poderes de conformação da relação contratual dele resultantes e a ele atinentes nos termos dos artigos 76.º,98.º, 106.º, 109.º e 302.º do CCP;
4 — Determino que o presente despacho produz efeitos a partir da data da sua assinatura.
25 de fevereiro de 2022. — O Superintendente do Material, Carlos Ventura Soares, Vice-Almirante.
200.000€ para a Leonardo...para a garantia ou coisa que o valha...Citar------- Despacho n.º 3038/2022:
PROCEDE À SUBDELEGAÇÃO E DELEGAÇÃO DE COMPETÊNCIAS.
Os helicópteros Lynx MK95A foram projetados e construídos pela firma Leonardo MW LTD, sociedade que detém os direitos de propriedade intelectual e industrial.
Como única sociedade habilitada, pelo estudo, análise de problemas técnicos, desenvolvimento e implementação de modificações consideradas necessárias para garantia da segurança do voo, mostra-se necessário a realização de um procedimento, junto da Leonardo MW LTD, que assegure a continuidade dos serviços e da atividade operacional.
Considerando que compete à Direção de Navios através do previsto no Decreto Regulamentar n.º 10/2015 referendado em 30 de julho de 2015, que aprova a orgânica da Marinha, manter as unidades navais e unidades auxiliares da Marinha, seus sistemas e equipamentos, assegurando do ponto de vista técnico-económico a eficiência e operacionalidade do material naval em geral.
Considerando que foram observadas as disposições legais estabelecidas para a realização de despesas públicas, nomeadamente o artigo 22.º do Decreto-Lei n.º 155/92, de 28 de julho e o Decreto-Lei n.º 197/99, de 8 de junho.
Neste contexto:
1 — Autorizo a Marinha a realizar a despesa atinente à aquisição de serviços de apoio técnico da Leonardo Mw Ltd para 2022 até ao montante máximo de 204.681,00€ (duzentos e quatro mil, seiscentos e oitenta e um euros), à Leonardo Mw Ltd., a que acresce IVA à taxa legal em vigor, com recurso a um procedimento por ajuste direto prevista e regulada pela subalínea iii) alínea e) do n.º 1 do artigo 24.º, do Código dos Contratos Públicos;
2 — Estabeleço que os encargos financeiros decorrentes do presente despacho serão suportados através das verbas nos Encargos Gerais de Marinha no Orçamento da Marinha;
3 — Delego, ao abrigo da conjugação do disposto no artigo 109.º do CCP e do artigo 44.º n.º 1 do Código do Procedimento Administrativo, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 4/2015, de 7 de janeiro, com faculdade de subdelegação, no Diretor de Navios, Contra-almirante Fernando Jorge Pires, a competência para a prática de todos os atos relativos ao procedimento pré-contratual e para o exercício de todos os poderes de conformação da relação contratual dele resultantes e a ele atinentes nos termos dos artigos 76.º,98.º, 106.º, 109.º e 302.º do CCP;
4 — Determino que o presente despacho produz efeitos a partir da data da sua assinatura.
25 de fevereiro de 2022. — O Superintendente do Material, Carlos Ventura Soares, Vice-Almirante.
Vai para o Mediterrâneo? Com esta nova máquina, já estou a ver o Putin a só parar de correr na fronteira com a China. :mrgreen:
Cumprimentos :mrgreen:
P.S. Agora fora de brincadeira. À conversa com um amigo que trabalha na BA6, o novo motor dos Lynx e o novo Guincho, são 5 estrelas. Pena não ter vindo Flir e um sonar modernizado, pois ficava grande máquina.
(https://1.bp.blogspot.com/-H5krDU6bfLQ/XkxgstT9qXI/AAAAAAAAFPI/ynoEoDjd0fQh1XkIgSq7crNtF-hWzzthwCLcBGAsYHQ/s1600/5L2X6747.jpg)
Peço desculpa pela ignorância mas quanto custa um flir e qual a sua mais valia?
A sério ,so no final de 2022 ? ? : :toto:
A 🇵🇹
@MarinhaPT
deverá receber um terceiro helicóptero Super Lynx Mk95A até ao final de 2022. Os 5 helicópteros da Esquadrilha de Helicópteros são modernizados pela
@LDO_Helicopters
. A modernização inclui um novo motor, guincho eléctrico e equipamentos de aviónicos digitais.
(https://i.imgur.com/DZFMZ4H.jpg)
https://twitter.com/Defence360/status/1519416466273185793
@MarinhaPT deverá receber um terceiro helicóptero Super Lynx Mk95A até ao final de 2022. Os 5 helicópteros da Esquadrilha de Helicópteros são modernizados pela @LDO_Helicopters. A modernização inclui um novo motor, guincho eléctrico e equipamentos de aviónicos digitais.
