Galp: Notícias

  • 140 Respostas
  • 59526 Visualizações
*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4284
  • Recebeu: 2412 vez(es)
  • Enviou: 1394 vez(es)
  • +7332/-4426
Re: Galp: Notícias
« Responder #135 em: Junho 07, 2023, 10:26:45 am »
Associação Zero: Galp de Sines é o maior poluidor do país

Nas contas da associação ambientalista, os 10 maiores poluidores aumentaram 18% as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) em 2022.



A refinaria da Galp em Sines é o maior poluidor do país, com 2,67 milhões de toneladas de dióxido de carbono emitidas em 2022, segundo uma lista dos 10 maiores poluidores de Portugal divulgada esta quarta-feira pela associação Zero.

Nas contas da associação ambientalista, os 10 maiores poluidores aumentaram 18% as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) em 2022.

No balanço da evolução de 2021 para 2022, a associação destaca "o aumento significativo das emissões de algumas centrais térmicas a gás natural fóssil para produção de eletricidade e das associadas ao transporte aéreo (associadas à TAP), a par de um aumento na refinação de combustíveis fósseis".

A refinaria de Sines da Petrogal é, pelo segundo ano consecutivo, a instalação mais poluente, tendo aumentado as emissões em 16%, com as suas 2,7 milhões de toneladas a representarem 5% do total de emissões oficiais de Portugal em 2021.

A associação afirma que as emissões de Sines refletem em parte a absorção pela refinaria da produção de Matosinhos, que fechou. Mas acrescenta a Zero que há "um peso muito significativo" dos combustíveis fósseis na economia e nas emissões poluentes, dando como exemplo a Galp.

"A Galp continua a ser uma empresa virada para a exploração e produção de combustíveis fósseis, com mais do dobro do seu investimento a eles dedicado por comparação com investimento em renováveis", alerta a associação. E justifica: "De acordo com o relatório integrado de gestão de 2022, [a empresa investe em combustíveis fósseis] 66% (...), por comparação com 32% para o segmento renováveis e novos negócios".

No comunicado salienta-se também que o setor da refinação, produção de eletricidade a partir da queima de gás natural fóssil, o cimento, o transporte aéreo e a produção de olefinas (hidrocarbonetos) completam o "top 10" dos maiores poluidores do país.

Da lista elaborada pela Zero fazem parte, além da refinaria de Sines, a Elecgás — Central de ciclo combinado do Pego, com mais 48% de emissões do que em 2021, e em terceiro lugar a Turbogás - Central de ciclo combinado do Outeiro, que não aumentou as emissões.

Depois surge a EDP — Central termoelétrica do Ribatejo, com mais 51% de emissões, a Cimpor — Centro de produção de Alhandra, com mais 28% de emissões, e em sexto lugar surge a TAP, que aumentou as emissões em 91% em relação a 2021.

Nos lugares seguintes estão duas cimenteiras, a Cimpor de Souselas e a Secil do Outão, ambas com uma redução de emissões (especialmente a Secil), a EDP — Central Termoelétrica de Lares, com um aumento de 13% de emissões, e em 10.º lugar a Repsol — Polímeros, que reduziu as emissões em 22%.

Ao todo, as 10 empresas mais poluentes do país emitiram em 2022 mais de 12 milhões de toneladas de dióxido de carbono (12.0971.176), quando em 2021 tinham emitido 10,2 milhões, o que representa um aumento de 18%.

"Estes números implicarão muito provavelmente um aumento no total de emissões do país relativas ao ano de 2022 e que ainda estão em fase de inventário", diz a Zero. Comparando com 2021, sai da lista a Tejo Energia — Central termoelétrica do Pego e entra, com uma subida de cinco lugares, a TAP.

Para elaborar a lista, a associação ambientalista usou dados disponibilizados pelo registo de emissões associado ao Comércio Europeu de Licenças de Emissão (CELE).

