Os Iranianos mantêm os F-4 e F14 a voar assim há 40 anos.
Cruz credo, HSMW. Os iranianos, pelo menos no caso dos F-14, quando adquiriram as aeronaves tiveram muita transferência de tecnologia; a Grumman chegou a ter centenas de técnicos no Irão a dar formação e ajudaram a criar instalações não só para a manutenção das aeronaves como dos próprios componentes, com o intuito dos iranianos conseguirem ser bastante autónomos na manutenção. Os norte-americanos até chegaram a construir subúrbios inteiros para alojar os seus técnicos civis, militares e as suas famílias no Irão. Depois há também toda uma indústria e capacidade no Irão, mesmo nos anos 60/70, que não existe nem nunca existiu no Afeganistão, e as agências de espionagem iranianas que também apoiaram na aquisição de informação técnicas e sobresselentes do F-14.
No YouTube chegou a ter uns vídeos de uma reportagem sobre a Grumman no Irão e existia também uns vídeos da própria marinha norte-americana a falar sobre a presença norte-americana no Irão para apoiar o programa do F-14.
Voltando ao tema do Afeganistão: parece que os números de aeronaves que andam para aí a circular no twitter estão errados e existe muita desinformação e propaganda por parte dos talibã. O único vídeo que vi dos talibã a operar um Blackhawk, foi do Blackhawk a fazer taxing na rampa. Acho que para os talibã terá mais valor é vender as peças que conseguirem arranjar no mercado negro do que manterem-nos a voar e terem de andar a recrutar os afegãos que os EUA andaram a treinar na manutenção e operação dos UH-60.
Cumprimentos,