(https://i.imgur.com/DZFMZ4H.jpg)
https://twitter.com/Defence360/status/1519416466273185793
CitarPortuguese Super Lynx Mk 95A helicopter performs first flight
Victor Barreira, Lisbon - Jane's Navy International
20 February 2020
The Portuguese Navy’s first modified Super Lynx Mk 95A shipborne helicopter has made its first test flight, the service announced on 18 February. Work to modernise and extend the lives of the navy’s fleet of five Super Lynx Mk 95 helicopters is being carried out by Leonardo Helicopters at its facility in Yeovil, United Kingdom, under a contract awarded in July 2016 worth an estimated EUR69 million (USD76.4 million).
The first modernised helicopter, which completed its initial test flight on 14 February, will be delivered to Portugal in early May, with the fifth expected to be handed over in late 2021, the navy told Jane’s. The modernisation package includes the replacement of the original Rolls-Royce Gem 42 engines with more powerful LHTEC CTS800-4N turboshafts.
https://www.janes.com/article/94423/portuguese-super-lynx-mk-95a-helicopter-performs-first-flight
Se o quinto ainda está na EHM, e se foram precisos quase 3 anos para voar o primeiro, como será possível ter os 5 modernizados e entregues até ao final do ano que vem? ::)
The five Super Lynx Mk95A multi-role helicopters of the @defesa_pt @MarinhaPT are scheduled for delivery in 2021. The Super Lynx Mk95 fleet fielded by the @MarinhaPT EHM is being modernized by @LDO_HELICOPTERS to the Super Lynx Mk95A standard
https://twitter.com/Defence360/status/1331549791113928709
Essas vibrações devem f*der :mrgreen: pouco a integridade estrutural das células devem. Lá se vai a manutenção do tempo de serviço até 2035/2040 :-P
Essas vibrações devem f*der :mrgreen: pouco a integridade estrutural das células devem. Lá se vai a manutenção do tempo de serviço até 2035/2040 :-P
Um passarinho contou-me que a nova alcunha dos Mk95 remotorizados é "vibrador". Só estão em serviços mínimos até se descobrir a causa das mesmas, ou acabar as pilhas... :mrgreen: :mrgreen:
(https://i0.wp.com/assets.verticalmag.com/wp-content/uploads/2021/07/136A9468-1024x584.jpg?resize=640%2C365&ssl=1)
Saudações
Vai uma apostinha que só volta em Maio, à boleia da BD? ::)
Dizem as más-línguas, dizem, que até poderás estar mais certo do que aquilo que imaginas, e que a intenção seria precisamente essa, fazendo um brilharete para o Dia da Marinha em Maio. Pelo menos no que diz respeito ao 19204 e BD. c56x1Re: Yeovil (Westland) Sightings Autumn/Winter 2020/21
Post by Freeman Lowell » Fri Feb 19, 2021 10:58 am
Typeflyer wrote: ↑Thu Feb 18, 2021 8:36 pm
ZH584 showing as up on ADS-B this evening. No call sign - HEX as reported by Freeman.
From memory, about the time of the Mars landing last night, ZH584 was showing a callsign of K1PPERTD. Perhaps the work isn't going too well and the engineers are having to work late?
Freeman
às tantas como se não chegasse o atraso dos MLU dos lynx, se aparecem neste segundo heli, mais problemas, então é que o nosso 19205, nem lá para as calendas Romanas, chega á Marinha.
Abraços
Logo após o Natal contaram-me que há problemas de corrosão e não só em pelo menos duas células, pelo que o anúncio da possível entrega de todas as 5 aeronaves ainda no decorrer deste ano poderá ter sido prematuro. Além disso - e esta parte agora não posso confirmar, classificando-a de rumor -, há relatos de que a maior potência dos motores poderia estar a causar um maior stress na fuselagem do que o inicialmente previsto, pelo que seria necessário um maior reforço estrutural da célula a nível interno, consequentemente levando a mais atrasos.
Lá está, com tanto especialista ninguem pensou que poderia acontecer o mesmo que aos Puma, se fossem remotorizados ?
Espectáculo!!!!
Abraços
Há uma outra questão ainda, mas desta feita mais secundária e que foi rapidamente resolvida no 04: sem o sistema FLIR no nariz do aparelho, o centro de gravidade ficou um pouco mais desequilibrado face ao maior peso dos novos motores, no entanto isso era algo já antecipado pela Leonardo dado o facto de não estar prevista a instalação de um dispositivo IR na nossa modernização, e não houve problemas de maior. Desnecessariamente, claro está.
