Sim, o Pandur não era nem de perto nem de longe a melhor opção. Mas era o mais barato creio eu. E nem assim incluíram versão AA, e apenas adquirimos 7 com RWS, não nos tendo dado ao trabalho de colocar protecção balística para o atirador das restantes viaturas.
Talvez esteja a ser demasiado otimista, mas não perdi completamente a esperança que com o incremento orçamental que as FA irão receber a breve trecho, se comece a olhar seriamente para equipamentos topo de gama. À nossa escala e sem megalomanias.
No caso de IFV, para mim a escolha é entre CV90 ou Lynx.
Provavelmente o modelo sueco é o que tem melhor relação qualidade/preço e o alemão o mais recente e com maior potencial de crescimento.
Eu até concordaria, o problema é que temos tanta coisa por adquirir, que é difícil sonhar com as opções topo de gama, sem que haja cortes noutras partes.
E nós nem sequer sabemos quanto dinheiro será disponibilizado para a Defesa, nem tão pouco quando é que será disponibilizado, nem que programas serão prioritários.
Eu antes prefiro ter orçamento a sério para os VSHORAD e MRAD, do que limitar o orçamento disto para ter um IFV mais caro.