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Portugal / Re: LPM 2023-2034
« Última mensagem por Duarte em Hoje às 04:09:35 pm »

Sim, é uma boa ideia, principalmente se resultar em algo concreto, seja através de uma frota de M-113 não tripulados como multiplicadores de força da BrigMec, seja para o desenvolvimento de um UGV de raiz de produção nacional.

Imaginem, cada secção de atiradores em Bradley do BIMec  (L) ter uma M-113 de controle remoto.. Aquilo pode ir  `a frente, tipo rebenta-minas, ou carregado de explosivos, qual viatura kamikaze, ou com uma RWS 12,7mm, etc. ou se for em batalha contra russos, carregado de garrafas vodka. Ele rendem-se logo. :mrgreen:
Basta por uns bonecos insufláveis em cima, de peito feito e barba rija para atrair o fogo inimigo e revelarem as suas posições  :G-bigun:  :mrgreen:

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Indústrias de Defesa / Re: Lockheed Martin Aeronautics Company
« Última mensagem por Lusitano89 em Hoje às 04:05:05 pm »
Gen 2 Turret - A Game-Changing Sensor for Army Aviation


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Força Aérea Portuguesa / Re: F-35A Lightning II na FAP
« Última mensagem por Visitante123 em Hoje às 03:57:14 pm »
Para depois andar a fazer QRA e voos de rotina temos que ter uma opção mais barata e que preserve (especialmente o coating dos F-35).

Daí os F-16M - hipoteticamente V no futuro - que já temos ao serviço, cuja vida útil das suas células termina apenas algures na década de 2040.

O CEMFA já afirmou que pelo menos até aos 40 anos de serviço os F-16 chegarão em Portugal (portanto 2034). Devidamente modernizadas, e complementadas por um sistema de armas de 5ª geração, podem perfeitamente assegurar a missão de QRA(I) por mais década a década e meia.

Sim. Eu fui dos primeiros por aqui a expressar essa opinião e até levei umas bordoadas por isso. Eu estou a pensar já no pós F-16.

Atenção que uma segunda linha logística, acabará por ser sempre mais cara do que usar o F-35 para "tudo". Principalmente quando consideramos os custos de aquisição das aeronaves adicionais, a criação da linha logística, as necessidades de treino de pilotos e pessoal de terra, etc. A diferença do custo de h/voo mesmo assim não compensa.

Um segundo modelo de caça, pode e deve ser visto como uma opção, numa perspectiva estratégica, e não de poupança de recursos.

Muitos desses gastos são one off. E é a minha opinião que deve compensar. Mas toda a gente sabe que desconfio dos dados da LM sobre a manutenção dos F-35. Acho que vão ser muito superiores ao previsto.
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Força Aérea Portuguesa / Re: F-35A Lightning II na FAP
« Última mensagem por Charlie Jaguar em Hoje às 03:38:16 pm »
Para depois andar a fazer QRA e voos de rotina temos que ter uma opção mais barata e que preserve (especialmente o coating dos F-35).

Daí os F-16M - hipoteticamente V no futuro - que já temos ao serviço, cuja vida útil das suas células termina apenas algures na década de 2040.

O CEMFA já afirmou que pelo menos até aos 40 anos de serviço os F-16 chegarão em Portugal (portanto 2034). Devidamente modernizadas, e complementadas por um sistema de armas de 5ª geração, podem perfeitamente assegurar a missão de QRA(I) por mais década a década e meia.
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Marinha Portuguesa / Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Última mensagem por mafets em Hoje às 03:14:49 pm »
Curto bué a carrada de navios e continuar com 5 Lynx...  :mrgreen:

Saudações  :mrgreen:

P.S. A Vgam geral, é sem armamento e parada no cais certo? Tipo os navios deposito.  :mrgreen:


Citar
NRP São Cristovão - Navio deposito - 1967
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Força Aérea Portuguesa / Re: CAS
« Última mensagem por Drecas em Hoje às 03:13:13 pm »
Também tem Apache nos Helis  :mrgreen:
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Força Aérea Portuguesa / Re: F-35A Lightning II na FAP
« Última mensagem por mafets em Hoje às 03:04:16 pm »
Já propus o 346/F35. Pelo menos temos um aparelho que faz formação e outras missões de um caça/avião de ataque.  :-P



Saudações

P.S. Um turboprop para Cas, pode ser os ST americanos ou o At6.  :mrgreen:

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Área Livre-Outras Temáticas de Defesa / Re: Política em Portugal
« Última mensagem por Kalil em Hoje às 03:01:04 pm »
O Marcelo é o líder espiritual dos reaccionários portugueses. É apreciado pelo seu nível cultural, e até pela sonsice que revela desde há muito anos, característica que neste grupo, é uma mais valia.
É com enorme pesar que vejo o defraudar de algumas expectativas, pois os mais aficionados da bafienta personagem, teria sido um perfeito ministro do outro Marcelo,  ou governador de província como o pai, não estavam à espera que a sua prostituição intelectual chegasse ao ponto de embarcar na narrativa do ressarcimento pos colonial.

Agora que o proposito do segundo mandato já foi cumprido, o homem nao tem que prestar contas a ninguém, e não precisa de disfarçar com simpatia a sua verdadeira estirpe.
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Força Aérea Portuguesa / Re: CAS
« Última mensagem por dc em Hoje às 02:57:36 pm »
Sim, e no desenho parece ser mais um PC-12 que outra coisa. Provavelmente apenas uma imagem ilustrativa, tal como a do Apache presente no mesmo slide.
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