Um passarinho contou-me que a nova alcunha dos Mk95 remotorizados é "vibrador". Só estão em serviços mínimos até se descobrir a causa das mesmas, ou acabar as pilhas... :mrgreen: :mrgreen:
(https://i0.wp.com/assets.verticalmag.com/wp-content/uploads/2021/07/136A9468-1024x584.jpg?resize=640%2C365&ssl=1)
Saudações
Então e os testes de aceitação na fábrica no Reino Unido serviram afinal para quê? Foi por causa das pressas, não? ::)
É o que dá querer tornar a roda quadrada, quando esta é redonda e roda - e bem - já há muito tempo. ::)Vai uma apostinha que só volta em Maio, à boleia da BD? ::)
Dizem as más-línguas, dizem, que até poderás estar mais certo do que aquilo que imaginas, e que a intenção seria precisamente essa, fazendo um brilharete para o Dia da Marinha em Maio. Pelo menos no que diz respeito ao 19204 e BD. c56x1Re: Yeovil (Westland) Sightings Autumn/Winter 2020/21
Post by Freeman Lowell » Fri Feb 19, 2021 10:58 am
Typeflyer wrote: ↑Thu Feb 18, 2021 8:36 pm
ZH584 showing as up on ADS-B this evening. No call sign - HEX as reported by Freeman.
From memory, about the time of the Mars landing last night, ZH584 was showing a callsign of K1PPERTD. Perhaps the work isn't going too well and the engineers are having to work late?
Freeman
às tantas como se não chegasse o atraso dos MLU dos lynx, se aparecem neste segundo heli, mais problemas, então é que o nosso 19205, nem lá para as calendas Romanas, chega á Marinha.
Abraços
Logo após o Natal contaram-me que há problemas de corrosão e não só em pelo menos duas células, pelo que o anúncio da possível entrega de todas as 5 aeronaves ainda no decorrer deste ano poderá ter sido prematuro. Além disso - e esta parte agora não posso confirmar, classificando-a de rumor -, há relatos de que a maior potência dos motores poderia estar a causar um maior stress na fuselagem do que o inicialmente previsto, pelo que seria necessário um maior reforço estrutural da célula a nível interno, consequentemente levando a mais atrasos.
Lá está, com tanto especialista ninguem pensou que poderia acontecer o mesmo que aos Puma, se fossem remotorizados ?
Espectáculo!!!!
Abraços
Há uma outra questão ainda, mas desta feita mais secundária e que foi rapidamente resolvida no 04: sem o sistema FLIR no nariz do aparelho, o centro de gravidade ficou um pouco mais desequilibrado face ao maior peso dos novos motores, no entanto isso era algo já antecipado pela Leonardo dado o facto de não estar prevista a instalação de um dispositivo IR na nossa modernização, e não houve problemas de maior. Desnecessariamente, claro está.
Pelos vistos não foi resolvida, nem será assim tão secundária...
Um passarinho contou-me que a nova alcunha dos Mk95 remotorizados é "vibrador". Só estão em serviços mínimos até se descobrir a causa das mesmas, ou acabar as pilhas... :mrgreen: :mrgreen:
(https://i0.wp.com/assets.verticalmag.com/wp-content/uploads/2021/07/136A9468-1024x584.jpg?resize=640%2C365&ssl=1)
Saudações
Então e os testes de aceitação na fábrica no Reino Unido serviram afinal para quê? Foi por causa das pressas, não? ::)
É o que dá querer tornar a roda quadrada, quando esta é redonda e roda - e bem - já há muito tempo. ::)Vai uma apostinha que só volta em Maio, à boleia da BD? ::)
Dizem as más-línguas, dizem, que até poderás estar mais certo do que aquilo que imaginas, e que a intenção seria precisamente essa, fazendo um brilharete para o Dia da Marinha em Maio. Pelo menos no que diz respeito ao 19204 e BD. c56x1Re: Yeovil (Westland) Sightings Autumn/Winter 2020/21
Post by Freeman Lowell » Fri Feb 19, 2021 10:58 am
Typeflyer wrote: ↑Thu Feb 18, 2021 8:36 pm
ZH584 showing as up on ADS-B this evening. No call sign - HEX as reported by Freeman.
From memory, about the time of the Mars landing last night, ZH584 was showing a callsign of K1PPERTD. Perhaps the work isn't going too well and the engineers are having to work late?
Freeman
às tantas como se não chegasse o atraso dos MLU dos lynx, se aparecem neste segundo heli, mais problemas, então é que o nosso 19205, nem lá para as calendas Romanas, chega á Marinha.
Abraços
Logo após o Natal contaram-me que há problemas de corrosão e não só em pelo menos duas células, pelo que o anúncio da possível entrega de todas as 5 aeronaves ainda no decorrer deste ano poderá ter sido prematuro. Além disso - e esta parte agora não posso confirmar, classificando-a de rumor -, há relatos de que a maior potência dos motores poderia estar a causar um maior stress na fuselagem do que o inicialmente previsto, pelo que seria necessário um maior reforço estrutural da célula a nível interno, consequentemente levando a mais atrasos.