O CELE integra as principais unidades de setores fortemente emissores de emissões de carbono, nomeadamente centrais térmicas, refinação, cimento, pasta de papel, vidro, entre outras, nota a Zero, explicando que em Portugal há 145 empresas que declararam emissões em 2022 no âmbito do CELE.

A associação diz ainda que, no caso das centrais térmicas utilizando combustíveis fósseis, todas as licenças de emissão têm de ser adquiridas (compradas em leilão), enquanto noutros setores uma grande parte das licenças é oferecida gratuitamente e a restante tem de ser adquirida.

Nos últimos meses, o custo da tonelada de dióxido de carbono tem estado acima dos 80 euros no mercado europeu. O dióxido de carbono é o principal gás com efeito de estufa que causa alterações climáticas.

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/associacao-zero-galp-de-sines-e-o-maior-poluidor-do-pais

Querem ver que o fundamentalismo ambiental ainda vai obrigar a única refinaria da Galp que resta, a encerrar?
Bastava os ambientalistas olharem para o próprio relatório deles e verificarem que as emissões das centrais a gás aumentaram....... querem dizer que as energias renováveis não são suficientes para produzirem energia para o país!
Mas parece-me que o governo também sofre do mesmo problema visual que impede de ver o óbvio, as energias renováveis não são 100% fiáveis e nem são suficientes para garantir o fornecimento energético do país!

O país depender só de energia eléctrica proveniente das energias: solar, eólica e hídrica, não é suficiente!

Que conclusão é que chegam com este estudo? Já acabaram com as centrais a carvão e agora querem encerrar as centrais a gás?
A falta de visão pode levar a estes becos. Quando olhamos só para o ambiente e esquecemos tudo o resto!
« Última modificação: Junho 07, 2023, 11:07:33 am por Viajante »
 

*

Get_It

  • Investigador
  • *****
  • 2260
  • Recebeu: 522 vez(es)
  • Enviou: 466 vez(es)
  • +835/-827
Re: Galp: Notícias
« Responder #136 em: Junho 07, 2023, 11:15:28 am »
Que conclusão é que chegam com este estudo? Já acabaram com as centrais a carvão e agora querem encerrar as centrais a gás?
É preciso acabar com tudo. Encerrar o país completamente... Entretanto na China, na Índia, no Brasil, na Nigéria, na Rússia...

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Viajante

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20613
  • Recebeu: 2392 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1118/-1481
Re: Galp: Notícias
« Responder #137 em: Junho 08, 2023, 10:44:03 am »
Em análise: lista de maiores poluidores


 

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4284
  • Recebeu: 2412 vez(es)
  • Enviou: 1394 vez(es)
  • +7332/-4426
Re: Galp: Notícias
« Responder #138 em: Julho 19, 2023, 01:28:26 pm »
Decisão de fechar refinaria de Matosinhos foi "unilateral" e "intempestiva", diz Governo

No Parlamento, o ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, garantiu que a desição da petrolífera "não teve a concordância do Governo".



O ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, voltou esta quarta-feira a demarcar mais uma vez o Governo da decisão "unilateral" e "desacompanhada" da petrolífera portuguesa Galp em encerrar a refinaria de Matosinhos, anunciada há quase três anos, no final de dezembro de 2020.

"O Governo tem dito insistentemente e repete: a decisão de encerramento foi unilateral, desacompanhada e com consequências económicas e sociais, deixando o Governo surpreendido em relação ao momento em que foi feita e como foi feita. Não teve a concordância do Governo, que mostrou preocupações imediatas. E desde então temos trabalhado com o município, com a região e com os trabalhadores", disse Duarte Cordeiro numa audição na Comissão de Ambiente e Energia da Assembleia da República.

O ministro frisou ainda que, caso o Governo tivesse sido envolvido na decisão tomada pela petrolífera "teria sido completamente diferente" e "poderia ter sido feito um processo de transição muito mais equilibrado, com mais salvaguardas para os trabalhadores".

