Finalmente: Leopard II para Portugal

  • 1707 Respostas
  • 482884 Visualizações
*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5356
  • Recebeu: 739 vez(es)
  • Enviou: 734 vez(es)
  • +509/-2608
Re: Finalmente: Leopard II para Portugal
« Responder #1095 em: Agosto 12, 2010, 11:23:49 pm »
Citação de: "voador"
Do ponto vista doutrinário, está muito certinho e direitinho. Parece tirado do conceito estratégico de defesa  :mrgreen:
Mas...
Leopard nas Bolamas e pantanos da Guiné ???? Essa é forte !!!
Na NATO. Parece-me bem (se tivermos dinheiro para os sustentar num TO, o que é de dificil compreensão nos tempos que correm...)

Em relação ao ultimo ponto pergunto: O valor de um Leopard será igual a quantos carros de combate a incendios ou a quantos buldozers para a engenharia ???

Sorry, não mudei de ideias...

Mas da discussão nasce a luz...

Se entrares por aí, Posso perguntar-te o que é que me interessa a segurança da guiné (eles não são nossos vizinhos) ou então para quê comprar viaturas 4x4 blindadas, quando esse dinheiro dá para carros de bombeiros.
Eu pessoalmente olho para os leos, como um garante da independência e liberdade do meu país!
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7934
  • Recebeu: 1268 vez(es)
  • Enviou: 345 vez(es)
  • +5173/-235
Re: Finalmente: Leopard II para Portugal
« Responder #1096 em: Agosto 13, 2010, 12:46:24 am »
Citação de: "nelson38899"
Se entrares por aí, Posso perguntar-te o que é que me interessa a segurança da guiné (eles não são nossos vizinhos)

Guiné --> Pântanos --> "Cemitério de lama" para CC (há que ler as coisas com calma...)
 

*

Malina

  • 531
  • +0/-0
Re: Finalmente: Leopard II para Portugal
« Responder #1097 em: Agosto 13, 2010, 10:18:31 am »
(Ironia)
Realmente Portugal devia gastar o pouco dinheiro que tem a comprar coisas para defender os outros países.
Ainda que haja mais actividade nos outros países, nunca devemos descurar a defesa do nosso, senão depois em caso de crise ou alguma coisa que possa acontecer, vamo-nos defender com o quê?
 

*

GI Jorge

  • 617
  • +0/-0
Re: Finalmente: Leopard II para Portugal
« Responder #1098 em: Agosto 13, 2010, 04:47:06 pm »
Citação de: "nelson38899"
Citação de: "voador"
Do ponto vista doutrinário, está muito certinho e direitinho. Parece tirado do conceito estratégico de defesa  :mrgreen:
Mas...
Leopard nas Bolamas e pantanos da Guiné ???? Essa é forte !!!
Na NATO. Parece-me bem (se tivermos dinheiro para os sustentar num TO, o que é de dificil compreensão nos tempos que correm...)

Em relação ao ultimo ponto pergunto: O valor de um Leopard será igual a quantos carros de combate a incendios ou a quantos buldozers para a engenharia ???

Sorry, não mudei de ideias...

Mas da discussão nasce a luz...

Se entrares por aí, Posso perguntar-te o que é que me interessa a segurança da guiné (eles não são nossos vizinhos) ou então para quê comprar viaturas 4x4 blindadas, quando esse dinheiro dá para carros de bombeiros.
Eu pessoalmente olho para os leos, como um garante da independência e liberdade do meu país!

Se tiveres combustivel e muniçoes suficientes. E uma vez que nenhum deles tem origem em Portugal, bastava bloquear os nossos portos para resolver o assunto.
Confunde-se em Portugal tantas vezes a justiça com a violência que é vulgar não haver reacções contra o crime e haver reacções contra a pena.