Lá está, com tanto especialista ninguem pensou que poderia acontecer o mesmo que aos Puma, se fossem remotorizados ?
Espectáculo!!!!
Abraços
Há uma outra questão ainda, mas desta feita mais secundária e que foi rapidamente resolvida no 04: sem o sistema FLIR no nariz do aparelho, o centro de gravidade ficou um pouco mais desequilibrado face ao maior peso dos novos motores, no entanto isso era algo já antecipado pela Leonardo dado o facto de não estar prevista a instalação de um dispositivo IR na nossa modernização, e não houve problemas de maior. Desnecessariamente, claro está.
Pelos vistos não foi resolvida, nem será assim tão secundária...
Deixa arder...
Aquilo são células com 30 anos e há duas com pelo menos 36. A decisão de "recauchutar" velharia, quando já ninguém na NATO usa aquilo foi mais uma daquelas imbecilidades à tuga. Quem é que na marinheca vai responder por esta decisão desastrosa?
Ainda me recordo quando há pouco mais de 2 anos critiquei aqui a decisão. E vieram logo os "bonzinhos" de serviço defender a decisão.
Um deles até foi chibar-se a uns tripulantes da bartolomeu avarias que estava nos Países Baixos a fazer o tal tuning no mastro e a mudar as cabalagens e consolas. Quando disse que estavam a fazer figura de otários quando publicavam fotos todos sorridentes a referir que o navio estava a fazer uma "modernização". Parecendo que estavam a levantar uma fragata nova de última geração. E que vieram inscrever-se aqui à pressa no FD para defrontarem-me e tirar meças comigo. Podem ir chamá-los outra vez.
Não deixaria de ser irónico que tivessem de instalar FLIRs para repor o CG mais à vante.
P.S. Como o Mk300 é que era. ;)
(https://s3.eu-west-2.amazonaws.com/abpic-media-eu-production/pictures/full_size_0154/1232274-large.jpg)
(https://s3.eu-west-2.amazonaws.com/abpic-media-eu-production/pictures/full_size_0154/1232276-large.jpg)
E a corte Real foi sem heli para o SNMG1
Bom dia. Passou há instantes por mim o Super Lynx 19204, que seguiu em direcção ao mar.
Pelo ADS-B Exchange e MarineTraffic, parece-me ter como destino a BD que está neste momento frente a Paço de Arcos, a sair a barra do Tejo.
https://globe.adsbexchange.com/?icao=497cbf
E a corte Real foi sem heli para o SNMG1
Foi outra vez com a placa de "Alugam-se hangar e convés de voo, em bom estado"? ::)
Os drones devem ir equipados com torpedos Nerf.
E a corte Real foi sem heli para o SNMG1
Foi outra vez com a placa de "Alugam-se hangar e convés de voo, em bom estado"? ::)
Tenho ideia que foi com drones. :P ;)
https://www.noticiasaominuto.com/pais/2011577/fragata-corte-real-com-destacamento-de-drones-em-missao-da-nato (https://www.noticiasaominuto.com/pais/2011577/fragata-corte-real-com-destacamento-de-drones-em-missao-da-nato)
(https://media-manager.noticiasaominuto.com/1920/naom_629e127c16fc2.jpeg)
(https://www.marinha.pt/pt/media-center/Noticias/Imagens%20Noticias/NAVIOS/NRP%20CORTE%20REAL/DRONE/DRONE%202.jpeg)
(https://www.marinha.pt/pt/media-center/Noticias/Imagens%20Noticias/NAVIOS/NRP%20CORTE%20REAL/DRONE/DRONE%203.jpg)
Saudações
A Célula de Experimentação Operacional de Veículos Não Tripulados da Marinha de Portugal, a CEOV, acaba de revelar que está desenvolvendo "brinquedos" de controle remoto com câmeras para serem usados como disparadores de granadas.
