Estudo vai avaliar causas do insucesso escolar universitário

  • 0 Respostas
  • 1428 Visualizações
*

Azraael

  • Perito
  • **
  • 413
  • +0/-0
    • http://www.bgoncalves.com
Estudo vai avaliar causas do insucesso escolar universitário
« em: Agosto 10, 2006, 05:20:15 pm »
Citar
Estudo vai avaliar causas do insucesso escolar universitário em Lisboa e Porto

Estruturas de estudantes e centros universitários ligados à sociologia vão desenvolver um estudo para perceber as reais razões do insucesso escolar no ensino superior em Lisboa e no Porto, anunciou hoje fonte da Federação Académica do Porto (FAP).

No Porto, o estudo será desenvolvido pela FAP e por uma equipa do Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras do Porto liderada pelo professor João Teixeira Lopes. Em Lisboa, o projecto conta com o envolvimento do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Superior Ciências do Trabalho e da Empresa e da respectiva associação de estudantes. A data de início dos estudos não foi adiantada.

Com esta iniciativa pretende-se perceber se o insucesso escolar no ensino superior "é devido apenas aos alunos ou se se deverá também, por exemplo, à ausência de aptidões pedagógicas de alguns docentes, à má preparação dos currículos ou à falta de qualidade de algumas instituições", sublinha a FAP, em comunicado.

Segundo a estrutura representativa dos 60 mil universitários do Porto, "não tem existido, até ao momento, uma vontade séria de perceber quais os motivos que conduzem às taxas de insucesso escolar no ensino superior". Tem-se trabalhado "com base em impressões e raramente em investigações profundas e sustentadas", acrescenta a federação.

No ano lectivo de 2002/03, a taxa de insucesso relativa a diplomados para as universidades públicas foi de 36,5 por cento e para os politécnicos de 46 por cento, segundo dados do Observatório da Ciência e do Ensino Superior.



http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1266643&idCanal=74

Por os maiores "borguistas" da UP a "estudar" pk e' que ha insucesso escolar na univ (especialmente quando as causas sao sobejamente conhecidas) nao me parece mt produtivo...