Oliveira Salazar
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20285
  • Recebeu: 3001 vez(es)
  • Enviou: 2251 vez(es)
  • +1345/-3467
Re: Finalmente: Leopard II para Portugal
« Responder #1099 em: Agosto 13, 2010, 05:09:55 pm »
Citação de: "PereiraMarques"
Citação de: "nelson38899"
Se entrares por aí, Posso perguntar-te o que é que me interessa a segurança da guiné (eles não são nossos vizinhos)

Guiné --> Pântanos --> "Cemitério de lama" para CC (há que ler as coisas com calma...)

A ironia por vezes é dificil percepção pelas pessoas...e o Voador não perdoa. :twisted:  :lol:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Portucale

  • Membro
  • *
  • 197
  • Recebeu: 19 vez(es)
  • +3/-0
Re: Finalmente: Leopard II para Portugal
« Responder #1100 em: Agosto 13, 2010, 06:38:15 pm »
A língua tem estas coisas!
Provavelmente não me expliquei correctamente.

Eu não disse que os Leopard seriam úteis na Guiné, dei o exemplo da operação na Guiné como uma das missões possíveis das nossas Forças Armadas e não como missão específica dos Leopard.
Tentei descrever de uma forma resumida que as missões internacionais podem ir de missões como a da Guiné até ao emprego numa força Nato.
Eu escrevi que a viatura se enquadra em algumas das missões internacionais.

Caro Voador não tenho por objectivo mudar a sua opinião, que provavelmente é muito próxima da minha, apenas estou a abordar a missão dos carros de combate Leopard.

Enquanto estive no Exercito só servi em unidades ligeiras, muito do que tem escrito neste fórum eu concordo e subscrevo, a prioridade devem ser as forças ligeiras, no entanto, o sistema de forças não pode ficar apenas pelas forças ligeiras, existe espaço para as forças mais pesadas.

Quanto á história de comprar isto em vez de aquilo…
Eis aqui
quase cume da cabeça da Europa toda
O Reino Lusitano
onde a Terra se acaba
e o Mar começa.

Versos de Camões
 

*

voador

  • 218
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
Re: Finalmente: Leopard II para Portugal
« Responder #1101 em: Agosto 13, 2010, 09:54:49 pm »
Após 26 anos de mochila às costas, coisa que a maioria dos militares portugueses nunca o fez, porqur vai ao pelo e os gabinetes são muito melhores e dão tachos e cargos, já há muito deixei de ter ilusões !!!

1º As compras fazem-se consoante os grupos de pressão, visto não existir um rumo, uma estratégia a longo prazo como é norma nos países modernos!

2º Portugal é um país pequeno e não tem potencial estratégico (quem não saiba o que isto é leia o livro do Gen Cabral Couto) para ter forças armadas pesadas e nos tempos que correm, dinheiro também não.

3º Se não se comprar CC o loby da Cavalaria ui ui

4º Se não se compram VBLR ui ui que dirão os comandos
5º Se não se compram paraquedas lá estam esses a uivar
6º Se não se compram mais carros pretos os comandantes não se podem deslocar convenientemente.
7º etc etc

Vai ser sempre assim e nunca se esqueçam que as Forças Armadas são o espelho da Nação e esta vive dias mesmo maus....

Não há rumo, logo compram-se coisas sem nexo, sem articulação, desgarradas, e ao sabor das necessidades urgentes ou de quem tem mais influencia junto do poder da altura (em vez de se integrar tudo)

Por exemplo compraram Pandur II e CC leopard II (rodas e lagartas) em x de se ter pensado em sistemas de armas que fossem doutrináriamente compativeis....

Eu sei que há muitas justificações, como aquela que as x oiço de que ter viaturas de varios modelos para o mesmo fim é bom pq assim se falhar o apoio/aquisição de umas sempre temos as outras.

Há exemplos de gestão tão bons por esse mundo fora (Espanha fabrica quase tudo sob patente), UK (adquire as viaturas por 15 anos tipo leasing com a manutenção do antigo 4º escalão a cargo da empresa fabricante) etc, etc

A mim já não me iludem, já vi de tudo, por isso por muitas boas intenções que os camaradas tenham e na maioria teem, são apenas intenções e opiniões e nada irá mudar.