Vocês são uns más línguas do catano. Se não vai nada é porque aluga-se deck e hangar, se vai é porque é da fnac ou lança torpedos nerf. :mrgreen: Vá, fiquem lá com mais umas fotos dos ditos e apenas com um atraso de 2 anos sobre a sua utilização. :mrgreen:
https://www.dn.pt/poder/marinha-preve-primeiros-destacamentos-de-drones-em-2020-9892067.html (https://www.dn.pt/poder/marinha-preve-primeiros-destacamentos-de-drones-em-2020-9892067.html)
https://www.defesaaereanaval.com.br/aviacao/fragata-portuguesa-participa-de-exercicios-da-otan-com-dae-de-sarp-e (https://www.defesaaereanaval.com.br/aviacao/fragata-portuguesa-participa-de-exercicios-da-otan-com-dae-de-sarp-e)
(https://cdn-defesaaereanaval.nuneshost.com/wp-content/uploads/2022/06/FB_IMG_1654522293517.jpg)
https://vmtv.sapo.pt/acor-da-marinha/ (https://vmtv.sapo.pt/acor-da-marinha/)
(https://media-exp1.licdn.com/dms/image/C4E22AQHu-pqeI2oGiw/feedshare-shrink_800/0/1653144856630?e=1656547200&v=beta&t=mF0IZn2otdS3FHvWtTEoLQGJCHda6GXyzplyf-LSIY0)
Cumprimentos
P.S. Oi? ;)
https://canaltech.com.br/drones/marinha-de-portugal-revela-que-esta-construindo-drones-modificados-para-guerras-151529/ (https://canaltech.com.br/drones/marinha-de-portugal-revela-que-esta-construindo-drones-modificados-para-guerras-151529/)CitarA Célula de Experimentação Operacional de Veículos Não Tripulados da Marinha de Portugal, a CEOV, acaba de revelar que está desenvolvendo "brinquedos" de controle remoto com câmeras para serem usados como disparadores de granadas.
(https://t.ctcdn.com.br/tnnyActCOSzE4M5NGoDpKYD1Ljc=/0x90:959x631/720x405/smart/filters:format(webp)/i361404.jpeg)
A Esquadrilha de Helicópteros da Marinha nas últimas 3 semanas tem sido anfitriã do helicóptero Wildcat do HMS Lancaster que integra a força naval da NATO, SNMG1. A aeronave tem vindo a efetuar os seus voos operacionais e de treino a partir da Esquadrilha de Helicópteros, comprovando e reforçando a interoperabilidade das marinhas da NATO, assim como a troca de experiência e conhecimento dos tripulantes e técnicos de manutenção.
CitarA Esquadrilha de Helicópteros da Marinha nas últimas 3 semanas tem sido anfitriã do helicóptero Wildcat do HMS Lancaster que integra a força naval da NATO, SNMG1. A aeronave tem vindo a efetuar os seus voos operacionais e de treino a partir da Esquadrilha de Helicópteros, comprovando e reforçando a interoperabilidade das marinhas da NATO, assim como a troca de experiência e conhecimento dos tripulantes e técnicos de manutenção.
Ao menos ficam a conhecer um heli moderno :mrgreen:
CitarA Esquadrilha de Helicópteros da Marinha nas últimas 3 semanas tem sido anfitriã do helicóptero Wildcat do HMS Lancaster que integra a força naval da NATO, SNMG1. A aeronave tem vindo a efetuar os seus voos operacionais e de treino a partir da Esquadrilha de Helicópteros, comprovando e reforçando a interoperabilidade das marinhas da NATO, assim como a troca de experiência e conhecimento dos tripulantes e técnicos de manutenção.
Ao menos ficam a conhecer um heli moderno :mrgreen:
Defence
Royal Navy Wildcat cuts teeth during Arctic Thunder frigate sinking
By Craig Hoyle - 23 September 2022
The UK Royal Navy (RN) has performed the first firing of its Thales Martlet air-to-surface missile against a “realistic target at sea”, as part of a bilateral exercise also involving the Royal Air Force (RAF) and US military. Conducted in the North Atlantic during exercise Arctic Thunder, the activity involved multiple assets targeting and sinking a decommissioned US Navy (USN) Oliver Hazard Perry-class frigate, the USS Boone.
The RN says the multi-service exercise involved “a rare live test of complex weapons against a realistic target far out to sea… giving allies real-world experience of hitting targets from long range”. First, a simultaneous strike was conducted using three Boeing AGM-84 Harpoon anti-ship missiles: two fired by the RN’s Type 23 frigate HMS Westminster and another from a USN Boeing P-8A Poseideon maritime patrol aircraft. HMS Westminster’s embarked Leonardo Helicopters Wildcat HMA2 maritime rotorcraft, from 815 Naval Air Squadron, was then employed, firing an undisclosed number of missiles at the ship’s hull.“This was the first firing of the Fleet Air Arm’s new anti-ship weapon against a realistic target at sea – to this point Martlet had only been used against purpose-built targets,” the RN notes.
The laser-guided Martlet has a launch weight of 13kg (29lb) and a reported effective range of 3-5nm (6-9km), with a top speed of Mach 1.5. Equipped with a Leonardo-developed weapon wing, the Wildcat can carry up to 20 of the missiles, using four five-round launchers.“The Wildcat’s crew stayed airborne and used the on-board laser-targeting pod to guide in a [Eurofighter] Typhoon from 41 Squadron to launch [Raytheon UK] Paveway IV precision-guided munitions against the target,” the RN says. “This was the first time an RAF Typhoon had dropped live ordnance onto a warship used as a maritime target, and the first time a Royal Navy helicopter had guided the Paveway IV on to its bullseye,” it adds.