Por seu lado, e na mesma audição, a secretária de Estado da Energia, Ana Fontoura Gouveia, frisou que "a forma como o Governo entende a Transição Justa é muito diferente do que aconteceu em Matosinhos". "Esta decisão intempestiva é um exemplo de como não deve ocorrer a transição e temos outros exemplos mais virtuosos desse processo em Portugal", como por exemplo as centrais a carvão do Pego e de Sines, disse a governante que detém a pasta da Energia.

Depois da reunião que teve em junho com a Comissão de Trabalhadores da refinaria de Matosinhos, Ana Fontoura Gouveia anunciou para este mês um novo encontro que juntará à mesma mesa trabalhadores da Galp, secretaria de Estado do Trabalho, o ministério da Coesão Territorial e a área da Energia. 

Sobre as acusações dos deputados, de que os apoios da UE tardam em chegar ao terreno, a governante admitiu que "o Fundo de Transição Justa teve dificuldades de concretização mas neste momento estamos já numa fase muito avançada e a finalizar os avisos". A secretária de Estado da Energia sublinhou que "quatro em cada 10 antigos trabalhadores da refinaria de Matosinhos precisam de uma resposta porque o subsídio de desemprego irá acabar".

Citando dados do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), o ministro avançou que a decisão da Galp resultou em 172 despedimentos diretos, dos quais 69 voltaram a ser empregados: 38 reintegrados na Galp e 27 movidos para outras funções ou para trabalho a tempo parcial. Além disso, 34 foram para a reforma, 55 estão a receber subsídio de desemprego e 14 estão em formação profissional.

Descontaminação dos solos será 100% paga pela Galp

Duarte Cordeiro deixou ainda bem claro que "não será dado nenhum apoio à empresa para pagamento de indemnizações ou para tratamento de solos contaminados na reconversão das instalações" da refinaria de Matosinhos". "Quando dizemos que não temos qualquer tipo de complacência, é porque vamos ser rigorosos na transformação destes terrenos, distinguindo bem os objetivos estratégicos do municípoio, da CCDR dos objetivos da Galp", referiu.

O secretário de Estado do Ambiente, Hugo Pires, lembrou que a reconversão dos terrenos da refinaria é a "maior operação de regeneração urbana da Europa", garantindo que "o processo de desmantelamento e descontaminação dos solos será exigente" e 100% pago pela Galp, sem financiamento público.

Na próxima semana "será dado o pontapé de saída" deste processo com a primeira reunião do comité estratégico para o futuro de Matosinhos, que juntará o município, a Galp (que partilhará as suas ideias para a zona), o ministério do Ambiente, da Economia, da Coesão territorial, da Ciência, Tecnologia, Ensino Superior, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e Agência Portuguesa do Ambiente.

Já quanto aos apoios a projetos da Galp no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e das Agendas Mobilizadoras, o ministro sublinhou que são legais e que "não é dado tratamento distinto a ninguém". 

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/decisao-de-fechar-refinaria-de-matosinhos-foi-unilateral-e-intempestiva-diz-governo#loadComments

Esta é mais uma notícia que me faz confusão..... então o Estado não é accionista da Galp?

https://www.galp.com/corp/pt/investidores/informacao-ao-acionista/estrutura-acionista

O Governo foi apanhado de surpresa com o encerramento da refinaria? Como é possível se tem lá 1 administrador?

https://sicnoticias.pt/economia/2022-05-04-galp-estado-nao-pode-dizer-que-nao-sabe-o-que-se-passa-nos-combustiveis-entao-o-que-esta-la-a-fazer-o-administrador-

Afinal de que vale ser accionista, se quando interessa diz que não sabe de nada do que se passa nas empresas onde é accionista!?!?!?
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20613
  • Recebeu: 2392 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1118/-1481
Re: Galp: Notícias
« Responder #139 em: Agosto 08, 2023, 12:42:05 pm »
Combustíveis mais caros esta semana


 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20613
  • Recebeu: 2392 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1118/-1481
Re: Galp: Notícias
« Responder #140 em: Outubro 09, 2023, 07:00:03 pm »
Abu Dhabi mostrou interesse em comprar negócio da Galp em Moçambique