Excepto se colocarem uma ministra da defesa, feia, lesbica e que não saiba nada de tropa e que chame outro conde de lipe para por ordem nisto  :mrgreen:

Saudações a todos e que fique claro que não tenho nada contra nenhum dos colaboradores...
 

*

lazaro

  • 473
  • +0/-0
Re: Finalmente: Leopard II para Portugal
« Responder #1102 em: Agosto 13, 2010, 11:30:12 pm »
Citação de: "voador"
...
Em resumo: deficit de liderança politica e militar.
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20285
  • Recebeu: 3001 vez(es)
  • Enviou: 2251 vez(es)
  • +1345/-3467
Re: Finalmente: Leopard II para Portugal
« Responder #1103 em: Agosto 14, 2010, 11:08:14 am »
Gostava de poder chamar ao Voador e ao lazaro de mentirosos, mas infelizmente é essa a nossa realidade.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

AC

  • Perito
  • **
  • 398
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
Re: Finalmente: Leopard II para Portugal
« Responder #1104 em: Agosto 14, 2010, 01:48:34 pm »
Citação de: "Voador"
A mim já não me iludem, já vi de tudo, por isso por muitas boas intenções que os camaradas tenham e na maioria teem, são apenas intenções e opiniões e nada irá mudar.

Uma coisa a ter em conta. Também quando lerem o seu post. E o meu, que se segue.

Obviamente que não se compraram Pandur e Leopard por idiotice, mas porque se quiz manter uma separação de forças: BRR e BINT com rodas, BMEC com lagartas.
Igualmente, apesar de tudo o que se escreveu (principalmente no final dos anos 90) sobre o fim das forças blindadas pesadas sobre lagartas, a realidade é que as promessas de as substituir por forças blindadas ligeiras ficaram por cumprir -- a física é tramada -- e essas ideias estão muito muito longe de ser consensuais hoje em dia.
A Bélgica e a República Checa são os únicos 2 exemplos que efectivamente abandonaram as lagartas.

And for f**ks sake, não me venham com modelos milagrosos de aquisição de material militar.
A produção "nacional" torna-se facilmente um sumidouro de dinheiro para o estrangeiro quando não há uma base industrial civil. Espanha tem uma base industrial muito maior que pode aproveitar. Nós temos de nos contentar com soldar e montar os Pandur.
E os esquemas de aluguer? Bah, é só mais uma forma de ir pagando o material a prestações e disfarçar o impacto no OE. E como tudo na vida, normalmente pagar às prestações sai mais caro que pagar a pronto.

PS: Isto é uma imagem de um Leo2, pertencente a um país com metade da nossa população... no Afeganistão.
 

*

GI Jorge

  • 617
  • +0/-0
Re: Finalmente: Leopard II para Portugal
« Responder #1105 em: Agosto 14, 2010, 05:51:04 pm »
Citação de: "AC"
Citação de: "Voador"
A mim já não me iludem, já vi de tudo, por isso por muitas boas intenções que os camaradas tenham e na maioria teem, são apenas intenções e opiniões e nada irá mudar.

Uma coisa a ter em conta. Também quando lerem o seu post. E o meu, que se segue.

Obviamente que não se compraram Pandur e Leopard por idiotice, mas porque se quiz manter uma separação de forças: BRR e BINT com rodas, BMEC com lagartas.
Igualmente, apesar de tudo o que se escreveu (principalmente no final dos anos 90) sobre o fim das forças blindadas pesadas sobre lagartas, a realidade é que as promessas de as substituir por forças blindadas ligeiras ficaram por cumprir -- a física é tramada -- e essas ideias estão muito muito longe de ser consensuais hoje em dia.
A Bélgica e a República Checa são os únicos 2 exemplos que efectivamente abandonaram as lagartas.