Additional strikes were performed using Raytheon SM-6 surface-to-surface missiles deployed by the destroyer USS Arleigh Burke, and Boeing Joint Direct Attack Munitions released by US Air Force Boeing F-15Es, operating from RAF Lakenheath in Suffolk. “The integration of high-end weapons, sensors and communications with our NATO allies is key to the collective war fighting capability of the Alliance demonstrated by the sinking exercise,” notes Commander Ed Moss-Ward, commanding officer of HMS Westminster.
https://www.flightglobal.com/defence/royal-navy-wildcat-cuts-teeth-during-arctic-thunder-frigate-sinking/150312.article
Por falar em Wildcat...CitarDefence
Royal Navy Wildcat cuts teeth during Arctic Thunder frigate sinking
By Craig Hoyle - 23 September 2022
The UK Royal Navy (RN) has performed the first firing of its Thales Martlet air-to-surface missile against a “realistic target at sea”, as part of a bilateral exercise also involving the Royal Air Force (RAF) and US military. Conducted in the North Atlantic during exercise Arctic Thunder, the activity involved multiple assets targeting and sinking a decommissioned US Navy (USN) Oliver Hazard Perry-class frigate, the USS Boone.
The RN says the multi-service exercise involved “a rare live test of complex weapons against a realistic target far out to sea… giving allies real-world experience of hitting targets from long range”. First, a simultaneous strike was conducted using three Boeing AGM-84 Harpoon anti-ship missiles: two fired by the RN’s Type 23 frigate HMS Westminster and another from a USN Boeing P-8A Poseideon maritime patrol aircraft. HMS Westminster’s embarked Leonardo Helicopters Wildcat HMA2 maritime rotorcraft, from 815 Naval Air Squadron, was then employed, firing an undisclosed number of missiles at the ship’s hull.“This was the first firing of the Fleet Air Arm’s new anti-ship weapon against a realistic target at sea – to this point Martlet had only been used against purpose-built targets,” the RN notes.
The laser-guided Martlet has a launch weight of 13kg (29lb) and a reported effective range of 3-5nm (6-9km), with a top speed of Mach 1.5. Equipped with a Leonardo-developed weapon wing, the Wildcat can carry up to 20 of the missiles, using four five-round launchers.“The Wildcat’s crew stayed airborne and used the on-board laser-targeting pod to guide in a [Eurofighter] Typhoon from 41 Squadron to launch [Raytheon UK] Paveway IV precision-guided munitions against the target,” the RN says. “This was the first time an RAF Typhoon had dropped live ordnance onto a warship used as a maritime target, and the first time a Royal Navy helicopter had guided the Paveway IV on to its bullseye,” it adds.
Additional strikes were performed using Raytheon SM-6 surface-to-surface missiles deployed by the destroyer USS Arleigh Burke, and Boeing Joint Direct Attack Munitions released by US Air Force Boeing F-15Es, operating from RAF Lakenheath in Suffolk. “The integration of high-end weapons, sensors and communications with our NATO allies is key to the collective war fighting capability of the Alliance demonstrated by the sinking exercise,” notes Commander Ed Moss-Ward, commanding officer of HMS Westminster.
https://www.flightglobal.com/defence/royal-navy-wildcat-cuts-teeth-during-arctic-thunder-frigate-sinking/150312.article
Coisas que o primo de cá só em sonhos poderia almejar. ::)
Demasiado complexo !
Ontem de manhã em Yeovil, o nosso lynx 202, depois de terminada a conversão para MK95A, efectuou o primeiro teste de solo.
Abraços
Ontem de manhã em Yeovil, o nosso lynx 202, depois de terminada a conversão para MK95A, efectuou o primeiro teste de solo.
Abraços
Já? Tão depressa????? Vejam lá isso, não queimem etapas!!!!
Ontem de manhã em Yeovil, o nosso lynx 202, depois de terminada a conversão para MK95A, efectuou o primeiro teste de solo.
Abraços
E como é que ficou a situação dos "tremelicos"? resolveu-se ou decidiu-se ignorar até haver maior problema?
Atenção à mudança esta madrugada para o horário de Inverno. :mrgreen:
(https://i.postimg.cc/5tvPsgk9/312085375-494578032699623-1760782568986874182-n.jpg)
A Marinheca adora estas coisinhas... ::)
Tem estado muita humidade c56x1
Ainda vão voltar ao Reino Unido para trocarem os displays por instrumentos analógicos :mrgreen:
Chegou ao meu conhecimento que um dos Lynx sofreu um apagão em voo. As telas multifunções ficaram todas a negro... ::)
(https://1.bp.blogspot.com/-ypMjgbf0814/XkxgsroCC9I/AAAAAAAAFPQ/Q1qrXwDcdWgUbo12zABIFeI4VI2tcF6lACLcBGAsYHQ/s1600/5L2X6736.jpg)
Cumprimentos
Chegou ao meu conhecimento que um dos Lynx sofreu um apagão em voo. As telas multifunções ficaram todas a negro... ::)
(https://1.bp.blogspot.com/-ypMjgbf0814/XkxgsroCC9I/AAAAAAAAFPQ/Q1qrXwDcdWgUbo12zABIFeI4VI2tcF6lACLcBGAsYHQ/s1600/5L2X6736.jpg)
Cumprimentos
Deve ser das vibrações, provavelmente soltou-se um cabo ou outro. Modernizações à portuguesa, é o que se sabe. ::)
Há umas fitas adesivas em polietileno muito boas para isso :-P
Bem, eu falo nisso mas por causa de um parafuso da maxila do travão de frente que saltou da mota nova( impensável), bloqueou a roda e voei uma dezena de metros e parti umas coisas no corpo.
Vejam lá também se os parafusos dos Lynx estão bem apertados e tem aquele selante na rosca por causas das vibrações.
Embora sem marcas, esse Lynx pertence à África do Sul, e está equipado com o Star Safire III no nariz, em configuração semelhante à que será adotada para os Lynx brasileiros (Foto: Segurança & Defesa/ ELIR)
O maior problema é que não conseguem resolver o problema das vibrações... ::)
(...) The five helicopters are being subjected to structural modification work resulting from the installation of new engines. In the avionics area, upgrades are being made to the help and navigation systems, with updated inertial navigation systems being introduced.
Within the scope of these interventions, work is still underway to replace the current instrument panel and the current hydraulic rescue winch with a more reliable electric winch, as well as the installation of a vibration dampening system for the main rotor.
https://www.helis.com/database/news/portugal-lynx-upgrade/?noamp=1
3 helicopteros entregues ,2 helicopteros em modernizaçao.
Quanto aos helicópteros Lynx MK95A, já há três unidades
modernizadas e estão duas ainda em processo de modernização.
Durante o ano o destacamento com a aeronave 19204 integrou
o NRP Bartolomeu Dias e participou no OST durante os meses
de junho e julho. A terceira aeronave foi entregue em dezembro,
prevendo-se a sua entrada ao serviço em janeiro de 2023.
Após a realização com sucesso do Critical Design Review, em
finais de agosto, o contrato de modernização do simulador
de treino para pilotos do helicóptero Lynx MK95A entrou na
fase de desenvolvimento e produção; segundo o planeamento
contratualmente acordado, a entrega do simulador modernizado
deverá ocorrer em fevereiro de 2024.
3 helicopteros entregues ,2 helicopteros em modernizaçao.
Quanto aos helicópteros Lynx MK95A, já há três unidades
modernizadas e estão duas ainda em processo de modernização.
Durante o ano o destacamento com a aeronave 19204 integrou
o NRP Bartolomeu Dias e participou no OST durante os meses
de junho e julho. A terceira aeronave foi entregue em dezembro,
prevendo-se a sua entrada ao serviço em janeiro de 2023.
Após a realização com sucesso do Critical Design Review, em
finais de agosto, o contrato de modernização do simulador
de treino para pilotos do helicóptero Lynx MK95A entrou na
fase de desenvolvimento e produção; segundo o planeamento
contratualmente acordado, a entrega do simulador modernizado
deverá ocorrer em fevereiro de 2024.
E acrescentar que os 3 helis disponíveis voaram o ano passado cerca de 230 horas e 50 minutos, o que significa que, entre outras coisas, já houve também certamente alguns passeiozinhos de Almirantes a bordo dos Super Lynx. :mrgreen:
Bem-vindos a mais uma edição do concurso "Descubra as Diferenças"...
Super Lynx Mk.21B, Marinha Brasileira
(https://i.postimg.cc/fLqS5N61/327797369-703529294816606-2100363785347982552-n.jpg)
Super Lynx Mk.95A, Marinha Portuguesa
(https://i.postimg.cc/NFrF4r8r/310324370-1471629086675911-2343927215674372964-n.jpg)
Prémio para o vencedor:
- se for um má-língua certificado e verificado, beijinhos e mar chão. Mandem lembranças;
- se for um Almirante, a promessa de um passeiozinho aéreo para observar os inúmeros meios da Armada em acção um dia destes.
Participe já!
Tinha custado muito colocar uns Flir nos aparelhos
Tinha custado muito colocar uns Flir nos aparelhos
Não faço ideia quanto custa cada FLIR para os Lynx, mas mesmo que o total ascendesse a umas centenas ou mesmo milhões de euros é vergonhoso que não tenham sido comprados e equipados.
Num orçamento global anual de (cerca de) 3000M€, não haver dinheiro (leia-se vontade política) para instalar este equipamento básico por "meia dúzia" de euros é inaceitável.