And for f**ks sake, não me venham com modelos milagrosos de aquisição de material militar.
A produção "nacional" torna-se facilmente um sumidouro de dinheiro para o estrangeiro quando não há uma base industrial civil. Espanha tem uma base industrial muito maior que pode aproveitar. Nós temos de nos contentar com soldar e montar os Pandur.
E os esquemas de aluguer? Bah, é só mais uma forma de ir pagando o material a prestações e disfarçar o impacto no OE. E como tudo na vida, normalmente pagar às prestações sai mais caro que pagar a pronto.

PS: Isto é uma imagem de um Leo2, pertencente a um país com metade da nossa população... no Afeganistão.

Repara para que queres enviar Leo2 para o Afeganistão? Os portugueses estão lá em missão de paz, penso eu. E mesmo que não nós não combatemos efectivamente, E fazer patrulhas em tanques é caro...
Confunde-se em Portugal tantas vezes a justiça com a violência que é vulgar não haver reacções contra o crime e haver reacções contra a pena.

Oliveira Salazar
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20285
  • Recebeu: 3001 vez(es)
  • Enviou: 2251 vez(es)
  • +1345/-3467
Re: Finalmente: Leopard II para Portugal
« Responder #1106 em: Agosto 14, 2010, 05:54:45 pm »
Não tem nada a haver Jorge, simplesmente alguns têm dinheiro para investir e outros não. É muito mais barato mandarmos uma QRF de escalão companhia do que CC, Infantaria, etc. Garanto-te que que a nossa rapaziada já viu combate por lá se achas que aquilo é uma missão de paz então a Guerra do Ultramar foi uma missão de Paz, a Indochina/Vietname, Algéria, etc.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

voador

  • 218
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
Re: Finalmente: Leopard II para Portugal
« Responder #1107 em: Agosto 14, 2010, 06:55:41 pm »
Missão de Paz... pois sim, eu que o diga,,, só se for em sonhos !!!

Mas mesmo assim acho que os nossos pais sofrerammuito mais, porque não sabiam ao que iam e não tinham as condiçoes que hoje existem, apesar de tudo
 

*

GI Jorge

  • 617
  • +0/-0
Re: Finalmente: Leopard II para Portugal
« Responder #1108 em: Agosto 14, 2010, 08:41:47 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Não tem nada a haver Jorge, simplesmente alguns têm dinheiro para investir e outros não. É muito mais barato mandarmos uma QRF de escalão companhia do que CC, Infantaria, etc. Garanto-te que que a nossa rapaziada já viu combate por lá se achas que aquilo é uma missão de paz então a Guerra do Ultramar foi uma missão de Paz, a Indochina/Vietname, Algéria, etc.

Por acaso, achava mesmo que estva-mos lá em missão de paz...  :oops:  Sendo assim, peço desculpa, e também ao voador.
Confunde-se em Portugal tantas vezes a justiça com a violência que é vulgar não haver reacções contra o crime e haver reacções contra a pena.

Oliveira Salazar
 

*

voador

  • 218
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
Re: Finalmente: Leopard II para Portugal
« Responder #1109 em: Agosto 14, 2010, 10:02:16 pm »
Citação de: "GI Jorge"
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Não tem nada a haver Jorge, simplesmente alguns têm dinheiro para investir e outros não. É muito mais barato mandarmos uma QRF de escalão companhia do que CC, Infantaria, etc. Garanto-te que que a nossa rapaziada já viu combate por lá se achas que aquilo é uma missão de paz então a Guerra do Ultramar foi uma missão de Paz, a Indochina/Vietname, Algéria, etc.

Por acaso, achava mesmo que estva-mos lá em missão de paz...  :oops:  Sendo assim, peço desculpa, e também ao voador.

Não é necessário pedir desculpas amigo, só que é mais politicamente correcto chamar-lhes assim.

E nõ vou citar quem disse isso mas uma das razoes porque a QRF acabou e estão a aumentar as OMLT, é porque muitas cabeças pensantes acham que é mais facil justificar a morte de um oficial ou sargento do Quadro Permanente do que soldados contratados... pensem o que lhes aprouver