El Buque de Asalto Anfibio Castilla, durante el ejercicio ContexPhibex, ha realizado colaboraciones con helicópteros de la
Marinha Portuguesa, adiestrándose en una capacidad tan importante como es el aprovisionamiento con aeronaves.
Bem-vindos a mais uma edição do concurso "Descubra as Diferenças"...
Super Lynx Mk.21B, Marinha Brasileira
(https://i.postimg.cc/fLqS5N61/327797369-703529294816606-2100363785347982552-n.jpg)
Super Lynx Mk.95A, Marinha Portuguesa
(https://i.postimg.cc/NFrF4r8r/310324370-1471629086675911-2343927215674372964-n.jpg)
Prémio para o vencedor:
- se for um má-língua certificado e verificado, beijinhos e mar chão. Mandem lembranças;
- se for um Almirante, a promessa de um passeiozinho aéreo para observar os inúmeros meios da Armada em acção um dia destes.
Participe já!
Cada vez mais visiono uma Marinha Ibérica :mrgreen:Em que os hermanos dão os navios e nós os almirantes e comodoros? :mrgreen:
P.S. Os Flir são como os Sea Skua. Dia de S.nunca à tarde. :mrgreen:
Cada vez mais visiono uma Marinha Ibérica :mrgreen:Em que os hermanos dão os navios e nós os almirantes e comodoros? :mrgreen:
Saudações :mrgreen:
P.S. Os Flir são como os Sea Skua. Dia de S.nunca à tarde. :mrgreen:
(https://www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2009/07/helo1_20090717092652.jpg)
O picas devia organizar umas conferências para mostrar a esses garotões como é que se faz :G-beer2:
Não digam nada, simplesmente apreciem.
(https://pbs.twimg.com/media/F9UBgUXXAAEY7IW?format=jpg&name=medium)
https://twitter.com/thinkdefence/status/1717280490095350241
Daqui a 20 anos espero que cá estejamos todos a comemorar os 50 anos dos Lynx
:Amigos:
Não digam nada, simplesmente apreciem.
(https://pbs.twimg.com/media/F9UBgUXXAAEY7IW?format=jpg&name=medium)
https://twitter.com/thinkdefence/status/1717280490095350241
Pronto, já avacalhaste o tópico... :P
O que será feito dos Super Lynx 19201 e 19203? ???Encostadinhos por falta de manutenção, cheira-me.
A nível dos spotters em Yeovil, aparentemente ninguém os observou durante todo o ano passado, apenas os Super Lynx da Marinha Brasileira. E se o 19203 já se encontra em Yeovil há mais de 3 anos e meio, o 19201 supostamente estará há 4 ou mais... :N-icon-Axe:
Já devem ter apodrecido
O que traz à baila o estranho caso dos Super Lynx da EHM: pagamentos em falta ou problemas estruturais sérios nas células?
Todo este atraso na finalização dos trabalhos nos últimos dois helicópteros denota que de facto algo de grave se passa, ou a nível dos pagamentos ou problemas estruturais como bem disseste. Apesar de até poderem ser ambos, começo a ter tendência para me inclinar para os problemas estruturais, tendo em conta os 4 anos que já se passaram desde a chegada destas últimas duas células a Yeovil, e o facto de se saber que antes da modernização havia pelo menos um Super Lynx que se encontrava encostado há algum tempo.
@CJ,
pergunta de um leio mas isto não poderá ser o mesmo cenário (problemas estruturais e orçamentais) com os C-130H-30 Hercules 16801 e 16806, e com o C-295M 16702?
Obrigado,
GM
Não digam nada, simplesmente apreciem.
(https://pbs.twimg.com/media/F9UBgUXXAAEY7IW?format=jpg&name=medium)
https://twitter.com/thinkdefence/status/1717280490095350241
Pronto, já avacalhaste o tópico... :P
Ficava contente com 2 destes em segunda mão... :mrgreen:
(https://www.runway28.nl/reports/2014_08_25_ETMN/pictures/2014_08_25_ETMN_P10.jpg)
Saudações
Não digam nada, simplesmente apreciem.
(https://pbs.twimg.com/media/F9UBgUXXAAEY7IW?format=jpg&name=medium)
https://twitter.com/thinkdefence/status/1717280490095350241
Pronto, já avacalhaste o tópico... :P
Ficava contente com 2 destes em segunda mão... :mrgreen:
(https://www.runway28.nl/reports/2014_08_25_ETMN/pictures/2014_08_25_ETMN_P10.jpg)
Saudações
Sim, porque FLIR actualmente é básico e nem isso acharam bem colocar nos nossos.
Não faz falta para localizar "alvos" pequenos de qualquer natureza e com qualquer tempo
Se formos ver os táxis não têm, só as laNchas da GNR
Calma que agora com o excedente orçamental a coisa vai